AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reflexos da pandemia na economia e nas organizações em debate na Unesc

Reflexos da pandemia na economia e nas organizações em debate na Unesc
Professor doutor Ecio de Farias Costa abriu evento abordando os impactos do auxílio emergencial na economia brasileira (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O impacto do auxílio emergencial na economia brasileira esteve no centro dos debates nesta segunda-feira (31/5), durante a abertura da 21ª Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas e Encontro de Gestão e Negócios dos Cursos Tecnológicos da Unesc. Como convidado para abordar o assunto, o evento trouxe o economista, professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio de Farias Costa que juntamente com o economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Marcelo Freire, desenvolveu um estudo a respeito do impacto do Programade Auxílio Emergencial (PAE), do Governo Federal, na economia do país.  

Ao longoda palestra “O Impacto do Auxílio Emergencial: Reflexos da pandemia na economia e nas organizações”, online e transmitida ao vivo pela Unesc TV (acompanhe pelo link), Costa interagiu com os participantes e tirou dúvidas a respeito do estudo, finalizado em 22 de dezembro de 2020. O levantamento apontou que o PAE apresentou resultados positivos na massa de rendimentos do trabalho no Brasil.  

Segundo o economista, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) dos estados brasileiros, os que tinham o índice de pobreza acima da média nacional foram os que tiveram um maior impacto com o pagamento do auxílio emergencial. Já os estados considerados menos pobres, os impactos do PAE foram menores – Santa Catarina, por exemplo, foi o estado com o segundo menor impacto do auxílio sobre o PIB. “Para atender a uma população mais pobre, que estava sofrendo com o isolamento social em função da pandemia, vemos que o auxílio emergencial foi realmente eficiente. Muitos dos trabalhadores mais pobres vivem na informalidade e sem conseguir trabalhar, não teriam rendimentos”.   

Segundo o levantamento, há uma predominância do PAE nas regiões Norte e Nordeste, maiores beneficiários percentualmente. Nestas regiões, 51% dos beneficiários vieram do Programa Bolsa Família. Já no Sul e no Sudeste, há uma composição diferente de beneficiários, sendo que a maioria deles foi feita a partir de cadastros por aplicativos. Ao longo de sua explanação, o professor abordou ainda as mudanças nas cidades mais pobres em função do auxílio emergencial, dos problemas de acesso às agências da Caixa Econômica Federal e às lotéricas para a retirada do benefício, assim como as dificuldades em realização dos cadastros, levando pessoas a se deslocarem para outros municípios e causando aglomeração em alguns casos. Abordou ainda a preocupação com o “efeito retirada”, ou seja, em qual será o comportamento e as consequências do final do PAE e os problemas que podem ser gerados para a população a partir de um endividamento do Governo Federal para a realização de programas.    

Semana aberta ao público em geral  


A Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas e Encontro de Gestão e Negócios dos Cursos Tecnológicos da Unesc, apresenta como tema central de debate os "Reflexos da Pandemia na Economia e nas Organizações". Até esta quarta-feira (2/6), o evento totalmente virtual, abordará, a partir das 19 horas, assuntos importantes e atuais em torno da pandemia e seus reflexos. O evento será transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube e é aberto para todos os interessados.  Além de Costa, o evento receberá o colaborador da XP Investimentos, Gabriel Gastaldon; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lauro Mattei; e o próprio coordenador do curso e membro do Observatório Socioeconômico da Unesc, Thiago Rocha Fabris, com olhar regional sobre os impactos da pandemia. 

Para fazer a interlocução com o mercado regional o evento contará ainda com convidados de organizações como La Moda, Rede Giassi de Supermercados e Góes e Nicoladelli Advogados Associados.  Na aberturados trabalhos, nesta segunda-feira, além de Fabris, o coordenador dos cursos de Gestão da Unesc, Volmar Madeira, e o presidente do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas, Luiz Eduardo Candiotto acolheram os participantes. 

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, parabenizou os professores e estudantes dos cursos envolvidos no evento. “Com esta Semana, vocês apresentam, enquanto universidade, um importante exercício de integração e de encontrar pontos de convergência e que são transversais às formações dos três cursos”, afirma. Aos estudantes, Feldhaus falou sobre a importância de oportunidades para o enriquecimento da formação acadêmica.

 Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de maio de 2021 às 21:46
Compartilhar Comente

Residentes da Unesc concluem curso de auriculoterapia

Residentes da Unesc concluem curso de auriculoterapia
Pacientes das Unidades Básicas de Saúde de Criciúma serão os beneficiados com a nova terapia (Foto: Paula Darós) Mais imagens

As Unidades Básicas de Saúde de Criciúma (UBS) estarão recebendo em breve uma nova terapia complementar para auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças. Os 36 residentes da Unesc, das mais diversas áreas, concluíram, na última quinta-feira (27/5) o curso de auriculoterapia, uma técnica que auxilia no tratamento de diversos problemas físicos, mentais e até emocionais. A capacitação foi ministrada pela professora do Curso de  Fisioterapia, Evelyn Vicente.

