AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc traz ao debate técnicas e inovações na área

Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc traz ao debate técnicas e inovações na área
Evento virtual é aberto para estudantes, professores e profissionais e ocorre ao longo desta semana (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As novidades em técnicas aplicadas à odontologia serão destacadas até esta sexta-feira (28/5) na Unesc. A Jornada Acadêmica de Odontologia, em sua nona edição, trará temas como dentística contemporânea, odontologia digital, restauração dentoalveolar imediata e cirurgia bucomaxilofacial. O evento, 100% online, é voltado para acadêmicos, professores e profissionais de Odontologia e contará com palestras e apresentação de trabalhos científicos, além de uma homenagem ao professor Fabiano Goulart Azambuja, que faleceu no fim de 2020 vítima da Covid-19. 

A aberturada Jornada Acadêmica ocorreu na manhã desta terça-feira e foi transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube,com a presença de representantes de entidades, do curso e dos acadêmicos da Universidade. O tema debatido na primeira palestra do dia foi “Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais”, com a participação do professor doutor Luiz Gustavo Martins. Graduado em Odontologia, Martins tem doutorado em Ciências da Saúde e é especialista em harmonização facial, implantodontia e ortodontia e coordena a especialização em Implantodontia da Unesc.

A palestra foi mediada pelo coordenador da Jornada Acadêmica e professor doutor do curso de Odontologia, Leonardo Mezzari. Durante a palestra, Martins apresentou a história envolvendo o uso da toxina botulínica e dos preenchedores faciais para fins estéticos e tirou dúvidas dos participantes do evento. Segundo ele, a partir do ano 2000, quando a Anvisa regulamentou a comercialização da primeira marca de medicamento, a toxina botulínica começou a ser utilizada para outras funções que não apenas a terapêutica. “A toxina pode ser aplicada em qualquer parte do nosso corpo. Claro que nós dentistas vamos nos limitar a nossa área de atuação, que é a face. Na área médica, ela pode ser usada, por exemplo, em casos de excesso de suor nas mãos e axilas ou espasmos musculares. O seu uso é muito amplo”, comenta. 

Segundo o palestrante, hoje oito tipos de toxina botulínica, cada um com um potencial e tempo de ação específicos e nos últimos, com o surgimento de novas marcas no mercado, o uso da toxina botulínica para fins estéticos se difundiu mais.   

Evento bate recorde de inscrições

Em sua primeira versão totalmente online, a Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc bateu recorde de participantes. De acordo com o coordenador do evento, foram500 inscrições de diferentes partes do Brasil. “Estamos em uma Jornada diferente porque a vida também mudou. Quem não se adapta acaba ficando pelo caminho e nós sempre quisemos inovar em nossas Jornadas. Já tivemos procedimentos e cirurgias ao vivo e, em nosso primeiro evento 100% online, teremos pessoas que talvez não conseguiriam participar se o evento fosse presencial. Para se ter uma ideia, teremos apresentação de trabalhos científicos de estados como Minas Gerais e Alagoas”, salienta Mezzari.  A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, salientou que momentos como os proporcionados pela Jornada, mudam a rotina de estudos e agregam muito à formação dos futuros profissionais de Odontologia. “A Jornada qualifica para além dos componentes do currículo. Como faz bem refletirmos sobreas novas técnicas empregadas em Odontologia em um evento com a presença de palestrantes tão qualificados. Mesmo que de forma remota, o evento não perderá seu brilho e sua essência”, considera Fernanda. 

A coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Machado Guzzatti, salientou que a Jornada é um momento especial para todos os professores e acadêmicos e que ela é fruto do engajamento de muitas pessoas. “Este evento foi pensado para contemplar diversos assuntos e para que todos possam aprender algo novo, afinal, quem tem informação, domina a situação”.  

A abertura da 9ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc teve ainda a participação do coordenador adjunto do curso, Renan Antônio Ceretta, de uma das idealizadoras do Guia de Orientações ao Paciente e professora do curso de Odontologia, Karina Mezzari, do vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional de Criciúma, Alexander Müller, do presidente da Academia Catarinense de Odontologia, Jorge dos Passos Corrêa Cobra e da presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da Unesc, Laura Rodrigues.

Programação (transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube)

25/5
“Dentística Contemporânea: Menos (intervenção) é mais (longevidade)” – 19 horas

26/5
“Área de Atuação da Cirurgia Bucomaxilofacial” – 19 horas

27/5
“Restauração Dentoalveolar Imediata: 17 anos após” – 8h30

“Odontologia Digital” – 19 horas

28/5
Homenagem "In Memoriam": Professor Fabiano Goulart Azambuja – 11 horas

Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2021 às 15:00
Compartilhar Comente

Experiências internacionais enriquecem mais uma noite da 19° Semana Científica do curso de Enfermagem Unesc

Experiências internacionais enriquecem mais uma noite da 19° Semana Científica do curso de Enfermagem Unesc
Enfermeiras que atuam na Itália, nos Estados Unidos, na Holanda e no Canadá compartilharam vivências profissionais em meio à pandemia (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Na data em que o mundo todo voltou seus olhares à atuação dos profissionais enfermeiros, o Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio, a Unesc proporcionou a acadêmicos, professores, egressos e toda a comunidade, o contato com experiências vividas em diferentes países frente à mesma situação: a pandemia de Covid-19. Profissionais brasileiras que atuam na Itália, nos Estados Unidos, na Holanda e no Canadá dividiram suas percepções e relataram aquilo que sentiram na pele desde os primeiros sinais da chegada do coronavírus aos países em que atuam até a situação atual da pandemia e da vacinação em cada uma das localidades.

O encontro, transmitido por meio do canal do curso de Enfermagem da Unesc, faz parte da programação da 19° Semana Científica do curso de Enfermagem da Universidade. Nesta data o evento contou com a apresentação cultural do acadêmico da 5ª fase do curso, Rian Eloir, com uma composição própria em homenagem aos colegas enfermeiros.

Necessidade de adaptação e reinvenção

O dia elencado mundialmente para celebrar o papel do profissional de enfermagem na sociedade não foi escolhido por acaso. A data marca o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, referência que é considerada pioneira na enfermagem moderna.

A primeira das profissionais a compartilhar relatos da chegada da pandemia, a enfermeira Claudia de Morais, que atua no Hospital de Milão, na Itália, recordou alguns dos tensos episódios de necessidade urgente de readequação de todas as equipes de saúde e a inicial falta de equipamentos de proteção aos profissionais. Diante de todo o protagonismo da atuação em enfermagem e de tudo o que viveu, e ainda vive, diante do cuidado ao próximo, Claudia deixou um questionamento. “O que será que Florence, que imaginava um futuro para a enfermagem, diria diante de tudo isso que estamos vivendo nessa pandemia?”, indagou.

A colega enfermeira que também atua em Milão, Fabiana Coelho Casttro, do Hospital Policlinico San Donato, reiterou as palavras de Claudia no que diz respeito aos desafios enfrentados. Os números e cenários trazidos pela dupla chamaram a atenção e despertaram a curiosidade dos espectadores, que aproveitaram a oportunidade para sanar dúvidas também sobre a atuação internacional.

Estar em outro país e trabalhar diretamente com profissionais das mais diversas nacionalidades, para Fabiana, demonstra muito claramente a qualidade do ensino de graduação em Enfermagem no Brasil.  “Hoje posso dizer que uma graduação bem feita nos dá a oportunidade de atuar em todos os setores. Mesmo atuando há mais de dez anos em centro cirúrgico, me vi diante da obrigação de trabalhar nas mais diferentes situações em plena pandemia e, ao ter me permitido aprender, vi que meu conhecimento meu dava essas possibilidades, sim”, comentou.

A ideia de buscar novas experiências fora do país de origem, conforme a enfermeira, surgiu pelo desejo de ampliar horizontes, objetivo mais que alcançado. “Tive a curiosidade de viver uma outra realidade cultural e profissional. Hoje atuo em uma equipe de 44 enfermeiros, sendo eles das mais diferentes formações além da italiana. Tenho colegas que vieram da Eslováquia, da Colômbia, do Peru, da Albânia, entre outros países com o qual também tenho contato com a cultura”, disse.

Ao relatar os dias difíceis vividos em meio a inúmeras incertezas causadas pela pandemia e ainda vividos atualmente, mesmo que em menor escala, o desejo pessoal e de toda a equipe, assim como no Brasil, é de que acabe o “novo normal”. “No início tínhamos o sentimento de querer fazer parte, ajudar, colaborar nesse momento histórico, embora houvesse muito medo. Após alguns meses houve a fase de desespero. Agora, mais de um ano após o início da pandemia, a única coisa que eu sinto é que não vejo a hora que acabe. Queremos voltar para a nossa rotina”, desabafou.

