AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ainda dá tempo de garantir uma vaga na Unesc e dar o primeiro passo na realização de um sonho

Receber a outorga de grau no curso escolhido está entre os sonhos de muitas pessoas. Se antes a conquista do diploma parecia um desejo distante, agora pode estar mais próximo do que se imagina. Na Unesc as matrículas para os mais de 50 cursos de graduação estão na reta final e, para quem garantir a vaga, o início das atividades é já no mês de agosto. Com o caráter de Universidade Comunitária, a Unesc conta com diferentes modalidades de bolsas de estudos à disposição, tendo acréscimo significativo no montante disponibilizado em 2021.

As chances de ser aprovado em uma das bolsas, conforme a coordenadora da Atenção ao Estudante, Juliana Lora, são inúmeras e valem a consulta na Universidade para encontrar a que mais se encaixa com cada perfil de aluno. “Estamos à disposição na Centac para atender os candidatos e orientá-los quanto as possibilidades de bolsas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, as alternativas em financiamentos estudantil e modalidades de desconto a partir de projetos de pesquisa e extensão, por exemplo”, explica Juliana.

O desejo da Universidade, conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, é receber todos aqueles que tem o desejo de iniciar os estudos na graduação para mostrar que é, sim, possível colocar esse sonho em prática. “As pessoas ainda têm a impressão de que esse é um universo distante para a sua realidade, mas podemos mostrar que é, sim, para todas as realidades. Temos opções para viabilizar o ingresso e a permanência dos acadêmicos. São oportunidades de mudar de vida, transformar famílias”, destaca.

Uniedu com inscrições abertas

Entre as possibilidades disponíveis aos novos acadêmicos está o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que oportunizará aproximadamente 500 novas bolsas de estudo neste semestre. “Atualmente contamos com 1.530 bolsas concedidas a acadêmicos dos mais diversos cursos por meio do Uniedu e temos a felicidade de expandir esse número para mais de 2 mil contemplados graças à ampliação de recursos governamentais”, destaca.

A concessão das bolsas desta modalidade ocorre por ordem do Índice de Carência do Estudante (ICE) e, para estar apto a participar, o aluno precisa ter todos os documentos solicitados em edital postados e aprovados por uma Comissão Técnica elencada para conferência. Podem participar estudantes de graduação presencial, graduação em modelo de Ensino a Distância, calouros ou veteranos que morem em Santa Catarina há pelo menos dois anos.

O período de inscrição está aberto para novos cadastros e para atualização dos já existentes até o dia 23 de agosto no Sistema do Uniedu na página uniedu.sed.sc.gov.br.

A Central de Atendimento ao Acadêmico da Unesc está à disposição para sanar as dúvidas e, de acordo com Juliana, colaborar para que as inscrições sejam feitas de forma completa e correta pelos alunos. Mais informações podem ser obtidas com o setor nos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500 ou no site unesc.net/uniedu.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 14:54
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc capacita produtores rurais de Criciúma

Curso de Ciências Contábeis da Unesc capacita produtores rurais de Criciúma
Agricultores aprenderam sobre gestão financeira e tributária na atividade rural(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

As mãos estão voltadas para trabalhar com a terra, semear, cultivar e colher o que plantou. Mas, na hora de resolver as situações burocráticas da produção, a situação fica mais difícil. Com o objetivo de aprender a lidar com controle contábil, tributações e movimentação financeira, os participantes aproveitaram a oportunidade para participar da formação gratuita de Gestão Financeira e Tributária na atividade rural, promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc.

O produtor rural Pedro Henrique Giassi,34 anos, que também é engenheiro ambiental formado pela Unesc, aproveitou a oportunidade. Ele administra com a família uma propriedade no Morro Estevão, onde produz morango semi-hidropônico e hortaliças no sistema hidropônico e convencional.

