AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de Extensão da Unesc dá início às atividades pedagógicas no Bairro da Juventude.

Projeto de Extensão da Unesc dá início às atividades pedagógicas no Bairro da Juventude.
Ação “Com os olhos de criança” envolve acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Pedagogia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc acaba de iniciar mais um projeto de Extensão em benefício da sociedade. Desta vez quem recebe as atividades são alunos do Bairro da Juventude. Intitulado de “Com os olhos de criança: análise dos espaços e das relações no Complexo Educacional Bairro da Juventude pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, o trabalho será realizado pelas bolsistas extensionistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, Ana Livia De Nez De Mattia e Sara Queiroz Sampaio. Nesta sexta-feira (27/8), após os primeiros encontros de planejamento e reconhecimento do espaço, as acadêmicas iniciaram as atividades com as crianças.

O projeto iniciado, conforme o coordenador do grupo, Jorge Luiz Vieira, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem por objetivo desenvolver a percepção das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental do Bairro da Juventude sobre os conceitos de espaço público, privado e coletivo, por meio das vivências nos espaços, abertos e fechados da escola, transpondo-os para o bairro e a cidade.

“Neste primeiro encontro as alunas desenvolveram atividades lúdicas com a turma de 12 alunos da professora Darlene Pires. O momento foi importante para a apresentação da turma para as estudantes, dando início ao processo de integração para que os nove encontros seguintes sejam plenamente realizados”, explica.

Nos próximos encontros, de acordo com o coordenador, as bolsistas irão seguir um roteiro detalhado de atividades que levarão as crianças a expressarem suas percepções sobre a relação com os espaços. O projeto prevê cinco etapas de execução da metodologia de interação das acadêmicas com os alunos do Bairro da Juventude. “As etapas um e dois, de integração das equipes das duas instituições e de programação das atividades, já foram vencidas. Agora o projeto entra na sua fase de aplicação da metodologia, a qual será objeto de avaliação ao final deste semestre para aplicação em outras turmas do Bairro da Juventude no próximo ano”, acrescenta.

Além de Jorge, como coordenador, o Projeto de Extensão tem ainda a participação das professoras Édina Regina Baumer, do curso de Pedagogia, e Gláucia Regina Marchesan, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2021 às 17:00
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de projeto de monitoramento de animais marinhos no Espírito Santo

Professor da Unesc participa de projeto de monitoramento de animais marinhos no Espírito Santo
Rodrigo Machado é professor do curso de Ciências Biológicas e pós-doutorando em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As pesquisas do professor do curso de Ciências Biológicas da Unesc, Rodrigo Machado, ganharam mais um importante capítulo. Nos últimos dias Rodrigo participou de projeto de monitoramento aéreo de megafauna marinha no estado do Espírito Santo, por meio do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (Gemars), do qual também faz parte. A experiência foi a segunda na carreira do professor voando e observando a presença de animais marinhos e as condições ambientais.

O cenário de tirar o fôlego visto da aeronave há aproximadamente 1.500 metros de altura e em velocidade média de 200 km/h, é o campo de estudo do professor, que leva todas essas experiências para a sala de aula.

O propósito do trabalho, conforme Rodrigo, é realizar censos populacionais de golfinhos, baleias, tartarugas, aves, tubarões e raias. “O monitoramento consiste na observação direta pelos pesquisadores para baixo através de janelas específicas que permitem a projeção. Nesta observação o pesquisador registra em áudio, à medida que algum animal é avistado, gravando a narração sobre a espécie e o número de animais observados. Também é observada a presença de barcos de pesca e as condições ambientais, como cor da água, reflexo solar e ondulação”, explica.

As vivências acumuladas nos dias de trabalho em campo, conforme o professor, certamente se refletem nos olhos atentos dos alunos que o escutam com atenção e encantamento com as histórias compartilhadas em aula. “Toda a experiência profissional na área biológica que tenho a oportunidade de atuar contribui muito na minha atuação como professor. São experiências como essa que enriquecem as aulas, que cativam os alunos e que lhes dão mais vontade para seguir em frente. Os acadêmicos se sentem motivados quando exploramos exemplos próprios. Isso é gratificante e ajuda a fortalecer o elo entre aluno e professor”, acrescenta.

Além de professor do curso de Ciências Biológicas, Rodrigo é pós-doutorando em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade. No PPGDS o professor se dedica à pesquisa em biologia pesqueira, desenvolvimento socioeconômicos, políticas, programas e práticas socioambientais para o manejo e gestão de comunidades tradicionais e recursos naturais.

Trabalho realizado há três décadas

O Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars) trabalha, desde 1991, com populações de megafauna. De 2010 para cá amplia a atuação com sobrevoos em diferentes regiões do país.

O projeto, conforme o professor, vem ganhando força nos últimos anos com a participação de pesquisadores e alunos de graduação, mestrados, doutorado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2021 às 21:34
Compartilhar Comente

Conferência sobre Políticas Públicas e Formação Humana encerra oficialmente o quarto Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc

Conferência sobre Políticas Públicas e Formação Humana encerra oficialmente o quarto Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc
Evento contou com 2.358 inscrições de participantes de diferentes países ibero-americanos (Fotos: Arquivo Abertura/ Reprodução YouTube) Mais imagens

A quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc foi encerrada oficialmente na noite desta quinta-feira (26/8). O evento mais uma vez superou as expectativas da Comissão Organizadora e se consolidou como maior ação internacional da Universidade com a participação de 2.358 congressistas de diferentes países ibero-americanos. A noite de encerramento contou com a conferência do professor doutor Emir Simão Sader, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ao longo de quatro dias de evento, com as últimas atividades programadas para a amanhã desta sexta-feira (27/8) para avaliações dos encontros, o Congresso contou com mais de mil comunicações orais em 68 Grupos Temáticos, 119 posters e 34 minicursos, envolvendo 150 monitores da Universidade.

