AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Prepara Enem: Uma nova ferramenta de conhecimento

Prepara Enem: Uma nova ferramenta de conhecimento
Obra foi lançada na manhã desta quarta-feira (31/8), em evento com mais de 400 professores Mais imagens

Um livro para agregar conhecimentos e instruir os alunos de Ensino Médio que realizarão o Enem. O “Prepara Enem”, projeto produzido pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc) e a EdiUnesc dentro do Professor Orgulho de Ser, foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (31/8), durante evento com mais de 400 professores da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúm). O encontro faz parte da segunda etapa do projeto de ensino e extensão Prepara Enem. Nesta etapa, ocorre a formação com professores de Ensino Médio da região.

Durante o lançamento, os professores receberam as boas-vindas e conheceram um pouco de quem esteve por traz do planejamento e elaboração da obra. “É um prazer, neste dia de grande orgulho, do projeto ‘Professor Orgulho de Ser’, receber vocês aqui. Esperamos que o material, pensado para cada área da educação, possa agregar na qualidade do ensino, tanto para os alunos, quanto para os professores”, destacou a diretora da UNA HCE, Angela Back.

A mesa de abertura contou com a presença das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, além da representante da Gered, Carla Michels. As prós-reitoras ressaltaram a importância do evento e do material, que promovem uma aproximação ainda maior da Unesc com a comunidade.

Conhecimento disponível

O conteúdo, que será lançado também para as plataformas online, reuni explicações e competências de cada área do conhecimento. Ele traz aos alunos explicações e resoluções das atividades da prova, além de dicas e explicações de termos técnicos que serão encontrados. Os autores também colocam nas páginas outros meios do estudante adquirir o conhecimento fora do material.

O livro, planejado para espalhar as ideias do projeto de Preparação para o Enem pelas escolas da região, teve a autoria e organização dos professores Marcio Carlos Just, Mainar Cascaes, Elosisa Oliveira, Angela Cristina Back, Andréa Rabelo e Ana Lucia Cardoso, que apresentaram a obra. “O livro é um sonho que vem sendo trabalho desde 2013, pensado e planejado para instruir o aluno nesta prova que pode mudar seu futuro e, agora, está se tornando realidade”, contou a professora Andréa.

Professor orgulho de ser

O evento faz parte das ações da campanha “Professor orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEM Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de agosto de 2016 às 12:05
Compartilhar Comente

EXPOMAIS será lançado oficialmente nesta quinta-feira

EXPOMAIS será lançado oficialmente nesta quinta-feira
Uma das palestrantes do EXPOMAIS será a especialista em marketing Martha Gabriel Mais imagens

Promover a união entre academia, classe empresarial e sociedade; reunir, atualizar e capacitar profissionais; auxiliar no processo de profissionalização progressiva do mercado e valorizar o sul de Santa Catarina, incentivando o turismo de eventos. Esses são alguns dos objetivos do EXPOMAIS, Congresso que será realizado na ACIC, unindo sete IES (Instituições de Ensino Superior) do Sul de Santa Catarina: UNESC, UNISUL, SENAC, SATC, ESUCRI, SENAI e UNIBAVE, juntamente com a parceria do Sebrae. A assinatura do termo de parceria do evento acontece nessa quinta-feira (1º/9), às 14 horas, na sede da ACIC, durante uma coletiva de imprensa com a participação dos reitores e diretores das Instituições de Ensino e o presidente da ACIC, César Smielevski.

O EXPOMAIS será o 1º Congresso Sul-Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, promovido através da união, co-criação e integração das principais IES do Sul Catarinense, tendo a ACIC como entidade catalisadora de todas essas forças.

O evento busca reunir profissionais da área de Marketing, Administração, Psicologia, Propaganda, Jornalismo, Design, Moda, Mídias Sociais, Gráficas, Fotógrafos Publicitários, Agências de Modelos, entre outros. Além disso, os acadêmicos também poderão participar.

Segundo o presidente da ACIC, César Smielevski, a realização desse evento será de extrema importância para toda a região. “Com a realização desse Congresso nós vamos criar um valor intangível desse evento, um valor difícil de mensurar. É a união de todas as escolas de ensino superior do Sul de Santa Catarina. São formadores de opiniões e forte formadores de tendências”, destacou.

O EXPOMAIS será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, trazendo palestrantes de renome internacional como âncoras do evento. A especialista em Marketing Martha Gabriel e o fundador da Embraer, Ozires Silva, já são presenças confirmadas. Além de palestras serão realizadas atividades paralelas como Diálogo Mais, Lab Mais, Sala de Convergência, Painel e apresentação de Cases.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de agosto de 2016 às 10:26
Compartilhar Comente

Professor participa de reunião do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais

Professor participa de reunião do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais
Lucas Machado esteve no Equador nos dias 25 e 26 de agosto (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada em mais uma reunião de pesquisa do Grupo de TrabalhoCrítica Jurídica Latino-americana: Movimentos sociais e processos emancipatórios”, do Clacso (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais). Nos dias 25 e 26 de agosto, o professor do curso de Direito, Lucas Machado, esteve em Quito, no Equador, para participar de debates com pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Equador e Porto Rico. Neste evento, o Brasil foi representado pela Unesc e pela USP.

Também fizeram parte da programação palestras abertas ao público com o tema “Constitucionalismo, Direitos Humanos e Democracia: Análises dos conflitos e debates na nossa América”, realizados no dia 25 na UASB (Universidade Andina Simón Bolivar) e no dia 26 no IAEN (Instituto de Altos Estudos Nacionais).

Durante o evento, o professor da Unesc entregou exemplares da obra recém publicada em co-organização com o professor Jackson Leal, “Direitos Humanos na América Latina”, aos professores e diretores da UASB e do IAEN. Foram também iniciadas as conversas para mobilização acadêmica e científica entre as duas instituições equatorianas e a Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 22:01
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para Simpósio de Neurociências sobre saúde mental da mulher

Inscrições abertas para Simpósio de Neurociências sobre saúde mental da mulher
Evento ocorre nos dias 23 e 24 de setembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais, professores, estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde podem conhecer mais sobre saúde mental em evento realizado na Unesc nos dias 23 e 24 de setembro. O 14º Simpósio de Neurociências traz como tema “Saúde Mental da Mulher: O equilíbrio entre o corpo e a mente” e está com inscrições abertas até 9 de setembro (com desconto).

O evento tem como objetivo colaborar na promoção e na assistência integral da saúde mental da mulher e ajudar a sensibilizar o publico feminino sobre os problemas de saúde mental. O Simpósio é referência na região e traz, em todas as edições, profissionais renomados para discutir os assuntos e pesquisas relacionadas ao tema.

“Saúde mental da mulher: uma abordagem epidemiológica”, “Avaliação clínica na mulher: saúde mental”, “Câncer de mama e transtornos mentais”, “Transtornos psíquicos e ciclo reprodutivo feminino”, “Aspectos psíquicos no casal infértil”, “Transtornos relacionados ao estresse e ao trauma na mulher”, “Depressão e ansiedade na gestação e pós-parto” e “Transtornos de personalidade e de gênero na mulher” são alguns dos assuntos tratados em debates e palestras.

O Simpósio tem o apoio do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Laboratório de Neurociências, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Instituto de Neurociências João Quevedo, Bio Sul Científica e URC.

Inscrições, programação e mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 21:38
Compartilhar Comente

Você consome comida de verdade?

Você consome comida de verdade?
Estudantes da Nutrição explicam sobre alimentação saudável na Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Ele não sabia, mas o consumo correto do sal é de no máximo cinco gramas por dia. “E a batata frita, o que fazer? ”, perguntava o estudante do curso de Engenharia de Materiais Mauricio Virtuoso para as alunas de Nutrição. Eles explicaram porque devemos consumir menos sal, menos açúcar, deram alternativas saudáveis e mostraram diversos caminhos para o aluno, que saiu um tanto triste, mas certo de que deveria prestar mais atenção no que come.

A ação faz parte da programação comemorativa ao Dia do Nutricionista, que ocorre durante esta semana na Unesc. E a atividade desta terça-feira, foi desenvolvida pelos estudantes da quarta fase do curso, que montaram um espaço em frente a Reitoria para levar informações sobre a importância de uma alimentação saudável.

Para a aluna Banca Felix Keis, o contato com quem passa pela tenda traz mais experiências para os estudantes. “Nós sentimos na pele a responsabilidade de dar a informação correta para a pessoa. Além disso, também podemos observar quais as principais dúvidas, servindo até como fonte de pesquisa para nós”, ressaltou a aluna.

Segundo a coordenadora do curso, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, a ideia é motivar o consumo da "Comida de Verdade". “As pessoas muitas vezes não sabem o que estão consumindo, e muitas delas também não entendem o papel do nutricionista na atuação da saúde. Esse encontro tem o objetivo de dar dicas e mostrar a importancia de uma alimentação saudável, além de explicar a profissão de nutricionista", ressaltou.

O evento é uma parceria entre o curso de Nutrição, o Centro Acadêmico de Nutrição e a UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), com o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas 10ª Região e Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de agosto de 2016 às 21:26
Compartilhar Comente