AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Sul catarinense são tema de debate

Avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Sul catarinense são tema de debate
Evento reunirá gestores ambientais, catadores, professores, estudantes e gestores públicos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e os avanços dela no Sul catarinense serão debatidos na próxima semana, durante um evento online realizado pela Unesc. Com a participação de gestores de fundações de meio ambiente, representantes do movimento de catadores, professores, estudantes e pesquisadores na área ambiental e de resíduos sólidos, o encontro virtual vai trazer exemplos de ideias e projetos envolvendo coleta seletiva na região e em municípios de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de iniciativas de fundações do meio ambiente e de associação de catadores.  

O evento ocorrerá de 3 a 7 de agosto e será transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube (youtube.com/unesctv). A programação é gratuita e aberta para todos os públicos, de estudantes a gestores públicos e as inscrições devem ser feitas no link  https://www.even3.com.br/pnrs10anos/.

A PNRS completa 10 anos no dia 2 de agosto e segundo o professor da Unesc e presidente da comissão organizadora do evento, Mário Guadagnin, mais que debater a política em âmbito nacional se quer com os debates, trazer as suas definições para a realidade regional, avaliando os seus avanços, refletindo sobre o que foi feito e pensando sobre o que está por vir. “Vamos dialogar sobre as iniciativas das fundações de meio ambiente na área de resíduos sólidos, sobre a importância do trabalho dos catadores e o papel deles na coleta seletiva e trazer também exemplos da destinação final dos resíduos realizada pelo consórcio intermunicipal e as rotas de tratamento. Vamos debater os avanços que tivemos e também pensar os desafios para os próximos 10 anos”, comenta.

Guadagnin enfatiza ainda a necessidade de um olhar diferente para os resíduos e que a pandemia de Covid-19 e o distanciamento social têm gerado um consumo mais consciente, o que deveria ter continuidade também no pós-pandemia. Segundo o professor, quando se fala em coleta seletiva não há como desconsiderar a importância da participação do consumidor, que está no início do processo.

O evento é uma realização da Unesc, da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos (Comavh) da Universidade, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Unesc, do Instituto Lixo e Cidadania, do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Programação:

3/8 – 19 horas
O papel das fundações de meio ambiente na implementação da PNRS

4/8 – 19 horas
Rotas de tratamento ambientalmente adequadas de resíduos sólidos no Sul catarinense – Setor privado e a PNRS

5/8 – 19 horas
O papel das catadoras e catadores na implementação da coleta seletiva

6/8 – 19 horas
Coleta seletiva com catadores e catadoras: É possível? (Chapecó – SC, Londrina – PR, Orlândia – SP e Porto Alegre – RS)

7/8 – 19 horas
Um olhar sobre a PNRS por consultoras e pesquisadores em resíduos sólidos. Desafios para 2030

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 17:43
Compartilhar Comente

PPGSCol promove webinar sobre Desafios da Saúde do Trabalhador no Século XXI

PPGSCol promove webinar sobre Desafios da Saúde do Trabalhador no Século XXI
Debate contou com a presença de professores doutores na área. O conteúdo está disponível no canal do Programa no YouTube (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os mais diferentes aspectos que envolvem a saúde do trabalhador na atualidade, em especial no período de pandemia, foram discutidos em evento virtual promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGSCol) da Unesc. Na noite de terça-feira (28/7), por meio do canal do Programa no YouTube, estiveram reunidos grandes profissionais da área da saúde do trabalhador.

Mediado pela acadêmica Cálita Silveira, presidente do Centro Acadêmico do curso de Fisioterapia, o encontro reuniu a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta e a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, para abertura, com participações sucedidas por Hermano Albuquerque de Castro, doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, diretor da ENSP/Fiocruz; Fabrício Augusto Menegon, doutor em Saúde Pública pela USP, Chefe do Departamento de Saúde Pública da UFSC; Willians Cassiano Longen, doutor em Ciências da Saúde, Professor do PPGSCol da Unesc e coordenador do Nupac e Roberto C. Ruiz, Médico do trabalho da UFSC, mestre em Saúde Pública pela Unicamp, Membro do Nupac Unesc.

A proposição do encontro para compartilhamento de conhecimento acadêmico, na opinião da reitora da Unesc, representa muito bem o papel que o PPGSCol vem desempenhando dentro da Universidade. “Mais uma vez o nosso Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde está à frente nas reflexões e nos diálogos que se fazem necessários nos tempos atuais. Desejo que nossos convidados sejam sempre bem vindos à Universidade, mesmo de forma virtual, e agradeço muito por termos a tecnologia para nos aproximar”, comentou.

O diálogo sobre a saúde em especial do trabalhador diante de um momento tão desafiador na saúde pública de forma geral, conforme Luciane, é pertinente para todos os âmbitos. “Que tempos são esses que nos convocam a mudar nossos planejamentos tão bem planilhados nos dias anteriores para assumir novos formatos, inclusive de organização do nosso ambiente de trabalho, não é?! Do lugar que ocupo posso dizer que tem sido muito desafiador, mas aprendizados como esse nos ajudam a encontrar os melhores caminhos”, acrescentou.

Informações e reflexões

O debate possibilitado no encontro virtual deu espaço para o compartilhamento de informações e reflexões que foram desde o papel do poder público e do sistema de saúde e sua importância à frente de situações como a enfrentada por todo o mundo em 2020 até o impacto da pandemia no Brasil, onde, conforme os especialistas, as diferenças sociais foram ainda mais escancaradas.

As mudanças na vida e nos padrões de trabalho, conforme Hermano Albuquerque de Castro, são muito significativas. “Se eu fosse falar sobre a saúde do trabalhador em setembro do ano passado seria uma coisa, hoje é completamente diferente”, pontuou.

O impacto da Covid-19 na saúde do trabalho, de acordo com Hermano, pode ser exemplificado ao relembrar a primeira morte em decorrência da doença no Rio de Janeiro. “A primeira pessoa a morrer aqui no Rio foi uma empregada doméstica. Isso já diria muito sobre a pandemia e como afetaria o trabalho. Aqueles que mais sofreram são os nossos trabalhadores da saúde, sendo que hoje a cada dez mortos um é da área da saúde, mas além deles os multitrabalhadores permaneceram expostos sem condições mínimas de trabalho na linha de frente em várias situações, inclusive desempenhando novas funções de forma autônoma por necessidade”, acrescentou o doutor.

Os números diários da situação nacional e no que diz respeito ao estado mostram, de acordo com Fabrício Augusto Menegon, a gravidade da situação. “Santa Catarina está para bater a triste marca de ter casos de Covid-19 em todas as suas cidades. Vejam que ironia né, fomos o primeiro Estado a entrar na quarentena, o primeiro a sair da quarentena, mesmo quando os dados mostravam justamente o contrário, e estamos para ser o primeiro estado com todas as cidades com casos confirmados. Isso dá um panorama da amplitude que essa pandemia tem em nossas vidas, no estado e no sistema de saúde”, salientou.

O rico debate promovido pelo PPGSCol se estendeu por quase duas horas de um vasto conteúdo compartilhado por profissionais doutores na área. O vídeo completo da transmissão pode ser acessado abaixo e no link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 16:43
Compartilhar Comente

Música e criatividade para reforçar o aprendizado no Colégio Unesc

Música e criatividade para reforçar o aprendizado no Colégio Unesc
Atividade de musicalização com o 6º ano teve bons frutos, e foi inserida ao planejamento do semestre de outra turma. Mais imagens

Criatividade e música para aprender, divertir e fixar o conhecimento. Assim foi o fim do primeiro semestre para os alunos do 6º ano do Colégio Unesc. A atividade, proposta como um desafio na disciplina de Arte, usou da musicalização em uma experiência significativa, prática e lúdica, mesmo neste período de aulas remotas.



A dinâmica, que propôs um estudo sobre o cenário atual de pandemia, buscou transformar o aprendizado em música. “Esse processo teve início com o estudo da produção sonora "Fome Come", com uma letra de reflexão que resultou no questionamento feito à turma: 'e vocês, do que vocês têm fome hoje'?”, contou o professor Gabriel Valga Ricardo.

