AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Nova Reitoria toma posse com forte presença da comunidade

Nova Reitoria toma posse com forte presença da comunidade
Luciane Ceretta é a primeira mulher a assumir a Reitoria (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A Unesc viveu na noite desta sexta-feira (30/6) mais um momento histórico. A data marcou a posse da nova gestão, que tem a professora doutora Luciane Ceretta e o professor doutorando Daniel Preve como reitora e vice-reitor. Eles foram eleitos no dia 7 de junho por professores, estudantes e funcionários da Instituição para um mandato de quatro anos.

Luciane, que começou a atuar como professora na Instituição em 1997, é a primeira mulher a assumir o cargo de reitora da Unesc. Com Preve – que iniciou sua trajetória como acadêmico em 1998 – a Universidade tem, pela primeira vez, um ex-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) em um cargo na Reitoria. A professora assumiu a função desempenhada pelo professor doutor Gildo Volpato por dois mandatos consecutivos. Antes dela, a Universidade teve como reitores os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho.

A nova reitora afirmou estar feliz com a confiança depositada na nova Reitoria, mas consciente da responsabilidade que é estar à frente de uma Instituição como a Unesc. “Me sinto honrada em ser a primeira mulher a assumir como reitora da Unesc. A liderança feminina traz a sensibilidade para escuta, cautela, mas coragem para a tomada de decisões. E nesse caminho não estarei sozinha. Contarei com a competência e o apoio do professor Daniel Preve. E nós contaremos com o apoio de alunos, professores, funcionários e da comunidade. Nunca duvidem da nossa lealdade profissional e com a Instituição”, ressaltou.

Luciane agradeceu pela dedicação e transparência do ex-reitor Gildo Volpato durante sua trajetória como reitor da Universidade e destacou a maneira de administrar a Instituição com clareza e ética. Lembrou ainda que Unesc estar de portas abertas para todos. “A Universidade é uma obra de construção coletiva. Somos muitas pessoas em prol dela. E vamos continuar valorizando o diálogo com alunos, professores e funcionários e com a comunidade em geral”.

Em sua despedida da Reitoria, Volpato agradeceu ao apoio da comunidade acadêmica e externa e lembrou que a gestão só foi possível pelo empenho de todos para que a Unesc crescesse e fizesse cada vez mais pelas pessoas. “Vou continuar trabalhando onde quer que esteja, para o crescimento da Unesc. Luciane e Daniel, vocês estão aqui pela competência que demonstraram em todos os lugares que passaram dentro da Instituição. E isso nos dá segurança. O meu agradecimento, admiração e respeito a vocês. Sucesso nessa caminhada”, afirmou.

Cerimônia prestigiada por autoridades e comunidade

A cerimônia de posse, conduzida pelo presidente então reitor Gildo Volpato, teve a presença de professores, alunos, funcionários e da comunidade regional, além de lideranças e autoridades das áreas da Educação, política e economia.

O senador Paulo Bauer, afirmou que Volpato fez um grande trabalho na condução da Universidade e honrou o cargo com credibilidade e trabalho. “Confiamos no trabalho que a Luciane vai fazer e que ele seja magnífico como a Unesc é”.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, desejou sucesso na caminhada de Luciane e Preve e comentou que “a Unesc não é da comunidade, mas a própria comunidade”.

O presidente da Acafe, Sebastião Salésio Herdt, afirmou trazer o abraço das 16 Instituições de Ensino Superior da Acafe, agradeceu pelo gestão de Volpato e desejou sucesso à nota reitora e ao vice-reitor. “A Unesc sabe da importância que tem para a comunidade. E que ela continue colaborando com o desenvolvimento e elevando a região”.

Já o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, comentou sobre a maneira criativa com a qual Gildo Volpato desempenhou a sua função e chamou a atenção para a importância da Instituição e o trabalho que beneficia toda a comunidade desenvolvido por ela. Desejou ainda uma boa gestão à nova Reitoria.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Marcos Machado, agradeceu a Volpato pelo trabalho à frente da Universidade e parabenizou a nova gestão pelo momento. “A gestão de Gildo Volpato ajudou a Unesc a ser uma das melhores Universidade de Santa Catarina e do Brasil. À Luciane a ao Daniel, desejamos que cumpram com amor e sem medo as suas novas funções na Instituição”.