Esses foram apenas alguns dos inúmeros relatos excepcionais citados na live que contou ainda com as falas de Mayra Sucupira de Oliveira, Amanda Martins e Sabrina Gruner, que não pôde participar ao vivo, mas deixou sua colaboração em forma de vídeo transmitido no evento. As demais participantes convidadas pela comissão organizadora da Semana Científica, trouxeram seus relatos e interagiram com os espectadores.

Todo o conteúdo segue disponível no canal do curso de Enfermagem da Unesc no YouTube:

A Semana Científica segue até a noite de sexta-feira (14/5) com extensa programação. A programação completa dos próximos dois dias de evento pode ser acessada no site.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de maio de 2021 às 22:14
Compartilhar Comente

Semana Científica discute desafios e necessidade de valorização no campo da Enfermagem

Semana Científica discute desafios e necessidade de valorização no campo da Enfermagem
Evento promovido pelo curso de Enfermagem da Unesc conta com extensa programação até sexta-feira (10/5) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O protagonismo do profissional da Enfermagem na linha de frente da pandemia de Covid-19 e as reivindicações da categoria para valorização do papel primordial na área da saúde foram assunto na abertura oficial da 19ª Semana Científica de Enfermagem, evento promovido de forma virtual na noite desta segunda-feira (10/5) e que segue com extensa programação até sexta-feira (14/5). O encontro, promovido pelo curso de graduação em Enfermagem da Unesc contou com a participação de lideranças da Universidade, além de referências estaduais e nacionais da área.

Com palestras, mesas redondas, debates e apresentações de trabalhos acadêmicos, a Semana Científica iniciada nesta noite será a oportunidade de, conforme a presidente da comissão organizadora e coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo, encarar um dos grandes desafios do campo da enfermagem e da saúde: manter e elevar a qualidade na formação, assim como a atualização profissional. “É com a responsabilidade de vencer esse desafio que anualmente realizamos a Semana, propondo formas de ensinar de acordo com os tempos atuais. As incertezas e os efeitos advindos da pandemia de Covid-19 geraram consequências das mais graves até as mais inusitadas no contexto nacional, que reproduz muitas das contradições do cenário internacional, acrescidas ao cenário de um país em que as desigualdades são imensas e históricas. Não poderíamos deixar de trazer essa realidade ao debate”, afirma.

Toda a programação do evento pode ser acessada no site e, de acordo com Ioná, gira em torno do trabalho da enfermagem em tempos de crise, com a interface do teleatendimento, do empreendedorismo, da internacionalização, da pesquisa, da saúde mental e da enfermagem intensivista, além de apresentações de trabalhos científicos e do 12º encontro de egressos.

A abertura oficial, transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube, contou com a presença da presidente do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Bruna Martins Mendes; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Julio Zavadil; do secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande; da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Jussara Martini; da deputada e enfermeira Carmen Zanotto; do presidente do Conselho de Enfermagem de Santa Catarina, Gelson Albuquerque

Profissão em destaque

A evidência do papel do profissional da enfermagem nos diferentes níveis de serviços em saúde, conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, representante da equipe de gestão da Instituição, coloca em destaque um dado já levantado pelo Fórum Econômico Mundial de 2020. “O Fórum destacou a enfermagem entre as principais em meio às 96 profissões deste novo tempo. De acordo com o historiador Yuval Harari, essa é uma das poucas profissões que a inteligência artificial não conseguirá substituir nos tempos futuros: a arte do cuidado. Para ele, as relações humanas serão os diferenciais que assegurarão a assertividade das profissões nessa nova realidade. Isso é fato. Portanto, sigam firmes e constantes nessa linda profissão”, pontuou Gisele.

Ainda na abertura oficial da Semana, colegas fizeram questão de homenagear os colegas de profissão que perderam a vida no enfrentamento da pandemia. “Precisamos prestar nossa homenagem aos 779 colegas da enfermagem brasileira que partiram dessa existência, vítimas da pandemia, fato que muito nos entristece. Aqui em nossa Universidade também tivemos perdas de egressos que, como tantas outras vítimas, nos deixaram precocemente em virtude da pandemia de Covid-19”, disse a professora e mediadora da noite, Fabiane Ferraz.

Além dela, a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem Mira Dagostim participou da mediação das palestras e interação com os espectadores no YouTube.

