AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores da Unesc socializam trabalhos na PUC/PR

Professores da Unesc socializam trabalhos na PUC/PR
Artigos sobre estratégia empresarial foram apresentados (Foto: Divulgação) Mais imagens

As professoras do curso de Administração da Unesc, Izabel Souza e Bianca Bez Batti Dias, juntamente com o professor Silvio Parodi, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) apresentaram artigos no 8º Encontro de Estudos em Estratégia. O encontro ocorreu de 28 a 30 de maio, na PUC/PR, em Curitiba.

Foram apresentados os trabalhos:

“Dominância de Membros do Desempenho nas Cooperativas de Crédito: Análise sob a ótica da Teoria de Agência”
Autores: Mario Nazzari Westrup e Silvio Parodi Oliveira Camilo   

“As Capacidades Dinâmicas como Base para as Vantagens Competitivas em uma Empresa Internacionalizada”
Autores: Izabel Regina de Souza, Ana Paula Lemos Centeno e  Thiago Henrique Almino Francisco.

“Gênero como Categoria de Análise em Estudos de Estratégia como Prática Social”
Autores: Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Carlos Ricardo Rossetto, Sidnei Vieira Marinho e Giovana Ilka Jacinto Salvaro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 21:27
Compartilhar Comente

Alunas de Arquitetura apresentam artigo em conferência internacional

As estudantes da sexta fase do curso de Arquitetura da Unesc Julia Marcello dal Molin e Liliana Esteve Morais apresentaram o artigo “Políticas Públicas de Proteção ao Patrimônio Arquitetônico Brasileiro: Um Estudo De Caso”, escrito em parceria com a professora doutoranda Aline Eyng Savi e a acadêmica Lays Juliani Hespanhol, na IMATTE 2017, uma conferência internacional sobre os valores do patrimônio tangível.

O evento, promovido pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), ocorreu na última segunda e terça-feira (29 e 30/5) e abordou os valores do patrimônio tangível, como o objetivo de oferecer um fórum de discussão para cientistas e outros profissionais que trabalhem no campo do Patrimônio Cultural.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 20:46
Compartilhar Comente

Pela construção de uma sociedade que cuida do planeta

Pela construção de uma sociedade que cuida do planeta
Semana do Meio Ambiente da Unesc inicia neste domingo (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma das grandes preocupações da Unesc é o cuidado com as questões socioambientais. Com base nas políticas institucionais da Universidade, que traz uma concepção da integração de todos os elementos que compõem o ambiente em que vivemos, nasceu a programação da 12ª Semana do Meio Ambiente, que traz como tema central “As Questões Socioambientais e os Cuidados com a Casa Comum”. O evento inicia neste domingo (4/6), com o Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia, e segue até quarta-feira (7/6), com palestras, debates e outras atividades educativas.

Os cuidados com o ambiente físico, gestão de resíduos, mobilidade urbana e acessibilidade, economia solidária, segurança alimentar, resíduos sólidos, ética, direitos humanos, entre outros assuntos, serão debatidos durante a semana.

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Zeca Virtuoso, o encontro tem o intuito de nos ajudar a compreender melhor a nossa atual realidade socioambiental. “A começar pela questão dos recursos hídricos, pois coloca nossa região em situação de vulnerabilidade hídrica, em virtude da contaminação de dois terços dos rios pelo esgoto doméstico, pela mineração e por uso de agroquímicos na agricultura, dentre outras fontes poluidoras”, comentou.

Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia

Para abrir o encontro, neste domingo (4/6), ocorre o 1º Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia, que vai mobilizar ciclistas em defesa da bandeira da recuperação do Rio Mãe Luzia. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer um movimento articulado pela comunidade regional, motivado pelo livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, lançado em 2014, pelo professor Carlos Renato Carola e o historiador Nilso Dassi.

O evento ciclístico é um dos pontos altos da programação, no qual são esperados mais de 500 ciclistas para um percurso de aproximadamente 80 quilômetros. O trajeto inicia na nascente do Rio Mãe Luiza, no município de Treviso, às 7 horas, e passa pelos municípios cortados pelo rio: Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha e Maracajá. “Será uma grande oportunidade para a população envolvida pensar sobre a importância de buscarmos as condições políticas e técnicas para a realização de projetos que melhorem a situação atual do rio, devolvendo, assim, a esperança do retorno da vida ao longo do seu leito”, comenta Zeca.

Os ciclistas farão uma parada em cada município onde o prefeito de cada cidade assinará o Tratado do Rio Mãe Luzia, documento que consta uma ação efetiva que cada município se compromete a fazer ainda esse ano em prol do rio. Além da assinatura do Tratado, cada município preparou uma atividade para receber a comunidade nesse dia.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

Neurolab comemora 15 anos com debates e palestras gratuitas

Neurolab comemora 15 anos com debates e palestras gratuitas
Encontro ocorre neste sábado na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma comemoração que vai beneficiar profissionais de saúde, alunos e comunidade em geral. Neste sábado (3/6), o Neurolab da Unesc vai celebrar seus 15 anos de atividades com um evento carregado de palestras e debates relacionadas a avanços em neurociências e saúde mental. O evento é gratuito e aberto ao público, com começo às 9 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O Neurolab estuda diferentes transtornos mentais como o transtorno bipolar, a depressão, a esquizofrenia e a doença de Alzheimer, com o intuito de desenvolver alternativas que proporcionem o fortalecimento da qualidade de vida da comunidade. Além disso, os pesquisadores também estudam neuroinfecções, principalmente, as induzidas pela meningite bacteriana. A ideia é compreender os mecanismos envolvidos nestas doenças para poder desenvolver novas estratégias terapêuticas.

Confira a programação do encontro (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 20:36
Compartilhar Comente

Mestrandas da Unesc visitam exposição Úvula de Ísis

Mestrandas da Unesc visitam exposição Úvula de Ísis
Mostra está aberta até o dia 9 de junho na Sala Edi Balod (Foto: Divulgação) Mais imagens

As mestrandas da turma de “Gênero, Educação e Trabalho”, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, visitaram a exposição “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte”, nesta terça-feira (31/5), na Sala Edi Balod.

Acompanhadas pelas professoras Giani Rabelo e Giovana Salvaro, as visitantes foram recebidas pela coordenadora e curadora da Sala Edi Balod, Ana Zavadil, o estagiário João Luiz e a voluntária e representante da turma dos curadores Alice Meis.

A exposição fica até dia 9 de junho e as visitações ocorrem de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente