AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Medicina e Biomedicina são recepcionados nesta tarde na Unesc

Estudantes de Medicina e Biomedicina são recepcionados nesta tarde na Unesc
Evento iniciou no Auditório Ruy Hülse e finalizou no bloco Administrativo (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um pequeno passo para o calouro, um grande salto para a sua graduação. Assim foi a tarde de alunos, pais e familiares que participaram, nesta terça-feira (30/7), da Recepção de Calouros dos cursos de Medicina e Biomedicina da Unesc. Os mais novos acadêmicos e familiares foram recepcionados no Auditório Ruy Hülse e após um momento especial de contato com a reitoria, realizaram um tour pela Universidade, conhecendo os principais setores da Instituição e finalizando no bloco Administrativo.

Com a temática de uma viagem, os alunos passaram por um especial cenário de aeroporto, com comissários de bordo, pilotos e muita diversão. Os presentes contaram com momentos de descontração e acolhida. Também puderam conhecer a estrutura administrativa da Universidade e os gestores da Instituição.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, apresentou os projetos da Universidade, seus principais referenciais e as oportunidades que a Instituição possa oferecer. “A Universidade está de portas abertas para todos e tenho a certeza que vocês serão, além de ótimos médicos e biomédicos, grandes seres humanos”, enfatizou.

Representantes do DCE (Diretório Central do Estudante) também estiveram presentes no evento. Conforme o presidente, Alexandre Bristot, o Diretório trava lutas diárias em prol do bem-estar dos acadêmicos. Segundo a vice-presidente, Suzel Ramos, o órgão representa todos os estudantes. “Estamos aqui para conversar, discutir e avaliar melhorias para os alunos da Universidade”, colaborou.

A coordenadora de Medicina, Maria Inês da Rosa, participou da construção do curso e se sente feliz em poder estar à frente do grupo. Segundo o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza, a Universidade apresenta a estrutura de qualidade e professores de ponta. “Aqui vocês viveram os melhores anos de suas vidas e poderão aprender muitas coisas boas”, colocou. A coordenadora-adjunta de Medicina, Lêda Soares Brandão Garcia, também esteve presente no evento.

Novas possibilidades

Uma nova etapa da vida da caloura de Biomedicina, Ingrid Vargas está prestes a começar. A acadêmica sairá de Torres, no Rio Grande do Sul, três vezes por semana para vir à Unesc. Apesar da correria, contará com o apoio dos familiares para conciliar o trabalho, a escola e o filho de sete meses.

“É um momento de renovação. Sempre tive vontade de fazer o curso, o que vai colaborar para o meu trabalho. Neste semestre farei somente três cadeiras, para conciliar tudo, contando com o apoio dos avós para cuidar do meu filho”, colocou. Ingrid tem um SPA em Torres e já prospecta se especializar em estética após a graduação.

Aperto no coração

Claoselde Bencke não esconde o aperto no coração ao saber que sua filha está saindo de casa para estudar Biomedicina na Unesc. Natural de Três Cachoeiras, a filha de 18 anos sairá de casa pela primeira vez, vindo morar em Criciúma. “É difícil, a gente chora escondido para não desanimar a filha, mas sabemos que é um grande passo e ela não pode desistir. É um grande orgulho”, afirmou.

Sabedoria dos mais velhos

Doralina Maria Bitencourt tem 83 anos e a idade não foi um empecilho de acompanhar o neto, que é calouro de Medicina, na tarde desta terça-feira na Recepção de Calouros. “Estive 33 anos em sala de aula e me sinto muito alegre em ver meus filhos e netos estudando. Sempre quis que eles estudassem e prosperassem nas suas carreiras”, enfatizou.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de julho de 2019 às 18:55
Compartilhar Comente

Pedagogia: Excelência na formação dos melhores professores

Pedagogia: Excelência na formação dos melhores professores
Mais imagens

A cada quinze dias os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc recebem a visita das acadêmicas do curso de Pedagogia na Unesc. Acompanhadas da professora orientadora, estão ali para mais uma tarde de trabalhos do projeto de ensino desenvolvimental, uma metodologia inovadora que promove o desenvolvimento do raciocínio da matemática entre os alunos. Ao longo da tarde são propostas diversas tarefas onde os alunos são desafiados a apresentarem soluções com base no raciocínio e nas relações matemáticas.  A resolução da tarefa é apenas uma consequência, mas o que mais importa é compreender pelas respostas das crianças, suas elaborações de pensamento.

