AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos trocam experiências internacionais em disciplina de Espanhol

Alunos trocam experiências internacionais em disciplina de Espanhol
Mais imagens

Os alunos do 7º e 8º ano do Colégio Unesc começaram a semana recebendo uma “visita internacional” em casa. A espanhola Veronica Villaverde Yapari, da Província de Málaga, na Espanha, participou, nesta segunda-feira (15/06), da aula síncrona de Espanhol.

Na conversa com os alunos, Veronica partilhou informações do país em que mora, um dos primeiros epicentros da Covid-19 na Europa.

A espanhola também apresentou a cultura linguística e culinária do local.

Os estudantes do Colégio Unesc puderam, desta forma, aprender mais a língua com uma nativa, melhorando a escuta e pronúncia das palavras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2019 às 14:30
Compartilhar Comente

1ª Confraria Unesc comemora os 51 anos da Universidade

1ª Confraria Unesc comemora os 51 anos da Universidade
Jantar feito por colaboradores reuniu professores, funcionários e representação estudantil (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 51 anos da Unesc foram comemorados entre gestores, professores, funcionários e representantes dos acadêmicos com um jantar especial, neste sábado (29/6). A 1ª Confraria da Unesc trouxe um cardápio especialmente preparado por colaboradores da Instituição, boa música e momentos de descontração para celebrar as vitórias e a história da Universidade Comunitária do Sul catarinense.

“A maior riqueza da nossa Universidade são as pessoas e este é um momento de confraternizarmos e comemorarmos as conquistas e a trajetória da Unesc. Se ela chegou aos 51 anos foi por conta dos estudantes e de seus colaboradores que têm uma linda parceria com a Instituição”, afirma a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Ela agradeceu pela dedicação das pessoas que diariamente fazem a Unesc e fez um agradecimento especial à equipe de colaboradores responsáveis pelo jantar da 1ª Confraria Unesc. “A nossa gratidão a estas pessoas que estão fazendo para nós esse jantar com tanto amor. E isso faz toda a diferença. Vocês não vão encontrar pratos assim em outro lugar”. O professor Joni Márcio de Farias representou a equipe responsável pelo jantar e agradeceu a presença de todos, convidando mais pessoas a fazerem parte.

O vice-reitor, Daniel Preve, lembrou que a nova gestão universitária completa dois anos, permeados por grandes desafios e enfrentamentos, mas também de vitórias. “O evento de hoje é também para comemorarmos as conquistas desses dois anos de gestão, possíveis porque ela pode contar com vocês”.

O presidente e a vice do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Alexandre Bristot e Suzel Ramos, reconheceram a importância da Universidade na formação humana e profissional de tantas pessoas e valorizaram a parceria que a gestão da Unesc possui com o movimento estudantil, sendo sempre aberta ao diálogo.

A 1ª Confraria reservou ainda um momento para a reitora e o vice agradecerem e reconhecerem a importância do trabalho dos ex-reitores e diretores que os antecederam. O ex-reitor Gildo Volpato, que esteve à frente da Universidade de 2009 a 2013 e de 2013 a 2017, recebeu a homenagem em forma de placa e uma cesta com flores e presentes. Volpato agradeceu pela deferência e afirmou que sempre estará à disposição para colaborar com a Unesc para que se torne cada vez mais forte.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de junho de 2019 às 00:21
Compartilhar Comente

Fórum Rincão do Amanhã apresenta cases de cidades litorâneas

Fórum Rincão do Amanhã apresenta cases de cidades litorâneas
Diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri foi um dos palestrantes deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Parceria foi a palavra da vez do Fórum Rincão do Amanhã, realizado neste sábado (29/6) pela Unesc, prefeitura de Balneário Rincão, Samae, Rádio Som Maior, Portal 4oito e Tribuna de Notícias. Parceria foi o que possibilitou a realização do evento, e a proposta deixada por ele para a comunidade, poder público e entidades da região. Também foi o que permitiu que municípios litorâneos catarinenses como o de Balneário Camboriú e Bombinhas driblassem dificuldades e juntos com a comunidade, promovessem mudanças positivas e desenvolvimento.

O executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Foz do Rio Itajaí, João Luiz Demantova, foi um dos palestrantes do Fórum e contou a experiência exitosa das 11 cidades que compõem a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), ao se reunirem em forma de um consórcio com o objetivo de proporcionar economia e resolução conjunta de problemas comuns entre os consorciados.

