AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Ciências Contábeis promove mais uma atividade alusiva à Semana Acadêmica

Curso de Ciências Contábeis promove mais uma atividade alusiva à Semana Acadêmica
Ação foi realizada no último sábado (10/10) de forma virtual (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A temática “Custeio da Seguridade Social no Brasil – A Evolução Tecnológica das Declarações e a Dinâmica do Trabalho Pós Reforma Trabalhista” foi a norteadora de mais uma ação da 27ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc. O evento, realizado de forma virtual na manhã do último sábado (10/10), foi promovido em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O tema da noite foi abordado pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Marcus Gaudenzi de Faria. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o contexto histórico e a evolução da Previdência Social no mundo e no Brasil, destacando os agentes que financiam a Seguridade Social.

Na manhã de aprendizados foram abordados temas como o déficit previdenciário, suas possíveis causas, a necessidade da Reforma Previdenciária para sustentabilidade dos futuros beneficiários da Previdência Social. Entre as ênfases de Faria, esteve a evolução tecnológica utilizada pela RFB no gerenciamento das informações prestadas pelos profissionais da contabilidade, evidenciando a importância na gestão dos dados que serão transformados em declarações.

A palestra contou com a ilustre presença de Roseli Fabrin, Auditora Fiscal da Receita Federal de Florianópolis, profissional que também ministrou atividade do curso em junho de 2020.

Conforme a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, mais uma vez a coordenação de forma geral agradece a comunidade acadêmica pela participação e interação. “Deixamos nossa gratidão ainda ao professor Leonel Luiz Pereira pela mediação do evento e, em especial, ao auditor e professor Marcus pela excelente palestra concedida”, completou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 18:07
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis inicia atividades de Semana Acadêmica diferenciada

Curso de Ciências Contábeis inicia atividades de Semana Acadêmica diferenciada
Atividade virtual em parceria com a Uniarp foi a primeira, de uma série de ações ao longo do semestre (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os aspirantes a contadores que integram os cursos de Ciências Contábeis da Unesc e da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Caçador, tiveram, na noite de quinta-feira (24/9), momentos de inspiração e injeção de ânimos. Eles participaram, assim como toda a comunidade da área, de evento virtual promovido em parceria pelas universidades, que receberam três jovens profissionais para compartilharem suas histórias de superação e sucesso em suas carreiras.

A atividade, transmitida ao vivo no canal Unesc Oficial no YouTube, foi a primeira, de uma série de ações que irão integrar a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis de Unesc, em formato diferenciado em sua edição 2020. Abrindo a programação, o evento levantou a temática “Jovens contadores: sucesso e realização” com a participação de Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingrid Ohana.

O encontro virtual foi prestigiado não só por acadêmicos, mas por professores e profissionais da área, além dos reitores da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e da Uniarp, Anderson Antônio Matos Martins.

Para Luciane, essa foi uma grande oportunidade de união de instituições de referência. “É um momento especial de união entre instituições de Ensino ligadas à Acafe, entidade fortíssima do nosso Estado que integra 16 instituições de ensino superior comunitárias e que contribuem muito para o desenvolvimento de suas regiões”, salientou.

A atividade, de acordo com Luciane, se mostra grandiosa por dois motivos em especial. “Pelo necessário destaque ao profissional contador dentro das instituições, celebrando a passagem do Dia do Contador, e pela interação entre as duas instituições comunitárias, que formam contadores com excelência. Desejo que essa parceria tenha vida longa e que tenhamos outras tantas oportunidades de estarmos juntos construindo e compartilhando conhecimento”, acrescentou a reitora.

Ao agradecer o empenho de todos os envolvidos na realização do encontro virtual, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, lembrou a passagem do aniversário de 45 anos de atividade do curso e a linda trajetória construída até os dias atuais.

“Precisamos ser gratos por estarmos vivos, com saúde e celebrando mais um aniversário. Em um momento totalmente diferenciado para todos nós, pensamos em promover um evento também diferente. Diante do novo cenário estamos propondo uma Semana Acadêmica que na verdade será diluída ao longo dos meses, com ações especiais que irão comemorar em diferentes momentos”, explicou Mila.

Lançamentos Saberes Contábeis

Ainda na noite de celebração a Universidade lançou os volumes 6 e 7 do livro Saberes Contábeis. O responsável pelo lançamento oficial e apresentação das obras foi o professor Silvio Parodi Oliveira Camilo que, junto dos professores Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Cleyton de Oliveira Ritta, organizou, ao longo de todo o ano, os conteúdos para as publicações.

As obras Saberes Contábeis Volumes 6 e 7 estarão disponíveis na página do Curso de Ciências Contábeis e serão encaminhados, em forma de e-book, aos estudantes da Uniarp.

Noite prestigiada

Compuseram a mesa de honra virtual do evento desta quinta-feira a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Uniarp, Emilene Murer; o coordenador adjunto do curso da Unesc, Manoel Vilsonei Menegalli; o representando do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Edio Silveira; a delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Caçador, Juliane Parisotto Binotto; o presidente do Sindicato dos contabilistas (Sindiconti) de Criciúma e Região de Criciúma, Fernando Marcos Garcia; o Presidente do Sindiconti de Caçador, Cleverson Silva; a presidente do Núcleo dos Contadores Associação Empresarial de Caçador, Franciane Luiza Salamoni Pioli.

As experiências compartilhadas pelos palestrantes da noite, Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingrid Ohana, podem ser assistidas no vídeo completo disponível no canal Unesc Oficial.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 16:06
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Design é marcada por oficinas e atividades práticas

Semana Acadêmica de Design é marcada por oficinas e atividades práticas
Troca de conhecimentos ocorreu entre estudantes e professores de Design e Artes Visuais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos das mais diversas fases do curso de Design – Ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, estiveram reunidos nesta segunda e terça-feira (4 e 5/11) para a Semana Acadêmica do curso. Nesta edição, o evento focou na prática e no intercâmbio de conhecimentos entre os cursos de Design e de Artes Visuais, com oficinas ministradas por professores das duas graduações. O evento ainda comemorou o Dia do Designer (5/11).

Em dois dias de evento, os estudantes participaram de quatro oficinas: “Sketches de Produtos”, “Cerâmica Artesanal”, “Ferramentas Básicas de Photoshop” e “Serigrafia”.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, a intenção foi realizar um evento voltado para a prática, oportunizando que os alunos de Design tenham contato com conteúdos que complementem as disciplinas dadas em sala de aula. E a aproximação com o curso de Artes Visuais vai aumentar mais ainda. Os dois cursos criaram o Núcleo Indústria Criativa, com a participação de professores e alunos e em 2020, devem ter disciplinas compartilhadas, aumentando a interação e a troca de conhecimento entre as duas áreas profissionais.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente

Gincana marca encerramento da 26ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Gincana marca encerramento da 26ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis
Equipe Verde foi a grande vencedora da competição (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A 26ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Unesc foi encerrada em grande estilo na última sexta-feira (20/9) com a quinta Gincana Recreativa e Cultural do curso. A atividade foi realizada no Centro Multiuso Ângela Edla Vendite, no Bairro da Juventude, e reuniu acadêmicos de todas as fases para uma disputa saudável. Ao final da competição a equipe vencedora foi a Verde, grupo que ganhou uma festa completa na sede da AM Formaturas.

A Semana Acadêmica de 2019 contou com extensa programação baseada na temática “Contabilidade e avanços tecnológicos: conectando pessoas e organizações”. O cronograma de atividades contou ainda com palestras e minicursos voltados aos alunos e à comunidade externa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de setembro de 2019 às 17:12
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais
Monitoramento das mudanças dos ecossistemas tropicais será um dos temas abordados (Foto: Adam Ronan/Divulgação) Mais imagens

Os debates sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a ação do homem sobre a natureza marcarão a próxima semana na Unesc. De 2 a 6 de setembro, a Instituição recebe egressos da Universidade, professores, estudantes, profissionais e pesquisadores para a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) 2019. No período, os participantes irão discutir, refletir e trocar experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em palestras e minicursos.

A primeira atividade da Sacib ocorrerá no dia 2, às 13h30, com a palestra “Metodologias Ativas no Ensino de Ciências”, com a professora da rede pública e particular de ensino e fundadora Espaço Cientíze, Aline Coêlho dos Santos.

No mesmo dia ocorrerá a abertura do evento, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “Fenologia Foliar e o Uso de Imagens para o Monitoramento de Mudanças em Ecossistemas Tropicais”, com a professora doutora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Bruna de Costa Alberton. Bruna é graduada em Ciências Biológicas e possui mestrado em Biologia Vegetal e doutorado em Ecologia e Biodiversidade pela Unesp. É pesquisadora nas áreas de Ecologia Vegetal e Ecologia de Ecossistemas, com ênfase em Fenalogia.

Nos demais dias do evento, a Semana Acadêmica trará minicursos e palestras com temas como “Pesca, recursos pesqueiros e mudanças ambientais”; “Mamíferos marinhos e as continuas mudanças ambientais: quais são as estratégias para a conservação?”; “Mudanças Ambientais Globais e os Recursos Hídricos” e “O que você deve saber sobre o clima e a distribuição de espécies vegetais em Santa Catarina”.

Programação completa

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2019 às 11:52
Compartilhar Comente