O sucesso da edição que contou com desafios ainda maiores ao ser transferida do formato presencial para o virtual em decorrência do período pandêmico, para a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, demonstra a vontade Institucional de fazê-lo acontecer e alcançar os mais longínquos espaços. “O Ibero já disse a que veio e se tornou referência com o maior evento acadêmico internacional das nossas três mesorregiões. Isso é possível graças ao empenho pelos pesquisadores da casa, os que são parceiros interinstitucionais, que vêm das Redes de Ensino, seja de Estado ou dos Municípios, enfim, que vêm de outras nações compartilhar um pouco do conhecimento produzido”, apontou Patrícia, que representou a equipe de reitoria no cerimonial.

A semana de intenso trabalho, para a mediadora do evento da noite e presidente da Comissão Organizadora, Giani Rabelo, resultou em aprendizados incontáveis. “Esperamos que o evento tenha sido espaço de fortalecimento das nossas intenções investigativas e que tenha trazido inspiração e coragem para continuarmos seguindo na vida acadêmica em busca de sociedades ibero-americanas mais justas, igualitárias e solidárias”, destacou aos participantes, acrescentando ainda a expectativa de encontrá-los em 2023 na quinta edição do evento.

Giani deixou ainda o agradecimento, em nome da Comissão, aos alunos, professores, gestores e técnicos administrativos que acreditaram na proposta e trabalharam dia a dia para oferecer o melhor aos participantes, assim como todo o grupo que atuou na equipe de organização do evento.

O Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é iniciativa da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.

A conferência de encerramento do Congresso está disponível no link https://bit.ly/38ihjpu.

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo canal do Youtube da Unesc TV.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2021 às 21:28
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física realiza Mosaico de Conversa sobre Educação Básica

Curso de Educação Física realiza Mosaico de Conversa sobre Educação Básica
Encontro possibilitou o compartilhamento de experiências de estágio (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Acadêmicos e docentes do curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, estiveram reunidos para compartilhar experiências em estágios e dialogar com professores da Educação Básica, no 4º Mosaico de Conversa. O objetivo do encontro, realizado na última semana, foi aproximar a escola da universidade, promovendo uma troca de conhecimentos visando fortalecer a formação de professores ao discutir temáticas relevantes como o novo Ensino Médio e a organização do ensino na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio a partir do que está sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar.

O Mosaico teve como convidados os professores de Educação Física do Ensino Médio da Escola Estadual Quintino Folharini Dajori, Lucas Carlos, que atua nas escolas estaduais Silva Alvarenga e José de Patta, Ramon Aurélio Henrique. Para abordar o novo Ensino Médio, o evento virtual teve como convidado professor e coordenador do novo Ensino Médio da Escola de Educação Básica Heriberto Hülse, Ronivon Teixeira.

Os professores de Educação Física de Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental convidados foram: Mainara Joaquim Motta (Escola Fiorento Meller e Escola José Alessio), Leandro Demeneck (Escola Don Orione), Murilo Manoel da Silva de Freitas (Escola de Educação Básica 12 de Maio), Diênifer Leal Moraes (Escola de Educação Básica Vila Vellha I e Escola Vila Nova).

Para o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias, o Mosaico de Conversa é um importante espaço formativo de aproximação com o campo de atuação profissional e coloca todos os envolvidos em situação de ensino-aprendizagem.

A atividade foi organizada pelos professores de Estágio do curso de Licenciatura em Educação Física, Vidalcir Ortigara e Ana Lúcia Cardoso, e os acadêmicos da sexta e oitava fase do curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de agosto de 2021 às 10:41
Compartilhar Comente

Futebol de Campo feminino da Unesc disputará os JUBs de 2022

Futebol de Campo feminino da Unesc disputará os JUBs de 2022
Esta será a primeira participação da equipe dirigida pela técnica Sabrina Cassol nos Jogos Universitários Brasileiros (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicas da Unesc defenderão as cores da Universidade em 2022 uma competição nacional. A equipe de futebol feminino, comandada pela técnica Sabrina Cassol, disputará no primeiro semestre, pela primeira vez, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Neste final de semana, os times de futsal e voleibol feminino da Unesc, participaram da primeira etapa dos Jogos Universitário Catarinense (JUCs), realizada em Lages. Nas duas modalidades a Universidade terminou com a medalha de bronze.

No Futsal as adversárias foram a Uniplac e a Unochapecó. Nesta modalidade a Universidade foi representada por 14 acadêmicos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Bacharelado e Licenciatura e Gastronomia. A equipe teve no comando a técnica Sabrina Cassol.

Já no Voleibol as estudantes jogaram contra a Uniplac, Unoesc e Uniarp. A orientação técnica foi do treinador Luciano Irribarrem e a equipe composta por nove alunas dos cursos de Fisioterapia, Engenharia Civil, Odontologia e uma da Pós-graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2021 às 21:17
Compartilhar Comente