AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Mestrado em Direito inicia processo de internacionalização

Mestrado em Direito inicia processo de internacionalização
Programa receberá disciplina especial em espanhol (Fotos: Janine Limas) Mais imagens

O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc deu início ao seu processo de internacionalização. O Mestrado receberá uma disciplina especial em espanhol intitulada “Derechos Humanos, Pensamiento Crítico y Constitucionalismo Latinoamericano” (Direitos Humanos, Pensamento Crítico e Constitucionalismo Latino-americano), e na noite desta terça-feira (19/6), realizou a primeira aula da disciplina, com a participação do professor doutor visitante da Universidade de Sevilla da Espanha, David Sanchez Rubio.

A disciplina é organizada pelo coordenador do programa, Antônio Carlos Wolkmer, com o auxílio do professor Lucas Machado Fagundes. Além de Rubio, a disciplina também receberá como visitantes o professor doutor Alejandro Rosillo Martinez, da Universidade Autónoma de San Luis de Potosí, do México e também do professor doutor Alejandro Medici, da Universidad Nacional de La Plata, da Argentina.

O coordenador do PPGD destacou a qualidade profissional e humana de Rubio. “Ele é autor de grandes obras, como “Fazendo e desfazendo Direitos Humanos” e “Encantos e desencantos dos Direitos Humanos: de emancipações, libertações e dominações””, comentou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a história da implementação do mestrado na Universidade. “O programa é uma utopia que se concretiza, principalmente em uma Universidade comunitária que essa semana celebra os seus 50 anos”. 

O evento também contou com a presença do coordenador do curso de Direito, João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior, do vice coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de junho de 2018 às 17:36
Compartilhar Comente

Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde

Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde
Professor doutor da Fiocruz Hugo Neto foi um dos palestrantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/6) especialistas nacionais para apresentar e discutir os resultados de pesquisas experimentais, pré-clínicas e clínicas durante o 14º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde – O papel da inflamação em doenças crônicas. O evento contou com espaço para a apresentação de e-pôsteres, palestras e minicursos ministrados por pesquisadores de destaque no cenário científico nacional como o professor doutor da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Hugo Castro Faria Neto, que na manhã desta sexta-feira abordou o tema “Comprometimento crônico da capacidade cognitiva após eventos neuroinflamatórios agudos”.

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, Faria tem pós-doutorado no Programa de Biologia Molecular & Genética Humana da Universidade de Utah. Em sua o palestra, o professor apresentou questões relacionadas a modelos de sepse (infecção generalizada) e malária cerebral onde demonstrou como uma inflamação aguda relacionada a esses problemas pode ter consequências crônicas, principalmente ligadas à capacidade cognitiva das pessoas.

Ainda na manhã de sexta-feira, o professor doutor Edgar Ernesto Kozlova realizou o minicurso “O uso da bioinformática como ferramenta de pesquisa”.

Graduação e pós

Promovido PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), o Simpósio teve o objetivo de estimular e aprofundar a discussão, bem como a interação entre os professores e alunos nos níveis de graduação e pós-graduação.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira com a palestra “Lições da Ciências que a Ciência nos dá: Biologia do Óxido Nítrico”, com o professor doutor da UFSC Jamil Assreuy.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 15 de junho de 2018 às 15:17
Compartilhar Comente

Professor da Unesc fala sobre a experiência na França

Professor da Unesc fala sobre a experiência na França
Felipe Dal Pizzol ficou durante dois meses em Paris (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O professor do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, Felipe Dal Pizzol, esteve dois meses em Paris, na França, desenvolvendo atividades de pesquisa no Instituto Pasteur. E nesta sexta-feira (8/6) o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, recebeu Dal Pizzol para que ele compartilhasse a sua experiência adquirida no período.

