AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Simpósio debate pesquisas em torno dos canabinoides e seus princípios terapêuticos

Simpósio debate pesquisas em torno dos canabinoides e seus princípios terapêuticos
A substância no tratamento de estresse pós-traumático foi um dos temas apresentados (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As atividades do 15º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc encerraram no fim da tarde desta sexta-feira (31/5) e trouxeram para o debate o papel do sistema endocanabinoide no tratamento do estresse pós-traumático, o impacto dos canabinoides (compostos encontrados na cannabis) no cérebro adolescente, seus diferentes usos e a maconha como fator de risco para doenças neuropsiquiátricas. Os assuntos foram abordados por pesquisadores de diferentes instituições de ensino, que também dialogaram com a plateia, formada por estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores e pesquisadores em Ciências da Saúde.

A coordenadora do Simpósio, Gislaine Zilli Réus, faz uma avaliação positiva do evento. Segundo ela, por ainda não haver pesquisa na Universidade sobre o assunto, trazer a temática para o debate agregou novos conhecimentos à comunidade acadêmica. “Vamos sair daqui refletindo sobre o tema. O uso recreativo da cannabis, o uso ilegal, sabemos que vai causar dano e aumentar o risco para muitas doenças. Mas o uso de um composto da planta chamado canabidiol em casos de doenças específicas, que foi muito falado no evento, vem apresentando bons efeitos. No entanto, há que se ter cuidado. Como foi enfatizado no Simpósio, ainda há muito a ser pesquisado e analisado”, afirma Gislaine.

O evento é uma parceria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e do Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc. A programação contou com palestras na noite desta quinta-feira (30/5) e na manhã e tarde desta sexta-feira (31/5), além de apresentação de trabalhos. Entre os 93 trabalhos inscritos, a comissão avaliadora do Simpósio escolheu as quatro melhores pesquisas e os três melhores pôsteres apresentados.

Programação intensa


Dentro do tema central “Maconha, Canabinoides e Terapêutica”, o Simpósio de Pesquisa teve uma programação intensa e abordou assuntos como números da dependência do uso de maconha, as políticas públicas envolvendo o assunto e o uso de substâncias retiradas da planta cannabis em tratamentos de saúde.

Os trabalhos do último período do evento foram iniciados pelo professor doutor e coordenador do Laboratório de Neurociência Comportamental da Unisul, Rafael Mariano De Bitencourt, que ministrou a palestra “Aprendendo a esquecer: O papel do sistema endocanabinoide na extinção de memórias aversivas”. Ele explica que o Transtorno de Estresse Pós-Traumático tem relação direta com o fato de a pessoa rememorar o trauma e a aversão, e o sistema endocanabinoide é essencial para a extinção dessa memória aversiva.

“O canabidiol (uma das substâncias químicas canabinoides encontradas na planta cannabis sativa) é uma substância segura e com possibilidades terapêuticas interessantes. Ele facilitou a extinção de memórias aversivas em ratos. E nós que trabalhamos com animais ficamos pensando no que a substância vai fazer nas pessoas. Um outro grupo realizou a pesquisa em humanos e administrou o canabidiol ou canabidiol e THC (tetra-hidrocarbinol) e o resultado foi que as substâncias colaboram sim no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático”.

Impacto do uso da maconha no cérebro dos adolescentes

Na segunda palestra da tarde, o médico e professor doutor Thiago Gatti Pianca, do Rio Grande do Sul, falou sobre “O impacto dos canabionoides no cérebro adolescente”. Segundo ele, ainda não há muitas pesquisas sobre os efeitos da maconha no cérebro de pessoas jovens, mas o que já se sabe, é que a dependência é causada pelo uso com foco no efeito psicoativo e não terapêutico.

“Temos mais perguntas que respostas, nesse momento, sobre o cérebro do adolescente e o efeito do canabinoide. Mas estudos apontam uma diminuição de QI com o uso de maconha. No estudo, percebeu-se que quem começou a usar na adolescência, teve uma redução de QI maior do que quem iniciou na fase adulta. É cedo para se ter um consenso, mas essa pesquisa é muito importante. Ela apontou uma diferença de até 8 pontos do QI entre quem usa maconha e quem não faz uso”, comenta.  

Os múltiplos usos dos canabinoides

O neurologista pediátrico Jaime Lin falou sobre os “Aspectos Clínicos: Os múltiplos usos dos canabinoides” e apresentou resultados de pesquisas recentes sobre a eficácia do uso dos canabinoides em pacientes com problemas de saúde como Doença de Parkinson, Transtorno do Espectro Autista e Epilepsia.

