Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Alunos e professores participam de Seminário Nacional de Demandas Sociais

Alunos e professores participam de Seminário Nacional de Demandas Sociais
Grupo de graduação e de Mestrado esteve no evento nesta quinta e sexta (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos do curso de Direito e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, participaram do 8º Seminário Nacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e da 3ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, realizados na Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), no Rio Grande do Sul. O grupo esteve no evento nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/5).

Na quinta-feira, o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, ministrou palestra no Painel Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito. Além dele, os professores do curso de graduação e do Mestrado em Direito, Ismael Francisco de Souza, Fernanda da Silva Lima e Gustavo Borges apresentaram no evento os grupos de trabalho que coordenam.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 26 de maio de 2017 às 19:03
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de encontro internacional

Professor da Unesc participa de encontro internacional
Antônio Carlos Wolkmer esteve em Costa Rica nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no 6º Encontro Internacional de Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), que ocorreu em São José, na Costa Rica, esta semana. O professor do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Antônio Carlos Wolkmer, coordenou o painel na Universidade da Costa Rica e a Conferência de Encerramento do Conpedi no Instituto Interamericano de Direitos Humanos. O evento teve a participação do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 26 de maio de 2017 às 18:27
Compartilhar Comente

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos
Abertura do evento teve a participação do professor Renato Franco (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Educação, Arte e Direitos Humanos” estão em destaque esta semana na Universidade. O tema vai permear, até quarta-feira (24/5), palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos durante o 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (22/5), com o professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Renato Bueno Franco, que abordou o tema “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”.

Em sua fala, Franco tratou do Brasil de 1964 a 1985, durante a Ditadura Militar, que segundo ele, foi o momento em que o modelo de Educação que se tem no país foi criado. Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra teve a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva.

A abertura do Seminário contou com a presença da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, que chamou a atenção para a necessidade de debater o tema, especialmente no momento vivido pelo país e para os desafios frente a esta realidade. O coordenador do PPGE, Renato Carola, comentou que também é de responsabilidade dos professores trabalhar pela democracia e Direitos Humanos, que no país, não vem sendo observados há muito tempo. A representante dos alunos do PPGE Geiziane Verdizeri lembrou da importância da participação dos alunos, professores, profissionais e pesquisadores da Educação no evento.

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Antes da abertura do Seminário, ocorreu o lançamento de duas obras: “Lorenzo Milani – A Escola Barbiana e a Luta por Justiça Social”, pela Editora Unesc, e “Surpreender-se”, pela Editora Scortecci. O primeiro livro marcou o início dos trabalhos da EdiUnesc na tradução de publicações. Trazido para a Língua Portuguesa o original em Inglês “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, pelos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

O livro foi apresentado no evento por Mueller. A obra conta a saga de um homem, filho de mãe judia, que se tornou um sacerdote católico, e dedicou a vida em defesa dos pobres e oprimidos. Dom Lorenzo Milani foi viver na zona rural italiana após a Segunda Guerra Mundial e, em meio às montanhas da Toscana, se deparou com baixos níveis de educação e dedicou-se à Escola Popular. Mais tarde, quando foi transferido, criou a Escola Barbiana, uma escola-modelo de educação humanista, em que cada estudante era responsável pelo próprio aprendizado, sem ser inibido por questões como a avaliação do conhecimento.

Houve ainda o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor da Unesc Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento. O público presente pode ainda conferir os desenhos feitos pelos alunos do Colégio Unesc a partir das poesias do livro de Pereira.

Confirma a programação do Seminário

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de maio de 2017 às 19:11
Compartilhar Comente

Universidade recebe profissionais e pesquisadores para debater Educação e Direitos Humanos

Universidade recebe profissionais e pesquisadores para debater Educação e Direitos Humanos
Seminário vai ter a presença do professor doutor Renato Bueno Franco (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores, alunos, profissionais e pesquisadores se reúnem na Unesc de 22 a 24 de maio, para discutir o tema “Educação, Arte e Direitos Humanos” em palestras e mesas-redondas. As atividades fazem parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorre dia 22 às 13h30, com a conferência “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”, com o professor doutor Renato Bueno Franco, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra terá a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva e ocorre no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade.

O evento vai contar ainda com a presença de nomes reconhecidos no cenário nacional da Educação, como os professores doutores Doris Bittencourt Almeida (UFRGS), Nara Nörnberg (Unisinos), Patrícia Laura Torriglia (UFSC) e Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS).

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Durante o Seminário, a Editora Unesc vai realizar lançamentos coletivos de obras. Uma delas é “Lorenzo Milani – A Escola de Barbiana e a Luta por Justiça Social”, tradução para a Língua Portuguesa da obra “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, publicada em Inglês. Este é o primeiro livro traduzido pela Editora Unesc e será lançado no dia 22 de maio, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues. Com tradução dos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

No mesmo evento ocorre o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento.

Já no dia 24, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues, haverá o lançamento da segunda edição de “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”, escrito pelo professor doutor Gildo Volpato, atual reitor da Unesc, e lançado em 2002 pela Cidade Futura. A obra é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2017 às 15:51
Compartilhar Comente

Unesc realiza evento de Ciência, Tecnologia e Inovação

Unesc realiza evento de Ciência, Tecnologia e Inovação
Novas tecnologias em áreas como a metalúrgica e a cerâmica serão discutidas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um espaço para discutir novas tecnologias e produtos desenvolvidos por CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) com profissionais e empresas de diversos setores que atuem com inovação e sustentabilidade. Assim vai ser o Simpósio de Materiais e Sustentabilidade, que ocorre de 26 a 28 de junho na Unesc. O evento é o primeiro da área na região e os interessados em apresentar estudos, podem inscrever seus trabalhos até 25 de maio. As inscrições para a participação como ouvinte também estão abertas (clique aqui).

Segundo o professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), Oscar Montedo, o Simpósio foi pensado devido a necessidade de disseminação das atividades de ensino e pesquisa realizadas por alunos e professores do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais. “Todas as palestras foram cuidadosamente escolhidas para abordar temas relevantes para professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação de instituições de CT&I e empresas de segmentos como o cerâmico, metalúrgico, polimérico, cimentício e químico que atuem com inovação e sustentabilidade”, comenta Montedo.

A abertura do evento ocorre em 26 de junho, às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, com o professor doutor do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro, em Portugal, João Antônio Labrincha Batista. O palestrante vai falar sobre “Sustentabilidade e Materiais”.

O evento terá ainda a presença de nomes como o dos professores doutores da USP, Jorge Alberto Soares Tenório, que vai falar sobre “Reciclagem e Tratamento de Resíduos”, e Fabiano Raupp Pereira, da UFSC, que abordara a “Obtenção de Materiais a partir de Resíduos”. A programação prevê ainda uma visita ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

O Simpósio é uma realização do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), com o apoio Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Confira a programação do evento

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de maio de 2017 às 18:37
Compartilhar Comente