Segundo ele, os municípios da Amfri realizam licitação compartilhada, representação regional, planejamento, convênios, promoção de desapropriações, contratação de operações de crédito e prestação de serviços públicos. “O consórcio realizou a capacitação de pessoas destes municípios, que escolheram para iniciar, ações no turismo, já que é uma atividade econômica comum aos 11 municípios. Depois vieram tecnologia no sistema de saúde e o eixo da mobilidade urbana, com o sistema de transporte coletivo intermunicipal, uma parceria firmada com o Banco Mundial. Hoje a economia global não faz mais negócios com cidades, mas com regiões”, comenta.

Demantova afirma que o planejamento dos consórcios intermunicipais precisa estabelecer ações de curto, médio e longo prazos. “Ele precisa desenvolver as propostas de curto prazo para a comunidade adquirir confiança no projeto e entender que estão sendo feitas ações para o desenvolvimento futuro. E é fundamental também para os municípios terem seus planos de desenvolvimento estratégicos nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, educação, gestão pública e obras estruturantes”.

Após Demantova, a deputada Paulinha, ex-prefeita de Bombinhas, contou a sua experiência frente à gestão do município e como o trabalho em parceria com a comunidade e os profissionais mudou o cenário. “Temos muitos caminhos para o sucesso. O competente e os incompetentes trabalham o mesmo número de horas, mas a diferença está no método, na forma como se faz as coisas. É preciso ter a cabeça focada e entender que nada acontece se não estiver sistematicamente planejado. É preciso incentivar a autonomia e o protagonismo dos profissionais das mais diversas áreas e ter claro que não existe progresso sem tecnologia’.  

Depois da apresentação dos cases, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Pedro Luiz Kestering, falou sobre o urbanismo, a área que estuda as cidades e seus planos diretores e o que o município pode se tornar. “Podemos com os nossos estudos e ideias mostrar como o Balneário Rincão poderia ser no futuro de uma maneira ideal, onde poderiam estar as áreas de lazer, as escolas, para onde pode crescer”. Já o professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Universidade, explicou sobre diagnóstico para avaliar as possibilidades de Balneário Rincão e de um plano piloto. O responsável pelo Setor de Captação de Projetos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Tales Garcia Antunes, apresentou o parque científico e as oportunidades de projetos e serviços oferecidos para empresas e o poder público.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente

Durante Fórum, Universidade anuncia polo EaD em Balneário Rincão

Durante Fórum, Universidade anuncia polo EaD em Balneário Rincão
Assinatura do protocolo de intenções foi realizada durante o evento (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Fórum Rincão do Amanhã, realizado neste sábado (29/6) em Balneário Rincão, trouxe uma novidade para moradores da região. Durante o evento, foi anunciada uma parceria entre a Unesc e a prefeitura de Balneário Rincão para a implantação do polo Ead (Educação a Distância), que também irá oferecer oportunidades presenciais aos moradores daquela região.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o prefeito do município, Jairo Custódio, assinaram um protocolo de intenções para o projeto. “O curso que terá início em agosto deste ano é o de Turismo, com foco no desenvolvimento regional. Temos muitas expectativas positivas com relação a este curso que poderá colaborar com um movimento em toda a região. O turismo precisa ser trabalhado aqui como um dos grandes focos. O Balneário Rincão e o seu entorno são ricos em belezas naturais e tem acesso fácil. A Unesc chega aqui com a intenção de contribuir com o desenvolvimento dessa região”, salienta.

Segundo o prefeito de Balneário Rincão, o Fórum permitiu um debate envolvendo moradores e veranistas e lideranças, com o objetivo de construir um município cada vez melhor para todos. “Estamos aqui para ouvir as sugestões de quem faz o Rincão. Isso vai nos ajudar a refletir e planejar melhor as ações para o futuro do município”, comenta o prefeito, ressaltando ainda que ter parceiros como a Unesc para iniciativas na área da Educação visando o desenvolvimento é de extrema importância.

Evento movimenta lideranças de Santa Catarina


O presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), Júlio Garcia, enfatizou a importância de parcerias entre o poder público e instituições de ensino como a realizada para o Fórum. “As cidades são melhores na medida que têm bons administradores e uma região não pode se desenvolver bem se não tiver uma boa universidade. O Sul do Estado tem na Unesc uma referência de universidade competente, preparada e vibrante. Quando se junta uma administração competente e uma universidade comparada, o sucesso está garantido”.  

O prefeito de Tubarão e presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Joares Ponticelli afirma que uma cidade sem planejamento não pode vislumbrar um futuro com desenvolvimento e salienta a importância do movimento feito pelo Fórum Rincão do Amanhã e das entidades envolvidas. Para ele, ações como o evento deste sábado comprovam o caráter comunitário de uma universidade como a Unesc.

Adelor Lessa, parceiro dos Fóruns Criciúma do Amanhã (em 2018) e Amesc e Rincão do Amanhã (em 2019), salientou que a Universidade tem o papel de fomentar o desenvolvimento, apoiar e levar ideias e propostas e os veículos de comunicação, é mobilizar e contribuir para a divulgação dessas iniciativas. “A cada evento vamos aprendendo, adequando e aperfeiçoando o trabalho. O de hoje teve uma interação muito interessante. Foi muito produtivo para todos os envolvidos”.  

O Fórum Rincão do Amanhã foi prestigiado pelo presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim; pelo vice-prefeito de Balneário Rincão, Luiz Gustavo da Luz; pelo vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris; pelo prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo; pela vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato; pelo prefeito e pelo vice de Içara, Murialdo Gastaldon e Sandro Serafim, respectivamente; pelo secretário executivo da Amrec, Lei Alexandre; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão, Mauri Viana; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim; pelo deputado federal, Ricardo Guidi; e pelos deputados estaduais: Ada de Luca, Luiz Fernando Cardoso, José Milton Scheffer e Jessé Lopes. O diretor-geral do Tribuna de Notícias, Édson Da Soler, também participou do evento.

A equipe da gestão universitária também se fez presente com o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; o procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes e a coordenadora da sala dos municípios da Unesc, Izabel de Souza.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2019 às 15:49
Compartilhar Comente

Fórum Rincão do Amanhã: Comunidade e lideranças reunidas para pensar o futuro do município

Fórum Rincão do Amanhã: Comunidade e lideranças reunidas para pensar o futuro do município
Evento ocorreu na manhã deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Fórum Rincão do Amanhã, realizado neste sábado (29/6) em Balneário Rincão, convidou um público de mais de 600 pessoas – presente no evento, além das que acompanharam a transmissão ao vivo pela Unesc TV – a refletir sobre o município que querem no futuro. Entre palestras, apresentação de cases e participação de lideranças e da comunidade com sugestões, a pergunta “Como manter a economia aquecida no inverno e no verão?” foi levantada. As considerações serão levadas ao debate entre entidades e lideranças do município, com o objetivo de pensar estratégias e ações que colaborem com o seu desenvolvimento.

O evento é uma iniciativa da Unesc em parceria com a Rádio Som Maior, Portal 4oito, Tribuna de Notícias, prefeitura de Balneário Rincão e Samae do município.

O Fórum Rincão do Amanhã foi apresentado por Adelor Lessa e teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio; do executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Foz do Rio Itajaí, João Luiz Demantova; da deputada estadual Paulinha; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Pedro Luiz Kestering; dos professores da Universidade, Eder Frank e Igor Drudi; do responsável pelo Setor de Captação de Projetos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Tales Garcia Antunes; e da coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe. 

Palavras como turismo, atrair, renda, projeto, opções, investir, cursos, atrações e comércio estiveram entre as lembradas pelos participantes do evento, que encaminharam as sugestões por WhatsApp.

Durante o Fórum, Drudi fez uma dinâmica para que os participantes debatessem em duplas o que é necessário para dar uma nova energia para o Balneário Rincão. A comunidade presente pode se manifestar e apresentar as suas sugestões e considerações.

Prioridades


As contribuições vieram também de quem não estava no evento. Um canal, pelo Whatsapp, foi disponibilizado para que os ouvintes da Rádio Som Maior e os telespectadores da Unesc TV pudessem interagir e ajudar a pensar o futuro da região. Toda a movimentação foi monitorada pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e pelo GPMEQ (Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados), e as informações, organizadas em forma de gráfico com as prioridades.

Das interações, o resultado de “Como manter a economia aquecida no inverno e no verão?” foi:

25% Lazer, recreação e qualidade de vida;
23% Infraestrutura;
20% Outros;
11% Educação;
8% Setores de serviços, comércio e indústria;
8% Gestão de recursos naturais e meio ambiente;
5% Plano de desenvolvimento econômico.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta considerou o Fórum um sucesso, pela interação e contribuições da comunidade e pelo debate implementado. “A participação das pessoas e a sinergia de todos que estão aqui com um objetivo comum foi intensa. O desenvolvimento de uma cidade balneária atrai investidores, fortalece os negócios que já estão implantados, amplia a qualidade de vida e por conta disso, a Universidade não poderia deixar de olhar para o Rincão com essas possibilidades”, afirma a reitora da Unesc.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2019 às 15:37
Compartilhar Comente