AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pipocando Empreendedorismo compartilha conhecimentos sobre comunicação

Pipocando Empreendedorismo compartilha conhecimentos sobre comunicação
Jornalista Janine Limas abordou a temática e deixou dicas para a melhor comunicação em âmbito pessoal e profissional (Foto: Divulgação) Mais imagens

Comunicar é compartilhar, conhecimento, informação, histórias. Engana-se quem pensa que apenas jornalistas precisam dominar essa arte: ela é necessária em todos os espaços. Em família, nos locais de trabalho, entre amigos e colegas: o ser humano está o tempo todo comunicando. Diante desta realidade, o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc promoveu, na noite desta terça-feira (29/6), mais uma edição do Pipocando Empreendedorismo, desta vez compartilhando dicas de comunicação.

A responsável por dividir experiências e conhecimentos foi a jornalista e coordenadora da Unesc TV, Janine Limas. A profissional abordou a temática “O poder da comunicação – Dicas e técnicas para falar em público e usar a comunicação a seu favor”.

O bate-papo promovido pela jornalista tratou sobre diferentes formas de transmitir informações, desde uma palestra diante de um auditório, em uma reunião entre colegas ou, como a atual realidade impõe, para um grande público por meio da tela do computador. Entre as dicas apresentadas pela convidada esteve a preparação detalhada do conteúdo a ser compartilhado. “Eu confio na preparação de um roteiro, mesmo que seja para uma reunião simples de trabalho, já que desta forma é possível seguir uma linha de raciocínio com segurança. Além disso, vale a máxima de treinar. Ensaiar com familiares, em frente ao espelho, testar a entonação de voz e, assim, perceber se está conseguindo transmitir a mensagem da melhor forma”, comentou, acrescentando que o estudo do tema é o que dá segurança à fala.

Entre as grandes mensagens deixadas por Janine esteve a importância do “ouvir”. “Precisamos recuperar essa conexão na comunicação. Saber falar e saber ouvir, interagir, esperar que a outra pessoa termine de falar. Essa harmonia contribui não só para o dia a dia no trabalho, mas para os resultados alcançados e faz parte do a boa comunicação também”, acrescentou.

O encontro foi acompanhado pela diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, e pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Diogo Morais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2021 às 21:00
Compartilhar Comente

Alunos de Design apresentam propostas de veículos para cicloturismo

Alunos de Design apresentam propostas de veículos para cicloturismo
Mais imagens

O Instituto John Bike*, de Criciúma, lançou o desafio e a Unesc, através do seu curso de Design, topou a missão. O pedido foi para que acadêmicos criassem propostas para um veículo de cicloturismo. O objetivo do Instituto é buscar alternativas para levar idosos para passear de bicicleta ao lado de voluntários, oportunizando a sensação de liberdade, vínculos, conexões e novas amizades.

A turma escolhida para a missão foi a sétima fase, já que estão indo para o último semestre. Seis propostas foram apresentadas de formas diferentes, sendo três baseadas no sidecar para motos e três na concepção triciclo. Participaram das atividades, as alunas Natália Trautmann de Jesus, Geovana Lima Fraga, Cecília Turatti dos Santos, Renata Schnaider, Cintia Ferreira e o aluno Eduardo Freta Forquim.

Todos os estudos levaram em conta as necessidades do público alvo, ou seja, dos idosos moradores em asilos e com alguma comorbidade motora. Três projetos foram baseados no “sidecar”( dispositivo de uma única roda, preso a um lado de uma motocicleta) e três propostas semelhantes a um triciclo.

Segundo o professor da disciplina de Projeto 5 e coordenador da atividade,Fabio Costa Brodbeck, o objetivo é apresentar ao Instituto uma concepção do equipamento. “O design desenvolve projeto de uma forma mais conceitual, mais formal e estético, sempre pensando na solução dos problemas. Foi muito legal, bastante desafiador, e a gente sempre tem muito apreço por esses desafios voltados para as pessoas menos favorecidas na sociedade”, afirmou Brodbeck.

