AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc já tem o seu Plano Museológico do Museu da Infância

Unesc já tem o seu Plano Museológico do Museu da Infância
A universidade foi contemplada no Edital Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2019, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) do Governo de Santa Catarina(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Após um longo trabalho coletivo, com o auxílio de diversos colaboradores institucionais e voluntários, foi concluído neste mês, o projeto do Plano Museológico do Museu da Infância da Unesc. O documento é constituído em 110 páginas e foi elaborado após inúmeras reuniões presenciais, respeitando os protocolos da sala de situação, e de encontros virtuais.

Os programas do Plano foram divididos em: institucional, gestão de pessoas, acervos, exposição, educativo e cultural, pesquisa, arquitetônico-urbanístico, financiamento e fomento, comunicação, socioambiental e programa de acessibilidade.

Segundo a coordenadora do Museu da Infância da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, é uma conquista muito importante para a instituição. “Ao sermos contemplados no Edital Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2019, foi possível a contratação de uma museóloga para encaminhar o processo de elaboração do Plano Museológico. O Plano foi elaborado com base nas diretrizes da Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 em conjunto com outras leis e decretos necessários para a formatação”, destacou a coordenadora.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, comemorou a conclusão do plano. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado obtido, pois trata-se de um documento de gestão de suma importância que fortalece o Museu em todos os aspectos. Ele o apresenta, orienta o caminho a ser seguido, a metodologia de trabalho, e atrelado a este, suas ações, exposições, programas, projetos, bem como aponta para o futuro e onde se deseja chegar por meio do Museu da Infância”, destacou a diretora.

Para Valdirene Böger Dorigon, museóloga responsável pela elaboração do documento, a participação dos colaboradores foi de fundamental importância. “O plano museológico do Museu da Infância foi elaborado de forma participativa. Toda a construção levou em consideração as especificidades da instituição museológica, identificadas no diagnóstico. Com base nesse levantamento, os programas foram delineados. O próximo passo é aplicar o que foi definido no plano”, complementa a museóloga.

O Projeto Plano Museológico do Museu da Infância Unesc conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos advindos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Patrimônio Cultural – Edição 2019. Acesse aqui a íntegra do Plano Museológico.

O Museu da Infância da Unesc é um equipamento cultural que se consolida por suas práticas museais em diálogo com os professores, universitários e comunidade e está sob a responsabilidade da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A partir de agora, com o Plano Museológico do Museu da Infância já concluído, as escolas municipais, estaduais e particulares, de todo o estado, poderão solicitar mediação cultural pelo telefone (48) 3431 – 4517 ou via e-mail: museudainfancia@unesc.net

Site do Museu da Infância:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2021 às 17:44
Compartilhar Comente

Biologia e Artes se unem para proporcionar aprendizados diferentes no Colégio Unesc

Biologia e Artes se unem para proporcionar aprendizados diferentes no Colégio Unesc
Projeto interdisciplinar “Corpo Célula” resultou em uma exposição na Sala Edi Balod (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O que te torna humano hoje? Este foi o questionamento que o projeto “Corpo, célula, territórios de si” lançou aos estudantes das primeiras séries do Ensino Médio do Colégio Unesc. A resposta veio em forma de exposição e novos aprendizados. O projeto interdisciplinar, desenvolvido dentro dos componentes curriculares Arte e Biologia, chamou os alunos a estudarem as organelas celulares, ao mesmo tempo em que refletiam sobre conhecimento pessoal. A tradução do que cada aluno absorveu desta experiência foi feita em produções, que nesta quarta-feira, foram expostas na Sala Edi Balod, da Unesc.

A socialização dos trabalhos ocorreu de forma híbrida, e respeito aos protocolos de biossegurança. Desta forma, alguns alunos participaram de maneira presencial do evento e outros, de forma online. Os trabalhos foram construídos ao longo de um mês e meio, com aulas de Biologia em laboratórios da Unesc. Neles, a professora Gabriela Thomaz da Silva ensinou sobre as células e suas estruturas, e os alunos puderam verificar no microscópio inicialmente, partículas de cebola. Depois, puderam observar no estereomicroscópio outros materiais, escolhidos e coletados por eles.