A transmissão pode ser assistida na íntegra abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2021 às 21:54
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove palestra com foco no combate a fraudes e lavagem de dinheiro

Curso de Ciências Contábeis promove palestra com foco no combate a fraudes e lavagem de dinheiro
Evento fez parte da programação da Semana Acadêmica do curso (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A 27ª edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc ganhou na manhã de sábado (21/11), mais uma importante ação. O curso, junto do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), promoveram, nesta data, uma palestra que tratou do tema “O Contador e o Combate às Fraudes e a Lavagem de Dinheiro”. O evento foi conduzido pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Rogerio Adriano Castelpoggi Penna, e mediado pelo coordenador do NAF, Leonel Luiz Pereira.

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de entender que o papel do contador, além de gestor burocrático da área fiscal e tributária.
Conforme Rogerio, “o contador bem informado evita que os clientes e as empresas sejam alvos de fraudadores”.

O evento realizado de forma virtual teve a participação de mais de 140 pessoas. O encontro contou com a presença da coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, do coordenador-adjunto, Manoel Menegali, assim como da Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC SC), Rúbia Albers Magalhães, do Auditor-Fiscal e Delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira e do Assistente na Receita Federal em Florianópolis, Odimar Alves.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 15:17
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil
Professor doutor Belmiro de Salles abriu os trabalhos do evento, nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Bacharelado em Educação Física estarão reunidos de forma virtual até esta quarta-feira (25/11), para debater temas como força e hipertrofia muscular, carreira de personal trainer e a responsabilidade do profissional da área na promoção e prevenção da saúde. Os temas fazem parte da Semana Acadêmica 2020 do curso de Educação Física da Unesc, que iniciou na manhã desta segunda-feira (23/11) com a participação de um dos maiores nomes do treinamento de força do país, o treinador, professor doutor e pesquisador do Stlab, Belmiro de Salles.

Além de palestras virtuais, a Semana Acadêmica contará com gincana entre os estudantes e sorteio de brindes. Toda a programação será realizada de forma online pelo canal da Unesc TV no YouTube. O evento seguirá com palestras na terça-feira (24/11), com o professor mestre Leonardo Lima e na quarta-feira (25/11), com Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em 2014. Mais detalhes da programação estão disponíveis na página (clique aqui). 

Ao abordar o tema “Intervalos entre séries e repetições para força e hipertrofia”, na manhã desta segunda-feira, Salles salientou que o controle dos intervalos entre as séries faz a diferença no resultado do treino. “Na literatura temos que intervalos longos são mais utilizados para força e potência, contribuindo com a recuperação do sistema neural e dos fosfagênios. Já para hipertrofia, intervalos menores. No entanto, especialmente para a hipertrofia, ainda tentamos responder se deveríamos utilizar intervalos mais curtos ou mais longos”.

O palestrante tratou ainda sobre densidade do treino e estímulo e trouxe os fatores causados por intervalos longos, de 3 a 5 minutos, recomendados para treinos que buscam a força: ótimo recrutamento neural; recuperação neural; recuperação energética; manutenção da carga e manutenção de volume. Já no caso de intervalos curtos, de até 1 minuto e indicados para a hipertrofia, os principais fatores seriam: fadiga; dano muscular; resposta hormonal; resposta metabólica e “pump” hiperemia.  

A palestra de abertura do evento foi mediada pelo professor da Unesc, Lucas Helal.

Ciência e prática

A abertura do evento contou com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que parabenizou professores e acadêmicos pelo evento e salientou a capacidade de superação de estudantes e professores neste ano. “Nos reinventamos em curto espaço de tempo e organizamos uma estrutura tecnológica que além das aulas mediadas por tecnologia, permitiu eventos como esse. Todo esse cabedal de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão precisa estar disponível para as pessoas e contribuir com o desenvolvimento regional. Vejo isso no curso de Educação Física e inclusive nesse evento, que é um dos claros exemplos das potencialidades de uma universidade comunitária”, afirma.

A reitora salientou ainda a importância do profissional de Educação Física para a qualidade de vida e saúde da população, ao colaborar com a promoção da saúde e da prevenção de doenças e complicações decorrentes delas.

O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, salientou a importância do evento para a formação de novos profissionais de Bacharelado e para o compartilhamento de informações também com os profissionais da área. “A Semana Acadêmica traz um grande conhecimento prático, aliado ao científico, para estabelecer diálogos e reflexões sobre temas relevantes”, considera.

A Semana Acadêmica 2020 ocorre dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, ministrada pelo professor Tiago Lock Silveira, presente na abertura oficial dos trabalhos. O momento teve ainda a participação da representante do Centro Acadêmico (CA) de Educação Física, Daiana Ramos Martins.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 11:50
Compartilhar Comente