AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc reúne ecossistema de inovação em evento híbrido na próxima quinta-feira

Unesc reúne ecossistema de inovação em evento híbrido na próxima quinta-feira
Ação faz parte do projeto Inova Criciúma do qual a Universidade é apoiadora (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Dois grandes nomes do cenário nacional e mundial estarão no Auditório Ruy Hülse na próxima quinta-feira (5/8) para o Meet Up: “Caminhos e futuro do fomento ao empreendedorismo”, promovido pelo projeto Inova Criciúma e apoiado pela Unesc. Rodrigo Ifelice dos Santos e Marcos Mueller são os convidados a integrar um bate-papo cheio de conhecimento, ideias e experiências, sob a mediação do consultor Igor Drudi. O evento, promovido em parceria com a prefeitura de Criciúma, será realizado de forma híbrida com a presença dos palestrantes e do mediador, assim como 36 espectadores inscritos, e transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube para todos os interessados.

A ação integra o projeto Meet Ups da Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Município de Criciúma. Por meio dos encontros, a Diretoria busca envolver estudantes, empreendedores e toda a comunidade em torno do fomento da atividade econômica e tecnológica, com foco na inovação no Município. Parceira da pasta, a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) é quem faz a ligação dos projetos com a Universidade.

Para o assessor de Inovação da Agência, Christian Engelmann, essa será uma excelente oportunidade de aprender com dois dos grandes nomes da área. “Rodrigo é Empreendedor Endeavor, uma das maiores redes globais de empreendedores. É investidor serial, já foi fundador de diversas startups de agronegócio, uma pessoa muito fora da curva. Podemos dizer que poucas pessoas no mundo fazem o que ele faz. Já o Marcos Mueller é CEO da Darwin, nossa parceira na Unesc e eleita três vezes a melhor aceleradora de negócios do país, sendo a primeira vez que o executivo principal participa conosco”, descreve.

Referência em inovação para negócios em todo o país, o mediador Igor Drudi é também professor da Unesc e, conforme Christian, conhecido pelos excelentes métodos de mediação.

Na oportunidade a prefeitura de Criciúma lançará oficialmente o edital do programa Inova Criciúma, que selecionará dez ideias de criciumenses para receberem R$ 25 mil para implementação. O evento é gratuito e aberto ao público por meio do link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2021 às 21:59
Compartilhar Comente

Curso de Fisioterapia da Unesc tem 23 anos de tradição

Curso de Fisioterapia da Unesc tem 23 anos de tradição
Profissionais formados na Universidade atuam nas mais diversas áreas de destaque dentro e fora do país (Fotos Arquivo: Milena Nandi) Mais imagens

Já pensou em ser profissional em uma área onde o objetivo é ver a cura e melhorar a qualidade de vida do paciente? Isto é o que propõe a Fisioterapia, uma profissão que tem como objetivo atuar na prevenção e no tratamento de lesões nas pessoas. O fisioterapeuta trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. Com um campo de atuação amplo, o trabalho vai além das áreas já conhecidas como traumato-ortopédica, neurológica, nos casos de pacientes que precisam recuperar movimentos após problemas no cérebro, e esportiva.

Os profissionais fisioterapeutas, segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Inês Minetto, são cada vez mais requisitados para atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia, dermatologia funcional e estética e geriatria, devido ao envelhecimento da população.

No cenário atual, com a necessidade de atendimento de pacientes pós-Covid 19, a procura por profissionais tem se acentuado ainda mais, já que estes trabalham diretamente na recuperação de sequelas respiratórias e motoras. “Diante dessa necessidade o Curso de Fisioterapia da Unesc está desenvolvendo um Programa de Reabilitação Pós-Covid com professores especialistas e acadêmicos trabalhando para oferecer atendimento à comunidade de forma gratuita”, acrescenta Ariete.

Na Unesc o acadêmico conta com uma das melhores clínicas escola do país, com laboratório e equipamentos de última geração e a possibilidade de, por meio do atendimento ao público externo, colocar em prática os conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula. “Além do atendimento no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc, o acadêmico também terá a sua disposição, no transcorrer dos anos, diversas possibilidade de participar de ações comunitárias. No dia a dia do curso, muitas atividades práticas, com incentivos à iniciação científica, são preparadas pelos docentes e fazem parte de uma formação completa”, pontua a coordenadora.