Essas inovações e buscas por novos conhecimentos na área pedagógica, conforme a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, são essenciais em um mundo em que os padrões de ensino mudaram e o novo ganha cada vez mais importância quando o objetivo é ensinar. De acordo com Gislene, tais propostas inovadoras são diferenciais do curso. “Acreditamos que se fazer presente na formação inicial de professoras e professores que irão atuar especialmente com crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – que estão em processo de desenvolvimento, requer o olho no olho, requer vínculos”, salienta. Ela destaca que as relações de ensino e aprendizagem vão além do aspecto cognitivo, pois é preciso lidar também com o aspecto afetivo.

Conforme a coordenadora, ideia é não é dar respostas, mas desafiar a construção de relações, inter-relações e analogias que permitam chegar ao resultado. “Nessa hora o raciocínio vale mais do que regras, fórmulas ou textos decorados. Para cada acerto uma comemoração especial, pois revela que a metodologia está funcionando. Para chegar às respostas o grupo tem que utilizar o raciocínio, esquecendo um modelo formulista e seguindo pelas orientações pedagógicas que desafiam a pensar diferente”, completa.

“Essa metodologia se diferencia bastante do método tradicional das escolas e dos livros didáticos. Uma das questões é que a matemática é vista enquanto número, mas ela é insuficiente para a criança se apropriar do conceito teórico mesmo de número, que envolve a representação algébrica, geométrica e numérica, até chegar ao conceito teórico de número”, explica Eloir Fátima Mondardo Cardoso, que coordena o projeto. O que tem de essencial é justamente a conexão entre as tarefas, mostrando que todas as tarefas são inter-relacionadas, que permitem que a criança tenha o entendimento dessa relação.

Curso dispõe de infraestrutura única

A brinquedoteca exclusiva do curso de Pedagogia também é uma das ferramentas que permitem acentuar as convivências e hoje é modelo em toda a região sul de Santa Catarina. Na Brinquedoteca “Vem Brincar com a gente”, o objetivo é a promoção de ações culturais, que contribuam para a formação integral do pedagogo.

Ainda entre as ações destaca-se o Projeto Teatrando, que forma pedagogos que vivenciam a arte de representar e que multiplicam essas práticas nas escolas onde irão atuar. Nesse projeto, os acadêmicos conhecem diferentes peças literárias, escolhem os personagens, fazem adaptações, cuidam do cenário, do vestuário, das músicas, entre outros. Ao final do minicurso, uma peça é apresentada para a comunidade acadêmica e para crianças da Educação Infantil e anos iniciais. Também com participação das questões de interpretação, a atividade Contação de Histórias ensina de forma prática. Nesse projeto os acadêmicos se fantasiam para difundir diferentes textos/livros, em rodas de contação de histórias, em parcerias com escolas de Educação Infantil, com a Biblioteca a Editora Unesc.

Em sua estrutura, o curso conta ainda com o Laboratório de Práticas Pedagógicas, que objetiva refletir sobre os materiais didáticos-pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo minicursos sobre produção de materiais didáticos-pedagógicos; empréstimos de materiais para estágios obrigatórios; incentivando a produção de artigos, resultados dos TCCs, para publicação na revista da Pedagogia, Saberes Pedagógicos, produzida pelo curso.

Pesquisa e Extensão na Pedagogia

No que diz respeito à pesquisa, o Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores, liderado pelo professor Ricardo Luiz de Bittencourt e Gislene Camargo, contribui para incentivar acadêmicos da Graduação, Pós-graduação e egressos a pesquisarem sobre a formação de professores, bem como, produzir conhecimentos sobre a área.

Além da atuação direta com escolas, os projetos de Extensão na Pedagogia também são interdisciplinares, relacionando as ações com os cursos de Enfermagem, Direito, Educação Física, Letras e Arquitetura e Urbanismo. “Ampliar as áreas de conhecimento, contribui para desenvolver diferentes conhecimentos, oportunizando diferentes pontos de vista para a educação”, completa a coordenadora.

