AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colégio Unesc se destaca em concurso da Academia Criciumense de Letras

Colégio Unesc se destaca em concurso da Academia Criciumense de Letras
Alunas e professoras inscreveram suas produções que serão publicadas (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Quando juntamos as letras, construímos uma palavra. Quando conectamos as palavras, criamos um texto e com o texto revelamos nossos pensamentos, expressamos desejos, pontuamos pontos de vista.Foi com essa construção, levada a efeito em forma de poesia, que duas professoras e três alunas do Colégio Unesc conseguiram se destacar e terem suas obras publicadas no livro do 20º Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras (ACLe).

A divulgação do resultado do concurso ocorreu na última terça-feira (28/9) via perfil da ACLe nas redes sociais. A estudante Maria Luzia Machado Moraes, do 1º ano do Ensino Médio, foi a terceira colocada na modalidade de poesia juvenil. As professoras Katiana Possamai Costa e Beatris Pizzoni de Freitas e as ex-alunas Giulia Cunha Backes e Helena Nuernberg Colombo foram contempladas com menção honrosa nas categorias de crônicas e contos, respectivamente.

A poesia de Maria Luzia

Com a poesia “Caminhos da Pressa”, a aluna Maria Luzia retrata a ansiedade por ela vivida no ano passado. “A pandemia de Covid-19 foi um período que nos deixou muito ansiosos. Uma situação diferente que todos passaram e que me levou a pensar e expor na poesia aquele momento complicado”, relatou. Com relação à premiação, ela destacou a importância do concurso. “Foi uma boa oportunidade para eu me descobrir como escritora. E ter uma poesia reconhecida por membros de uma Academia é maravilhoso”, declarou.

Em busca do exemplo

As duas professoras premiadas com menções honrosas por suas obras buscam, com as produções, servirem de exemplo aos seus alunos do Ensino Médio. Para a professora Katiana Costa, é muito importante participar de concursos literários. “Somos exemplos aos nossos alunos, eles também acabam participando e tendo a possibilidade de terem seus textos selecionados” destacou.

Na crônica “Calçados que marcam a nossa existência”, a professora Katiana, que responde pelas aulas de Produção Textual, reproduz a repetição da sua existência. "Reflito um pouco sobre o caminhar humano, ou seja, o que vai acontecendo nas nossas vidas e que estão colaborando com o nosso caminhar. Eu trago a analogia dos sapatos para dentro da crônica. O primeiro sapato foi colocado em mim pela minha mãe, e essa mesma atitude que ela teve comigo, hoje eu tenho com a minha filha”, explicou.

Conforme a professora Beatris Pizzoni de Freitas, que ministra Língua Portuguesa no Ensino Médio do Colégio Unesc, foi muito importante fazer essa movimentação como forma de incentivo para os estudantes.

“Isto é para eles entenderem que a literatura não se restringe ao espaço escolar, ela vai muito além da escola, ela movimenta nossa vida”, apontou. Em seu conto, Beatris apresenta um retrato da melancolia durante a quarentena, devido a pandemia. “Quando nos olhamos no espelho, não reconhecemos mais aquela pessoa que existia naquele momento. Você não vai trazer um pouco dessa sensação, dessa melancolia, e também sobre esse espaço de renascer” concluiu.

Giulia Backes, hoje acadêmica de Direito da Unesc, se destacou com o conto “O dia do Terror”. Já Helena Colombo, agora residindo no Exterior, foi agraciada também com o conto “Coisas de Pai”. As obras foram inscritas no ano passado quando Giulia e Helena ainda cursavam o terceirão do Ensino Médio no Colégio Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2021 às 16:52
Compartilhar Comente

Unesc acolhe evento nacional comemorativo dos 10 anos da área de Ciências Ambientais

Unesc acolhe evento nacional comemorativo dos 10 anos da área de Ciências Ambientais
Evento multicultural e ambiental foi organizado por oito Universidades do Brasil (Foto: Reprodução) Mais imagens

Professores, pesquisadores e estudiosos do Meio Ambiente estão comemorando os 10 anos de criação da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para marcar a data, Universidades de várias partes do Brasil se uniram para organizar um grande evento durante toda esta quarta-feira (29/9), de forma virtual. Especialistas apresentaram dados e debateram sobre a atual situação ambiental no planeta.

A Unesc, através do seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), foi a anfitriã. Pela manhã, na parte cultural, a cantora, pós-graduanda em Gestão Ambiental, mestre e doutora em Ecologia Humana, Carla Visi, direto de Portugal, utilizou a música brasileira para a educação ambiental crítica. Neste período também foram anunciados o vencedor do vídeo e da logomarca alusivos aos 10 anos.

Histórico, o primeiro destaque

A mesa redonda matutina, com o foco no “Histórico da Área de Ciências Ambientais”, contou com a participação dos professores Arlindo Philippi Jr (Universidade de São Paulo, USP), Maria do Carmo Sobral (Universidade Federal de Pernambuco), Carlos Alberto Cioce Sampaio (Universidade Regional de Blumenau, FURB) e Valdir Fernandes (Universidade Tecnológica do Paraná).

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, professora Patrícia de Aguiar Amaral, destacou nas boas-vindas a importância da comemoração da data e a satisfação em acolher o encontro. “Acolher na nossa Universidade a área de Ciências Ambientais e os programas de pós-graduação Stricto Sensu de todo o território nacional foi uma oportunidade única e uma grande satisfação. Estamos atravessando um momento muito complicado no que tange às questões socioambientais e políticas. Organizar este evento nos motiva a resistir de forma coletiva em busca de soluções através de pesquisa para o fortalecimento da ciência, na formação da consciência ambiental e proposição de projetos para proteger questões imensuráveis e imprescindíveis para a sobrevivência do planeta e de todas as formas de vida. A consciência ambiental aliada a vontade política são ferramentas necessárias para evitarmos o colapso ambiental”, destacou a diretora.

As pautas das Ciências Ambientais

A segunda parte do evento, à tarde, teve a amostra dos vídeos vencedores e em seguida a apresentação, direto de Parintins (AM), do cantor e compositor do Grupo Curumins da Baixa, Enéas Dias, ilustrando o evento com a cultura musical e as vivências dos povos da floresta. Já o Grupo Aves Pantaneiras, da Universidade Católica Dom Bosco, trouxe um repertório voltado à pesquisa e interpretação de músicas sul-mato-grossense. O Coral da Unesc, dirigido pelo maestro Joel de Oliveira, encerrou o evento e a parte cultural, com a canção: Manhãs do Sul do Mundo.

As discussões temáticas foram organizadas mais duas mesas redondas. A primeira abordou o tema “Projetos, Investigações e Ações da Área de Ciências Ambientais no Brasil”. Os professores Julia Zanin Shimbo, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Washington de Jesus Sant’Anna da Franca-Rocha (Universidade Federal de Feira de Santana-BA) discorreram sobre a temática “Projeto de Mapeamento Anual do uso e cobertura da Terra no Brasil (Mapbiomas)”. A pesquisadora Ana Paula Dutra Aguiar (Instituto Nacional de Pesquisas-INPE) apresentou “Nexus Água-Alimento-Energia e os ODSS: Uma Abordagem Participativa em Múltiplas Escalas”.

A segunda mesa redonda da tarde discutiu sobre “Mestrados Profissionais em rede Nacional da Área de Ciências Ambientais”. Coube ao pesquisador Jefferson Nascimento de Oliveira (Universidade Estadual Paulista, UNESP) apresentar a temática “Água: Gestão e Regulação de Recursos Hídricos”. Já a docente Kátia Viana Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas, UFAm falou sobre “CIAMB: Ensino das Ciências Ambientais”.

Para visualizar as lives dos evento acesse os links:

 Parte 1 

Parte 2 

Universidades organizadoras:

Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense – Criciúma/SC
Cesmac - Centro Universitário Cesmac - Macéio/AL
Feevale - Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS
IFPE – Instituto Federal de Pernambuco – Recife/PE
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE
UPE – Universidade de Pernambuco – Recife/PE
UCDB - Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande/MS
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana/BA

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2021 às 13:16
Compartilhar Comente

Acadêmicas de Enfermagem apresentam resultado de pesquisa com foco no serviço de saúde de Sombrio

Acadêmicas de Enfermagem apresentam resultado de pesquisa com foco no serviço de saúde de Sombrio
Distrito Boa Esperança conheceu novo projeto para saúde local (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Prefeitura de Sombrio, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou, na última semana, um projeto novo para a saúde da comunidade do Distrito Boa Esperança e do interior do município. O projeto faz parte da pesquisa de estágio das alunas Rafaela Maciel e Patrícia Maciel, acadêmicas do curso de Enfermagem da Unesc, que tem como objetivo conhecer as demandas da comunidade, apresentar para equipe e as lideranças da comunidade junto à gestão, para que possam planejar as mudanças necessárias conforme solicitação da população.

