AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Futuros professores de Educação Física discutem o papel da escola em período de pandemia

Futuros professores de Educação Física discutem o papel da escola em período de pandemia
Profissionais convidados integram encontro virtual para debate da temática (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O debate sobre “ A Escola e a Educação Física em tempos de Pandemia” marcou o segundo Mosaico de Conversa, evento virtual realizado na última semana no qual professores da Educação Básica dialogaram com os acadêmicos dos estágios do curso de Licenciatura em Educação Física.  A atividade se caracterizou como um rico momento de troca e socialização de conhecimentos necessários a formação de professores.

Promovida pela coordenação do curso de Educação Física e estagiários de licenciatura, a atividade promoveu a discussão sobre o papel da escola e da Educação Física no momento excepcional e complexo enfrentado diante da pandemia. Foram abordados aspectos referentes à docência e à organização do ensino.

Para conhecer a realidade da Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estiveram presentes, via Google Meet, os professores Jhenifer Almeida, Mainara Joaquim Motta, Anderson Colombo e Gustavo A. Bonetti Meneghel. 

No debate da Educação Física e Anos Finais do Ensino Fundamental participaram os professores Bruno Bonfante Colombo e Renan Vitório. Já acerca da Educação Física no Ensino Médio os professores convidados foram Guilherme Neves e Joao Fabrício G. Somariva.

A mediação da atividade foi realizada pelos professores de estágio Vidalcir Ortigara, Vânia Vitório, Bruno Dandolini Colombo e Ana Lúcia Cardoso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 16:08
Compartilhar Comente

Inova Jovem Unesc: após início positivo, segunda etapa já conta com 250 inscritos

Inova Jovem Unesc: após início positivo, segunda etapa já conta com 250 inscritos
São alunos de escolas públicas e particulares do Sul de Santa Catarina (ArquivoUnesc) Mais imagens

O projeto Inova Jovem da Unesc tem estimulado jovens de escolas do Sul de Santa Catarina a pensar sobre inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e atitudes para transformar o mundo. Desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, em parceria com a Junior Achievement, a iniciativa entra na segunda etapa com mais de 250 inscritos, entre alunos de escolas públicas e particulares interessados no desenvolvimento de competências.

Na primeira etapa, iniciada no dia 15 de junho de 2020, os inscritos no projeto participaram de uma série de capacitações, por meio da plataforma de cursos online do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ) e da Júnior Achievement. “São atividades não desenvolvidas habitualmente em sala de aula, como questões socioemocionais, postura empreendedora, olhares para o futuro e outras habilidades para preparar esse jovem para o mercado de trabalho em um momento de constantes transformações. O Inova Jovem tem sido incrível, superou nossas expectativas”, evidenciou o assessor de Inovação na Aditt, Christian Engelmann.

A partir do próximo sábado (3/10), dia em que se encerram as inscrições, os participantes já se preparam para os desafiados de propor ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo. A primeira tarefa será conhecida na segunda-feira (6/10). Durante o desenvolvimento, os times serão orientados e capacitados sob diferentes olhares, em cinco lives, garantindo bagagem e diferenciais importantes para a superação do desafio. A final está marcada para o dia 3 de novembro.

Até o momento, a iniciativa já conta estudantes inscritos de cinco municípios diferentes. Renata Dagostim Laurindo, estudante do segundo ano do ensino médio e técnico de Administração do Cedup de Criciúma, acredita que conteúdos ministrados na primeira etapa mostraram um importante valor. Ela faz parte de uma equipe interdisciplinar já inscrita na segunda parte do Inova, com outras três colegas, uma do mesmo curso e outras duas do curso técnico em Alimentos. 

Incentivadas pelo professor de Física, Felipe Torquato Vieira, Renata, Amanda Sá dos Santos, Ariéle Cezário e Raiane Rocha Anacleto estão prontas para dar o melhor, e a expectativa é chegar ao menos na final. “Temos uma equipe diversificada, com integrantes de diversas áreas e interesses. Quando juntamos estes aspectos, e sabemos fazer isso, nosso grupo sai na frente. Organizar conhecimento é um ponto muito forte”, evidenciou. 

Dedicadas a aprender, a equipe também tem nas bolsas de estudos, parte da premiação, mais uma motivação. “Com certeza estimula muito. Como é uma vontade compartilhada por todas nós, motiva ainda mais”, destacou. 

Proposta desenvolve habilidades pontuais para formar o cidadão do futuro

Coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes explica que o Inova Jovem oferece aos estudantes do ensino médio competências importantes para a gestão de vidas. Ela coloca o desenvolvimento pessoal como fator preponderante para o incentivo dos alunos a participar desta iniciativa. “O programa traz uma série de atividades para desenvolver habilidades que vão para além da sala de aula, levando-os a pensar em empreender, gerenciar a vida financeiramente, entender quem são e quem querem ser no mercado de trabalho e como podem fazer diferença para o mundo, considerando o desenvolvimento pessoal associado ao pensamento cognitivo”, explicou.

No Colégio Unesc, uma série de ações estão envolvendo os estudantes no Inova Jovem. Conforme a coordenadora, os retornos já têm sido positivos nos mais diversos olhares. “Eles ressaltam como é interessante aprender neste novo formato, explorando o mundo digital que já é tão presente para outras atividades. Para a próxima etapa surgem novos desafios, que proporcionarão habilidades focadas em resolução de problemas, gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe e outras atribuições que determinantes no futuro de cada participante. Com certeza os alunos que estão vivenciando esta experiência sairão diferentes, com um crescimento significativo em um ensino articulado para a vivência além da sala de aula”, destacou. 

Participam da iniciativa adolescentes que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham encerrado o terceiro ano em escolas públicas ou privadas e ainda não tenham ingressado no Ensino Superior. Além de todo o conhecimento adquirido, a participação no projeto vale para os estudantes a possibilidade de garantir prêmios e bolsas de estudos na Universidade.

Após todas as fases do projeto e seus objetivos cumpridos, a equipe vencedora do Inova Jovem será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada integrante, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 15:14
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc dialogam com jornalista do SBT sobre o processo de entrevista

Alunos do Colégio Unesc dialogam com jornalista do SBT sobre o processo de entrevista
Encontro virtual ocorreu nesta terça-feira Mais imagens

Os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (29/9). Em um encontro virtual, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o processo da entrevista e do cotidiano do trabalho jornalístico, em um diálogo com o jornalista do SBT, João Zanini. O convidado, que é produtor do Conexão Repórter, apresentado por Roberto Cabrini, explicou como funciona o seu trabalho na produção do programa e apresentou parte da estrutura do Complexo Anhanguera, núcleo de centro de produções do SBT em São Paulo.  

Para Zanini, a iniciativa em mostrar outros tipos de entrevistas que não apenas as direcionadas para pesquisa científica é importante e colabora para a ampliação do conhecimento dos estudantes. Em sua fala, o jornalista contou um pouco sobre a produção de entrevistas. “Como produtor, preciso municiar o Roberto Cabrini com todas as informações possíveis. Quando você chega para entrevistar alguém, precisa saber de tudo o que a pessoa representa e a sua história”.

Zanini ainda falou sobre os desafios impostos pela pandemia ao Jornalismo e contou sobre os protocolos de biossegurança adotados pelo programa neste período.  

O encontro fez parte do projeto de ensino “Quarentena e hobbies: conhecendo (novos) hábitos”, desenvolvido de forma interdisciplinar pelas professoras de Língua Portuguesa, Beatris Pizzoni de Freitas e Matemática, Louise Miron Roloff. 

A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Wânia Inácio da Silva Ramos, explica que a proposta é proporcionar diferentes situações de aprendizagem, nas quais possibilitam aos educandos a interação dos componentes curriculares, objetivando a apropriação de saberes referentes à Língua Portuguesa e Matemática, no que diz respeito ao gênero entrevista e suas interligações com a produção de estatísticas confiáveis. “A temática do projeto permite, também, um diálogo com o momento pandêmico que, além de instaurar um distanciamento social necessário, abre um caminho de possibilidades para criação de novos hábitos, principalmente os hobbies, comenta. 

Segundo Wânia, no diálogo desta terça-feira, os estudantes puderem levantar questionamento, explorando as características de uma entrevista e, a partir dos conhecimentos adquiridos, foram desafiados a realizarem entrevistas, tabulação dos dados obtidos e montagens de gráficos, que serão compartilhados com a turma.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 14:43
Compartilhar Comente

Experiências em Consultoria Ambiental abrem Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc

Experiências em Consultoria Ambiental abrem Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc
Criadores da Biotropica Consultoria Ambiental compartilharam experiências sobre a área de atuação e suas possibilidades (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A temática “O que nunca te contaram sobre os profissionais que geram grandes resultados na Consultoria Ambiental: estudos de caso na área da fauna” balizou a noite desta segunda-feira (28/9) no evento virtual que marcou a abertura da Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Unesc. Sob comando do biólogo Renato Gaiga e do veterinário Leonardo Schwab, sócios fundadores da Biotropica Consultoria Ambiental, acadêmicos, professores e comunidade em geral puderam aprender sobre a área de atuação e suas possibilidades no mercado atual.

O evento virtual foi transmitido no canal da Unesc TV no YouTube e contou com a presença do coordenador do curso, Jairo José Zocche, responsável por dar as boas-vindas a todos e fazer a abertura oficial da Semana Acadêmica.

Conforme o coordenador, o momento é de extrema importância não só por celebrar a passagem do Dia do Biólogo, mas em especial pela comemoração de 50 anos do curso, lembrada ao longo de todo o ano letivo. “Essa é mais uma forma de celebrarmos esse ano especial que teve programação comemorativa iniciada lá em março, com continuidade até o fim do ano. Para marcar esse momento, na mais apropriado do que trazer dois ícones que trabalham na área”, destacou.

