AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais
Ingressantes nos cursos noturnos da Unesc tiveram seus primeiros contatos com as salas de aula (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após a especial Recepção aos Calouros, realizada na terça-feira (30/7) ao longo de todo o dia na Unesc, nesta quarta-feira (31/7) foi a vez de os novos acadêmicos terem seus primeiros contatos com as salas de aula. Recepcionados por monitores em todo o campus, os alunos foram encaminhados para as Aulas Inaugurais de seus cursos e puderam conhecer melhor coordenadores, professores e membros dos Centros Acadêmicos e Atléticas.

Os alunos da área de Licenciatura foram recebidos no Auditório Ruy Hülse e posteriormente conduzidos a outros locais do campus para conhecerem os principais espaços utilizados por cada um dos cursos de forma separada.

Já o encontro dos acadêmicos de Administração e Administração com ênfase em Comércio Exterior foi realizado Bloco R1, assim como os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. No Bloco R2 foram recepcionados os calouros de Ciências da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

O primeiro encontro em sala de aula para os alunos de Ciências Econômicas aconteceu no Bloco XXI, da mesma forma que os estudantes dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Quem optou por Educação Física já conheceu de perto o Complexo Esportivo e teve a oportunidade de estar nas suas salas de aula.

A turma que iniciou nesta quarta-feira a trajetória na graduação de Ciências Contábeis foi recebida no Bloco do Estudante, no Centro de Práticas Contábeis e aqueles que ingressaram no curso de Design de Moda tiveram seu primeiro encontro oficial na estrutura do Senai.

Nesta quinta-feira (1º/8) os acadêmicos das demais fases também voltam à Universidade e iniciam, de forma oficial, o semestre letivo.

Uma tarde de boas-vindas 

No período da tarde, os mais de quarenta calouros de Medicina foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse, pela coordenadora, Maria Inês da Rosa, e professores do curso. Eles conheceram a Universidade, os diferenciais do curso e o que encontrarão nos próximos cinco anos.

Na sala 101 do Bloco R1 os novos estudantes de Biomedicina também foram recepcionados à Universidade. O coordenador do curso, Emanuel de Souza, compartilhou ideias sobre o campo de atuação dos profissionais da área e as oportunidades de iniciação científica na Instituição. Souza esteve acompanhado pelos professores da graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente

Matemática na Unesc: Quase cinco décadas de dedicação à educação

Matemática na Unesc: Quase cinco décadas de dedicação à educação
Curso está entre os mais tradicionais da Universidade Mais imagens

Os números movimentam o mundo e há 49 anos o curso de Matemática da Unesc forma professores e profissionais de excelência, constrói cidadania, preserva conhecimentos e contribui com a sociedade. Sua referência é comprovada com a terceira posição no cenário catarinense entre os melhores cursos de graduação.

A estrutura do curso também é destaque, com laboratórios de informática, de Matemática, salas de aula modernas com data shows e lousa digital interativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e espaços equipados com softwares aplicados à Matemática, como Graph e o Geogebra, além do acesso aos Recursos Educacionais Abertos (REAs) e bases de dados relevantes, por meio da Internet.

O corpo docente do curso é altamente qualificado na sua maioria entre doutores e mestres com experiência em sala de aula e que atuam na região.

A coordenadora do curso, Elisa Netto Zanette, afirma que o curso oferece todos os meios para a formação de profissionais de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão. “Além da proposta didático-pedagógica do curso que prima pela formação qualificada dos acadêmicos em Matemática, estes têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Residência Pedagógica e, da Empresa Promat Junior do Curso - 1ª empresa júnior de SC no âmbito da HCE (Humanidades, Ciências e Educação) - que contribuem na formação ampla do futuro professor”.

A coordenadora adjunta, Ledina Lentz Pereira, também comenta que, “os espaços de promoção do ensino são pensados e preparados para atender o estudante e suas necessidades. Mas os conhecimentos não se limitam a sala de aula. Ainda durante a graduação o estudante tem seu primeiro contato com o dia a dia de um profissional, atuando em escolas e projetos educacionais da região”.

As oportunidades viabilizadas pelo PIBID e Residência Pedagógica, parcerias entre o curso de Matemática da Unesc e o MEC, oferecem incentivos para iniciação docente aos acadêmicos e tem o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.

Produção cientifica

Durante a graduação, o acadêmico também encontra possibilidades de produzir trabalhos científicos por meio dos projetos de iniciação científica e relatos de experiências no PIBID e na Residência Pedagógica. Conforme Elisa, a iniciação é motivada pelos professores e pela coordenação. “Conseguimos quebrar alguns paradigmas, já que o mais comum são publicações referenciadas a mestres e doutores. Nossos estudantes, nos últimos anos, produziram mais de 70 publicações em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, incluindo publicações em revistas especializadas. São conquistas importantes para os estudantes e professores, para o curso e para a Universidade”, ressaltou.

Outra oportunidade para o fomento de conhecimentos e socialização de pesquisa são os eventos promovidos pelo curso em parceria com outros setores institucionais e grupos de pesquisa, como: Seminário  “Matemática e Educação em Debate” (evento semestral),  “Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática” e “Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC. Os eventos reúnem acadêmicos, egressos, mestres, doutores e pesquisadores para uma socialização de ideias e de iniciativas. Segundo Elisa, os eventos têm como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

Ledina também afirma que o evento traz qualidade a formação dos acadêmicos. “Esta troca de informações entre quem está atuando na área e quem está começando é muito importante para qualificação pessoal e profissional dos professores e dos futuros professores”, completou a coordenadora adjunta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 16:39
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios recebe secretária da Ação Social de Siderópolis

Sala dos Municípios recebe secretária da Ação Social de Siderópolis
Visita abordou a possibilidade de parcerias entre o município e a Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes recebeu na manhã desta quarta-feira (31/7), a secretária de Ação Social de Siderópolis, Gladis Lenuzia Kestering, para um encontro com a coordenadora do local, Izabel de Souza. Durante a visita, a secretária conheceu o papel da Sala e apresentou algumas demandas do município na área da Assistência Social.

Da visita, ficou acordado que a Unesc irá colaborar, por meio de um projeto de finanças pessoais para mulheres de Siderópolis que atuam como profissionais liberais e avaliar a atuação com outros projetos na área de empreendedorismo para a população jovem. “A proposta é colaborar com o crescimento e o desenvolvimento dos municípios. Por isso estamos de portas abertas para dialogar e encontrar meios de levar as possibilidades que o Unesc oferece nas diversas áreas em que atua”, afirma Izabel.

A secretária esteve acompanhada da coordenadora do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Siderópolis, Jéssica Renata Jesuína e da psicóloga do Cras, Aniely Kristine da Luz.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais
Encontros iniciaram na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos acadêmicos da Universidade iniciaram a quarta-feira (31/7), participando das atividades do segundo dia da Recepção aos Calouros. Após receberem as boas-vindas da Reitoria nesta terça-feira, a hora é dos recém-chegados à Unesc conhecerem mais das atividades do curso e da estrutura física e os professores, durante encontros realizados pelas coordenações dos cursos.

Na parte da manhã, começaram as Aulas Inaugurais programadas para ocorrerem também nos períodos vespertinos e noturnos.

No Ateliê Central, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering Medeiros e a professora do curso, Aline Savi, dialogaram com os alunos sobre a graduação, o mercado e as possibilidades que a Universidade oferece, além de apresentarem a estrutura do curso, e conheceram os alunos. Já no Auditório Edson Rodrigues, os novos estudantes de Direito se reuniram com o coordenador, João Carlos de Medeiros Júnior, com a coordenadora adjunta, Márcia Piazza e demais professores do curso. Após a apresentação do curso e dos professores, a conversa se estendeu aos espaços de aprendizagem, como o Centro de Práticas Jurídicas e a Unidade Judiciária de Cooperação.

No mini auditório do Bloco T, os novos acadêmicos de Educação Física (Bacharelado), conversaram com o coordenador e o adjunto do curso, Joel Casagrande e Bruno Colombo, respectivamente, e receberam as boas-vindas também de membros do CA (Centro Acadêmico) e profissionais da área.

No Bloco R, as turmas de Farmácia e Fisioterapia participaram das Aulas Inaugurais. Os calouros da turma do período matutino de Farmácia tiveram um encontro com a coordenadora e a adjunta do curso, Ângela Rossato e Sílvia Dal-Bó, respectivamente, demais professores e veteranos. Já os novos alunos do período matutino de Fisioterapia, conheceram mais sobre o curso e a atividade profissional em um diálogo com os professores Hérica Salvaro Fernandes e Lee Gi Fan.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Auditório lotado para último turno da Recepção dos Calouros

Auditório lotado para último turno da Recepção dos Calouros
Novos acadêmicos foram recebidos com programação especial ao longo de todo o dia (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O encerramento da programação de Recepção aos Calouros foi realizado em grande estilo na noite desta terça-feira (30/7). Após a recepção dos turnos matutino e vespertino, em clima de descontração, os novos acadêmicos do cursos noturnos e seus familiares foram recebidos no Auditório Ruy Hülse para o primeiro contato com o universo da graduação. Levando a temática de embarque para uma grande viagem, os chamados “passageiros” puderam divertir-se com atividades que os deixaram mais à vontade com o novo cenário, ter um contato aproximado com toda a equipe de reitoria, ouvir a apresentação das lideranças estudantis, além de conhecer as belezas das apresentações do Coral Unesc e da Cia de Dança Unesc.

Nas apresentações de alguns estudantes e familiares, momento promovido pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o clima foi de muita emoção com relatos de sonhos, de fato, tornando-se realidade neste dia de ingresso nos cursos de graduação.

Ainda na noite de estreia na Universidade os convidados fizeram um tour pela Instituição, conhecendo, mesmo com o clima chuvoso, alguns dos principais pontos do campus para que já possam estar familiarizados com o espaço que passa a ser sua segunda casa.

Ao fim do encontro os calouros e seus familiares foram recepcionados pelo Grupo Instrumental Unesc e presenteados com um lanche especial no hall do Bloco Administrativo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de julho de 2019 às 22:22
Compartilhar Comente