A pesquisa das estudantes ocorreu do dia 14 a 22 de setembro. Os dados foram coletados presencialmente na Unidade de Saúde e por meio de visitas domiciliares das Agentes Comunitárias durante o período correspondente, entrevistando, no total, 275 pessoas.

Como resultado do estudo, a principal demanda levantada foi a necessidade de aumento do período para agendamento de consultas, já que anteriormente o serviço era feito uma vez por semana, e, conforme a comunidade, poderia ser alterado para dois dias por semana. “Poderemos até fazer de um dia para o outro para agilizar o serviço e tornar mais cômoda a vida dos pacientes do interior”, comentou a professora orientadora Carine Cardoso, que também é diretora de Planejamento da Saúde de Sombrio.

Conforme a prefeita do Município, Gislaine Cunha, o trabalho realizado pelas acadêmicas foi de grande valia ao serviço de saúde de Sombrio. “A presença de estudantes da Unesc em um momento destes, para ajudar a comunidade e a gestão, é muito importante, pois aumenta nossos braços, aumenta nossa capacidade e nos faz também ter outros olhos para enxergar as necessidades que vão além da demanda diária. Foi uma apresentação muito boa e certamente daqui sairão ações concretas que vão fazer aquilo que temos como objetivo: melhorar a vida do sombriense”, comentou a prefeita.

Dentro da apresentação, Rafaela e Patrícia também solicitaram alterações físicas na Unidade de Saúde, apresentando, inclusive, projeto de reforma, que deve sair do papel no máximo em 2022, conforme as projeções do Município. Entre as sugestões esteve ainda a reabertura de microunidades nas comunidades de Garuva e Retiro da União.

“Vamos reabrir estes pequenos postos para atender demandas locais rotineiras, pelo menos um período por semana em cada uma das comunidades. Assim a saúde vai se aperfeiçoando e continuamos tendo Sombrio como referência na região em saúde pública”, conclui Gislaine.

Além da prefeita, o Secretário Municipal de Saúde, Rafael dos Santos Silva, os vereadores Dimi Cardoso e Juvenil Colares, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio posto do bairro, como a enfermeira responsável Daiane Zocche Daros, participaram da reunião.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2021 às 16:29
Compartilhar Comente

Unesc faz parte de Simpósio Multidisciplinar de Cannabis Medicinal

Unesc faz parte de Simpósio Multidisciplinar de Cannabis Medicinal
Na abertura, um escritor e um neurocientista refletiram sobre os dilemas enfrentados nos experimentos medicinais(Foto: Décio Batista) Mais imagens

Rompendo barreiras e quebrando tabus em busca do esclarecimento do uso da cannabis como um novo medicamento para os mais diversos tipos de doenças. “Cannabis: da droga ilícita à planta companheira”, foi o tema da noite de segunda-feira (27/9) na abertura do Simpósio Multidisciplinar de Cannabis Medicinal, realizado virtualmente pela parceria entre pesquisadores da Unesc, Univali e Unisul.

Antes do bate papo com os convidados, os organizadores fizeram uma homenagem in memorian ao pesquisador e pioneiro no estudo da utilização da cannabis e de outras substâncias psicotrópicas como tratamento terapêutico, Elisaldo Luiz de Araújo Carlini. "Nós estamos estudando a maconha que o homem usa, isto é um erro, devemos estudar o homem que usa maconha” defendia Carlini.

Para a abertura do simpósio foram convidados dois palestrantes. Um deles, o jornalista Denis Russo Burgierman, é autor dos livros “O Fim da Guerra” e “Piratas no Fim do Mundo”. Deis foi diretor de redação das revistas Superinteressante e Vida Simples e comandou a curadoria do TEDx Amazônia, em 2010. Também é roteirista do Greg News.

