AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala Edi Balod recebe a exposição "Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento"

Sala Edi Balod recebe a exposição
Espaço cultural da Unesc receberá obras de 33 artistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Dar maior visibilidade e igualdade às artistas. Este é o objetivo da exposição "Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento" organizada pela curadora, Ana Zavadil de Porto Alegre, capital gaúcha. A abertura da mostra acontecerá de forma virtual, transmitida pelo canal da Unesc Tv no YouTube, na quinta-feira, (05/08), às 19h30. O espaço receberá obras de 33 artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A exposição está voltada para a questão da memória, do tempo e do movimento, retratadas nas obras expostas.

“Eu tenho trabalhado desde 2014 com exposições feministas na intenção de sempre proporcionar uma maior visibilidade às mulheres e também de discutir dentro das exposições que tem acervo, essa igualdade de obras entre homens e mulheres”, disse a curadora sobre o seu trabalho. Esta é a sua segunda coletânea exposta na Unesc. A primeira foi em maio de 2017, com a exposição “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte”, quando era professora de Curadoria para os acadêmicos do Curso de Artes Visuais.

A curadora também falou da experiência virtual. “Está sendo muito bom. Esta situação tem possibilitado que muitas pessoas possam participar, inclusive aqueles que não teriam condições de estar presentes. Desta forma temos condições de convidar todas as autoras dos trabalhos expostos para falar sobre a sua obra. Conectar artistas, professores, alunos e o público em geral é muito bom”, avaliou Zavadil.

Artistas:

Alexandra Eckert, Alenir Dalpiaz, Alice Meis, Andréa Brächer, Andresa Gomes Flor, Anete Schroder, Beatriz Harger, Carmela Slavutzky, Clara Figueira, Clara Koppe, Cristina Luviza Battiston, Denise Wichmann, Esther Bianco, Fernanda Martins Costa, Francine Tavares, Heloísa Biasuz, Jussara Moreira, Kika Costa, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Leila Knijnik, Mara Galvani, Maria Cristina, Maria Paula Giacomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Mery Bavia, Milene Gensas, Nadiamara Paim, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Umbelina Barreto, Vera Reichert.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2021 às 16:16
Compartilhar Comente

Unesc conta com graduação em Ciências da Religião, Química e Letras Língua Inglesa com bolsas integrais e auxílio financeiro

O compromisso com a formação de professores está entre as principais pautas defendidas pela Unesc enquanto Universidade Comunitária. Responsável pela formação de mais de 36 mil egressos, dentre estes milhares de profissionais que seguiram pelo caminho da docência, a Instituição acaba de lançar, a partir de edital do governo do Estado, três novos cursos de graduação com o perfil de Licenciatura. Ciências da Religião, Química e Letras Língua Inglesa agora fazem parte da grade de mais de 50 opções em ensino de graduação oferecidos pela Unesc com possibilidades de bolsas de estudo pelo Programa de Bolsas Universitárias (Uniedu) de Santa Catarina.

A oferta dos cursos por parte do edital do governo estadual se dá neste momento pelo reconhecimento da necessidade de formação de professores para as determinadas áreas e, desta forma, com o incentivo para a graduação.  As novas opções contam com a possibilidade de concessão de bolsas de 100% no valor da mensalidade com o adicional de R$ 400 como auxílio.

Essa oportunidade, conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, significa uma chance imperdível para quem sonha com a conquista do diploma e a carreira como professor. “É incrível saber que a nossa Universidade pode oportunizar essas bolsas e, como isso, realizar sonhos, transformar realidades. Estamos de portas e braços abertos para receber novos graduandos e prepará-los para a nobre missão de ensinar”, destaca.

A formação de excelência nos cursos de Licenciatura, para Feldhaus, refletem o compromisso com a região. “É evidente o quanto nossos egressos estão no mercado, nas escolas, fazendo a diferença. Formar professores e lutar pela valorização dessa profissão é uma de nossas constantes defesas e ganha ainda mais força com a chegada de novos cursos”, acrescenta Marcelo.

Os cursos terão 48 meses de duração, com início em agosto de 2021 e término em junho de 2025. Entre os diferenciais das novas opções está o horário das atividades. As aulas ocorrerão semanalmente, nas noites de quintas-feiras, tardes e noites de sexta-feira e manhãs dos sábados.

Para garantir a matrícula e concorrer a uma das 40 vagas para cada um dos novos cursos, os candidatos devem se inscrever no site unesc.net/inscricaolicenciaturas, conforme processo detalhado no Edital. Do total de vagas ofertadas, 30 contam com auxílio de R$ 400 mensais para despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação.

O período de inscrição e entrega da documentação completa para análise segue até o dia 10 de agosto. Para mais informações e detalhamento da oportunidade, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2021 às 21:00
Compartilhar Comente

Unesc inicia semestre letivo na próxima semana com aulas híbridas e presenciais

Unesc inicia semestre letivo na próxima semana com aulas híbridas e presenciais
Todos os cursos e fases contarão com ao menos dois ou três encontros por semana com possibilidade de presencialidade (Fotos: Mayara Cardoso/ Arquivo) Mais imagens

O início das atividades na Unesc neste segundo semestre de 2021 acontece na próxima segunda-feira (2/8). No primeiro dia de aulas retomadas em Graduação presencial, Unesc Virtual e UnescTec os encontros serão realizados de forma 100% online, porém ao longo do semestre essa não será a realidade. Preparada para receber os estudantes, a Unesc oportunizará que todos os cursos e fases contem com ao menos dois a três encontros por semana com possibilidade de atividades presenciais neste semestre.

A orientação da Instituição é de que os estudantes participem atentamente do primeiro dia de atividades, no qual os coordenadores de cada curso farão programação em Google Meet para acolher os acadêmicos, calouros e veteranos, e informar quais as disciplinas serão híbridas, práticas, presenciais e online.

Conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, ao possibilitar que todas as fases ofereçam disciplinas com presencialidade nas quais o estudante poderá optar pelo ensino remoto (online) ou presencial, a Unesc está dando mais um passo em sua organização e adequação ao período de pandemia. “Temos nos reinventado e aprimorado nossa organização acadêmica a cada novo cenário que se apresenta. Desta vez, diante da realidade da nossa região e sob todos as medidas de proteção determinadas pela nossa Sala de Situação, avançamos e garantimos a possibilidade de maior presencialidade, caso o aluno se sinta seguro e tenha condições seguras de vir até o campus, a partir de rodízio”, explica.

Entre as recomendações da Sala de Situação Covid 19 Unesc, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, está o funcionamento dos restaurantes e cantinas, com espaços devidamente delimitados, assim como a orientação de que os estudantes se dirijam diretamente para as salas de aula ao chegarem na Universidade e evitem circular pelos corredores sem necessidade, medidas já adotadas ao longo dos meses de pandemia. “Para garantir o cumprimento das orientações temos uma equipe de monitores divididos entre os espaços do campus e preparados para aferir temperaturas, alertar e orientar”, completa o diretor.

Quanto ao transporte dos estudantes até a Universidade, as medidas de prevenção da Instituição incluem o contato com cada um dos municípios próximos para validação das orientações de distanciamento, uso de álcool 70% e máscaras. Os acadêmicos que não contarem com o transporte público para deslocamento poderão acompanhar as aulas de forma remota e, conforme Marcelo, terão seus casos avaliados pelos coordenadores individualmente de forma a garantirem a reposição das atividades presenciais assim que possível.

Ainda com foco na garantia das condições de aprendizado, a Unesc segue disponibilizando computadores e modens de internet móvel para os estudantes que tenham necessidade de tal suporte para acompanhamento das atividades. “Este tem sido um dos grandes diferenciais da Unesc, além de toda a preparação em biossegurança e a qualidade do ensino. Trata-se de um grande investimento da Instituição, que confere, a cada medida adotada, seu caráter humano e comunitário”, acrescenta o diretor.

No caso do curso de Medicina as orientações para o semestre apontam que as atividades de tutorial serão presenciais da 1ª a 8ª fase, assim como as disciplinas práticas, conforme rodízio entre a turma. Já os componentes curriculares teóricos destas mesmas fases terão atividades online em modo síncrono, ao vivo. Já no período de internado, de 9ª a 12ª fase, as aulas práticas serão 100% presenciais.