Segundo o médico, uma pesquisa perguntou para o público e para médicos generalistas e neurologistas se apoiariam o uso medicinal dos derivados da maconha. Cem por cento dos pacientes apoiariam o uso e metade dos neurologistas e cerca de 83% dos médicos generalistas apoiariam. Em seguida, a revista responsável pela pesquisa entregou o encarte especial sobre segurança e eficácia dos canabinoides e perguntaram se eles deveriam ser prescritos sem nenhum tipo de controle. O resultado é que zero por cento dos médicos acreditam que possa ser oferecida medicação desse jeito, mas 35% do público acha que pode ser. Cerca de 30% dos profissionais de Medicina acredita que de maneira controlada, possa ser prescrito. No entanto, mais de 70% do público concordou. “Mesmo com todas as evidências, o público em geral vai acreditar no que ele quiser. Cabe a nós, profissionais de saúde, nos atualizar e pesquisar cada vez mais sobre o assunto”.

Doenças mentais

O médico e professor doutor Sergio De Paula Ramos abordou o tema “Maconha como fator de risco para doenças neuropsiquiátricas” e afirma que a maconha é uma droga particularmente usada por jovens e por isso quando fala sobre o impacto dela no sistema nervoso, é preciso estudar a atuação em um cérebro juvenil. “Legalizar a maconha aumenta a demanda por serviços médicos. Se baixarmos a percepção de risco, aumentamos o consumo. E tudo é agravado pelo consumo dela: quadros de psicose, depressão e intenção suicida”. 

Ramos apresentou dados de pesquisas feitas em jovens, que apontam que o uso semanal da planta aumenta em mais de 30% os casos de quadros psicóticos e que quanto mais frequente o uso e mais concentrada a maconha for, maior a chance de a pessoa desenvolver psicose. Outro dado é sobre casos de esquizofrenia. Segundo pesquisas, em comparação com uma pessoa que não faz uso de maconha, a que consome a droga tem quatro vezes mais chance de ter o primeiro surto esquizofrênico. E em casos de depressão, a cannabis sativa aumenta em 30% os sintomas da doença, assim como em 3% a intenção suicida. Para finalizar, o médico afirmou que estudos apontam que pessoas que utilizam a droga e possuem depressão aderem 4% menos ao tratamento da doença.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2019 às 21:10
Compartilhar Comente

Unesc apresenta a Sala dos Municípios e Fórum do Amanhã na Amesc

Unesc apresenta a Sala dos Municípios e Fórum do Amanhã na Amesc
Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira no Legislativo de São João do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em busca de fomentar a participação ativa da Universidade nos munícipios da região, a Unesc esteve nesta sexta-feira (31/5) visitando a Câmara de Vereadores de São João do Sul, durante uma reunião da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) para apresentar a Sala dos Municípios aos prefeitos e membros da Associação. Ainda durante o encontro, foi apresentado o Fórum Amesc do Amanhã, que ocorrerá dia 14 de junho, às 7 horas, em Turvo.

O Fórum, a exemplo da edição realizada em Criciúma em 2018, tem a proposta de levantar as demandas, necessidades, ideias e contribuições para que sejam precursoras do desenvolvimento regional.  O evento será realizado em parceria com a Rádio Som Maior.

De acordo com a chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, no encontro puderam ser discutidos os últimos detalhes para a realização do Fórum. “Nesta oportunidade, alinhamos com todos os prefeitos a participação de todos os municípios, parlamentares, equipe de gestão, empresários, entidades e comunidade em geral no Fórum”, comentou.

Para o prefeito de Maracajá e presidente da Amesc, Arlindo Rocha, todos os municípios se empenharão em promover ampla participação no evento. “Acreditamos que a região precisa se planejar para melhorar a atuação a médio e longo prazo. Além disto, é de extrema importância identificar as principais bandeiras para a região e temos a certeza que a Unesc é a Instituição que se considera capacitada para desenvolver esse trabalho de alta relevância para todos”, enfatizou.

A coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Melissa Watanabe, apresentou a metodologia que será realizada no Fórum. O prefeito de Turvo, Thiago Zilli, anfitrião do Fórum, destacou o engajamento do município junto à Universidade na organização do evento.

Visita ao Iparque

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, também convidou os prefeitos para visitarem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) no dia 18 de junho.

