AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colaboradores participam da 15ª Sipat na Unesc

Colaboradores participam da 15ª Sipat na Unesc
Abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho foi realizada com palestra do endocrinologista Daniel Meller (Fotos: Mayara Cardoso/ Reprodução) Mais imagens

Os distúrbios hormonais em homens e mulheres e a relação destes com o rendimento na atuação profissional diária foram assunto, nesta segunda-feira (27/9), na abertura da 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Unesc. O tema foi abordado pelo professor e médico endocrinologista Daniel Meller Daltoé. O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unesc (Cipa) e segue com programação até sexta-feira (1º/10).

A abertura oficial da agenda de atividades contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta. Ao comentar sobre os projetos institucionais em vigor, a reitora destacou a defesa da Instituição pelo ambiente de trabalho produtor de resultados, mas, principalmente, de saúde e felicidade. “Desejo a todos uma excelente semana de reflexões, diálogos e novas perspectivas advindas destes momentos de imersão. Todos os temas, cuidadosamente pensados pela nossa equipe, estão fantásticos. Todos me produzem muito significado enquanto trabalhadora e farão a diferença a todos que participarem”, destacou.

Participaram da mesa de autoridades da abertura a presidente da Cipa, Vanessa Medeiros; a vice-presidente, Neusa Aparecida Biz Tavares; o coordenador do Serviço especializado em Engenharia de Segurança e Medicinas do Trabalho (SESMT), professor Édson Luiz Da Silva; a Médica do Trabalho do SESMT, Mariana De Oliveira Pressado Macarini De Souza; e a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel.

Ao longo dos próximos dias, as atividades preparadas abordarão temáticas que envolvem desde biossegurança, direção defensiva, a importância dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), inteligência emocional, dependência digital até técnicas de relaxamento e utilização da aromaterapia no ambiente de trabalho, entre muitos outros. Os encontros são realizados de forma virtual, por meio de salas no Google Meet. Para acessar, basta realizar a inscrição por meio do site www.unesc.net/proadh.

Confira abaixo a programação para a Semana:

Terça-feira (28/9)

10 h - Biossegurança durante a pandemia de Covid-19 – Residente Ana Claúdia Rodrigues Candido

14h30 - Importância dos EPCs: Salve sua vida se protegendo – Professor Vilson Bristot

17h - Segurança Doméstica - Professor Sérgio Bruchchen

Quarta-feira (29/9)

10h - Direção defensiva e aspectos legais do trânsito – Tenente Coronel Sandi Murís de Medeiros Sartor

14h30 - Dependência Digital X Impactos na falta de atenção – Professora Luana dos Santos

18h - Reunião com propósito: Planejamento e avaliação – Professor Diogo Morais

Quinta-feira (30/9)

10h - Controle e inteligência emocional na resolução das adversidades – Professora Rosimeri Vieira

14h - Técnicas de relaxamento e aroma terapia aplicada ao ambiente de trabalho – Enfermeira Madalena Santiago

Sexta-feira (1º/10)

14h - A eficiência da comunicação no ambiente corporativo para prevenção de acidentes – professor Denis Luciano

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 16:50
Compartilhar Comente

A experiência de Ana Amélia Lemos no EcoCria Talks

A experiência de Ana Amélia Lemos no EcoCria Talks
Jornalista multimídia deixou a prática nas redações para viver a experiência política (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Do Jornalismo ao Senado, Ana Amélia Lemos construiu uma trajetória que acompanhou as últimas décadas, das redações ao plenário. Essas experiências farão parte da 9ª edição do EcoCria Talks, evento da Escola de Comunicação Criativa da Unesc que conecta referências da mídia com acadêmicos e profissionais do mercado regional. O bate papo está marcado para quarta-feira, 6 de outubro, com transmissão pelo canal da Unesc TV no YouTube.

“Será uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos, dentro dessa visão da Unesc, de ampliar experiências como foco na prática profissional”, opina a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Nas oito edições que já realizamos, alternamos convidados das mais diversas áreas, no Jornalismo, na Publicidade e na Comunicação Digital”, lembra o coordenador da EcoCria, Marcelo Feldhaus.