E aí, as Artes entraram em cena: foi proposto uma espécie de autorretrato contemporâneo de cada um a partir da observação de materiais palpáveis que fossem retirados de atividades da rotina deles, como água da chuva, café passado, pó de café, terra da casa, gotas do mel. A partir disso, os estudantes pintaram tecidos fazendo a conexão entre os componentes curriculares. “Em uma estrutura interdisciplinar, que é a proposta do Colégio Unesc hoje, queremos tornar o ensino significativo, mas não de modo fragmentado e sim, unificado. É formar alunos e alunas que pensem nas possibilidades de traçar as próprias metas. Trabalhamos o protagonismo, mas não de modo formatador. Queremos que eles reflitam, pensem e criem possibilidades para alcançar os seus projetos de vida”, afirma o professor de Artes, Gabriel Valga Ricardo, que orientou os alunos no projeto, juntamente com Gabriela. 

Segundo a professora de Biologia, os alunos retornaram atividades muito boas, não só trazendo especificamente a função de cada organela celular, mas relatando o que cada um enxergou nele mesmo. “Fiquei muito contente e impactada com o resultado desta experiência para eles. A ideia era não cobrar o conteúdo em uma avaliação, como estávamos acostumados, mas em uma atividade em que conseguissem internalizar melhor o conhecimento. Acredito que tivemos sucesso neste projeto!”, afirma Gabriela.

No que depender dos alunos, a inciativa está aprovada. O estudante da primeira série do Ensino Médio, Eliel Borges Santana, considerou a experiência agregadora de forma positiva. “Foi muito importante a participação neste projeto. Percebi uma conexão entre os componentes curriculares e entendi depois de ver no estereoscópio, a ligação entre biologia e arte e entre a gente e as organelas”, comenta. 

Conexões dentro da Universidade


O resultado do projeto “Corpo, célula, território em si”, ficará até esta sexta-feira (28/5) na Sala Edi Balod, na Unesc e será visitada por outros estudantes do Colégio Unesc. Na manhã desta quarta-feira as produções foram avaliadas pela coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina Honorato e pela professora do Artes do Colégio Unesc, Juliana Pereira Guimarães. Elas conversaram com os estudantes, ouviram deles como foi o processo de desenvolvimento das pinturas e deram suas contribuições sobre o trabalho.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, salientou a alegria de participar do evento de socialização dos trabalhos e da importância da parceria entre o curso de Artes Visuais, a Sala Edi Balod e o Colégio Unesc. “Utilizamos os diferentes espaços que temos no campus para proporcionar um ensino de excelência para os nossos estudantes. Agradeço a todos os envolvidos para que pudéssemos ter este momento hoje, mas, especialmente, aos nossos alunos, que tiveram as mentes e os corações abertos para mergulhar neste projeto tão interessante”. 

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes enfatizou que o processo vivenciado pelos alunos demonstrou que eles têm o protagonismo do seu processo de aprendizagem. “Que bom que no Colégio Unesc os alunos estão conseguindo ser a melhor versão deles mesmos. Que estão tendo liberdade nas construções de cada conteúdo. O projeto está lindo e com certeza vocês não esquecerão de tudo o que vivenciaram nele”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2021 às 10:10
Compartilhar Comente

PDL Jovem da Unesc propicia dia de visita na universidade aos alunos do ensino médio de Siderópolis

Buscar o conhecimento, este foi o objetivo de nove jovens estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis, em um giro realizado na última terça-feira (25/05), no campus da Unesc. Eles fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Jovens (PDL Jovem) da universidade.

A viagem no mundo universitário teve início no bloco administrativo e foi finalizada no laboratório 11 do bloco R1. Esta ação faz parte do programa e tem como objetivo a apresentação da estrutura da Unesc aos alunos, bem como a familiarização do ambiente onde estarão circulando no segundo semestre com maior frequência, participando das ações que acontecerão no campus através do PDL Jovem.

Segundo a professora e coordenadora do Projeto de Extensão PDL Jovem e do Núcleo de Empreendedorismo, Cristiane Dias, o passeio pela universidade foi para proporcionar vivencias e momentos que possibilitem a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de liderança nos participantes. “Conhecer o campus, conversar com os coordenadores de cursos e funcionários da instituição, entender o espaço físico, onde e como os serviços são prestados é fundamental. Muitos deles nunca tinham entrado na Unesc e não tinham noção da estrutura e da amplitude dos cursos e dos serviços que aqui são oferecidos”, explicou a coordenadora que completou; “O PDL jovem é um instrumento de transformação, busca a formação de novos agentes de mudança, principalmente no meio em que vivem. Esta troca de experiências torna factual o propósito de aliar a teoria a pratica no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo acadêmicos e professores na construção e execução do programa”, concluiu a professora.

Para Edson Oliveira, professor e coordenador adjunto do curso de Engenharia Mecânica, a visita foi muito válida e elucidativa. “É muito legal provocar e perceber a motivação nos jovens. É muito importante eles conhecerem a dinâmica da universidade. A interação realizada foi muito positiva”, destacou o docente.

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Jovens, tem como objetivo causar a transformação do indivíduo e do seu meio, dando oportunidade aos jovens das comunidades de mostrarem sua realidade, seus anseios e necessidades à sociedade e, em contrapartida, a Unesc por meio do PDL Jovem, busca oportunizar imersões de empreendedorismo social para o desenvolvimento de lideranças juvenis que visem a transformação e melhoria do ambiente de vida.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 18:55
Compartilhar Comente

Vem aí a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc

Vem aí a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc
Mais imagens

Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, acontece na Unesc, nos dias 27 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, a XVI Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos – Comavh/Unesc, Fórum de Restauração do Rio Mãe Luzia, Âmago/Unesc e Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza – Fundave. O tema central escolhido para este ano será: Crise Civilizatória e Restauração Ecológica.

Para o presidente da Comavh/Unesc, professor Carlyle Torres de Bezerra Menezes, o evento será intenso e com muitas atividades. “A Semana terá como temática de fundo a crise civilizatória e as possibilidades da restauração ecológica, assuntos que vão ao encontro da recomendação da Assembleia Geral da ONU, que instituiu entre os anos de 2021 a 2030, como a década da restauração dos ecossistemas. Nosso objetivo é socializar o conhecimento na questão ambiental e nos valores humanos”, ressaltou o professor.

Os encontros; em forma de mesas redondas, palestras e oficinas, serão online e gratuitos, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal  oficial da Unesc Tv. No dia 27, às 19h, acontece a abertura com uma mesa redonda com quatro especialistas discutindo o tema: “Recuperação da Mata Atlântica em Santa Catarina: Práticas e Desafios”. clique aqui: 

Neste ano busca-se dar ênfase a mobilização das pessoas em torno das discussões ambientais, com o intuito de sensibilizá-las à participação efetiva no movimento pela conservação e recuperação da biodiversidade e da sustentabilidade socioambiental do planeta.

Também apoiam a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos, o Programa pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), os cursos de graduação em Engenharia ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Geografia e do Colégio da Unesc.

A Semana do Meio Ambiente é aberta aos acadêmicos, profissionais da área e público em geral. Para participar os interessados poderão efetuar suas inscrições através do site (clique aqui).

Confira a programação completa:

XVI – SEMANA DO MEIO AMBIENTE E VALORES HUMANOS
Dias 27 e 31 de maio e 01 e 02 de junho

27/05 - Quinta-feira

19:00 - Mesa-redonda

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM SANTA CATARINA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Palestrantes:
Marcos Maes
Leandro Casanova
Donato Lucieti
Carlyle Torres Bezerra de Menezes

Clique aqui:

31/05 – Segunda-feira 

14:00 – Oficina 

ACOMPANHAMENTO DA COMUNIDADE LINDEIRA IMPACTADA NO CONTEXTO DA GESTÃO AMBIENTAL DA BR-285/RS/SC.

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador
Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora
Ieda Cristina Alves Ramos
Nina Rosa de Souza Machado

Clique aqui: 

19:00 - Mesa-redonda 

CRISE CIVILIZATÓRIA E RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes
João Alberto Ramos Batanolli
Mário Ricardo Guadagnin
Miriam da Conceição Martins

Clique aqui:

01/06 – Terça-feira

08:00 - Oficina

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS NO CONTEXTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador
Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora
Amanda Montagna
Cauê Canabarro
Gustavo Arruda

Clique aqui:

14:00 - Mesa-redonda

ECOLOGIA PROFUNDA, AS LUTAS AMBIENTAIS MUITO ALÉM DA UTILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS

Palestrantes:
João Alberto Ramos Batanolli - Mediador
Kerexu Yjapiry
Fabiano Alves
Geraldo Milioli
Elenice de Freitas Sais