“O nosso grupo de agricultores da Agricultura Familiar vêm sentindo uma certa carência quanto à parte contábil nas nossas propriedades e vimos a necessidade de aprender sobre o assunto. A nossa rotina do dia a dia já está na nossa cabeça, agora quando vai para essa parte de contabilidade, a situação se complica. Com o conhecimento teremos mais facilidade para obter crédito, lucro, abater prejuízos e até como contribuir para ter uma aposentadoria ", relatou o agricultor

Por meio do projeto de extensão Planejamento de Controle Contábil na Atividade Rural, em parceria com a Gerência de Agricultura e Agronegócios da Prefeitura de Criciúma e Epagri, professores e estudantes ministraram o curso de forma híbrida, na noite da última terça-feira(20/7). Cerca de 40 pessoas acompanharam as orientações via on-line e 10 presencialmente no Centro de Práticas Contábeis (CPC) do curso. A capacitação foi voltada primeiramente para as lideranças rurais, sendo que no transcorrer do ano será levado aos quatro pólos agrícolas do município.

Segundo a professora e coordenadora do projeto,Andréia Cittadin, esta orientação técnica busca esclarecer o entendimento a diversos processos contábeis extremamente importantes para os produtores. “Neste módulo foram repassados temas referente à situação fiscal como, tributações, Imposto de Renda, movimentações financeiras, emissão de nota fiscal eletrônica. Queremos conscientizar o agricultor da importância de se planejar financeiramente e tributariamente. Será bom para a propriedade e também para ele, já que com a situação fiscal em dia, muitos benefícios poderão ser conquistados”, destacou a coordenadora.

Acompanhando a capacitação esteve presente Vanderlei Zilli, gerente de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura de Criciúma. Ele ressaltou a importância da parceria com a Universidade e o apoio para com os produtores rurais. “Enquanto eles dominam os processos da “porteira para dentro”, nós os ajudaremos da “porteira para fora”. Essa questão de tributação, impostos, notas fiscais, tem uma importância muito grande para todo o sistema. Para os agricultores que estarão com a contabilidade em dia e com benefícios garantidos e para a prefeitura com aumento na arrecadação, através do repasse do ICMs. Com isto, o poder público municipal pode transformar estes impostos em melhorias na saúde, educação e na infraestrutura, voltado para as comunidades rurais.

Matrículas Abertas

A Unesc está com matrículas abertas para o curso de Ciências Contábeis. A duração é de quatro anos. A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa, por isso é uma das profissões mais promissoras e procuradas pelo mercado. Para mais informações entre em contato com o nosso Departamento Comercial pelo telefone: 48-3431-4500 - Atendimento de segunda a sexta-feira das 09 às 20h.

Conceito máximo pelo MEC

Em sintonia com as demandas do mercado, o curso de Ciências Contábeis da Unesc, conceito máximo do MEC (Ministério da Educação), oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão tornando seus estudantes diferenciados no mercado.

No curso, você terá acesso ao BOC (Balcão de Oportunidades Contábeis), que visa estreitar as relações entre as empresas e os estudantes que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho ou recolocação profissional, o que dá a possibilidade de estudar e trabalhar simultaneamente. O BOC também oferece dicas sobre carreira, currículo e marketing pessoal.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de julho de 2021 às 16:12
Compartilhar Comente

Cerimônias marcam a realização de sonhos na Unesc

Cerimônias marcam a realização de sonhos na Unesc
Médicos e engenheiros civis deixaram a Universidade nesta terça-feira (20/7) graduados na profissão que escolheram (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Engenheiros civis e médicos formados pela Unesc iniciam nesta terça-feira (20/7) a jornada enquanto profissionais entregues ao mercado de trabalho. Em duas cerimônias de Colação de Grau Especial Híbridas, a Universidade oficializou a formatura de seus estudantes de maneira sublime. Euforia, emoção, expectativa e, claro, muita segurança marcaram o dia de celebração do auge da vida acadêmica, de realização de sonhos.

Enquanto as estrelas da cerimônia vestiam suas becas e aguardavam ansiosas pela outorga do grau e o esperado momento de pousar o capelo em suas cabeças, outras estrelas assistiam de camarote na plateia ou em casa, virtualmente. Os sonhos que se realizaram não foram apenas dos 53 formandos do dia, mas, sim, de pais, mães, irmãos, avós, tios, amigos e tantos outros que fizeram parte dessa trajetória de anos e, agora, celebram a conquista.

Cada formando que escolheu colar grau presencialmente pôde levar ao Auditório Ruy Hülse dois convidados para que acompanhasse a Cerimônia, porém, por trás das telas os números de expectadores se multiplicou. Transmitidas pelo canal da Unesc TV no YouTube, as duas cerimônias, às 16h e às 19h, somaram mais de 1.500 visualizações.

A condução das Cerimônias de Colação de Grau ficou a cargo da pró-reitora Acadêmica da Unesc, com a turma do curso de Medicina, e da reitora Luciane Bisognin Ceretta, outorgando o grau aos engenheiros civis. Conforme Luciane, a data ficará marcada com orgulho pela Universidade que entrega à sociedade, como prestação de contas, profissionais prontos a fazerem a diferença e com o diferencial de um ensino de excelência proporcionado pela Unesc.

“O diploma que coroa esta etapa é registro de um bem inalienável que nada nem ninguém lhes poderá subtrair: a formação acadêmica bem-feita. Isso significa que os próximos sonhos de vocês e a reconstrução do sentido da vida agora têm como ponto de partida um tesouro analienável, uma experiência sólida e uma capacidade comprovada”, destacou.

Homenageadas e emocionadas

Entre os homenageados escolhidos pelos estudantes estiveram as patronesses Claudia Cipriano Vidal Heluany e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, ambas transbordando emoção em suas falas aos afilhados. Quem as assistiu ao vivo do Auditório Ruy Hülse ou virtualmente pôde sentir em suas vozes o peso, positivo, da missão de madrinhas.

Em nome das turmas os escolhidos para discursar foram o médico Marlon Macalossi Gerhardt e o engenheiro civil Giscard De Emerim Sabino. Ao convidar os colegas a serem cuidadosos com o tempo presente, Marlon lembrou que “o dia de ontem era apenas um sonho e amanhã apenas uma visão de esperança”. ““Para vencer é preciso ter um grande ideal e lutar por ele. Evitar as pequenas capitulações cotidianas que preparam as grandes. Saber exatamente o que se quer e de onde se parte. Não superestimar as próprias capacidades, mas também não as subestimar. Acreditar que tudo está por fazendo quando nos dizem que não há nada o que fazer. Aprender a trabalhar em equipe sem exclusividade. Não confundir nervosismo com rapidez e ter paciência para esperar”, pontuou em seu discurso.

Ambas as cerimônias podem ser assistidas na íntegra no canal da Unesc TV no Youtube.

Medicina: https://www.youtube.com/watch?v=uFh4tM2CUpc

Engenharia Civil: https://www.youtube.com/watch?v=C0Yxwh6gL30

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2021 às 23:09
Compartilhar Comente

Time de programadores de computação da Unesc está entre os melhores do Brasil

Time de programadores de computação da Unesc está entre os melhores do Brasil
A equipe Code Distancing é formada por três acadêmicos do curso de Ciência da Computação(Fotos- Divulgação) Mais imagens

Estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções em softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão estão entre os objetivos da Maratona de Programação que é realizada todo ano no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O curso de Ciência da Computação da Unesc vem marcando presença nos últimos anos da competição.

No início deste mês, a equipe Code Distancing, formada pelos acadêmicos Roger Amorim Vieira, Romulo Siqueira e Jackson Beloli chegou à final brasileira, ficando na 57ª colocação na classificação geral. Antes, os acadêmicos passaram pela etapa regional, na qual conquistaram uma das três vagas de Santa Catarina para a etapa nacional. O time da Universidade é liderado pelo professor e coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, e se reúne aos sábados para treinamento e aprimoramento.

O evento foi criado em 1996 pela SBC e nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate. A maratona é destinada aos acadêmicos de cursos de graduação e início de pós-graduação voltados para a área de Computação e afins (Matemática, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação). O Programming Contest é parte da regional sul americana do concurso. A competição já está na sua 25ª edição e teve início no ano passado.

A maratona propõe desafios de programação às equipes das universidades de todo o mundo, divididas em etapas estaduais, nacionais e internacionais. Diversas universidades brasileiras participam deste grande acontecimento para os futuros profissionais. Em 2019, mais de 100 países, cerca de 3 mil escolas e aproximadamente 50 mil alunos disputaram as etapas regionais em todo o mundo. A final mundial aconteceu em Moscou, na Rússia. Seis times brasileiros, de um total de 800, participaram da última etapa da competição.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2021 às 18:07
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos nutricionistas e psicólogos para a sociedade

Unesc entrega novos nutricionistas e psicólogos para a sociedade
Em noite de cerimônia híbrida, instituição outorga grau a 29 profissionais Mais imagens

Mais um semestre se finda, mais acadêmicos se formam, agora outorgados e diplomados em suas respectivas áreas de atuação. Na noite desta segunda-feira(19/7), a Unesc entregou ao mercado mais 29 profissionais de Nutrição e Psicologia. A noite fria fora do auditório Ruy Hulse, não retratava o calor interno transmitido pelos formandos devido a emoção, o orgulho e o sentimento de mais uma etapa concluída.

A Universidade realizou a sua segunda colação de grau híbrida especial. O curso de Nutrição devolve para a sociedade nove profissionais altamente capacitados. Já o curso de Psicologia coloca para a comunidade catarinense mais 20 psicólogos habilitados a exercerem com excelência suas funções.

Em comum acordo, as duas turmas escolheram a reitora Luciane Bisognin Ceretta como paraninfa de todos os formandos. Os acadêmicos de Nutrição homenagearam como patronesse a professora Alessandra Zanette Ghisi Frassetto. Já a patronesse dos formandos em Psicologia foi a professora Nerilza Volpato Beltrame Alberton.

Em seu discurso de oradora da turma de Nutrição, a bacharela Natacha da Silva de Matos, agradeceu a Deus e enalteceu a todos como grandes sonhadores. “A partir de hoje vislumbramos várias conquistas que serão desbravadas. Nossos reconhecimentos aos professores coordenadores do curso pelo carinho e por ter tanto amor pelo que fazem. Neste momento de vitória não temos palavras para expressar o mais sincero e profundo agradecimento. Obrigado aos nossos pais e a todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Este é o momento de cada um seguir a sua viagem, que as experiências compartilhadas no percurso, até aqui, sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegarmos ao destino projetado”, orou a nova Nutricionista.

Fazendo uso da palavra, Ivan Castilhos Lumertz, representado os bacharelados de Psicologia, foi categórico em seu discurso. “Nutrição e Psicologia, destaco que somos  cursos da área da saúde, embora nossa formação seja diferente, temos algo que nos une, a importância do bem-estar das pessoas. Isso nos aproxima e faz com que juntos possamos comemorar essa conquista. Gostaria de deixar uma frase de Marilyn vos Savant ,“para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar”, essa frase representa a atenção, o cuidado e dedicação em nossa profissão”, finalizou o orador.

A presidente do Conselho Universitário e reitora da Unesc, professora Luciane Bisognin Ceretta também foi a paraninfa de todas as graduandas e graduandos da noite. Em pronunciamento como homenageada, ela destacou a noite como mais formatura plena de emoções e significados. “Este é um dos momentos mais bonitos e significativos de uma universidade, o momento em que retornam a sociedade, não só excelentes novos profissionais, nutricionistas, psicólogos e psicólogas, mas seguramente melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida, pela gestão dos serviços, pela pesquisa com ética, pela atuação no campo da clínica, seja na psicologia ou seja na nutrição. E nunca, jamais, em tempo algum percam a humanidade”, frisou em seu discurso a paranifa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2021 às 23:05
Compartilhar Comente