A visita tem o propósito de apresentar, aos prefeitos e secretários de obras e infraestrutura dos municípios, os diferenciais nas atividades realizadas pelo Parque. “O objetivo é de levar o conhecimento sobre os diversos serviços que podem ser oferecidos pelo Iparque e assim fortalecer a parceria da Universidade com municípios”, comentou Izabel.


Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2019 às 19:28
Compartilhar Comente

Desenvolvimento institucional: Mais um momento para pensar o futuro da Universidade

Desenvolvimento institucional: Mais um momento para pensar o futuro da Universidade
Reunião abordou pontos relevantes para diálogos na Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Na tarde desta sexta-feira (31/5), a Unesc deu mais um passo em direção ao futuro. De forma colaborativa, os gestores da Universidade se reuniram no Auditório Edson Rodrigues para conhecer e debater assuntos relevantes da Instituição, como o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), E-Social, obras e orçamentos. “É um momento para conversar e trabalhar juntos. Em 2019 estamos retomando diálogos para fomentar melhorias e elevar a perspectiva para os próximos anos, garantindo a excelência no ensino e a contribuição para a comunidade”, destacou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Desenvolvimento Institucional

O Plano, iniciado em 2018, está promovendo conversas sobre o futuro da Universidade, com um planejamento traçado até 2023. Em eventos com professores, estudantes, gestores e a comunidade externa, mais de mil pontos já foram elencados. Para a segunda etapa do PDI, 26 eixos de trabalhos foram selecionados e serão propostos para debate e fomento de ideias.

Na próxima segunda e terça-feira (3 e 4/6), diálogos serão promovidos com os colaboradores da Instituição sobre pontos positivos e negativos de processos e políticas. Na quarta-feira (5/6), será a vez de estudantes e professores contribuírem para o processo de qualificação da Universidade, e na quinta-feira (6/6) um encontro exclusivo aos docentes será proposto.

Ainda ocorrerão conversas com os colaboradores e professores do I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), com os integrantes dos programas de Pós-Graduação e com a comunidade externa.

“O objetivo é que esta iniciativa vá além de ser um documento. Queremos que seja base para importantes avanços, contenha respostas para grandes decisões, influencie diretamente o dia a dia da Universidade e faça uma Unesc ainda mais forte”, afirma a reitora.

A coordenadora do Seplan (Setor de Planejamento Institucional), Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, explica que o processo será trabalhado em quatro passos. Segundo ela, professores, colaboradores, estudantes, gestores e a comunidade externa terão oportunidade de participar da proposta.

O Setor de Planejamento Institucional é o responsável pelas diretrizes do PDI. Para ajudar a construir a Unesc do amanhã clique aqui.

Boas-vindas

Durante o encontro, o ex-reitor da Universidade, Edson Rodrigues, foi acolhido pelos gestores como assessor institucional. Para a reitora, o novo integrante da Instituição tem muito a contribuir. “Ele estará presente mais uma vez na linda história desta Universidade. É o importante reforço em experiência e expertise que estivemos buscando”, frisa.

Também estiveram presentes o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Thiago Fabris; e a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 31 de maio de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

15º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde: manhã é marcada pela apresentação de diferentes pontos de vista

15º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde: manhã é marcada pela apresentação de diferentes pontos de vista
Manhã do segundo dia de evento contou com três palestras e espaço para questionamentos dos participantes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A manhã do segundo dia do 15º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc foi de apresentação de dados de diferentes pontos de vista sobre o tema central  ''Maconha, Canabinoides e Terapêutica''. Os aprendizados do dia foram iniciados com a pesquisadora Marília Silva De Souza, que tratou sobre “Epidemiologia: Os números da dependência”.

Apresentando inúmeros gráficos de dados do Brasil e do mundo, Marília destacou o fato de a incidência do uso de drogas estar longe de ser apenas na faixa etária da adolescência. “Dados mundiais mostram a prevalência de usuários também em pessoas de 50 a 54 anos. Entre as explicações encontradas para esse cenário está o fato de que, quando eram adolescentes, essas pessoas tiveram acesso à droga e continuaram ou voltaram a usar ao longo dos anos”, salientou.

Conforme a palestrante, o número global de usuários continua a aumentar. “E isso de forma significativa. Os números do relatório mundial sobre drogas de 2018 mostram uma expansão de 16% entre 2006 e 2016”, salientou.