Mais sobre a convidada

Ana Amélia fez história na comunicação no Rio Grande do Sul. Ingressou no Grupo RBS em 1977 como repórter de economia. Notabilizou-se na área, sendo a primeira comentarista da editoria na RBS TV. A partir de 1979, atuou na sucursal de Brasília da RBS, aprofundando-se na cobertura da rotina política da Capital Federal e na atuação multimídia, escrevendo no jornal Zero Hora, participando da programação da Rádio Gaúcha e com comentários de TV. Passou, a partir dos anos 80, a frequentar também as casas dos catarinenses, com aparições nas emissoras da RBS no estado.

“A Ana Amélia traz uma bagagem ímpar, de alguém que, na prática do Jornalismo, tratou de economia, do segmento rural, da política com extrema propriedade, uma referência”, pontua o jornalista Denis Luciano, professor da EcoCria e gerente de Comunicação Estratégica e Assessoria de Imprensa da Unesc, que foi o responsável pelo convite. “E a Ana Amélia não parou no tempo. Ela soube evoluiu com as mídias e, nos últimos anos, transitou muito bem também no meio digital”, amplia.

A experiência na política

Mas não ficou por aí a trajetória da convidada do 9º EcoCria Talks. Ana Amélia deu uma guinada na sua carreira em 2010, ao deixar a RBS e aceitar o convite para ingressar na carreira política. Logo na primeira disputa, elegeu-se senadora pelo Rio Grande do Sul, cumprindo mandato de oito anos em Brasília. Concorreu a governadora em 2014, sendo derrotada. Em 2018, foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin.

Atualmente, Ana Amélia é secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul. “O conteúdo da participação da Ana Amélia não será político, longe disso. Mas é óbvio que o trânsito dela pelo mundo do poder precisa ser destacado, o fato de transitar nesse meio primeiro como jornalista, depois como fonte”, acrescenta o professor Denis.

Como assistir

O EcoCria Talks com Ana Amélia Lemos será às 19h do dia 6 de outubro, é aberto aos acadêmicos e ao público em geral. Para assistir, basta acessar o canal Unesc TV no YouTube e a palestra será aberta a interações com perguntas relacionadas aos temas.

Acesse: www.youtube.com/unesctv

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 16:24
Compartilhar Comente

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc apresenta Plano de 60 dias a empresários

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc apresenta Plano de 60 dias a empresários
Nove empresas passam a receber consultoria gratuita de acadêmicos (Foto: Décio Batista) Mais imagens

Micro e pequenas empresas estarão nos próximos dois meses recebendo uma consultoria gratuita de acadêmicos da oitava fase dos cursos de Administração de Empresas, Administração-habilitação em Comércio Exterior e também estudantes regulares da Engenharia de Produção da Unesc. O Plano de 60 dias foi apresentado na noite desta quinta-feira (23/9) e faz parte da Jornada do Empreendedorismo do Núcleo de Empreendedorismo.

Nove empresas foram contempladas e a partir de agora estarão sendo examinadas por nove grupos de consultoria, formados pelos 30 acadêmicos participantes da Jornada. Conforme o professor Diogo Pereira Morais, coordenador do núcleo, os estudantes estão terminando suas graduações, com muita bagagem acadêmica acumulada e prontos para colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos prestando esta consultoria.

O coordenador também destacou quais serão os próximos passos a serem seguidos a partir do lançamento do Plano. “Hoje aconteceu a apresentação dos acadêmicos aos empresários e as empresas que serão auxiliadas. Cada grupo, após entrevistar seu assessorado, vai realizar o diagnóstico empresarial e identificar onde está o problema. Em seguida será apresentado um plano de ação e intervenção buscando promover as melhorias na empresa diagnosticada. Lembrando que a execução do plano só será concretizada com o aval do empresário”, enfatizou o professor.

O acadêmico Luiz Paulo Batista Marques, da 8ª fase do curso de Administração de Empresas, avalia positivamente a iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo com o Plano de 60 dias. “É uma ótima oportunidade para o aluno, pois o leva à realidade profissional, saindo um pouco da teoria para o exercício da profissão. Conhecer como é o trabalho em campo é de extrema importância, pois possibilita a nós, alunos, sentir a realidade antes de enfrentar de verdade o mercado de trabalho”, comentou o estudante.

Criação das consultorias

Para a realização das consultorias, cada grupo foi desafiado a criar um nome com o seu significado e uma logomarca. As nove consultorias idealizadas e os ramos dos seus assessorados foram: Consulting Solutions (Turismo ecológico), Pilar (Confecção), Consultoria Meraki (Ateliê), Maximus Consultoria (Escola de Música), Lontano (Turismo ecológico), Successful Business (Artesanato), Sostegno (Pub), Breakeven (Assessoria de Negócios) e Evolve (Terapias alternativas).

