AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Mostra Científica de Ciências Contábeis reúne pesquisas de futuros profissionais

Mostra Científica de Ciências Contábeis reúne pesquisas de futuros profissionais
Estudantes apresentaram projetos a avaliadores durante o encontro (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Ela se viu ali, entre os estudantes do curso de Ciências Contábeis. Há pouco tempo atrás, era ela quem estava naquele lugar. Jackelynye de Almeira, egressa da Unesc, veio prestigiar a  Mostra Científica de Ciências Contábeis da Unesc. Para ela, o evento foi um marco, deu início a sua carreira profissional, e na manhã deste sábado (30/6), outros alunos também tiveram a mesma experiência.

Jackelynye contou aos alunos um pouco de sua história. Ela desenvolveu sua pesquisa e aplicou em uma empresa, que acabou a contratando como assessora contábil antes mesmo de terminar a graduação. Durante o bate-papo, ela ressaltou: “Façam o que vocês gostam, não esperem o final de semana para serem felizes, sejam todos os dias”.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Guimarães, a mostra aproxima o estudante do desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de incentivar os estudantes a iniciação científica por meio da exposição de posters. Hoje os trabalhos reúnem áreas diversas como contabilidade financeira, ambiental, responsabilidade social, custos, auditoria, entre outros. Estamos na quinta edição”, completou.

Também compuseram o encontro, professores ligados ao Necom (Núcleo de Estudos Contábeis), e ao Negeo (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional). “É de suma importância aprender a pesquisar para aplicar conhecimentos na prática de forma a contribuir com a sociedade”, comentou a professora Andreia Cittadin.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo, parabenizou os estudantes e também fortaleceu a importância do envolvimento na pesquisa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2018 às 10:15
Compartilhar Comente

Unesc prestigia inauguração da UPA Dr. Antônio Carlos Althoff

Unesc prestigia inauguração da UPA Dr. Antônio Carlos Althoff
Unidade de Pronto Atendimento fica no bairro Próspera, em Criciúma (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O município de Criciúma deu mais um passo em prol da saúde da sociedade e a Unesc esteve presente prestigiando mais esse grande evento da cidade. A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, prestigiou a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Antônio Carlos Althoff. A cerimônia ocorreu na noite desta sexta-feira (29/6).

A UPA 24h fica no bairro Próspera e conta com atendimentos do SUS a crianças e adultos. O local contém 1,5 mil m², com capacidade de atendimento para 190 pessoas diariamente. A estrutura também conta com Raio-X, Eletrocardiograma, Sala de Gesso e Exames Laboratoriais.

De acordo com a secretária de saúde de Criciúma, Franciele Gava, o dia é de comemoração e agradecimento. “Se hoje estamos inaugurando isso, é por causa do trabalho de todos. Tudo foi pesado com segurança e para o bem do cidadão e eu sempre falo para os trabalhadores da saúde ‘Tenham em mente que o paciente de vocês é o amor da vida de alguém’”, comentou a secretária.

O secretário do Estado de Saúde, Acélio Casagrande, destacou o trabalho feito ao longo dos anos em prol deste empreendimento. De acordo com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o a UPA ajudará nos atendimentos de saúde do município. “Essa unidade irá fortalecer os hospitais da região. Ela é uma Unidade de Pronto Atendimento de toda Criciúma”, afirmou.

Para a reitora, o local é muito importante para a sociedade e também abre portas para parcerias com a Universidade. “Além de ser um ótimo empreendimento, e de grande benefício para a comunidade criciumense, o local também pode servir de cenário de práticas para diversos profissionais dos nossos cursos da área da saúde da Unesc”, enfatiza.

A pró-reitora acadêmica, Indianara Becker, o presidente do DCE (Diretório Central do Acadêmico), Alexandre Bristot, e a assessora do gabinete da reitora e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Tatiane Macarini, também participaram do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2018 às 10:28
Compartilhar Comente

Seminário Internacional de Direitos Humanos encerra com debate sobre Democracia

Seminário Internacional de Direitos Humanos encerra com debate sobre Democracia
Encontro ocorreu na noite desta sexta-feira na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Pesquisadores do Brasil e de diversos outros países estiveram reunidos na Unesc para o Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade & III Jornada Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. O encontro contou com palestras, debates, apresentações de trabalho, dentre outras atividades relacionadas ao tema central: “Os desafios da Democracia e dos Direitos Sociais no século XXI”.