Para responder esta pergunta, os alunos foram novamente desafiados a criarem um vídeo. Neste novo momento, foi a vez de ensinamentos sobre ritmo de percussão e batida do cup song - uso de um copo para produzir batidas musicais. Ao final do projeto, os alunos revelaram ao espectador o que mais estão 'sentindo fome', ou seja, sentindo falta, nesse período de isolamento.

Conforme Gabriel, o objetivo dessa atividade não foi somente aprender conceitos ou o que fundamenta uma música, mas  fazer com que os alunos percebam o quanto a linguagem musical tem poder de transmitir uma mensagem, ainda mais em um período tão silencioso. “O resultado foi tão significativo que resolvemos ampliar nossa atuação também aos 9° anos, por meio de uma ação interdisciplinar que resultará em um produto final bem semelhante, unindo Ciências, Educação Física e Arte para auxiliar a compreender melhor os desafios que a quarentena está nos propondo”, completou o professor.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 16:00
Compartilhar Comente

Desafios do ensino da dança em tempos de pandemia são debatidos em evento online da Unesc

Desafios do ensino da dança em tempos de pandemia são debatidos em evento online da Unesc
Diálogo teve a participação de professores, estudantes e profissionais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul Mais imagens

Uma grande troca de experiências entre professores e estudantes de instituições de ensino superior, pesquisadores e artistas da dança de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ocorreu na manhã desta quarta-feira (29/7), durante webinar promovido pelo curso de Educação Física da Unesc. Ensino da dança durante o distanciamento social, desafios da formação de novos profissionais na área e a importância da dança para pessoas de todas as idades foram alguns dos assuntos debatidos no 1º Diálogo entre Educadores e Artistas. O evento foi transmitido no canal oficial da Unesc TV no Youtube e ficará disponível para visualização pelo link.  

O coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, abriu os trabalhos agradecendo aos envolvidos na organização do evento, palestrantes e participantes. “Além de debater o ensino da dança, a provocação é para que possamos refletir como a gente pode compreender toda a amplitude e utilizar o mecanismo fantástico que é o corpo para que nesse ambiente pandêmico, possamos o utilizar também para melhorarmos as condições de saúde mental, inclusive”.

A mediadora do webinar, professora do curso de Educação Física e coreógrafa da Cia de Dança Unesc, Viviane Candiotto, enfatizou a importância da formação dos artistas na área e salientou que a dança também é feita a partir da memória. “Quando falamos de dança artística falamos da dança cênica, que vem com técnica e aprendizado de anos. Mas dança também é amor, compartilhamento, construção em conjunto, é uma conversa através dos gestos e das emoções”.

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Dança da Furb e professor doutor Marco Aurélio de Souza, a dança ensinada nas escolas instiga as pessoas a buscarem o aperfeiçoamento na área. Transportando isso para o Ensino Superior, ele afirma que o desafio dos docentes é motivar os acadêmicos a pensarem a dança em diferentes lugares e com diferentes idades, especialmente neste período de pandemia. “Não existe fórmula para pensar a dança nesse momento. Cada instituição precisou se adequar. Fizemos encontros com grandes nomes que talvez não conseguiríamos trazer para a sala de aula. Os acadêmicos estudaram grandes coreógrafos e tiveram que fazer uma parte de uma coreografia e conseguimos ver a potência desses alunos para desenvolver o trabalho em suas casas. Foi emocionante. A dança continua acontecendo”.

A arte de dançar

A professora de Dança Clássica, bailarina, coreógrafa e especialista em Dança Cênica, Cris Fragoso, chamou a atenção para importância de separar a dança da arte de dançar e da capacitação dos profissionais para atuar no ensino na área. “Dançar todos podem e devem, mas a arte da dança requer estudo, aprendizado de técnica. Aquele professor que teve experiência de palco e ensina a técnica, vai encantar o aluno. Não precisamos dar apenas a técnica, mas também incentivar os alunos a criarem”, comenta. Cris ainda salientou a necessidade do ensino de dança para crianças.

O professor doutor do curso de Licenciatura em Dança e da pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, Thiago Amorim, reforçou a necessidade de formação de profissionais de dança ocorram em três eixos: pedagógico (formação do professor); científico (formação em pesquisa) e artístico (formação do artista da dança). “A dança é algo absolutamente valioso na vida de alguém. Socialização, criação de vínculo, sensibilidade artística, ela contribui para a vida das pessoas de diferentes formas. Para ser profissional de dança não basta apenas fazer um faculdade na área ou cadeiras no curso de Educação Física. É preciso estudo e pesquisa durante toda a vida profissional”.

Já o professor de dança e especialista em Dança Educacional e em Fisiologia do Exercício, Anderson Felisberto Cristiano, trouxe para o webinar a sua experiência em pesquisa e ensino de dança para a terceira idade durante a pandemia. “Estamos fazendo aulas online e no momento, é a nossa única opção. Conseguimos conversar, contar histórias, fazer alongamentos e ficarmos próximos de alguma maneira. A tecnologia está ajudando ter esse contato e elas estão se reinventando também”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 15:40
Compartilhar Comente (1)

Novo essencial e o caminho para o investimento: Lições do segundo dia de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc

Novo essencial e o caminho para o investimento: Lições do segundo dia de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc
Ensinamentos ficaram por conta do Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donin, e do educador financeiro Leandro Benincá (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Lições para fazer a diferença no novo mercado de trabalho e saber o que fazer com a equação “tempo X dinheiro” nortearam a segunda noite da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. Os ensinamentos sobre os assuntos foram de responsabilidade do Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donin, e do educador financeiro Leandro Benincá. Os dois participaram do evento transmitido pela Unesc TV para professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e aberto para a comunidade externa.

Iniciando a noite de aprendizado, Giuliano Donin compartilhou algumas de suas experiências a frente da Marisol S.A e os aspectos que foram sendo inseridos na empresa ao longo dos anos, tornando-se o “novo essencial”. Conforme o Ceo, entre as características esperadas pelas empresas diante desse cenário é o envolvimento de profissionais que tenham propósitos de vida.

Os valores e propósitos de cada um, de acordo com Giuliano, fazem parte da análise daqueles que querem integrar suas equipes, pois isso norteará também a relação com o trabalho. “Buscamos pessoas com a mesma visão de mundo. Isso não significa querer lidar só com iguais. Significa achar convergências nos diferentes que têm crenças e visões de mundo muito parecidos. A busca por essa característica faz parte de um novo essencial que já estava na agenda, mas que chegou ainda mais rápido por conta do período pandêmico”, destacou.

Na segunda palestra da noite, com o profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, Leandro Benincá, o propósito de vida e as relações com os valores de cada um seguiram como destaque. Leandro mostrou de forma bastante didática a importância do investimento e o impacto dessa decisão principalmente a longo prazo.

Entre as principais lições deixadas pelo educador financeiro esteve a relação do investimento com os juros compostos. Conforme Leandro, estes precisam do fator tempo para gerarem o resultado e, para isso, é preciso o cultivo da paciência para que chegue o período de colheita. “Para isso, quanto antes começarmos, melhor. Hoje, ouvindo sobre isso e aprendendo sobre investimento, é uma oportunidade para você aprender e começar logo. Não esqueçam: focar no seu presente é fazer o seu futuro. E isso começa agora”, salientou aos espectadores.

A mensagem principal deixada por Leandro foi a do hábito duradouro. “Lembrem-se dessa frase: fazer um pouquinho do que é certo todos os dias é o que leva ao resultado, seja no estudo, na saúde e, claro, nos investimentos”,completou.

O vídeo completo com as aulas ministradas nesta terça-feira (28/7) segue disponível no Canal da Unesc TV no YouTube:

Diferentes abordagens

A programação de quarta-feira na Jornada Integradas das Ciências Sociais Aplicadas recebe, a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil. O professor ministrará palestra sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios”.

Ainda nesta noite o evento contará com uma mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30.

Participarão do debate qualificado a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

A programação completa do evento pode ser conferida na página do Instagram @jornadaintegradacsa/

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 22:25
Compartilhar Comente