Para o professor do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, Rafael Amaral, a capacitação é importante aos acadêmicos e será muito benéfica para os pacientes.  “A capacitação em auriculoterapia é uma prática integrativa e eles vão começar a utilizar dentro das Unidades Básicas de Saúde, as quais estão tão lotadas nos próximos dois anos. Os residentes estarão levando mais uma terapia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A auriculoterapia tem diversas funções e uma delas é ajuda a diminuir a ansiedade, dentre outros transtornos” ressaltou.

A farmacêutica e residente Luana Pereira da Rosa, está radiante com o novo conhecimento. Segundo ela, a auriculoterapia vai ajudar muito aqueles que procuram as UBS, inclusive até já faz uso da terapia onde trabalha. “Com a terapia, a gente consegue prestar um atendimento muito mais humanizado, diminuindo o consumo de medicamentos e o alívio dos sintomas, principalmente os das doenças crônicas. Já estou tendo resultados positivos e muito legais com os meus pacientes” avaliou a profissional.

Sobre a auriculoterapia 

A auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura. Este tratamento alternativo consiste no estímulo de pontos na orelha e foi criado pelo o médico francês Paul Nogier, que conseguiu na década de 50 mapear os pontos auriculares. A medicina chinesa incorporou a descoberta francesa também na mesma época. 

Segundo Nogier, o corpo humano é representado no pavilhão auditivo e comparado a um feto de cabeça para baixo. A orelha foi dividida por áreas. No lóbulo estão os pontos referentes à cabeça e o cérebro. A área central ou concha abriga os pontos dos órgãos vitais e a parte periférica correspondente aos membros. Já a linha vertical protuberante representa a coluna vertebral.

Cada órgão específico pode ser estimulado através de um ponto, podendo ser por agulhas, esferas magnéticas ou as sementes de mostardas que serão aplicadas nos tratamentos nas unidades de saúde. O estímulo promove um sentimento de alívio conforme a patologia do paciente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2021 às 18:59
Compartilhar Comente

Semana Mundial do Brincar é comemorada com contação de histórias e atividades lúdicas no Colégio Unesc

Semana Mundial do Brincar é comemorada com contação de histórias e atividades lúdicas no Colégio Unesc
Estudantes do Ensino Fundamental conheceram a brinquedoteca do curso de Pedagogia e a história de “Matilde” (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Vestida de “Star vs As Forças do Mal”, a aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental, Maria Helena Wieczorkievicz Hacker, de oito anos, se encantou com a experiência vivida nesta sexta-feira (28/5) na Biblioteca Professor Eurico Back e na Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Unesc. “Amei tudo! Adorei a Matilde! Uma das melhores coisas do mundo é ouvir histórias e brincar”, afirma a pequena com os olhos brilhando enquanto ela e a turma se despediam da autora do livro “Matilde”, a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo. 

As atividades organizadas pela direção do Colégio Unesc, em parceria com a Biblioteca foram alusivas a Semana Mundial do Brincar, que ocorre entre 22 e 30 de maio. Os alunos do primeiro ao quinto ano do Colégio Unesc participaram de sessões de contação do livro “Matilde”. Cada sessão seguiu os protocolos de biossegurança e ocorreu de forma híbrida, ou seja, com estudantes presencialmente na Biblioteca e outros acompanhando de forma virtual. 

Segundo Wânia Ramos, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, a ideia foi estimular a imaginação e a criatividade das crianças, além do compartilhamento da alegria em brincar. Por isso também, todos receberam o convite para virem fantasiados nesta sexta-feira: alunos, professores e funcionários do Colégio. “O brincar, a criatividade, a imaginação, o ouvir e contar histórias é muito importante. Por meio da brincadeira, a aprendizagem acontece! Todo dia é dia de brincar e precisamos cada vez mais incentivar nossas crianças ao mundo interativo da brincadeira!”, salienta.

Após a contação da história, os alunos puderam conversar com a autora do livro infantil “Matilde” e tirar dúvidas sobre a obra e o seu processo de criação. “Olhei para um azulejo e vi a Matilde, a vaquinha de pescoço torto. Escrevi a história e ilustrei durante um período delicado de minha vida e digo que a Matilde me salvou. Cada um que lê me dá uma devolutiva. Cada um dá o seu sentido para a história, e isso é fantástico”, afirma Gislene.  