Troca de saberes

Renato Gaiga e Leonardo Schwab levaram ao público a história da empresa que fundaram e que hoje atende grandes clientes a nível nacional, tornando-se referência na área. Conforme Gaiga, a empresa que está no mercado há 11 anos presta serviços que por vezes nem são conhecidos pelas pessoas. “Muita gente ainda não sabe do que se trata e eu enquanto acadêmico também não sabia, mas hoje trazemos experiências reais para mostrar para vocês a importância disso e como construímos a empresa nessa área”, comentou.

Como empresários, além de biólogo e veterinário, os profissionais levaram ainda características importantes para quem quer conquistar espaço no mercado de trabalho. “O que o mercado precisa é de profissionais com alto poder de decisão em momentos extremos”, comentou Schwab.

Unindo seus conhecimentos na área ambiental com métodos de marketing digital os sócios compartilharam experiências, dicas e orientações sobre aspectos pessoais e profissionais que fazem a diferença em uma carreira produtiva e bem aproveitada.

A programação completa da semana de atividades da Semana pode ser encontrada no site www.unesc.net/sacib.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 21:06
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas da Unesc: serviços de saúde gratuitos acompanhados de carinho e dedicação

Clínicas Integradas da Unesc: serviços de saúde gratuitos acompanhados de carinho e dedicação
Susana agenda suas consultas na Universidade há mais de quatro anos, e também traz familiares Mais imagens

Moradora de Criciúma, da localidade de Mina do Mato, Susana Geronimo encontrou na Unesc um lugar de cuidados e de carinhos. Ela usufrui recorrentemente dos serviços de saúde disponibilizados gratuitamente nas Clínicas Integradas da Universidade, há mais de quatro anos, e também traz familiares para atendimentos no local. A paciente conheceu o espaço em uma matéria de jornal, e logo agendou sua consulta na Clínica de Odontologia. Nesta sexta-feira (25/9) veio para a especialidade de Geriatria e mais uma vez saiu satisfeita.

Susana é uma das mais de 900 pessoas que utilizam os serviços da Clínica de Medicina todo mês, setor localizado dentro das Integradas. São 19 especialidades ofertadas de forma gratuita, entre Pediatria e Medicina do Adolecente, contemplando indivíduos entre 0 e 17 anos; Ginecologia; Geriatria, para pessoas com 60 anos ou mais, e outras áreas de atuação médica.

Dentro do espaço, os pacientes são atendidos por estudantes capacitados e acompanhados por um professor com experiência nos campos acadêmico e profissional. Para Susana, que também vem ao local para consultas na área de Gastroenterologia, Pneumologia e Nefrologia, ser atendida por um aluno da Unesc significa qualidade. “São excelentes. Como estudantes eles vão mais a fundo, são curiosos e questionam bastante. É uma investigação que muitas vezes não encontramos em outros serviços. Quando há qualquer dúvida sempre tem um professor, que é médico, pronto para auxiliar. O tempo de espera para a consulta, após o agendamento, também é rápido. Eu gosto”, enfatizou. 

Clínicas Integradas da Unesc oferecem atendimentos em oito áreas da saúde

Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia são áreas da saúde contempladas dentro das Clínicas Integradas. Os atendimentos são gratuitos à toda a comunidade. 

Ao todo, no segundo semestre de 2019, foram registrados 63.028 atendimentos, e 39.604 pacientes seguem com cadastros ativos de prontuários:

  • Medicina: 5.386 consultas;
  • Fisioterapia: 6.660 atendimentos
  • Psicologia: 4.014 atendimentos; 
  • Farmácia Solidária: 6.727 pacientes contemplados e mais de R$ 720 mil em medicamentos doados; 
  • Farmácia Escola: 20.022 atendimentos;
  • Nutrição: 534 atendimentos;
  • Enfermagem: 12.297 atendimentos
  • Odontologia: 3.764 atendimentos;
  • Biomedicina 284 atendimentos;
  • SOS Unesc: 255 atendimentos.


Para agendar uma consulta é necessário entrar em contato via WhatsApp institucional da Unesc, no número (48) 3431.2654, ou pelo telefone 3431.2532. Ao ligar, é obrigatório informar o número do CPF e do cartão do SUS (Sistema único de Saúde), assim como apresentá-los no dia da consulta, junto a um documento com foto. No agendamento de algumas especialidades é necessário o encaminhamento médico. A informação pode ser encontrada em Unesc.net/clinicas.

Protocolos garantem a segurança

Assim como quem visita outros espaços do campus, é possível perceber que as Clínicas Integradas seguem os protocolos de segurança vigentes e regulados pelo poder público, além de ativos elaborados pela Universidade. A Unesc conta com um Comitê de Biossegurança, integrado por especialistas em saúde pública que construíram regulamentações em conformidade com a expertise e tecnologias desenvolvidas na Instituição. 

Somando-se a isso, as consultas e atendimentos foram remanejados para que não tenha aglomerações, espaçando os horários de atendimentos e com uma estrutura individualizada em cada laboratório, ambulatório, salas de atendimentos e outros espaços.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 18:07
Compartilhar Comente (1)