Clique aqui:

19:00 - Palestra

O AMANHÃ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA COSMOCENA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Vilmar Alves Pereira
Miriam da Conceição Martins – Mediadora
Bárbara Regina Alvarez - Mediadora

Clique aqui:

02/06 – Quarta-feira 

09:00 - Mesa-redonda

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS COMITÊS VISANDO A QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Miriam da Conceição Martins - Mediador
Lourenço Paim Zanette
Fernando Damian Preve Filho
Bárbara Regina Alvarez

Clique aqui:

14:00 - Palestra 

RELAÇÃO ENTRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS E O SURGIMENTO DE DOENÇAS

Palestrantes:
Tiago Moreti
Miriam da Conceição Martins - Mediadora
Rodrigo Ribeiro de Freitas - Mediador

Clique aqui:

19:00 - Mesa-redonda

GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DA BACIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Nadja Zim Alexandre
Dermeval Ribeiro Vianna Filho

Clique aqui:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 17:24
Compartilhar Comente

Obra de Paulo Freire e sua importância são debatidos em aula inaugural na Unesc

Obra de Paulo Freire e sua importância são debatidos em aula inaugural na Unesc
Professor doutor Jaime José Zitkoski foi o convidado do evento virtual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A importância da obra de Paulo Freire na atualidade, a pedagogia freireana e suas bases filosóficas e as contribuições do educador para uma pedagogia das lutas por libertação foram pontos abordados na manhã desta quarta-feira (26/5), durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc. O evento online teve a presença do professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaime José Zitkoski.

O palestrante é graduado e possui mestrado em Filosofia e é doutor em Educação. Na UFRGS, atua nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação e no Mestrado e Doutorado em Educação. Seu trabalho tem ênfase em Educação Popular e Estudos Sobre Universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da universidade na perspectiva da emancipação social e bem viver na América Latina. É autor de livros sobre Paulo Freire e a pedagogia freireana.

Na aula inaugural do PPGE da Unesc, Zitkoski falou sobre o tema “Paulo Freire: uma nova pedagogia voltada para a humanização do mundo”. Segundo o professor, os livros “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Libertação” são obras coletivas, pois despontam como uma pedagogia engajada nos processos de emancipação social. “Paulo Freire estava sempre se recriando e em movimento, aberto para as diferenças culturais e às novas realidades”, comenta.

Zitkoski pontua que a obra de Freire traz claro que o ser humano nunca está pronto e sim, em construção e que nos humanizamos ou desumanizamos a partir das relações com as pessoas. “A tendência do ser humano é se construir como um ‘ser mais’. O que dá sentido a nossa existência é a busca constante por sermos felizes. Esta natureza não é inata, ela vem se construindo historicamente enquanto espécie humana, indivíduo. Neste sentido, a educação precisa ter um compromisso de mudança do ser humano para melhor e é aí que está o processo de humanização, que acontece também a partir da ampliação dos horizontes de consciência e do alargamento da visão de mundo”.

O palestrante tratou ainda da importância de a comunidade estar inserida na escola, participando ativamente do projeto pedagógico dela, à exemplo do que diz a escola cidadã – um movimento que pensa a educação popular dentro da educação escolar. “Temos que pensar a escola como um dos polos culturais mais importantes da comunidade em que ela está inserida”.

Evento prestigiado

A aula inaugural do PPGE teve a participação de professores e alunos de mestrado e de doutorado da Universidade e de pesquisadores e egressos da Instituição.

O coordenador do PPGE, Vildacir Ortigara, afirma que o legado de Paulo Freire precisa ser lembrado e reforçado. “O PPGE está sempre atento às questões contemporâneas e o tema da aula inaugural está diretamente ligado a isso. Lembramos o patrono da educação brasileira, que neste ano completa 100 anos de resistência, pela obra dele ainda estar presente. Precisamos reafirmar o legado de Paulo Freire, ainda mais neste momento em que passamos”, afirma.

O evento teve ainda a participação do coordenador adjunto do PPGE, Rafael Rodrigo Mueller; da professora da linha de pesquisa “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, Graziela Giacomazzo; do professor da linha de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória”, Carlos Renato Carola e da professora da linha de pesquisa “Formação e Gestão em Processos Educativos”, Janine Moreira.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente