AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social reúne pesquisadores de cinco países na Unesc

Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social reúne pesquisadores de cinco países na Unesc
Professor espanhol José Luis Fernández será um dos palestrantes do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Responsabilidade Social, desenvolvimento sustentável, ética e direitos humanos estarão em destaque na próxima semana, quando a Unesc receberá estudiosos de cinco países para o 4º Criars (Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social). A primeira edição do evento fora de Portugal ocorrerá de 4 a 6 de setembro e terá uma programação gratuita e aberta ao público com palestras, mesas-redondas e a apresentação de mais de 70 trabalhos científicos sobre a temática principal do congresso “Responsabilidade Social e Metas do Desenvolvimento Sustentável”.  

A abertura oficial do Crias ocorrerá no dia 4 de setembro, às 9h30, no Auditório Ruy Hülse, com a conferência “Metas do Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Direitos Humanos em Países Ibero-Americanos”. O encontro terá a participação dos professores doutores Maria João Santos (Instituto Superior de Economia e Gestão. Universidade de Lisboa); José Luis Fernández Fernández (Universidade Pontifícia Comillas, na Espanha); Nora Gorrochategui (Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires) e Antonio Calos Wolkmer (Unesc).

A programação do evento seguirá até o dia 6 de setembro, com palestras e grupos de trabalhos com apresentação de estudos e debates com professores e pesquisadores de Portugal, da Espanha, do Brasil, da Argentina e do Chile.

Segundo o professor da Unesc e coordenador do evento na Universidade, Dimas de Oliveira Estevan, o Criars traz ao debate temas atuais na sociedade e convida a população a participar e refletir juntos com os pesquisadores sobre os assuntos abordados. “Em 2019, o congresso aborda a responsabilidade social e os temas relacionados a ela, como as metas do desenvolvimento sustentável da ONU, o trabalho decente, o meio ambiente e as questões de gênero, que têm sido objeto de debates mais recentemente no Brasil que em demais países”, comenta.

O Criars ocorre a cada dois anos e a sua quarta edição é realizada pela Unesc, por meio do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e do PPGD (Programa de Pós Graduação em Direito), juntamente com o Socius (Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Confira a programação

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de agosto de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente

Na Unesc, simpósio da AMA-REC aborda autismo

Na Unesc, simpósio da AMA-REC aborda autismo
Abertura de evento trouxe palestras e talks sobre tema (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Melodia, aceitação e sentimentos. Foi em meio a emoção do “Hino da pessoa autista” que o 1º “Simpósio Sul Catarinense sobre Transtorno do Espectro Autista – Ponte para o Futuro” se iniciou nesta sexta-feira (30). O palco do Auditório Ruy Hülse, espaço cedido pela Unesc para o evento, se encheu de alunos da Associação de Amigos do Autista da Região Carbonífera (AMA-REC), enquanto os presentes aplaudiam a canção interpretada por um aluno da APAE de Criciúma.

Após o número musical, palestras e debates tomaram conta do auditório, discutindo as várias camadas que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Voltado para profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, bem como pais de alunos da AMA-REC e interessados no assunto, o primeiro dia do evento trouxe os temas “Transtorno do Espectro Autista: um ou vários autismos”, abordado pelo professor da Unesc, Dr. Jaime Lin, além de um talk com a presidente do Instituto Autismo e Vida – Organização Rede Gaúcha Pró-Autismo, de Porto Alegre, Ana Paula Dihl Kolmman.

A palavra chave do evento é informação. “O simpósio busca informar a comunidade sobre o TEA, levando informação para quem desconhece a causa e facilitando a interação entre a sociedade e o autista”, disse a diretora pedagógica da AMA-REC, Sandra Henrique. Ela também agradeceu a Unesc pela parceria. “Agradecemos tanto pelo espaço quanto pela atuação de alguns professores junto da AMA, que nos auxiliam com a busca pelo conhecimento e estão aqui para palestras e conduzir debates enriquecedores sobre o TEA”, completou.

O segundo dia de evento, que ocorre neste sábado (31), trará quatro mesas redondas com os temas “TEA: Passado, presente e futuro”, “Educação, Políticas Públicas e Direito da Pessoa com TEA”, “Avaliação, manejo e acolhimento familiar: contribuições da psicologia para o TEA” e “Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA”. As inscrições para o segundo dia de evento podem ser realizadas através deste link.

A AMA-REC também auxilia familiares que procuram uma avaliação diagnóstica. Basta entrar em contato pelo telefone (48) 3462-9804. “Estamos de portas abertas para ajudar a quem precisa, bem como desmistificar o TEA para aqueles que buscam saber mais sobre o tema”, finalizou Sandra.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 31 de agosto de 2019 às 03:15
Compartilhar Comente

Aluna de Medicina é destaque no 3º Prêmio Educação Transformadora

Aluna de Medicina é destaque no 3º Prêmio Educação Transformadora
Foram mais de dez mil inscritos em todo o Brasil (Foto: Arquivo) Mais imagens

A aluna Simoni Euzébio Nunes, do curso de Medicina da Unesc, teve sua história em destaque para todo o Brasil. Ela é uma das dez finalistas do 3º Prêmio Educação Transformadora, promovido pelo Pra Valer, o maior financiamento universitário privado do país. A cerimônia de entrega da honraria será realizada neste domingo (1º/9), no Espaço Cubo Itaú em São Paulo.