Uma história de sucesso

O Plano de 60 dias está em andamento desde 2014. Trata-se de um projeto de extensão curricular inovador, que oportuniza às micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores a organização do negócio desde a modelagem até as práticas de gestão que orientam estrategicamente o empreendimento para atuar no mercado.
O projeto tem a meta de oferecer consultoria acadêmica em gestão organizacional, gratuita, num processo de interação entre empresários/empreendedores, acadêmicos e professores durante 60 dias.

Quem pode participar?

* Empresas de micro e pequeno porte (estão no mercado há algum tempo, porém precisam de um espaço para trocar ideias e criar estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade do negócio);

* Empreendedores em potencial (possuem somente a ideia e gostariam de colocá-la em prática);

* Empreendedores individuais (já iniciaram o negócio, porém precisam de auxílio para desenvolver o empreendimento).

Qual o custo?

A consultoria é gratuita. O único custo deste trabalho é o seu tempo.

Inscrição

pelo email ne@unesc.net

Qual o dia da semana que ocorre a consultoria?

A consultoria acontece todas as quintas-feiras das 19h às 21h30 na Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2021 às 18:08
Compartilhar Comente

O combate às fake news no lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

O combate às fake news no lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Professor e pesquisador Luiz Carlos Dias, titular do Instituto de Química da Unicamp foi o palestrante da noite(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A 12ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc foi lançada em alto estilo na noite desta quarta-feira (22/9). O professor Luiz Carlos Dias, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou estudos e informações importantes sobre a vacina contra a Covid-19 e as fake news que giram em torno da pandemia.

“Não há um mundo seguro sem ciência”, frisou o convidado. O professor pontuou a sua fala na definição de proteção à humanidade que os cientistas desempenham, em especial em tempos como os atuais. “A ciência é extremamente importante, melhora a nossa qualidade de vida, aumenta a expectativa de vida. E a ciência é absolutamente fundamental na nossa luta contra o negacionismo, charlatanismo, obscurantismo e as pseudociências”, apontou o professor.

A SCT da Unesc tem como tema “A Transversalidade e a Importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação pra o Planeta”. O professor Luiz Carlos citou a temática. “Um tema muito bem escolhido, pois a transversalidade da ciência nos remete à importância da construção do conhecimento utilizando todas as áreas. Como foi tema da reunião deste ano da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ‘todas as ciências são humanas, as exatas, as humanas e as sociais’”, afirmou o pesquisador.

Nas boas vindas ao convidado e na apresentação da SCT em nome da Universidade, a reitora Luciane Bisognin Ceretta ponderou que o tema da programação de 2021 converte de forma muito direta para o cenário atual. “Parece-nos absolutamente necessário que nós, de uma Instituição de Ensino Superior, no papel de catalisadores de conhecimentos diversos, promovamos essa discussão, democratizando o acesso à informação de boa fonte e contribuindo com a superação da pandemia. A Ciência cumpre fundamental papel para a continuidade da vida humana no mundo, mas tem sido questionada”, observou.

A reitora lembrou o papel da Unesc nesse contexto. “A nossa Unesc é uma Universidade comunitária, internacionalizada, com produção acadêmica de destaque, que há 53 anos forma excelentes profissionais em todas as áreas do conhecimento, com mais de 200 projetos de extensão. Com a arte e a cultura pujante, com a inovação em profunda ascensão que convergem seus esforços para refletir e buscar soluções para uma da mais intensa crise sanitária da nossa geração”, reforçou.

A diretora de Pesquisa e Pós Graduação da Unesc, professora Patrícia de Aguiar Amaral, que preside a comissão organizadora da SCT, sublinhou a importância que o evento tem. “A SCT é um evento institucional que movimenta todos os setores e cursos da nossa da Unesc. Somos uma Universidade Comunitária que investe seus recursos no tripé universitário ensino-pesquisa-extensão, sempre com foco na nossa missão institucional”, destacou.

A professora Patrícia lembrou a ansiedade que reveste os alunos no período que antecede a SCT. “Muitos dos nossos bolsistas de iniciação científica e extensão aguardam ansiosos para apresentar em seus resultados, muitos desses têm neste evento seu primeiro contato com o meio científico onde suas pesquisas são avaliadas. É um momento de muito aprendizado”, salientou.