Em seguida, o tema levantado foi Maconha: Políticas Públicas, tratado pela pesquisadora Lilian Schwanz Lucas. Conforme ela, é de extrema necessidade a aplicação de sistemáticas de longa duração e o foco em estratégias de resolução de problemas. “E ações, especialmente nas escolas, já que quanto mais cedo o contato com a droga, mais prejudicial”, salientou.

História de luta


Quem finalizou a manhã de apresentações foi Norberto Fischer, pai de Anny Fischer, conhecida como a primeira paciente brasileira que conseguiu, por meio de uma liminar na justiça, a autorização para importar e utilizar um medicamento derivado da maconha. Norberto abordou o tema “Canabinoide como opção de tratamento - a história de Anny” e mostrou ao público a trajetória da família na luta pela possibilidade de tratamento para a menina.

Conforme Norberto, a angústia vivida pela família era constante. “Nós vivíamos um luto diário. Vivíamos esperando quando seria a última convulsão”, descreve. Após encontrar na internet casos de pacientes que haviam reduzido crises e conquistado mais qualidade de vida por meio do uso do Canabinoide, os pais não pensaram duas vezes e foram à luta em busca de garantir ao menos essa tentativa para melhorar a qualidade de vida de Anny, com até então três anos e chegando a apresentar 30 a 80 crises convulsivas por semana. “Resolvermos adquirir o medicamento mesmo de forma ilegal. Nós não poderíamos ficar calados. Precisávamos oferecer isso para ela”, salientou.

Ao relatar toda a melhora conquistada ao longo do tempo por meio do uso medicinal da planta, Norberto defendeu seu posicionamento quanto ao assunto e deixou seu apelo. “Acredito que a visão sobre o Cannabis precisa ser diferente, sem preconceito, diante dessas evidências e da situação que tantas famílias vivem”, completou.

Após as falas, os participantes puderam fazer perguntas aos palestrantes e levantar outras opiniões sobre os temas tratados.

O evento segue ao longo de toda a tarde desta sexta-feira e será encerrado com a premiação dos melhores pôsteres apresentados nesta edição, às 17h45.


Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de maio de 2019 às 15:49
Compartilhar Comente

Rodrigo Minotto é recebido para agradecimento na Unesc

Rodrigo Minotto é recebido para agradecimento na Unesc
Parlamentar foi importante parceiros das universidades para decisão de aumento no repasse do Estado para as bolsas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O deputado estadual Rodrigo Minotto esteve na Unesc no fim da tarde desta quinta-feira (30/5) em reunião com as lideranças da Universidade. Na ocasião, o parlamentar foi presenteado com uma placa em agradecimento ao empenho na luta pela manutenção e aumento dos repasses para as bolsas de Artigo 170 e 171. Minotto esteve com o governador Carlos Moisés no início da semana, quando foi anunciada a liberação de mais de R$ 200 milhões para esta finalidade. Acompanhou o deputado em ambos os encontros o representante da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Adriano Rodrigues.

Em nome da Universidade, a reitora Luciane Bisognin Ceretta fez a entrega da placa a Rodrigo Minotto e mais uma vez agradeceu o empenho do parlamentar na luta pela educação, em especial das universidades comunitárias. “Nós temos muito orgulho em tê-lo como grande parceiro nas nossas causas e ficamos imensamente felizes com a declaração de que, de fato, tens um lado e esse lado é o das comunitárias. Acredito que a sociedade jamais, de forma geral, pode se abster dessa luta, e tê-lo conosco é um grande reforço em nossa luta”, salientou Luciana, ao citar ainda a atenção dada ao assunto pelo próprio governador e pelo deputado Júlio Garcia.

Ainda no encontro, lideranças estudantis puderam, de início, fazer seus agradecimentos e pontuações a Minotto, que também ouviu as palavras do vice-reitor, Daniel Preve; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior; do gerente do Escritório de Negócios da Unesc, Henrique Vargas, entre outros integrantes do encontro.

Conforme o deputado, sua luta continuará sendo em nome da educação e tudo o que a envolve, acrescentando que assumiu a presidência da Frente Parlamentar pela Inovação na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). “Repito aqui que quero ser o deputado da Acafe, da defesa dessas lutas tão importantes. Garanto a vocês que nunca irão me ver na Assembleia me abstendo de votações ou do plenário para ficar em cima do muro. Meu lado é o de vocês e seguiremos nesse trabalho juntos, ouvindo suas sugestões e necessidades e lutando por elas”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 22:28
Compartilhar Comente