A palestra de encerramento contou com os professores Alejandro Rosillo, da Universidad Autónoma de San Luis Potosí, do México, e Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, da Universidade de Fortaleza. Eles debateram sobre “Democracia e Direitos Humanos”.

Para o professor Alejandro Rosillo, o tema geralmente é tratado como conceitos opostos. “São dois conceitos que a teoria política e a modernidade ocidental colocam em conflito. Por um lado, os Direitos Humanos, como direitos universais dos seres humanos, e por outro lado, a Democracia, como a vontade da maioria. Dentro desse contexto a discussão se sucede quando a maioria toma decisões que acabam por violentar os direitos humanos”, ressaltou.

Segundo o professor Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, é importante o debate no momento atual do país. “No Brasil nós nunca vivemos um momento de tanta intolerância como estamos vivendo hoje. E assim, o discurso dos Direitos Humanos são ainda mais necessários. O que nós vemos hoje é a prevalência do discurso do ódio, da intolerância política contra as minorias, mulheres, grupos de diversidades sexuais, populações com formações religiosas que não são tradicionais. Precisamos debater”, afirma.  

O Seminário

O principal objetivo do encontro foi de debater sobre a fundamentação dos direitos humanos, tendo em vista a complexidade histórica dos países da região em termos de realização de regimes democráticos e consolidação de seus direitos sociais.

O coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, que também compõe a organização do evento, ressaltou a importância do debate. “Precisamos reafirmar a defesa intransigente e sem tréguas dos Direitos Humanos, a partir de um olhar que respeite a realidade histórica dos povos latino-americanos. Precisamos reafirmar a defesa da democracia e das garantias democráticas contra o discurso do ódio, do autoritarismo e da manipulação midiática”, ressaltou.

Confira a programação (clique aqui)         

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2018 às 21:55
Compartilhar Comente

Universidade recebe visita de secretário do Estado da Saúde

Universidade recebe visita de secretário do Estado da Saúde
Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu na tarde desta sexta-feira (29/6), a visita do secretário do Estado de Saúde, Acélio Casagrande. No encontro, foi debatido a atual situação da saúde em Santa Catarina e os planos da pasta para o segundo semestre do ano.

De acordo com o secretário, os cursos da área da saúde da Unesc têm um papel essencial para a secretaria e para o Estado. Para a reitora, a visita demonstra a importância que a Universidade tem. “Estamos sempre abertos ao diálogo e para novas parcerias”, enfatiza.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, a chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o gerente Regional de Saúde da Amrec, Fernando de Fáveri, e a coordenadora da Gerência de Atenção Básica, Carmem Delziovo, participaram do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2018 às 10:23
Compartilhar Comente

Estudantes da primeira fase de Ciências Contábeis apresentam projetos de pesquisa

Estudantes da primeira fase de Ciências Contábeis apresentam projetos de pesquisa
Salão de Iniciação Científica ocorreu na noite desta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Entrar no mundo da pesquisa ainda nas primeiras fases, porque não? Foi dentro deste contexto que o curso de Ciências Contábeis da Unesc propôs um desafio aos seus calouros. Por meio da disciplina de “Comportamento Organizacional”, ministrada pela professora Ana Paula dos Santos, os alunos desenvolveram trabalhos junto a empresas de Criciúma e Municípios vizinhos, elaborados dentro da temática “Práticas da Administração Contemporânea”.

Segundo a professora, o objetivo é mostrar aos alunos os caminhos que eles podem percorrer dentro da pesquisa. “É uma forma de desmitificar a pesquisa e aproximar os alunso da teoria e da prática, mostrando como elas se encaixam. Para o desenvolvimento do trabalho eles tiraram como base de dados artigos científicos relacionados à administração contemporânea, que, em seguida, foram aplicados em empresas”, ressaltou Ana.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, parabenizou os alunos. “Este é um novo olhar universitário, nós queremos ir além e fortalecer cada vez mais a pesquisa no desenvolvimento de novos conhecimentos. Com esse trabalho os alunos tiveram contato direto com o mercado de trabalho, conheceram empresas e foram vistos, por esses empresários, como profissionais”, afirmou.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo, o trabalho se permeia entre os três pilares da Universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. “É de extrema importância que a sociedade esteja evolvida no processo de aprendizagem dos alunos”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2018 às 21:18
Compartilhar Comente