Para o presidente do Instituto John Bike, João Luiz Virtuoso, a ideia nasceu depois de um trabalho beneficente, voltado aos idosos com coletas de fraldas geriátricas. Esta aproximação despertou nos integrantes em proporcionar a esta população um momento de lazer, através de um passeio de bicicleta. “São projetos maravilhosos. Todos estão de parabéns. Vamos dar continuidade ao desafio, escolher o melhor e quem sabe, no primeiro aniversário do Instituto a gente já tenha uma proposta definida e pronta para a execução”, explicou Virtuoso.

Conforme o coordenador do curso de Design, João Rieth, a demanda chegou através da reitoria. “É uma demanda para projetos de maior complexidade, no contexto do curso. Então, ela praticamente fecha as disciplinas de projetos, já que no próximo semestre, os alunos já têm TCC. Não poderia ter sido um tema mais oportuno para ser utilizado como fechamento de semestre”, avaliou o coordenador.

Conforme a acadêmica Cecília Turatti dos Santos, foi um trabalho difícil, porém, satisfatório. “Nos aproxima muito do que a gente estuda e como vai ser na prática, quando estivermos no mercado de trabalho. Foi um trabalho muito importante, principalmente porque é voltado para questões sociais”, analisou a aluna.

*O Instituto John Bike é uma Organização Não Governamental que busca conectar pessoas através do Cicloturismo Social. Conheça mais clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2021 às 20:57
Compartilhar Comente

Curso de Letras reúne professoras para bate papo com estudantes

Curso de Letras reúne professoras para bate papo com estudantes
Três educadoras contaram suas vivências em sala de aula Mais imagens

Uma troca de experiência. Assim foi o evento proporcionado no última quarta-feira (23/6), aos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I – ESLP I, do Curso de Letras da Unesc. O encontro foi organizado pela professora Daniela Arns Silveira, que também leciona Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de ensino.

Para contar suas experiências, três professoras da rede básica de ensino foram convidadas, todas egressas do Curso de Letras da Unesc. Elas participaram de um bate papo com os acadêmicos sobre a docência, o magistério, os desafios e as perspectivas da educação no Brasil.

A prática tem sido adotada, ao longo dos anos, pela titular da disciplina, como forma de propiciar aos universitários uma oportunidade de tratar da prática dos profissionais da educação. Segundo a professora Daniela, a troca de conhecimento com profissionais é fundamental para a formação de bons educadores.  “A experiência dessa relação entre professores que já atuam com estudantes, prestes a começar o estágio obrigatório, é de fundamental relevância para a sua formação inicial como formadores, uma vez que esse contato permite olhar para a profissão docente com vistas à pratica vivida pelas convidadas e à teoria estudada na academia pelos estudantes”, avaliou.

Participaram da reunião as professoras Manuela Rossa de Souza (de Língua Portuguesa, que também leciona Literatura na rede estadual), Renata Zapelini dos Santos (coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Criciúma) e Beatriz Pizzoni de Freitas, também docente de Literatura do Colégio Unesc.

Além dos técnicos da área, o encontro contou ainda com a presença do professor Carlos Arcângelo Schlickmann, coordenador do curso de Letras, que contribuiu para a discussão e as reflexões do grupo, pois já atuou como docente na educação básica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2021 às 18:44
Compartilhar Comente

Unesc disponibiliza mais de 70 profissionais para apoio na vacinação em Criciúma

Unesc disponibiliza mais de 70 profissionais para apoio na vacinação em Criciúma
Votação é aberta à comunidade e a escolhida será produzida para venda com renda revertida à Amovi (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A força-tarefa para vacinação em Criciúma ganhou reforço nesta sexta-feira e sábado (26 e 27 de junho). A Unesc disponibilizou mais de 70 profissionais, entre alunos, professores e colaboradores da área, para atuação em seis postos de vacinação montados na cidade a partir da chegada de 5.600 novas doses da vacina contra o coronavírus.

Conforme a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Ioná Bez Birollo, ao receber a informação da demanda, por meio da Secretaria de Saúde de Criciúma, prontamente a Universidade se colocou à disposição e montou um cronograma de participantes de forma emergencial.

Divididos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Pinheirinho, Santa Luiza, Quarta Linha, Wosocris, Próspera e no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara, os profissionais vacinaram centenas de pessoas nos dois dias de trabalho junto à equipe do Município. Entre os vacinados esteve a criciumense Claudiana Felicidade, de 45 anos. “Ela teve o privilégio de ter a dose aplicada pela própria filha, Ana Carolina Felicidade, acadêmica da 7ª fase do nosso curso”, afirma orgulhosa Ioná.

De acordo com a coordenadora, a Unesc já é parceira do Município desde o início da vacinação contra a Covid-19, mas ofereceu aumento significativo na equipe em campo nestes dois dias diante da necessidade apresentada. O reforço, para a colaboradora da secretaria de Saúde de Criciúma, Franciele Gava, foi primordial. “O governo Municipal, em nome da Secretaria de Saúde e setor de imunização, agradece a parceria do curso de Enfermagem e da Universidade que sempre apoia as estratégias de enfrentamento da Covid-19. Desta vez não foi diferente frente a ação de vacinação no horário estendido e diferenciado”, destaca.

De todas as novas doses que chegaram, conforme Franciele, foram aplicadas 3.400 na sexta-feira e mais de mil até o início da tarde deste sábado, data na qual o trabalho nos postos de vacinação segue ainda até às 17h.

A página da Secretaria de Saúde de Criciúma no Instagram (@saudecriciuma) traz diariamente as principais informações sobre o andamento do plano municipal de vacinação. Confira aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de junho de 2021 às 16:04
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc promove votação para camisa especial de torcedores do Tigre

Curso de Design da Unesc promove votação para camisa especial de torcedores do Tigre
Votação é aberta à comunidade e a escolhida será produzida para venda com renda revertida à Amovi (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes da primeira fase do curso de Design da Unesc foram desafiados a desenvolver um modelo especial de camisetas para os torcedores do Criciúma Esporte Clube. Cada um dos acadêmicos propôs um modelo levando em consideração a história do clube, a paixão da torcida e a proposta de apresentar um modelo de uso mais social. Todas as ideias estão apresentadas no site (torcedorcriciuma.unesc.net) para votação aberta à comunidade até o dia 3 de julho.

No total são 18 modelos desenvolvidos pelos acadêmicos a partir do conhecimento adquirido ao longo de todo o semestre na disciplina de Composição Gráfica. Conforme o coordenador do curso, João Rieth, a turma se mostrou motivada, não só pela paixão pelo clube, mas também por envolver uma proposta social. “A modelagem escolhida será produzida para venda sob encomenda e terá os recursos arrecadados revertidos à Associação Amor à Vida (Amovi) para a compra de fraldas geriátricas. Este propósito fez com que eles demonstrassem ainda mais dedicação ao desenvolver modelos que agradem a torcida, como uma forma de homenagem”, destaca.

Unir a disciplina, comandada pelo professor Maico Carlos Vieira, ao Criciúma Esporte Clube, de acordo com o coordenador, faz ainda mais sentido em 2021, já que o time estampa a logo da Unesc em sua camiseta esportiva. “A Universidade firmou neste ano uma parceria muito bacana com o Tigre e buscamos aproveitar também essa união em sala de aula. Nos modelos desenvolvidos os estudantes também deixaram a marca da Instituição em destaque e valorizaram a parceria”, completa Rieth.

O desejo da turma é que a votação alcance o maior número de pessoas possível e, assim, aponte o modelo preferido pela torcida para a produção.

Apoio à Amovi

Com 21 anos de história, a Associação Amor à Vida oferece apoio a pessoas diagnosticadas com câncer em Criciúma e região. Atualmente a Amovi proporciona gratuitamente aos associados atendimento psicológico, atendimento nutricional, fisioterapia, assessoria jurídica e atividades envolvendo artesanato.

A manutenção dos serviços da instituição é possível por meio de recursos e doações de alimentos que arrecada por meio de projetos e eventos, como pedágio solidário, bazar, troco da bondade, entre outras atividades. Além disso, desenvolve projetos educativos e palestras na área da prevenção e detecção precoce do câncer. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2021 às 08:05
Compartilhar Comente