Em sua matriz curricular, o estudante terá 4.608 horas/aula para aprendizado, com disciplinas que abordam o conhecimento de áreas diferenciadas e pouco exploradas pelos profissionais da atualidade. “Tamanha é a qualidade no ensino que contamos com mais de 300 instituições conveniadas para a realização de estágios não obrigatórios. São instituições que recebem nossos acadêmicos e sabem da qualidade do profissional em formação na Universidade”, destaca.

O quadro de professores do curso de Fisioterapia é altamente qualificado, formado por doutores, mestres e especialistas, que atuam na área e desenvolvem serviços em importantes instituições regionais e nacionais. Entre os profissionais formados nas salas de aula da Universidade saíram profissionais que hoje atuam nas mais diversas áreas de destaque como hospitais e clínicas por todo o Brasil e até no exterior.

Reconhecimento nacional

O Curso de Fisioterapia é reconhecido pelo MEC com conceito nota 4 a partir da avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do Ministério da Educação. Somente os profissionais diplomados podem obter o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e recomendar sessões de fisioterapia. A profissão é regulamentada desde 1969 e a Unesc oferece o curso desde 1998.

Matrículas abertas

Os interessados em atuar na área da fisioterapia podem dar os primeiros passos da formação acadêmica já nesse segundo semestre de 2021. As matrículas para ingresso no curso de Fisioterapia estão abertas e podem ser feitas por meio de histórico escolar.

Mais informações sobre as formas de ingresso e possibilidades de bolsas de estudo podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

[gallery size="medium" link="file" ids="10710,10711,10712,10713"]

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2021 às 17:54
Compartilhar Comente

Unesc realiza mais uma noite de entrega de diplomas aos novos profissionais

Unesc realiza mais uma noite de entrega de diplomas aos novos profissionais
Grau aos mais novos bacharéis em Administração, Ciências Contábeis e Direito foram outorgados em cerimônia de colação de grau híbrida (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Tudo que começa tem seu fim. E assim chegou o fechamento de mais um ciclo na vida dos acadêmicos dos cursos de Administração - Habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Direito. A noite de glamour aconteceu nesta quinta-feira (29/7), no auditório Ruy Hülse em uma cerimônia híbrida. A Unesc coloca no mercado de trabalho mais 30 profissionais altamente capacitados em suas áreas.

A partir da cerimônia que outorgou seus graus, agora novos caminhos se abrem para os bacharéis e bacharelandas. Para os que concluíram o curso de Comércio Exterior, a rotina passa a ser com guia de exportação, aduaneira, câmbio e tudo voltado para importação e exportação. Aos que que optaram pela Ciências Contábeis, o novo desafio será trabalhar com a contabilidade, guias, imposto de renda, balanços e balancetes. Já os aqueles que cursaram Direito, terão pela frente as leis, processos, fóruns, juízes, decisões entre outras funções da profissão.

A oradora de todos os formandos foi a bacharelanda de Direito, Rafaela de Matia. Em seu pronunciamento, misto de racional e emocional, ela buscou despertar a consciência dos formandos. “Agora somos profissionais, parabéns a todos nós, aos nossos professores, familiares e amigos pelo apoio nesta difícil caminhada. Muitas pedras tiveram que ser removidas durante o trajeto, mas pouco a pouco, fomos construindo a nossa história. Nesses anos de estudo nós aprendemos que um profissional, seja ele advogado, contador ou administrador, aliás, qualquer profissional, deve ser formado com competência técnica e por consciência social. Pois, nada mais somos que um aglomerado de pessoas iguais contribuindo para melhoria do todo e a construção de um mundo melhor”, relatou a nova advogada.

O paraninfo de todas as graduandas e graduandos da noite foi o professor Alfredo Enguemann Filho. Como todo padrinho, ele usou seu tempo para aconselhar seus afilhados na nova fase que está por vir na vida de cada um. “Daqui vocês partirão para conquistar o mundo. Meus queridos afilhados, não esqueçam de serem felizes. Essa felicidade vem com suas atitudes diante da vida. Voem alto e mergulhem fundo. Encontrem sempre o próprio caminho e não tenham medo de errar, recomeçar e de insistir. E assim eu me despeço de vocês. Sejam bons, justos, afetuosos e tolerantes. Sejam gentis e tenham sempre um bom humor, com isso o mundo inteiro saltará aos seus pés. Sigam em paz”, finalizou o paraninfo.