A cerimônia teve ainda a participação do presidente da Junta Eleitoral, Willians Longen; de membros do CSA (Conselho Superior de Administração) da Fucri e do Consu (Conselho Universitário); do presidente da Aprofucri, Michel Alisson da Silva; do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo; da diretora do Fórum da Comarca de Criciúma, Eliza Maria Strapazon, e do diretor da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Lucene Magnus.

Também estiveram presentes membros da gestão 2013 – 2017: as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências, Engenharias e Tecnologias (UNA CET), Evanio Nicoleit; de Ciências da Saúde (UNA SAU), Indianara Becker, e de Humanidades, Ciências e Educação (UNA HCE), Angela Back; e o coordenador de Ensino da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Thiago Fabris.

O Coral e a Cia de Unesc foram os responsáveis pelas apresentações culturais do evento.

Início da nova gestão


As atividades da nova Reitoria iniciam oficialmente na próxima segunda-feira (3/7), com a posse dos novos gestores da Instituição às 15h30, no Auditório Ruy Hülse.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de junho de 2017 às 23:48
Compartilhar Comente

Festival de Recreação e Lazer faz a alegria de crianças da Escola Maria de Lourdes Carneiro

Festival de Recreação e Lazer faz a alegria de crianças da Escola Maria de Lourdes Carneiro
Atividade é desenvolvida pelos alunos de Educação Física (Fotos: Luiz Afonso) Mais imagens

Futebol em duplas, conquista da bola, jogo do balão, alerta cor e outras brincadeiras fizeram a alegria de 130 alunos da Escola Municipal Maria De Lourdes Carneiro, do Bairro Vila Francesa, de Criciúma. Eles participaram de mais uma edição do Festival de Recreação e Lazer, ação planejada pelos estudantes da primeira fase do curso de Educação Física.

O evento tem o objetivo de aproximar os alunos da prática docente, já nas fases iniciais, e exercitar os conteúdos abordados no decorrer do semestre. As atividades foram pensadas durante todo o semestre, nas disciplinas de “Recreação e Lazer”, ministrada pela professora Bruna Carolini de Bona, e “Aprendizagem e Desenvolvimento Motor”, desenvolvida pelo professor Bruno Dandolini Colombo.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2017 às 21:01
Compartilhar Comente

Diálogos em Direitos Humanos debate sobre Estado, Políticas Públicas e outras questões

Diálogos em Direitos Humanos debate sobre Estado, Políticas Públicas e outras questões
Professor André Viana Custódio foi um dos palestrantes da noite (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Mestrandos, professores e profissionais da área de Direito se encontraram na noite desta quinta-feira (29/6) para a terceira edição do Diálogos em Direitos Humanos. Duas palestras compuseram a programação do encontro: "Republicanismo e Cidadania”, com o professor doutor José Issac Pilati, e “Estado, Políticas Públicas e Cidadania”, com o professor doutor André Viana Custódio.

Segundo o professor Custódio, o debate é importante para subsidiar o marco teórico do desenvolvimento de dissertações ao longo do programa. “Nós trabalhamos na palestra uma concepção de transição de estado e de pós-modernidade e a perspectiva de articulação das políticas públicas de proteção social num contexto de sociedade em crise economia e política”, comentou.

O encontro foi promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, pelo NUPED (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), pelo LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva) e pelo Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2017 às 20:41
Compartilhar Comente

Seminário aborda língua e linguagem no processo de ensino em sala de aula

Seminário aborda língua e linguagem no processo de ensino em sala de aula
Profissionais da educação se reúnem para debater práticas de ensino (Foto: Arquivo) Mais imagens

Debater a língua e a linguagem, numa perspectiva voltada efetivamente para a prática em sala de aula, será o principal foco da 5ª edição do SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual), que inicia na Unesc na próxima quarta-feira (5/7). Durante os três dias de seminário, professores do Ensino Superior, da Educação Básica e estudantes de licenciatura e de pós-graduação da Unesc participarão de rodas de conversa, conferências e comunicações em grupos de trabalho, além da apreciação de variadas apresentações culturais.

A abertura conta com uma palestra sobre “Pedagogia Histórico-Crítica: Teoria e Prática”, a ser ministrada pelo professor doutor João Luiz Gasparin. A programação segue com oficinas e debates sobre temas como “Literatura Infanto e Juvenil”, “Contação de Histórias na Educação Infantil”, “Leitura Dramatizada”, entre outros assuntos.

As inscrições ocorrem no site da Unesc, onde consta a ficha de inscrição. Ela deve ser encaminhada para o e-mail selep@unesc.net.

Informações e programação (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de junho de 2017 às 16:06
Compartilhar Comente

Atletas da Unesc buscam título dos Jogos Universitários Catarinenses

Atletas da Unesc buscam título dos Jogos Universitários Catarinenses
Representantes vão disputar Atletismo, Handebol, Natação, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez Mais imagens

As equipes de esportes da Unesc vão buscar o título do 61º JUCs (Jogos Universitários Catarinenses). A competição conta com jogos durante todo o mês de julho e a Universidade vai ter representantes no Atletismo, Handebol, Natação, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez.

Os jogos iniciam no próximo sábado (1º/7), na UFSC, em Florianópolis, com as competições de Atletismo. As disputas de natação ocorrem de 6 a 9 de julho, no Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau. Já os atletas das competições coletivas, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez vão a Chapecó, de 24 a 29 de julho, em busca das medalhas.

Levam o nome da Unesc

Atletismo Feminino e Masculino

Carolina da Silva Rita, Fisioterapia; Juliano Mondardo Dal Molin, Engenharia Civil; Luiz Henrique Berti, Educação Física Bacharelado, e Volnei Emerenciano Júnior, Engenharia Mecânica.

Handebol Feminino

Angélica Montini, Odontologia; Bruna Larangeira Da Motta, Engenharia Química; Franciele Goulart, Engenharia de Produção; Gabriele De Oliveira Accordi, Biomedicina; Gisliani Carniato Feltrin, Farmácia; Hevila Vivian Borges, Administração; Julia Juvencio Frasson, Pós-Graduação; Leticia Marangoni Eyng, Engenharia Civil; Sueli Custodio Cruz Pombo, Ciências Econômicas; Suéllen dos Santos Martins, Odontologia; Taina Valnier da Rosa, Educação Fisica Bacharelado, e Vitoria Balbuino Teixeira, Medicina.

Handebol Masculino

Alexandre Ferreira Mendes, Educação Física; Ântony Rodrigo Dal Magro, Engenharia Mecânica; Bruno Bonfante Colombo, Educação Física; Bruno Dal Pont D’agostim, Direito; Daniel Spironello, Engenharia de Produção; Eduardo Grassi da Silva, Administração; Inaui Niero de Souza, Odontologia; João Victor da Cruz Pereira, Direito; Juliano Melo Amaro, Educação Física; Lucas Flores Jochen, Medicina; Luciano Elias, Educação Física; Márcio Biava Ugioni Junior, Arquitetura e Urbanismo; Pedro Paulo Alves Umbelina Junior, Engenharia Civil, e Samuel de Bona Sartor da Silva, Engenharia Química.

Natação Feminino e Masculino

Fátima Beatriz Laurindo, Educação Física; Janara Marques Souza, Nutrição; Leonardo André Schilling, Direito; Luca Silva Rieth, Engenharia Ambiental, e Raoni dos Santos, Direito.

Tênis e Tênis de Mesa Feminino e feminino

Daniela Marcelino, Fisioterapia e Edlyn Mendes Luiz, Educação Física Bacharelado.

Xadrez Masculino e Feminino

Kathiê Goulart Librelato, Educação Física Bacharelado; Giovane Santiago Leacina, Ciência da Computação, e Tiago Rosa de Melo, Engenharia Mecânica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de junho de 2017 às 10:42
Compartilhar Comente