Outro palestrante da primeira noite do simpósio foi o neurocientista Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, que também é biólogo, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor de “O Oráculo da Noite: A história e a Ciência do Sonho”, lançado em 2019, ele é articulista do jornal Folha de São Paulo.

O jornalista Denis Russo iniciou sua fala trazendo como referência a definição do neurocientista Sidarta (o outro convidado da noite) que diz que “a maconha é o cachorro do reino vegetal”. “Como cachorro, a cannabis é uma invenção humana. A partir das nossas necessidades, a gente foi selecionando tanto uma espécie como a outra, para atender a diversidade imensa de necessidades que a gente tem. São dois seres vivos que existem em uma quantidade imensa de variedades”, comentou.

O escritor prosseguiu com a sua comparação. “E a cannabis tem uma quantidade gigantesca de variedades, que atende uma quantidade gigantesca de gostos e modos de utilização”, ponderou. “Agora, estamos conhecendo uma explosão do uso medicinal e terapêutico da cannabis. Às vezes parece mentira, meio impossível, como é que uma mesma planta pode ser útil para cólica menstrual, autismo, insônia, ânsia e dor dos tipos mais diversos, inclusive dores psíquicas. Soa meio absurdo falar dos seus benefícios”, enfatizou.

Para o pesquisador e neurocientista Sidarta Ribeiro, estamos diante de uma compreensão que “tem cara de hippie, mas tem a solidez da descoberta do sistema endocanabinoide”. “O assunto ainda não entrou no livro-texto da escola médica do Brasil, mas já revolucionou completamente a compreensão sobre o corpo e como isso começa a se transformar numa nova indústria, numa nova velha medicina, numa nova maneira de lidar com velhos estigmas, na necessidade de desfazer velhos estigmas”, observou.

Sidarta pontuou, ainda, a forma como o Brasil encara o uso medicinal da Cannabis. “O Brasil está pagando o preço de muitas décadas de ensino sucateado e a gente tem a revolução do uso terapêutico da cannabis acontecendo no momento em que o país está sendo profundamente questionado na sua capacidade de formação de novas gerações, na sua capacidade de manter o seu parque científico tecnológico e seu plantel de cientistas. Um momento em que o Brasil está passando por um risco existencial”, analisou.

O evento prossegue durante a semana. A programação e inscrição estão disponíveis através do site: https://simposiocannabis.com.br/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 22:36
Compartilhar Comente

SESMT da Unesc promove curso de reciclagem em segurança do trabalho

SESMT da Unesc promove curso de reciclagem em segurança do trabalho
Funcionários do Horto, do Iparque, da manutenção civil e gestores foram capacitados(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

“Segurança acima de tudo”: esse slogan a Unesc segue à risca. Nesse ritmo, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade, promoveram aos colaboradores, nesta segunda-feira (27/9), a atualização do certificado da Norma Regulamentadora 35 (NR35), que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura envolvendo o planejamento, a organização e a execução, necessário há cada dois anos.

A capacitação e requalificação ocorreu durante todo o dia. Pela manhã os funcionários passaram pela sala de aula, revendo as instruções da NR35 e conhecendo os equipamentos de proteção para a execução de suas atividades. No período vespertino eles passaram para a prática em ambientes reais, enfrentados no dia-a-dia. O primeiro exercício foi descer um rapel vertical no Bloco P. Em seguida, realizaram manobras em escada e escada marinheiro, encerrando os treinamentos em acesso à árvore.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho, Devonete Mariano, os funcionários realizaram exames clínicos e físicos. “Esse curso precisa ser renovado a cada dois anos. Estamos promovendo a atualização e a reciclagem do treinamento para todos que estão em atividade. Eles recebem certificados comprovando que estão aptos para exercer seu trabalho”, explicou.

O curso de capacitação foi ministrado pela empresa RS Tek, através do instrutor e técnico do Trabalho Reginaldo da Silva. Ele apontou que a capacitação e a reciclagem são muito importantes para os colaboradores e gestores. “O mais importante é proporcionar ao funcionário a garantia de um trabalho seguro. Que ele venha trabalhar e volte para sua família seguro. É bom para ele e para a Unesc. O conhecimento da Normativa também ajuda os gestores a cobrarem das empresas terceirizadas, o mesmo nível de segurança na prestação dos serviços”, destacou o instrutor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 18:36
Compartilhar Comente