A professora e pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, presidindo a Cerimônia de Colação de Grau. Em seu discurso aos formandos buscou enaltecer o empenho de cada um. “Estamos aqui comemorando o esforço de cada um de vocês, cuja caminhada lhes proporcionou a transformação de dentro para fora. Temos a plena convicção que todos vocês não são mais os mesmos, pois o conhecimento transforma e dá a nitidez e lucidez das coisas”, comentou.

Em tempos de mudanças, conforme Gisele, é necessário o discernimento para o avanço em passos firmes. “Rumo a um futuro que requer, de cada um de nós, uma visão sustentável voltada para um mundo melhor. Para isso, nossas atitudes precisam ser alicerçadas em valores e informações completas, corretas e atualizadas a fim de tomarmos decisões cada vez mais assertivas e que nos coloquem na vanguarda dos talentos requeridos pelo mercado de trabalho”, disse a pró-reitora.

A noite também reservou um momento para homenagear in memoriam o professor João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, falecido em março deste ano, em decorrência da Covid-19. Quando do seu falecimento ocupava a coordenação do Curso de Direito e a função de procurador jurídico da Unesc. A esposa e também professora do curso, Adriane Bandeira Rodrigues, acompanhou, emocionada, o discurso do bacharel em Direito, Léo Vitor Pirola Mendonça.

Também foram homenageados pelos formandos do curso de Direito os professores Marcus Vinicius Almada Fernandes, como patrono, e os docentes Adriano Pedro Goudinho e Leandro Alfredo da Rosa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2021 às 15:41
Compartilhar Comente

Em noite fria, mas cheia de significado, Unesc outorga grau de engenheiros e tecnólogo

Em noite fria, mas cheia de significado, Unesc outorga grau de engenheiros e tecnólogo
Mais 45 profissionais foram diplomados pela reitora e paraninfa Luciane Ceretta(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Parafraseando Milton Nascimento em sua música “Encontros e Despedidas”, todos os dias é um vai e vem, a vida se repete na estação Unesc. E na noite de quarta-feira (28/7), mais uma formatura híbrida aconteceu no auditório Ruy Hulse. Mesmo com um anoitecer gelado, o interior do teatro estava aconchegante. A alegria dos 45 formandos dos cursos de Design de Produto, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Tecnologia em Cerâmica, aquecia o local com calor humano.

A Unesc é um espaço ideal para a concretização dos sonhos. Uma Universidade Comunitária que tem como missão educar, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. E assim,  há cada semestre, novos profissionais altamente capacitados são entregues à sociedade. O mês de julho e agosto fazem parte do fechamento do primeiro semestre. 

A reitora Luciane Bisognin Ceretta presidiu a cerimônia de colação de grau e mais uma vez teve a honra de ser escolhida como paraninfa dos bacharéis e bacharelas da noite. “Caros designers, engenheiros, engenheiras e tecnólogo, vocês ingressam agora em uma das  áreas mais importantes para o desenvolvimento econômico de nosso país, porém, um  engenheiro não pode viver (e trabalhar) como se não existisse vida inteligente fora do cálculo e das suas tecnologias. Um engenheiro deve ter olhos para as ciências sociais. Precisa se dedicar a entender as pessoas e seus problemas. Não pode alimentar preconceitos nem ter o pensamento limitado. Não esqueçam que uma casa, uma estrada, um bueiro ou qualquer obra é feita por pessoas, para pessoas”, orientou a madrinha.

O formando de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello, orador de todos os graduandos e graduandas, utilizou palavras precisas para retratar o momento e todo o período de faculdade. “Para que este sonho fosse possível, muitos daqui deixaram família, amigos, cidade, estado, e tantas outras coisas que foram importantes no caminhar da nossa jornada, para estudar em uma Universidade gigante. O que se pode fazer em cinco anos? Nós decidimos mergulhar no mundo acadêmico, cada qual com as suas dificuldades, é verdade, mas decidimos ser aquilo que queríamos. Que possamos sair daqui hoje como agentes de transformação, contribuindo para melhorar as realidades nas quais estamos inseridos, comprometidos com a promoção da cidadania. Aqueles que ficarão e seguirão estudos acadêmicos ou aqueles que continuarão a jornada profissional, que possamos trabalhar por um mundo mais justo, mais solidário e empático”, disse o orador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2021 às 17:10
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc aponta alto índice de empregabilidade dos acadêmicos