Ao longo da graduação os acadêmicos de Pedagogia participam de PIC (Programa de Iniciação Científica), Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), Residência Pedagógica, entre outros programas, que proporcionam a inserção na pesquisa, na extensão, na produção e na participação em eventos internos e externos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de julho de 2019 às 17:32
Compartilhar Comente

Sábado especial para o núcleo de Cocal do Sul do Projeto Tigrinhos

Sábado especial para o núcleo de Cocal do Sul do Projeto Tigrinhos
Preliminar tem o objetivo de apresentar o Criciúma Esporte Clube às crianças (Fotos: divulgação) Mais imagens

As crianças que integram o Projeto Tigrinhos de Cocal do Sul viveram um momento especial neste sábado (27/7). Eles participaram de uma partida preliminar no Ginásio Colombo Machado Sales, anexo ao Estádio Heriberto Hulse, horas antes do jogo entre Criciúma e Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

Após a preliminar os alunos assistiram ao clássico no Majestoso. O coordenador do Projeto na Universidade, Bruno Colombo, conta que a ação fez parte da programação da iniciativa. “O objetivo é dar a oportunidade para os atletas dos núcleos nos municípios conhecerem mais de perto a estrutura do Criciúma Esporte Clube”, explica.

O Projeto


Em atividade desde 2011, no ano de 2018 o Tigrinhos passou por mudanças para elevar a qualidade da iniciativa. Com o esporte como ferramenta, o objetivo é promover integração, saúde, educação e, sobretudo, qualidade de vida. As parcerias, assinadas entre Unesc, Criciúma Esporte Clube e municípios, possibilitam a disponibilidade de monitores, de estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribui com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos, e o Criciúma é responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.

O Tigrinhos integra 20 municípios, atendendo 1.500 meninos e meninas com o engajamento de mais de 20 professores.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de julho de 2019 às 17:22
Compartilhar Comente

Unesc realiza recepção especial aos calouros

Unesc realiza recepção especial aos calouros
Boas-vindas aos novos estudantes conta com Aula Magna e tour pelo campus (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Unesc, carimbaram na manhã desta terça-feira (30/7) o seu passaporte para a fantástica viagem ao mundo do conhecimento que farão na Universidade. Os calouros receberam as boas-vindas em um clima de acolhimento, música, dança, encontro com a Reitoria, tour pelo campus e quitutes. E eles não vieram só. Trouxeram para este primeiro encontro oficial com a Unesc seus familiares. E com esta proposta, a Unesc realizará até esta quarta-feira (31/7) a Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2019. No primeiro dia, ocorrerão as atividades com a Reitoria e o tour pelo campus e no segundo, as Aulas Inaugurais dos cursos.  

A cenografia montada para o evento remete à área de embarque de um aeroporto e os alunos foram recebidos por “comissários de bordo”, passaram por detector de metais e puderam subir no voo que leva ao início da viagem ao mundo do conhecimento. Durante o evento, ao alunos e familiares puderam conferir apresentações da Cia de Dança e do Musical Unesc durante as atividades no Auditório Ruy Hülse e para encerrar, após o tour pelo campus, eles foram recepcionados no hall do Bloco Administrativo pelo grupo instrumental da Universidade e receberam pipoca e picolé.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, iniciou as boas-vindas da Instituição. Ela falou das oportunidades que a Unesc oferece tanto no ensino, quanto na pesquisa e nas atividades de extensão e extracurriculares para formar profissionais de excelência e que possam fazer a diferença nos ambientes em que atuarem e na sociedade. “É um orgulho para nós poder acompanhar vocês nesta caminhada. Com certeza vocês estão em uma Universidade de destaque e que busca a excelência em tudo o que faz. Vocês viverão um período de muitas descobertas, crescimento e alegrias e estarão em uma Universidade Comunitária que abriga a todos. Universidade é lugar de diversidade e de respeito ao direito do outro de fazer as suas escolhas. Temos a certeza de que vocês terão aqui na Unesc um belo caminhar e sairão daqui profissionais e cidadãos diferenciados”, afirma.

O vice-reitor Daniel Preve, também deu as boas-vindas aos calouros, e lembrou da importância dos estudantes em estarem comprometidos com a sua formação. “A Universidade recebe a todos de braços abertos e oferece uma estrutura e profissionais altamente qualificados para proporcionarem ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Mas vocês também fizeram a escolha de estar aqui. Então aproveitem todas as oportunidades e estejam comprometidos com a sua formação”.

Do outro continente para a Unesc

A acadêmica de Direito, Jennifer Cilene Andrade chegou na última semana no Brasil. Aos 23 anos, ela deixou a casa da família em Cabo Verde, África, para fazer o curso superior na Unesc, incentivada pelo relato da irmã mais velha, formada em Nutrição pela Universidade e pós-graduanda pela Instituição também. “A Unesc acolhe muito bem os estrangeiros e como minha irmã já estudou aqui, tive a segurança da minha escolha. Além disso, Criciúma é uma cidade tranquila para se viver”, comenta.  

Novas possibilidades

Dienifer Luiz, de Cocal do Sul, conta que escolheu a Unesc para realizar o sonho de fazer Arquitetura e Urbanismo pela referência que a Universidade é em nível estadual e nacional. “Tenho certeza de que aqui terei muitas possibilidades para minha vida profissional e viverei muitas experiências positivas”.

E falando em experiência, quem esteve no campus na manhã desta terça-feira foi Albani Ferreira. Formada em História pela Unesc, ela voltou ao campus para acompanhar o neto Luiz Henrique Vicente Costa, calouro de Arquitetura e Urbanismo, na Recepção aos Calouros. “Tive ótimas experiências na Unesc e proporcionadas por ela. Fico muito feliz em voltar aqui para acompanhar meu neto que agora também levará a marca da Universidade”, conta.

Novidades chegando

Durante o evento, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, passou para os calouros algumas das novidades que a Instituição está preparando para calouros e veteranos. Uma delas é a Biblioteca Digital, com mais de 7,5 mil títulos à disposição para pesquisa em dispositivos móveis. Os usuários poderão ter acesso a possibilidades como leitura em voz alta das obras, marcadores de páginas, realces e anotações, busca dinâmica.

Outra novidade será que estudantes, professores e funcionários poderão se locomover pelo campus com o uso de bicicletas. A Universidade adquiriu 50, que estarão localizadas em quatro pontos do campus.

Além da reitora, do vice e da pró-reitora Acadêmica, os novos estudantes e familiares receberam as boas-vindas do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do assessor Institucional, Edson Rodrigues; do procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; do gerente de Inovação, Evânio Nicoleit; do coordenador do Ânima, João Batanolli; do diretor de Tecnologia de Inovação, Rogério Casagrande; da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig; da coordenadora da Secretaria Acadêmica, Lorete Tasca; do coordenador do Pame (Programa de Mediação e Acolhimento do Estudante) e da assistente social e historiadora da equipe da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas Priscila Schacht Cardozo.

As aulas do segundo semestre letivo de 2019 para calouros e veteranos iniciam nesta quinta-feira (1º/8).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de julho de 2019 às 15:18
Compartilhar Comente

Unesc firma parceria com o projeto Navegar

Unesc firma parceria com o projeto Navegar
Cursinho preparatório para o Enem será realizado nas dependências da Universidade de 19 de agosto a 1º de novembro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foi assinado, na tarde de segunda-feira (29/7), o convênio que oficializa a parceria da Unesc com o Cursinho Navegar, projeto de Educação Comunitária que oferece aulas preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A Universidade irá ceder um espaço para as aulas diárias do cursinho, que será realizado de 19 de agosto a 1º de novembro, das 18h45 às 22h.

Ministradas por professores voluntários no projeto, as aulas englobam disciplinas como história, geografia, matemática, física, química, biol ogia, português, redação, sociologia, filosofia, inglês e espanhol.

Conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, é uma honra para a Universidade ser parceira de um projeto de tamanha grandiosidade. “Com todo o carinho vamos disponibilizar o espaço para que esses alunos possam se qualificar. O grupo de gestores e professores do projeto fazem um trabalho maravilhoso e com muita dedicação. Tenho certeza de que continuarão fazendo a diferença na vida dos alunos que participarem. Ações como essa são inspiradoras”, destacou.

O Cursinho contará com no máximo 60 participantes, devido ao número de professores voluntários disponíveis. As inscrições vão até o dia 12 de agosto com a divulgação da lista dos inscritos contemplados dia 17 de agosto. Os interessados podem preencher o formulário de inscrição aqui.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de julho de 2019 às 15:09
Compartilhar Comente