Dal Pizzol, que trabalha na área da pesquisa de infectologia, atuou no Instituto Pasteur, instituição que dedica-se ao estudo da biologia dos microrganismos, das doenças e de vacinas. Durante a experiência o professor buscou se aproximar de sua linha de estudo. “É muito importante para a Instituição ter um professor nosso fazendo relação com um instituto tão renomado como esse”, comenta Montedo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2018 às 16:44
Compartilhar Comente

Coordenador do curso de Direito defende dissertação

Coordenador do curso de Direito defende dissertação
João Carlos Rodrigues também é procurador jurídico da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, é o mais novo mestre da Instituição. O professor defendeu a dissertação na manhã desta sexta-feira (25/5). Rodrigues agora é mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc.

O trabalho “Direito Social Fundamental: Uma análise de políticas públicas no transporte coletivo urbano por ônibus no município de Criciúma – SC” aborda as políticas públicas do transporte na cidade entre 2013 e 2016, em virtude da condição do direito fundamental ao transporte pela emenda constitucional nº90/2015.

A dissertação foi orientada pelo professor Reginaldo de Souza Vieira e co-orientada pelo professor Dimas de Oliveira Estevão. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2018 às 17:08
Compartilhar Comente

Livro Ações que Mudam o Mundo traz casos de empresas sociais

Livro Ações que Mudam o Mundo traz casos de empresas sociais
Livro de professora e egressa da Unesc foi lançado no Bairro da Juventude (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor ocorrer, basta a atuação de pessoas. E são iniciativas que têm mudando cenários e pessoas que o livro “Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais” traz. Lançada na manhã desta quarta-feira (23/5), a obra, escrita pela mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unesc Carla Spillere Busarello e pela professora doutora da Unesc Melissa Watanabe, traz cinco casos de empresas sociais brasileiras e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

A obra surgiu de uma pesquisa sobre empreendedorismo social que Carla fez durante o seu mestrado, com a orientação da professora Melissa. A pesquisa de Carla foi feita no Bairro da Juventude, mas para o livro, as autoras resolveram ampliar para outras empresas sociais do país. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após Carla terminar o mestrado, as duas começaram a produzir o livro, que apresenta casos do Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba) e ponteAponte (São Paulo).

“Ao longo do nosso trabalho sempre procuramos o “para que” do livro. E ele foi feito para que a gente possa inspirar outras pessoas que empreendimentos sociais têm uma função extremamente importante e que são transformadores. A palavra é transformação social”, afirma Melissa. “A Unesc, como Universidade Comunitária, difunde o conhecimento. Ele não fica enclausurado, restrito. E esse livro representa a entrega para a sociedade do que a gente faz”, complementa.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos entregar algo para a sociedade. O objetivo com o livro não é trazer teorias, mas fazer algo para que qualquer pessoa possa ler estar se inspirando ou ver que dá sim de mudar o mundo”, comenta a autora, lembrando que o trabalho do Bairro da Juventude tem destaque por ser uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado gerando mudança na vida de famílias inteiras.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que o resultado do estudo comprova a importância de um programa de mestrado como o de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, que também tem a finalidade de multiplicar a produção do conhecimento por meio da pesquisa. “Mais que cumprimentar a Carla e a Melissa eu quero agradecer. Essa obra marca mais do que as histórias que estão postas, mas uma ruptura no modo de pensar e entender o empreendedorismo social. Marca uma nova concepção conceitual sobretudo na nossa Universidade. E trazer um parceiro tão importante, um projeto tão grandioso como o Bairro da Juventude é incrível”, afirma.

A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, comentou sobre a parceria com a Unesc e agradeceu pelo trabalho desenvolvido e pelo livro. “Tudo isso enriquece muito o nosso trabalho. Que possamos estar sempre juntos. O Bairro está muito ligado à Unesc e a essência de ambos continua a mesma desde o início”.

Já o diretor de Projetos da entidade, Anézio Luiz de Souza, falou sobre como a atuação do Bairro na comunidade transforma vidas.

O evento ainda a teve a presença do professor da Unesc, Ricardo Pieri, que é conselheiro do Bairro da Juventude e da assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini.

O evento foi uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2018 às 14:54
Compartilhar Comente