A onda de instabilidade que corre o mundo desde o início da pandemia de Covid-19 levou inúmeras pessoas reduzir o seu custo de vida e adiar planos a espera de um futuro mais estável. Por outro lado, para algumas as pessoas a pandemia abriu uma janela de novos caminhos e crescimento. Neste cenário o bacharelado em Ciências Contábeis vem oportunizando aos estudantes e egressos uma profissão surpreendente e uma carreira em constante expansão em nível regional e nacional.

Uma prova desse movimento oposto ao cenário de desemprego é a altíssima empregabilidade para estudantes e formados pelo Curso de Ciências Contábeis presencial da Unesc. A procura por estes profissionais é tão grande que o curso criou o Balcão de Oportunidades Contábeis (BOC), projeto que tem por objetivo impulsionar a carreira profissional de seus acadêmicos e egressos e oferecer soluções para as empresas que buscam profissionais qualificados e precisam contratar de forma rápida e assertiva.

O projeto, conforme a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, apresenta números altamente positivos desde sua formação. “A quantidade de vagas oferecidas pelo mercado de trabalho supera significativamente o número de estudantes sem emprego”, resume.

Os dados levantados pelo curso, de acordo com Milla, mostram que o BOC recebeu, só no primeiro semestre de 2021, mais de 45 oportunidades de empregos que não foram abraçadas pela falta de estudantes ou egressos disponíveis, estando todos bem colocados em suas posições. “Neste contexto é importante salientar que a remuneração média oferecida pelas empresas parceiras é compatível com o mercado. São boas oportunidades que poderiam ser abraçadas caso tivéssemos mais alunos disponíveis. Não temos estudantes desempregados”, acrescenta.

O projeto BOC

Para formar seu banco de talentos, o curso de Ciências Contábeis da Unesc convida os acadêmicos a enviarem seus currículos ao Balcão de Oportunidades desde as fases iniciais. Os egressos também recorrem ao BOC para buscar novas oportunidades de recolocação profissional, receber dicas sobre carreira, currículo e marketing pessoal, ao mesmo tempo que a equipe do projeto faz contatos com as empresas parceiras divulgando o projeto.

As vagas abertas, de acordo com Milla, em sua maioria, são com foco na efetivação do acadêmico e as áreas são as mais distintas, dentre as possibilidades das Ciências Contábeis. As empresas buscam estudantes e egressos para atuar em: escritórios de contabilidade, no setor de contabilidade das indústrias e comércio, na área contábil, tributária, pública, auditoria custos e controladoria, dentre outras. “O BOC contribui com as organizações não só na intermediação dos currículos, mas também na capacitação do estudante em alguma habilidade específica para atuar na empresa”, destaca.

Histórico da iniciativa

O BOC foi criado em 2017 pelo professor contador Manoel Vilsonei Menegali, tendo em vista sua vasta experiência no mercado e as constantes solicitações recebidas para indicação de profissionais para o preenchimento de vagas nas empresas.

De acordo com Menegali, as empresas aderiram ao projeto por encontrar profissionais capacitados devido a qualidade do curso de Ciências Contábeis da Unesc, em seus 46 anos de atuação, e ainda, pela possibilidade de o Banco capacitar o acadêmico antes de ingressar na vaga solicitada pela empresa.

No curso, conforme o professor, o estudante vivencia também a prática das atividades que envolvem a contabilidade durante as aulas realizadas em um moderno Centro de Práticas Contábeis, com uso de softwares específicos e sob a orientação de professores que fornece segurança ao acadêmico no exercício da profissão. “Convidamos os interessados em trilhar uma carreira surpreendente e de alta empregabilidade a conhecer e cursar Ciências Contábeis na Unesc. Além de várias possibilidades de bolsas, o estudante tem grandes chances de conseguir um emprego na área desde as primeiras fases do curso”, acrescenta.

Matrículas abertas

As inscrições para ingresso já no segundo semestre de 2021 na graduação estão abertas e podem ser feitas a partir de histórico escolar. Mais informações sobre as formas de ingresso e possibilidades de bolsas de estudo podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2021 às 21:09
Compartilhar Comente