Os estudantes que tiverem dúvidas sobre os protocolos e orientações podem entrar em contato com a Universidade por meio dos coordenadores de curso ou pelo Whatsapp (48) 99644-1887, selecionando a opção de “Suporte online ao aluno”.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2021 às 20:16
Compartilhar Comente

Proposta do Centro de Inovação passa por análise técnica final

Proposta do Centro de Inovação passa por análise técnica final
Envelopes foram abertos nesta segunda-feira (26/7) e empresa cotada para executar a obra será conhecida após análise dos itens previstos em edital (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os envelopes das propostas de empresas interessadas em assumir a obra de reforma do Complexo Educacional Nereu Guidi foram abertos nesta segunda-feira (26/7) na Unesc e, desta forma, mais um passo rumo à execução do projeto do Centro de Inovação de Criciúma foi dado. Três empresas apresentaram propostas para execução da obra, sendo apenas uma delas apta a vencer o processo, apresentando valor dentro do determinado pelo edital.

A proposta que apresentou valor válido passará por criteriosa análise técnica da equipe da Universidade para conferência de todos os itens propostos no edital de reforma do espaço. Assim que finalizada a verificação da documentação e, caso ela esteja de acordo, a Unesc fará a divulgação oficial da empresa vencedora do processo. A expectativa é que o resultado seja divulgado nesta terça-feira (27/7).

Participaram da abertura dos envelopes o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki; o presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto; a diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Maria Julita Volpato Gomes; a procuradora jurídica da Unesc, Márcia Piazza; o gerente de projetos e obras da Universidade, Márcio Vitto, além de representantes das empresas participantes, do município de Criciúma,  outros membros do Comitê e da procuradoria jurídica da Instituição.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2021 às 15:58
Compartilhar Comente

Acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unesc figura entre os melhores do país

Acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unesc figura entre os melhores do país
Luis Eduardo Candiotto Tereza foi selecionado para etapa nacional de gincana promovida pelo Conselho Federal de Economia (Foto: Divulgação) Mais imagens

O acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Luis Eduardo Candiotto Tereza, iniciou sua trajetória na graduação em 2020. Foram poucas semanas de aulas presenciais até que a pandemia chegasse e mudasse o formato das aulas e o que o jovem, então com 18 anos, tinha em mente sobre a faculdade. O que não mudou, no entanto, foi sua vontade de estudar e o apoio que recebeu no curso e na Universidade que escolheu. Prova disso é que agora, na 4ª fase da graduação, Luis Eduardo foi o vencedor estadual da gincana promovida pelo Conselho Federal de Economia.

Com questões que envolveram a gamificação, os conhecimentos técnicos e de atualidades, além do bom desempenho na oratória, a gincana promovida pelo Conselho reúne estudantes de todo o país e elege os melhores para a etapa nacional. O acadêmico da Unesc já está preparado e representará a Universidade entre os colegas de todo o país nos dias 6 e 7 de setembro.

Para ele, estar entre os melhores colocados do país representa uma conquista, especialmente por estar ainda no início da graduação. “Recebi o incentivo do curso para participar e encarei a proposta. Quando soube da notícia de que tinha vencido, nem acreditei. É uma realização, ainda mais sabendo que muitos dos conteúdos abordados na prova ainda não foram assunto que tratei na sala de aula. Fico muito feliz por essa oportunidade”, destaca.

Além de responder a mais de 100 perguntas de forma virtual, Luis precisou gravar um vídeo no qual abordava os impactos da pandemia no estado e, mais uma vez, se saiu bem e mostrou seu destaque entre os competidores.

Acompanhar a evolução e o bom desempenho de estudantes como Luis Eduardo, conforme o coordenador do curso, Thiago Rocha Fabris, representa orgulho e motivação. “Estamos aqui para oferecer o melhor aos acadêmicos. Ver que eles se comprometem, aproveitam a estrutura e as oportunidades é incrível. Estamos muito orgulhosos pela conquista e temos certeza de que ele já é diferenciado por estar entre os melhores”, acrescentou.

Tanto apoio do professor e coordenador de curso, para Luis, é fundamental na conquista. “Temos, além de professores, grandes referências entre nós. Tudo o que o professor Thiago representa para a área, por exemplo, significa muito e serve como grande exemplo”, acrescenta o estudante.

Oportunidade de carreira

As matrículas para o curso de Ciências Econômicas da Unesc estão abertas para início das atividades já em agosto de 2021. Os interessados em mergulhar no universo da economia e buscar destaque no mercado, como Luis Eduardo, podem entrar em contato com a Universidade e conhecer todas as opções de ingresso e de bolsas de estudo.

Mais informações podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2021 às 20:47
Compartilhar Comente