A transformação na vida da estudante começou há três anos, nas praias de Torres. Comprometida com a família, a aluna batalhava por seu sonho vendendo pasteis na orla com sua mãe. A dedicação de Simoni logo foi percebida, e um de seus clientes se dispôs a contribuir como fiador do financiamento estudantil, que auxilia a aluna com 50% da graduação.

Esta história foi contada junto a mais de dez mil inscritos. Para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, sua escolha é resultado de muita dedicação. “O Prêmio é um valoroso reconhecimento por sua história de superação. A trajetória dos alunos e a transformação de suas vidas pela educação e pelo curso de Medicina da Universidade nos orgulha. É uma grande honra tê-la representando a Instituição. Para seus professores e colegas ela já é uma vencedora, estamos todos na torcida.”, afirma.

Além de sua trajetória, a acadêmica também se destacou em outras três primeiras etapas, que analisaram o desempenho acadêmico e habilidades da estudante.

Como incentivo à educação, o Educação Transformadora premiará seus vencedores com15 dias de intercâmbio no Canadá, notebook, crédito estudantil e acompanhamento profissional.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de agosto de 2019 às 21:17
Compartilhar Comente

Unesc participa de Congresso Sul Catarinense de Odontologia

Unesc participa de Congresso Sul Catarinense de Odontologia
Evento ocorreu na Acic e reuniu professores e acadêmicos da área (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Odontologia da Unesc participaram, na última quinta e sexta-feira (29 e 30/8), do 1º Congresso Sul Catarinense de Odontologia. O evento ocorreu na Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e contou com apresentações de painéis científicos com a participação dos estudantes da Universidade, uma palestra da professora do curso, Fernanda Sônego, com o tema “Políticas Públicas de Saúde Bucal no Brasil: Para onde estamos caminhando?”, entre outras atividades.

Ao todo, foram apresentados 12 trabalhos científicos de acadêmicos da Unesc. Entre os três premiados estiveram: “Diagnóstico de Câncer Oral a partir dos Genes ZNF582 e Pax1: Revisão Sistemática e Metánalise”; “A reintegração psicossocial do paciente portador de prótese bucomaxilofacial”; e “Novas Abordagens para Tratamento não-cirúrgico de disfunções temporomandibulares de ordem articular: uma revisão de literatura”.

Conforme Fernanda, os alunos de Odontologia da Unesc têm se empenhado na participação dos eventos e se destacado em diversas modalidades. “É uma oportunidade para os acadêmicos socializarem os resultados de suas pesquisas e das suas vivências nos projetos de extensão. Ao mesmo tempo, é uma chance de apreender conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais da área”, coloca.

Já em sua palestra, a professora abordou a evolução das políticas públicas da saúde bucal brasileira e seus desdobramentos políticos. Fernanda também fez uma análise crítica e reflexiva do que foi conquistado dessas políticas ao longo dos anos e para onde a odontologia está caminhando. Outro ponto abordado foram as perspectivas e desafios a serem superados nos cenários de práticas do cirurgião-dentista, como promotor de saúde bucal.

“É muito gratificante participar de um Congresso tão importante para a região e qualificado como este, e poder trocar experiências com os colegas sobre um assunto que faz parte do meu dia a dia. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de mostrar o trabalho que realizamos na Universidade”, acrescenta Fernanda.

O congresso teve a organização da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma e contou com o apoio da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de agosto de 2019 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc promove encontro para dialogar sobre o setor de franquias e fomentar o empreendedorismo

Unesc promove encontro para dialogar sobre o setor de franquias e fomentar o empreendedorismo
Evento será aberto ao público e reunirá cases de sucesso (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O setor de franquias está em evidência no Brasil. Entre o fim de 2018 e agosto 2019 o faturamento de iniciativas na área já atingiu R$ 179,933 bilhões, segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Reconhecendo as possibilidades de fomentar o empreendedorismo e promover debates sobre o assunto, a Unesc, por meio da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, promoverá o evento “Franchising: uma excelente oportunidade de empreender”. O encontro ocorre na noite do dia 4 de setembro, a partir das 19 horas, na sala 104 do Bloco R1.

O objetivo da proposta é integrar quem tem interesse em aprender sobre a área e pessoas com experiência no setor de franquias. Segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, o resultado será a criação de cultura empreendedora no Sul de Santa Catarina. “O objetivo é apresentar cases de sucesso da área, integrando diálogos que esclareçam dúvidas e deem destaque para as oportunidades presentes na área de Franchising”, afirma.

Já estão confirmados para o encontro o diretor da Restaura Jeans, Flavio Conrad; a diretora das lojas Barriga Verde e Caverna do Dino, Fabiana Estrela, e a sócia proprietária da Mútua Negócios e Franchising, Viviane Almada.

O evento é aberto ao público e será realizado em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Criciúma e a Associação Brasileira de Franchising. Para realizar a inscrição clique aqui. 

Como a Sala dos Municípios pode contribuir?

Reinaugurada em julho, o local tem a missão de abrir as portas da Universidade para as demandas do Sul catarinense. O projeto, com foco nos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), atua no fomenta a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos.

  • Capacitação de professores;
  • Cursos voltados ao comércio e indústria;
  • Prestação de serviços;
  • Projetos de extensão;
  • Palestras, minicursos e workshop;
  • Prestação de serviços pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico), como projetos ambientais, saneamento básicos, mobilidade urbana, planos diretores e projetos de barramento de água.


​O espaço está aberto das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Para dialogar com a Sala dos Municípios, é disponibilizado os contatos (48) 3431-2745 e (48) 3431- 4586.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de agosto de 2019 às 18:14
Compartilhar Comente