Para assistir a palestra do professor Luiz Carlos, clique aqui
 

Semana da Ciência e Tecnologia

A 12ª SCT acontece de 8 a 12 de novembro na modalidade virtual. Neste período são realizados o 21º Seminário de Iniciação Científica, o 13º Salão de Extensão, o 11º Salão de Ensino, o 7º Salão de Pós-Graduação, a 8ª Feira de Inovação, o 8º Talento Cultural, a 7ª Feira de Ciências, o 6º Workshop de Arqueologia e o 4º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. O evento é composto por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino e experiência.

A SCT objetiva fomentar a discussão do conhecimento e das experiências relacionadas à transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento equitativo e sustentável.

A transversalidade se refere à visão sistêmica, à interconexão e à construção coletiva que possibilita a intervenção na realidade para a sua transformação, sendo necessárias mudanças organizacionais, metodológicas e conceituais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compreendem a transversalidade como uma das formas estratégicas para que os desafios deste século sejam superados pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental de modo sustentável.

As discussões que acontecerão na 12ª SCT são fundamentais para a compreensão das potencialidades da transversalidade da ciência, da tecnologia, da inovação e de todas as áreas do conhecimento no enfrentamento dos desafios regionais, nacionais e internacional.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2021 às 17:46
Compartilhar Comente

Projeto de valorização do rádio passa pelo Colégio Unesc

Projeto de valorização do rádio passa pelo Colégio Unesc
Alunos do Terceirão interagiram com comunicadores da Rádio Som Maior(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Conhecer e sintonizar o rádio. Este é o objetivo da Semana Estadual do Rádio, promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Com o slogan “Onde você estiver, o Rádio está lá”, emissoras afiliadas estão visitando e apresentando aos estudantes o meio de comunicação. Essas ações integram a campanha ligada ao Dia do Rádio, que é comemorado no próximo sábado (25/9).

Coube à Rádio Som Maior FM 100.7 o papel de divulgar a campanha no Colégio Unesc, propiciando aos alunos a experiência de ouvir, entrevistar e bater um papo com a apresentadora do Programa do Avesso, a jornalista Pity Búrigo, além dos seus convidados, o radialista Mário Lima e o também jornalista Vitor Netto, todos da equipe da emissora.

Em uma hora de programa os estudantes trocaram ideias sobre política, esporte, música, variedades e entretenimento. O aluno Nando Casagrande Monteiro questionou os apresentadores sobre o futuro do rádio na próxima década. “Gosto do rádio desde pequeno e já tenho mais de 40 anos de microfone. O Rádio é instantaneidade, agilidade e principalmente credibilidade”, comentou Mário Lima. “O rádio pega em todo lugar, é um meio de comunicação maravilhoso e que nunca vai morrer”, completou Pity Búrigo.

Além de enriquecedora para os estudantes, a experiência agradou os convidados da Som Maior. “Me senti muito legal, falar um pouco da minha carreira e desse veículo de comunicação apaixonante foi muito especial”, avaliou.

Para o Colégio Unesc, que investe constantemente em conteúdos amplos e diversificados para seus alunos, o projeto serviu e muito para oferecer informações que saem do cotidiano curricular. “É muito importante esse tipo de experiência para os nossos alunos”, confirmou a diretora Giselle dos Passos Vieira. “São experiências significativas e que eles carregam para toda a vida”, emendou.

Vários estudantes participaram do bate papo. “É uma oportunidade muito legal para nós”, contou a aluna Eduarda dos Santos Leite. Colega dela no Terceirão do Colégio Unesc, Patrícia Pereira Pagani também elogiou a iniciativa. “Legal conhecer o rádio assim. Eu ouço rádio no carro”, revelou. Eduarda aproveitou para compartilhar sua vivência no colégio da Universidade. “Estou aqui desde a 1ª série do Fundamental, entrei aqui com 6 anos. É muito lindo de ver como o colégio se construiu nesse tempo todo”, destacou.

A diretora do Colégio Unesc, satisfeita com a hora de programa compartilhada com os apresentadores da Som Maior, agradeceu o espaço e voltou a destacar o papel do rádio. “O rádio é um meio de comunicação pioneiro, é o que faz a informação chegar mais rápida, é mais acessível e democrático”, enfatizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2021 às 21:06
Compartilhar Comente