AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Olimpíadas de Educação Física integram alunos e professores da Unesc

Olimpíadas de Educação Física integram alunos e professores da Unesc
Jogos ocorrem até quarta-feira (Fotos: Luís Afonso dos Santos) Mais imagens

Paz, amizade e bom relacionamento. Esses são os três pilares que estruturam as Olimpíadas do curso de Educação Física da Unesc. O evento corre até esta quarta-feira (1/6) e é desenvolvido entre os professores e alunos do curso, tanto do bacharelado quanto da licenciatura. Esta é a oitava edição do encontro, que ocorre anualmente na Universidade.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2016 às 22:18
Compartilhar Comente

Políticas públicas e Desenvolvimento Sustentável são debatidos na Unesc

Políticas públicas e Desenvolvimento Sustentável são debatidos na Unesc
Encontro foi ministrado pelo professor da Valmor Schiochet (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

“A resposta para um bom desenvolvimento socioeconômico está nas organizações cooperativas”. Essa foi a certeza que o professor da FURB Valmor Schiochet trouxe para a conferência de abertura da Jornada Nacional de Desenvolvimento e Políticas Públicas e o 5º Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.  O encontro, promovido pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), ocorre até quarta-feira (1/6) e tem o intuito de debater fatores sociais e econômicos que envolvem a sociedade.

Segundo o professor, os índices de desenvolvimento são maiores nas comunidades que promovem ações colaborativas. “Cooperativas de agricultores, artesãos, catadores, esses e outros grupos que geram renda familiar e trazem melhores condições de vida para os envolvidos, quando presentes nas comunidades, fortalecem o desenvolvimento e trazem melhores indicadores em seus processos econômicos”, ressaltou Schiochet.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, o debate é essencial. “Discutir políticas públicas é um trabalho de todos nós e eventos como esse mostram que a ciência de valor, desenvolvida dentro da Unesc, consegue estabelecer uma ligação que vai além dos muros universitários. Precisamos construir projetos de felicidade, de forma colaborativa. E nessa construção, a ciência tem um papel fundamental”, destacou.

O coordenador do PPGDS, Alcides Goularti Filho, também ressaltou a importância das políticas públicas. Segundo ele elas devem estruturar a sociedade e contribuir com a redução da desigualdade socioeconômica.

Sobre o evento


O segundo dia de evento traz o tema “Direito à Cidade e Conflitos Urbanos”. A conferência será ministrada pelo professor UFPR José Ricardo Vargas de Faria.

O encontro também apresenta oito eixos temáticos, que serão desenvolvidos por meio da apresentação de trabalhos, são eles: “Economia, Trabalho e Desenvolvimento regional”, “Pesquisa e Inovação”, “História social e política”, “Políticas públicas, cidadania e novos direitos”, “Estratégias, desenvolvimento e sustentabilidade”, “Cidadania, Educação, Justiça Social e Políticas Públicas”, “Empreendedorismo e Empreendedorismo Social” e “Contabilidade gerencial e financeira”.

Mais informações (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de maio de 2016 às 21:47
Compartilhar Comente

Alunos de Treviso e Morro da Fumaça participam de projeto ambiental

Alunos de Treviso e Morro da Fumaça participam de projeto ambiental
Atividades são desenvolvidas por professores e alunos da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

As atividades do projeto de extensão “Educação Ambiental com enfoque na Preservação de Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC” seguem a todo vapor. Professores e alunos participantes estiveram em Treviso e Morro da Fumaça esta semana para desenvolver ações com alunos do Ensino Fundamental.

Nesta terça-feira (31/5), cerca de 120 crianças de Morro da Fumaça plantaram mudas de árvores em uma área da Jazida de Areão Recco. Já segunda-feira (30/5), o projeto de extensão realizou a primeiro visita à Escola Maria Brogni, em Treviso, onde aplicou questionários nas turmas de primeiro a quarto ano do Ensino Fundamental.

O projeto é coordenado pelas professoras Miriam da Conceição Martins, Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria Hoffmann e conta com a participação das bolsistas Karen Meller e Nicolli Domingues Naspolini e com a colaboração de Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2016 às 19:19
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de fórum

Pesquisadores da Unesc participam de fórum
Evento foi realizado nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores que atuam na área de pesquisa na Unesc estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (30/5) para discutir o edital da GPC (Gratificação por Produção Científica) e a resolução de pós-doutorado durante o Fórum dos Pesquisadores. O evento foi realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Universidade e teve a presença da pró-reitora Luciane Ceretta e do assessor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, André Cechinel. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Simpósio de Ciências da Saúde da Unesc reúne pesquisadores renomados no Brasil

Simpósio de Ciências da Saúde da Unesc reúne pesquisadores renomados no Brasil
Evento ocorre de sexta-feira a domingo, em Laguna (Foto: Arquivo) Mais imagens

Doenças metabólicas hereditárias, processo inflamatório e a pós-graduação no Brasil são alguns dos temas que passarão pelo 12º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc, que ocorre de sexta-feira a domingo (3 a 5/6) no Centro de Eventos do Laguna Tourist Hotel, em Laguna. O evento reunirá especialistas nacionais para apresentar e discutir os resultados de pesquisas experimentais, pré-clínicas e clínicas. As inscrições para os três dias de palestras, debates e trocas de conhecimento estão abertas até esta quinta-feira (2/6) aqui.

O Simpósio é promovido pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e tem como objetivo aprofundar a discussão e a interação entre os professores e os alunos nos níveis de graduação e de pós-graduação.

Além de palestras com pesquisadores de instituições como USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a programação prevê apresentações orais de resumos que concorrem ao prêmio Newton Lucchiari de Iniciação Científica, realizado pela Unesc. Café com Ciência (debates e discussões em grupos de forma livre) e o Ciência com Arte (atividade cultural desenvolvida pelos grupos de pesquisa do PPGCS com temas relacionados à pesquisa científica) também farão parte do evento.

A conferência de abertura ocorre sexta-feira, às 19h30, com o professor doutor da USP, Marcio de Castro Silva Filho, mediada pela professora doutora da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade. Silva falará sobre “A Pós-Graduação brasileira: desafios e perspectivas”.

Programação e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de maio de 2016 às 16:47
Compartilhar Comente