AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ética, empreendedorismo e qualidade de vida em Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Ética, empreendedorismo e qualidade de vida em Semana Acadêmica de Ciências Contábeis
Abertura de evento de Ciências Contábeis ocorre segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Contador: Protagonismo e Atitude!” é o tema da 23ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Unesc, que ocorre de segunda a sexta-feira (3 a 7/10). Dentro dele, assuntos como ética, empreendedorismo social, o novo papel do contador nas corporações, inovação, negócios e qualidade de vida serão abordados. A abertura da Semana ocorre segunda-feira, às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni, com a palestra “Contabilizando Comunicação, Ética e Sucesso”, com o apresentador de rádio e televisão Mário Motta.

Segundo o coordenador do curso, José Luiz Possoli, a programação do evento conta com curso, workshops, minicursos e palestras com profissionais formados em Ciências Contábeis – inclusive egressos da Unesc – que atuam em diferentes áreas. “Todos têm a contabilidade como foco, mas em diferentes segmentos. Isso mostra aos estudantes as inúmeras possibilidades que a carreira oferece e o perfil do profissional, que é de protagonista, tomador de decisões”, comenta Possoli.

A Semana encerra na sexta-feira (7/10) com a Gincana Cultural e o Contabilizando Talentos, às 19 horas, no Complexo Esportivo da Unesc. Ambos os eventos tem a finalidade de integrar os estudantes de diferentes turmas e proporcionar momentos de confraternização entre alunos e professores.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 22:05
Compartilhar Comente

Artista traz a dança entre o homem e a natureza em exposição na Unesc

Artista traz a dança entre o homem e a natureza em exposição na Unesc
Fendando Zenshô retrata a troca entre o ser humano e o meio (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Pelos parques do Rio de Janeiro ele caminhava. Em suas costas um cavalete de campo, adaptado em forma de uma mochila. Nela estavam as cores, os diluentes e os pinceis que iriam, em uma dança tão única, retratar o diálogo entre o homem e a natureza. Foi assim que o artista Fernando Zenshô criou a proposta "Flora - Experiência Direta". As obras de pintura a óleo, que trazem o resultado de sua imersão no campo, estarão no Espaço Toque de Arte da Unesc. A abertura da exposição ocorre nesta terça-feira (4/10), às 20h30.

Sobre essa relação entre o homem e a natureza, o artista expressa o movimento em experiências próprias. “Cada excursão levava cerca de quatro horas de duração. Ao longo desse processo fui naturalmente sistematizando ações e rotinas na busca de me esvaziar de intenções e estabelecer um diálogo com o meio. Tinham momentos que eram perceptíveis esses diálogos e eu quase podia ouvir os sussuros das plantas me pedindo pra retrata-lás”, ressaltou o artista.

Zenshô também comentou que essa relação com a natureza muitas vezes não é percebida entre os seres humanos. “Talvez pela obviedade da existência, essa troca íntima de gases que realizamos com os elementos vegetais passa despercebida por nós, e só percebemos sua complexidade quando, literamente, nos falta ar”, destaca o artista.

O projeto foi aprovado no Edital de Exposições Temporárias da Unesc. Para 2015, foram selecionados os artistas: Beatriz Ramos Ribeiro, do Espirito Santo, com a instalação “Naqueles Lugares de Santos – São Roque do Canaã-ES”; Fábio Salun, de Joinville, com a exposição fotográfica “Fronteiras Perdidas: Limites dissolvidos entre o abstrato e o figurativo”; Melina Lima Resende, de São Paulo, com a exposição fotográfica “Vias”; e Roberta Mestieri, com a exposição de telas, “Sob pressões e sobre impressões”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de setembro de 2016 às 21:49
Compartilhar Comente

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada
Universidade é primeira não estatal em SC a ter uma APG (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc ganhou, na noite desta sexta-feira (30/9), uma APG (Associação de Pós-Graduandos) e, com isso, se tornou a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não estatal de Santa Catarina a possuir uma associação formada por estudantes dos cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. A APG será um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade.

A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc com o apoio da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos da comissão iniciaram este ano e, em 5 e 12 de agosto, ocorrem assembleiaa com os estudantes de pós-graduação da Universidade, para elencar os objetivos da associação.

“Estamos vivenciando um momento histórico e é fantástico fazer parte disso. Temos o DCE, mas os alunos da pós têm características e necessidades diferentes das dos estudantes da graduação. Por isso, a importância de ter uma representatividade direcionada para nós”, afirmou a presidente da APG Unesc, Tatiane Belletini Moniari.

Para o reitor Gildo Volpato, criar uma associação é um desafio, mas os resultados serão benéficos tanto para estudantes quanto para a Universidade. “Vocês irão discutir políticas de defesa dos interesses dos estudantes de pós-graduação e também poderão nos ajudar a pensar maneiras para fortalecer os programas, difundir políticas de acompanhamento de egressos e muito mais”, comentou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, chamou a atenção de que a Unesc é, mais uma vez, protagonista de fatos, sendo a primeira IES não estatal catarinense a possuir uma APG e que isso só agregará para a história da Universidade. “Vamos pensar os cursos de pós-graduação a partir do olhar dos alunos. Essa organização foi um passo muito importante”, considerou.

O presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, participou do lançamento da associação e colocou o Diretório Central à disposição da APG. Segundo ele, a associação preenche um espaço importante na Instituição e representa uma conquista para todos os estudantes.

Também participaram do lançamento da associação os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e os membros da diretoria executiva da APG: Ismael Córdova (vice-presidente); Carla Simon (secretária); Tayse Sutili (Tesoureira) e Luciano Pacheco de Medeiros (Tesoureiro adjunto).

Para participar

Todo aluno de pós-graduação da Unesc está automaticamente associado e não há custo em adesão ou mensalidade. Caso o estudante não queira fazer parte, pode solicitar a desvinculação na própria APG, que funciona no período matutino na Sala do Comitê de Ética, localizada no Bloco S. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a associação pelo e-mail comissaoproapgunesc@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente

Pamsi realiza ação com foco na autoestima e sexualidade na terceira idade

Pamsi realiza ação com foco na autoestima e sexualidade na terceira idade
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em homenagem ao Dia do Idoso, o Pamsi (Programa de Atenção Multidisciplinar a Saúde do Idoso) da Unesc, realizou uma tarde diferenciada para seus participantes nesta segunda-feira (30/9). A psicóloga Fernanda Fernandes ministrou uma palestra sobre "Autoestima e Sexualidade na Terceira Idade".

O encontro também contou com a participação das professoras Neiva Junkes e Ana Maria Volpato, e as bolsistas Kamila e Daiane. No fim da tarde, os participantes receberam um mimo regado a parabéns.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de setembro de 2016 às 19:57
Compartilhar Comente

Justiça Restaurativa é tema de encontro na Unesc

Justiça Restaurativa é tema de encontro na Unesc
Atividade ocorre nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Justiça Restaurativa é um novo modelo de justiça que surge como uma contraposição à concepção tradicional da justiça criminal. O movimento é voltado para as situações prejudicadas pela existência da violência. O assunto será tema de um encontro na Unesc nesta segunda feira (3/10), com a doutora Petronella Maria Boonen, que é natural de Luxemburgo e reside no Brasil há cerca de 20 anos.

O encontro é promovido pelo curso de Direito e pelo Pedic (Programa de Extensão em Direito e Cidadania). Segundo a professora Janete Trickes, além da parte teórica,  a palestrante também vai abordar sua vivência e experiência com o tema Justiça Restaurativa e a Escola do Perdão na periferia de São Paulo e em outros países da América Latina.

Conheça a palestrante

Petronella Maria Boonen é doutora e mestra em sociologia da educação pela USP, com tese sobre Justiça Restaurativa. Tem graduação em Ciências Sociais pela USP e especialização em Mediação xe Conflitos pela PUC de São Paulo.

Petronella já atuou como pesquisadora no Núcleo de Estudos da Violência da USP, é co-fundadora da linha de Práticas Restaurativas do CDHEP e também tem trabalhos na Guatemala, Peru, Colombia, Paraguai, Romênia, Bolívia e Áustria.

Dá cursos, oficinas e palestras sobre Práticas de Justiça Restaurativa em diversas partes do Brasil com pessoas ligadas principalmente à área educacional, prisional e pastoral. Também foi coordenadora das Escolas de Perdão e Reconciliação – Brasil, pela Fundación para la Reconciliación de Bogotá, Colombia. Faz parte da coordenação do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo, na grande São Paulo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de setembro de 2016 às 19:33
Compartilhar Comente