Sinopse de “Matilde” 

O livro, lançado pela Editora Unesc em 2020 também em forma de e-book, conta a infância de uma vaquinha com pescoço torto. Matilde nasceu e desde então não desgrudava da sua mãe, sempre mamando. Quando não cabia mais embaixo da mãe, perceberam que ela tinha o pescoço torto e até diziam que ela vivia no mundo da lua. Mas Matilde via o mundo de outra perspectiva e pode usar a imaginação e criar histórias incríveis. Os animais que moravam no mesmo sítio de Matilde, decidiram se reunir para pensar na maneira que Matilde iria se alimentar, sendo que o seu pescoço não virava para baixo, como iria comer a grama? E Matilde mostrou a todos que sabia se virar muito bem.

O livro está disponível para comprar no link.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2021 às 18:23
Compartilhar Comente

Curso de Odontologia presta homenagem ao professor Fabiano Goulart Azambuja

Curso de Odontologia presta homenagem ao professor Fabiano Goulart Azambuja
Cerimônia teve a participação de pais e amigos do docente e de professores e estudantes de forma presencial e online (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A clínica do curso de Odontologia da Unesc, leva agora o nome de um dos seus maiores entusiastas: o professor mestre Fabiano Goulart Azambuja. Falecido em dezembro de 2020, vítima de complicações causadas pela Covid-19, o docente deixou uma coleção de boas memórias e ensinamentos para professores, alunos, funcionários da Universidade e profissionais da área. Como forma de homenagear o seu legado, o curso de Odontologia da Unesc, deu o seu nome à clínica em que o professor passava boa parte de seu tempo.

A solenidade de descerramento da placa e a homenagem a Fabiano foi marcada pela emoção e ocorreu na manhã desta sexta-feira (28/5), com a presença dos pais do professor, Nilson Azambuja e Nilza Goulart Azambuja, da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, da coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Machado Guzzatti, do coordenador adjunto, Renan Antônio Ceretta e da presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Laura Rodrigues. A cerimônia ocorreu de forma híbrida, tendo a participação ainda de amigos e familiares de Fabiano e de professores e alunos do curso.  

Fabiano era natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul e iniciou sua trajetória como professor da Unesc em 2013. Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, ministrou as disciplinas de Cirurgia Oral I e II e Farmacologia Aplicada e Anestesiologia.

Honrando o legado de Fabiano

Com depoimentos recheados de saudade, gratidão e carinho, alunos e egressos do curso de Odontologia, além de professores do curso se emocionaram e levaram os presentes às lágrimas ao falarem das lembranças envolvendo o homenageado. “É muito difícil estar sem o nosso amigo. A perda de Fabiano é irreparável. Não se pode substituir um ser humano como ele. Mas podemos seguir o exemplo que ele nos deu, com o seu jeito de ser e suas atitudes, sempre muito ético, muito bondoso, altruísta e fazia o bem, muitas vezes sem ninguém saber. Não é à toa que ele tinha muitos amigos, E pessoas iluminadas são assim”, afirmou o professor Leonardo Mezzari.

A coordenadora do curso, Morgana Machado Guzzatti lembrou da importância dele para o curso e para a formação de profissionais diferenciados. “Hoje é um dia de muita saudade, mas também de muita gratidão e reconhecimento por tudo o que o Fabiano fez e representou para cada um de nós. Ele fez e com o seu legado, continuará fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Um profissional ético, competente e comprometido. Um ser humano como poucos!”.

A pró-reitora Acadêmica salientou a importância do docente na formação de novos profissionais de Odontologia, que não são apenas bons profissionais, mas diferenciados em sua consciência do seu papel social. “Fabiano entrou na Universidade porque tecnicamente ele era muito bom e aqui ele construiu uma carreira acadêmica fantástica, o que para a Unesc é motivo de muito orgulho. Quando a gente vai para a sala de aula, não ensinamos só a parte técnica, mas valores que trazemos como seres humanos. E o Fabiano foi uma pessoa de valores inestimáveis. O Fabiano professor e o Fabiano amigo foi importante para o grupo de professores e alunos”.  

Os pais de Fabiano emocionaram a todos ao agradecerem pela homenagem e compartilharem, em forma de um texto com poesia, o sentimento neste momento. “Vocês fizeram uma homenagem linda ao meu filho, honraram os ensinamentos dele. O legado dele fica além do profissional. Agradecemos a todos, de coração”, ressaltou a mãe do professor. 

Para ver a homenagem ao professor Fabiano Goulart Azambuja, basta clicar no link

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2021 às 17:40
Compartilhar Comente

Unesc recebe startups para encerramento do Programa Galápagos

Unesc recebe startups para encerramento do Programa Galápagos
Empreendedores mergulharam em quatro semanas de qualificação com a Origem by Darwin Startups (Foto: Paula Darós) Mais imagens

Os recém aprovados no Edital de Inovação Unesc 2021 e os empreendedores previamente incubados, foram recebidos pela Unesc, nesta quinta-feira (27/5), para o encerramento do Programa Galápagos, um projeto de qualificação para startups desenvolvido pela Origem by Darwin Startups, e disponibilizado com a parceria do Sebrae. Foram quatro semanas de qualificação para 16 empresas, ministradas pela a melhor aceleradora de negócios do país por três anos consecutivos no prêmio Startup Awards.

Para o último encontro, a Agência de Inovação (Aditt), possibilitou o workshop “Go to Market”, com Roberta Kuzolitz, Head de Sales & Marketing e co-founder da Harmo. O evento ocorreu no modelo híbrido, no auditório Ruy Hulse, e seguiu todos os protocolos de biossegurança da instituição.

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o investimento da Universidade neste projeto vem ao encontro da Instituição em promover o desenvolvimento regional. “Realizamos este investimento porque acreditamos neste projeto, no desenvolvimento regional, na valorização do trabalho de alto valor agregado, mas também na entrega de produtos e serviços de alta tecnologia, o que pode ser um diferencial para o desenvolvimento do Sul”, enalteceu a pró-reitora.

Segundo Gisele, o propósito da Instituição é que, ao final da caminhada, os participantes sintam-se preparados para o mercado. “Essa caminhada não termina aqui. A Unesc tem uma Jornada Empreendedora preparada com muito carinho para todos aqueles que participam do edital de inovação e para todos que têm projetos incubados”, lembrou.

O gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, destacou que o evento foi um sucesso e teve uma melhoria no modelo de entrega nesta segunda edição. “O Sebrae e a Darwin trouxeram, principalmente nas mentorias remotas, um modelo de engajamento que manteve a conexão com participantes em um ambiente seguro de colaboração. Novos atores de entrega de conteúdo também foram um diferencial significativo nesta edição”, comentou.

Há pouco mais de um mês incubados na Unesc, os empreendedores da ObrApp, uma plataforma multilateral que conecta o prestador de serviços na área da construção civil aos clientes interessados, já colhem os frutos da experiência. “O Programa Galápagos nos proporcionou um rico conhecimento empreendedor, uma abertura de horizontes nunca antes imaginado, que com certeza retornará em forma de tecnologia para a sociedade. Os mentores do programa nos trouxeram assuntos pontuais, porém cirúrgicos para o bom andamento de qualquer negócio” afirmou o ceo da Startup, Douglas Leffa.

Em sua segunda edição em Criciúma, o Programa Galápagos envolveu mais de 60 pessoas entre Aditt, Sebrae e participantes. Entre as 16 startups, 50% são empresas formalizadas e 50% estão em fase de ideação, ou que estão em fases iniciais. Além de auxiliar na estruturação de cada um dos dez projetos selecionados, o Programa proporcionou conexão com outras seis propostas já instaladas na Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in), promovendo network e socialização de vivências.

Além do workshop, o evento contou com a participação do diretor da Itexperts, Diego da Silva e do coordenador do Startup SC, do Sebrae, Alexandre Souza.

Trajetória do Programa Galápagos

A aceleração iniciou com o Diagnóstico 360º, o momento de entender o mundo das startups e aprender sobre metas, métricas, projeções financeiras e a matriz SWOT, um mecanismo de engajamento estratégico. Na segunda semana os temas foram sobre validação de problemas, cliente, soluções e produto viável mínimo. Dentro da terceira etapa, um incremento dos temas voltados à solução e produto viável mínimo foram ministrados, passando por coleta de dados e resiliência em situações de erros e falhas.

Por fim, nessa quarta e última semana, ciclo “Go to market” trouxe exemplos sobre precificação e teste de mercado, treinamento de pitch, apresentação comercial e meios de abordar e realizar as primeiras vendas. 

Proteção intelectual e de desenvolvimento

Além de toda a estrutura de excelência já disponibilizada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), os incubados contam com a colaboração do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Suas marcas, desenvolvimentos tecnológicos e até propostas já estabelecidas podem recorrer ao NIT para proteção intelectual e transferência destas expertises. “Isso faz com que elas sejam reconhecidas no mercado e tenham seu valor consolidado. A partir da propriedade intelectual, a empresa pode abrir um leque de ações que a engrandeçam”, pontuou o coordenador do Núcleo, Evanio Ramos Nicoleit.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2021 às 18:52
Compartilhar Comente