AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes e comunidade vão entender o papel da Defensoria Pública do Estado

Estudantes e comunidade vão entender o papel da Defensoria Pública do Estado
Encontro vai funcionar de forma didática como um Workshop (Foto: Divulgação) Mais imagens

Famílias carentes que precisam de auxílio em processos jurídicos podem e devem procurar a Defensoria Pública do Estado. Para explicar como o órgão funciona, sete defensores públicos da região de Criciúma vão estar na Unesc nesta terça-feira (2/7). O encontro ocorre no Auditório Edson Rodrigues, às 19 horas, e as vagas são limitadas.

Criciúma tem um Núcleo Regional da Defensoria Pública desde 2013. As mudanças que ocorreram no município desde a chegada do órgão, desafios, perspectivas e principais atividades serão alguns dos temas debatidos no encontro, que vai funcionar de forma didática, como um Worshop.

Participam os defensores públicos: Diego Torres, Sérgio Schamoun, Fernando Hollanda, Otávia Marroni, Ludmila Maciel, Carlos Teixeira e Fernando Morsch.

As inscrições para o encontro devem ser feitas no curso de Direito, pelo email direito@unesc.net ou pelo telefone 3431-2647.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de julho de 2016 às 13:39
Compartilhar Comente

Café com Ciência leva à comunidade dados sobre infecções graves

Café com Ciência leva à comunidade dados sobre infecções graves
Palestra faz parte de um projeto entre Unesc e Acic (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

A sepse – popularmente conhecida como infecção grave – foi o tema da edição desta quarta-feira (27/7) do Café com Ciência. A palestra, do professor doutor da Unesc, Felipe Dal Pizzol levou informações sobre o assunto para a comunidade. Segundo ele, infecções graves ainda é um tema pouco debatido pela sociedade, mas acomete anualmente no Brasil em torno de 400 mil pessoas, sendo que 50% dos pacientes não resistem. Este tipo de patologia é responsável por 60% das mortes de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O projeto realizado pela Unesc em parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) leva todos os meses para a sede da entidade, palestras com informações de forma didática e acessível para população.

As infecções são responsáveis por aproximadamente 40% das internações em UTI no Brasil e são graves quando atingem outros órgãos. De acordo com Dal Pizzol, a doença mata mais que o infarto e alguns tipos de câncer. “Quanto mais as pessoas saberem sobre o assunto e procurarem tratamentos imediatos maiores serão as chances de cura do paciente. Em casos de infecções é necessário procurar um profissional da saúde para as devidas orientações o quanto antes”, destacou.

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e são transmitidos de forma que possam contribuir para vida diária das pessoas.

O próximo encontro, que será realizado no mês de agosto, terá como tema alimentos funcionais. O cronograma de palestras segue até o mês de novembro.

*Com colaboração de Douglas Saviato, da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de julho de 2016 às 20:07
Compartilhar Comente

Professores e alunos extensionistas apresentam trabalhos em evento na ACIC

Professores e alunos extensionistas apresentam trabalhos em evento na ACIC
Encontro ocorreu nesta quarta-feira em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de disseminar o trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão “Educação Ambiental, com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC”, professores e alunos extensionistas do projeto participaram do “2º Diálogo entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense: Áreas Produtoras De Água – Pactos De Gestão”, que ocorreu na ACIC nesta quarta-feira (27/7).

O evento contou com apresentação de banners. “Por meio da exposição nós falamos sobre a parceria que se estabeleceu entre o projeto e o Fórum de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, que consiste em trabalhar ações de educação ambiental nas escolas participantes por meio de atividades referentes ao rio”, comentou a aluna extensionistas Nicolli Domingues Naspolini.

O projeto é coordenado pelas professoras Miriam da Conceição Martins, Paula Tramontim Pavei e Marta Valéria Hoffmann, e também conta com a participação da bolsista Karen de Farias Meller e colaboração de Zenaide Pais Topanotti.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de julho de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Para fazer a escolha certa, jovens mergulham no mundo Unesc

Para fazer a escolha certa, jovens mergulham no mundo Unesc
Alunos e professores da Unesc vão tirar dúvidas na Feira das Profissões (Foto: Arquivo) Mais imagens

A certeza de qual área seguir nasceu na estudante Gabriela Cardoso de Souza desde muito cedo. Ela gosta de cuidar das pessoas e fazer com que elas se sintam bem. Foi assim que ela escolheu abraçar a área da saúde. Hoje ela segue no Ensino Médio, com o objetivo apontado para o Ensino Superior. E pra conhecer esse mundo de perto antes de mergulhar por inteiro, Gabriela vai participar da Feira das Profissões da Unesc, que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto na Universidade. Ela vem com a Escola de Ensino Médio Antônio Knabben, de Tubarão.

Depois de pesquisar sobre as Universidades da região, Gabriela escolheu a Unesc. “Estrutura de ponta, professores altamente qualificados e cursos reconhecidos pelo MEC, foi essa visão que fez eu me encantar pela Universidade. Sempre acompanho as notícias e tudo que é desenvolvido dentro da Instituição. Cada dia fico mais ansiosa para estudar nela”, comentou.

Dentre os cursos da saúde, a aluna já sabe que quer seguir na Fisioterapia. “Espero aproveitar ao máximo a Feira pra tirar minhas dúvidas e já ir conhecendo a Universidade. Estou muito empolgada pra falar com os alunos do curso, espero já fazer amizade com os meus veteranos e conhecer o método de ensino de meus futuros professores”, ressaltou a aluna.

Feira das Profissões


Assim como a Gabriela, dezenas de alunos do Ensino Médio vão vir até a Unesc para conhecer o universo do Ensino Superior. Durante o evento, os visitantes poderão tirar todas as dúvidas sobre os cursos que a Universidade oferece. As inscrições para o evento ainda estão abertas. Basta acessar o site unesc.net/feiradasprofissoes e se informar.

A supervisora dos Programas de Relacionamento da Unesc, Camila Pacheco Batanolli, lembrou que fazer uma escolha profissional é um momento importante, e pode gerar muitas dúvidas. “A Feira vem para tirar essa insegurança. Ela mostra todas as possibilidades que existem dentro da Universidade, desde conhecer os cursos, as áreas de atuação e a infraestrutura oferecida para a formação acadêmica, até informações de bolsas e financiamentos, que também são importantes para realizar o sonho de cursar uma graduação”, comentou.

Diversas atrações


Durante os dois dias do evento será oferecido aos visitantes o máximo de informação sobre as possíveis áreas de atuação profissional disponíveis na Unesc. Além disso, os estudantes também poderão se informar sobre financiamentos, bolsas de estudo, programas de estágio e cursos de extensão oferecidos pela Instituição. E para conhecer ainda mais o campus, o evento dispõe de visitas orientadas, com passeios por salas de aula, laboratórios e todo um universo que é a Unesc.

Entre em contato


Além disso tudo, haverá diversas palestras para orientar os alunos. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo celular 9861-0068 (WhatsApp e SMS), telefone 3431-4500 ou e-mail feiradasprofissoes@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de julho de 2016 às 13:38
Compartilhar Comente

Professores da Unesc lançam obra literária em Curitiba

Professores da Unesc lançam obra literária em Curitiba
Livro será divulgado ao público nesta sexta-feira (29/7) Mais imagens

Alguns professores da Unesc vão até Curitiba, nesta sexta-feira (29/7), para lançar uma obra literária. O livro “Cinema, Infância e Imaginação: tecendo diálogos”, escrito pelos professores Amalhene Baesso Reddig, Aurélia Honorato, Édina Baumer, Odete Calderan, Silemar Medeiros e Gladir da Silva Cabral será divulgado ao público no Museu da Imagem e do Som, Centro de Curitiba, a partir das 19 horas.

A obra traz ao leitor reflexões sobre o valor pedagógico do cinema, analisando a infância como protagonista em diversas produções cinematográficas. Nas palavras do estudioso de cinema e educação José de Sousa Miguel Lopes, da Universidade Federal de Minas Gerais, “Os textos desta coletânea constituem também um lugar de luta, e as concepções sobre cinema, poesia e infância que neles se fazem presentes podem e têm de ser uma forma de luta político-cultural”.

Dentre os filmes estudados no livro estão A Infância de Ivan (Andrei Tarkovski, 1962), Fanny & Alexander (Ingmar Bergman, 1982), Paisagem na Neblina (Theo Angelopoulos, 1988) e Ponyo (Hayao Miyazaki, 2010).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de julho de 2016 às 12:02
Compartilhar Comente