AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc leva sorteados às arquibancadas do Estádio Heriberto Hülse

Unesc leva sorteados às arquibancadas do Estádio Heriberto Hülse
Sorteio ocorreu na tarde desta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A Unesc está levando seus colaboradores ao estádio quando o Criciúma joga em casa e desta vez os sorteados foram:  Luiz Fernando Pereira Silva, Jackson Ferreira, Marcelo Bsristot, Hugo da Silva Dal Pont, William do Nascimento, Catarine Daros Ronchi, Mauricio Garcia e Luísa Meurer Dacorégio vão assistir à partida.

Para participar das próximas edições basta o torcedor enviar um e-mail para sorteios@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando a vontade de torcer pelo Tigre.

A promoção sorteia dois ingressos físicos, com entrada no portão 2, e cinco nomes em lista, com entrada no portão 3. Para retirar as entradas físicas, os ganhadores devem apresentar um documento com foto no Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), localizado na sala 9 do Bloco Administrativo, até às 19 horas. O vencedor receberá um e-mail indicando qual o seu tipo de ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2018 às 18:09
Compartilhar Comente

Unesc recebe deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi

Unesc recebe deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi
Unesc recebe deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi Durante a visita eles conheceram o trabalho realizado nas Clinicas Integradas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi foram acolhidos na Unesc, pela reitora Luciane Ceretta, e conheceram as Clinicas Integradas, espaço que atende anualmente mais de cem mil pessoas de forma gratuita todos os meses. A visita ocorreu na manhã desta sexta-feira (29/6) e passou pelas Clinicas de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Laboratório de Feridas e Cer (Centro Especializado em Reabilitação).

Ao fim da visita, o deputado federal Júlio Garcia destacou a Universidade como um lugar impressionante e um exemplo a ser seguido. “A impressão é a melhor possível e contribui de forma extraordinária para Criciúma e Santa Catarina. Aqui encontramos equipamentos de ponta e pessoas comprometidas em fazer o bem”, destacou Garcia.

Ele ainda parabenizou a Universidade pelos seus 50 anos. “É uma grande história, de muitas conquistas. Parabéns a todos aqueles que passaram e estão aqui, eles foram fundamentais não só para a Universidade, mas também para Criciúma”, parabenizou o deputado.

Para a reitora Luciane Ceretta, a visita demonstra a importância que a Unesc tem para a o Estado. “Estamos sempre abertos ao debate e visitas como esta, que engrandecem a nossa Universidade”, afirma a reitora.

Contribuição com a comunidade

Em 2017 as Clinicas Integradas da Unesc prestaram 150 mil de atendimentos gratuitos e doara, por meio da Farmácia Solidária, 1,5 milhões de medicamentos. O deputado estadual Ricardo Guidi já conhecia a Universidade ficou surpreendido com o que viu durante a visita. “Há alguns anos visitei este espaço e hoje me impressiono novamente. Alem de formar e educar a Unesc dá uma contribuição muito bem-vinda para a comunidade, se tornando um grande apoio ao poder público”, destacou Guidi.

Também estiveram presentes na visita o Vereador de Criciúma, Salesio Lima; a coordenadora do CER, Tatiane Macarini; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, e coordenadores de cursos, programas de mestrado e setores da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2018 às 17:01
Compartilhar Comente

Seminário Internacional de Direito da Unesc entra em seu último dia com resultados positivos

Seminário Internacional de Direito da Unesc entra em seu último dia com resultados positivos
Já passaram pela Universidade mais de 250 participantes, com 122 trabalhos inscritos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade & 3ª Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado continua compartilhando conhecimentos na Unesc e entra em seu último dia com resultados positivos. Na manhã desta sexta-feira (29/6) o professor doutor Alejandro Medici, da Universidad Nacional de La Plata, da Argentina, e o docente André Viana Custódio, da Universidade de Santa Cruz do Sul, iniciaram as atividades no dia de encerramento, com debates sobre Sociedade, Constitucionalismo e Direitos Sociais.

Para Medici, temas como o desta manhã são de grande importância e devem ser colocados em debates mais vezes. “São assuntos que pautam o nosso dia a dia e influenciam em nossas vidas. Temos alguns paradigmas para superar, mas estamos em uma crescente dentro do assunto”, afirmou o palestrante.

Democracia e Direitos Sociais

Ao longo de dois dias, o Seminários está promovendo conversas sobre “Os desafios da Democracia e dos Direitos Sociais no século XXI”, com a participação de palestrantes com renome nacional e internacional. Na noite desta sexta-feira os professores Alejandro Rosillo, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, do Mexico e Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, da Universidade de Fortaleza, encerram o evento fomentando conversas sobre “Democracia e Direitos Humanos”.

Segundo o professor do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) Ismael Francisco de Souza, até o momento os resultados obtidos pelo evento superam as expectativas. “Já passaram pela Universidade mais de 250 participantes e nossa expectativa é elevar este número. Ao fim do Seminário teremos mais de 122 trabalhos apresentados e trocas de experiências com pesquisadores de outras instituições e países, via Skype”, frisou o professor.

Saiba mais

O Seminário é promovido pelo PPGD da Unesc e fomenta Palestras, debates, apresentações de trabalho e outras atividades.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de junho de 2018 às 12:47
Compartilhar Comente

Unesc recebe prêmio Destaque Regional Sul

A Unesc também foi homenageada pelos seus 50 anos de fundação no evento de entrega do prêmio Destaque Regional Sul, promovido pela TV Litoral Sul. A cerimônia de entrega das premiações às marcas mais lembradas da região aconteceu na noite desta quinta-feira, 28/06, no AM Master Hall.

Além da homenagem pelo aniversário de cinco décadas, a Unesc ainda recebeu o prêmio Destaque, como a mais lembrada entre as instituições de ensino superior do sul de Santa Catarina. A premiação foi entregue à reitora da Unesc, Luciane Ceretta. Ela comenta que esta homenagem, assim como outras que a Universidade tem recebido pela passagem dos 50 anos, é um reconhecimento extremamente importante. “A Unesc sente-se extremamente lisonjeada por mais esta premiação, que reconhece a trajetória vitoriosa da nossa universidade. Queremos parabenizar também o trabalho realizado pela equipe da TV Litoral Sul, uma emissora da nossa região”, destacou.

Juntamente com a Unesc, o evento, que está na sua quinta edição, premiou empresas dos mais variados segmentos. O resultado surgiu conforme pesquisa realizada em maio deste ano, pelo Instituto Datafocus, em 49 bairros de Criciúma. Para o diretor da TV Litoral Sul, Sandro de Mattia, o prêmio é uma forma de valorizar estas marcas. “O Instituto de pesquisa define quais as marcas que estão na cabeça do consumidor e reunimos os vencedores para essa premiação”, destaca.

Para chegar aos nomes das marcas mais lembradas foram aplicados 400 questionários e a metodologia utilizada respeitou o perfil socioeconômico da cidade de Criciúma, quanto a idade, gênero, sexo, grau de escolaridade e renda familiar. “Foi perguntado aos entrevistados qual empresa eles consideravam destaque nos segmentos elencados pela pesquisa, e as respostas vieram de forma espontâneas. Dentro dessa mostra o resultado refletiu proporcionalmente aquilo que representa a cidade de Criciúma”, explica Charles Cargnin, do Datafocus.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de junho de 2018 às 00:40
Compartilhar Comente

Teoria crítica dos Direitos Humanos e Pensamento Descolonial abre seminário internacional

Teoria crítica dos Direitos Humanos e Pensamento Descolonial abre seminário internacional
Doutor David Sanchez Rubio foi um dos palestrantes da noite (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Qual o motivo de determinados grupos serem mais susceptíveis a violação de Direitos Humanos? A resposta a essa pergunta foi o centro de debate da abertura do Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade & III Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado da Unesc, que iniciou nesta quinta-feira (28/6), na Universidade. Com o tema “Teoria Crítica dos Direitos Humanos e Pensamento Descolonial”, os palestrantes doutores David Sanchez Rubio, da Universidad de Sevilla, e Fernanda Frizzo Bragato, da Unisinos, debateram com pesquisadores do Brasil e do mundo.

Segundo Fernanda Frizzo, existe uma lógica colonial na violação de Direitos Humanos. “É uma forma de opressão de determinados grupos e sujeitos a partir de um discurso de desumanização. Isso ocorre porque esta foi a lógica utilizada no colonialismo para a dominação de povos e indivíduos, e isso sobrevive até hoje, na forma como nós depreciamos uns e sobrevalorizamos outros. Isso é extremamente atual, e ainda influencia na vida de negros, indígenas, mulheres, LGBTs, entre outros”, ressaltou.

O professor David Rubio a ideia é entender a lógica filosófica e prática dos direitos humanos dentro de tal exclusão. “É uma forma de visibilizar porque na teoria é uma coisa e na prática é outra. É muito fácil falar em termos de universalidades, mas as universalidades se moldam, se transformam, dependendo do coletivo em que elas estão inseridas podem ser caracterizadas como mais ou menos humanas”, afirmou.

O Seminário


O encontro traz como tema central “Os desafios da Democracia e dos Direitos Sociais no século XXI”. A ideia é debater sobre a fundamentação dos direitos humanos, tendo em vista a complexidade histórica dos países da região em termos de realização de regimes democráticos e consolidação de seus direitos sociais. Além dos doutores David Rubio e Fernanda Frizzo, outros pesquisadores também vão debater temas ligados ao assunto central durante o encontro, que ocorre até sexta-feira (28/6).

O coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, que também compõe a organização do evento, ressaltou a importância do debate. “Precisamos reafirmar a defesa intransigente e sem tréguas dos Direitos Humanos, a partir de um olhar que respeite a realidade histórica dos povos latino-americanos. Precisamos reafirmar a defesa da democracia e das garantias democráticas contra o discurso do ódio, do autoritarismo e da manipulação midiática”, ressaltou.

O vice-reitor, Daniel Preve, também fortaleceu a relevância do encontro. “Eventos como esse são protagonistas da manutenção da resistência e resiliência em um momento que vivemos de recrudescimento de direitos, principalmente na área da pesquisa e da educação. Em um ano em que tivemos as maiores reduções da história, as redes se tornam essenciais para a manutenção dos programas stricto sensu do nosso país e da américa-latina. ”, comentou.

Saiba mais

Palestras, debates, apresentações de trabalho, dentre outras atividades compõem a programação do evento, que é organizado pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, com apoio do curso de Direito da Universidade.

Confira a programação (clique aqui)                           

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de junho de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente