AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Solenidade marca ampliação do Setor de Educação a Distância da Unesc

Solenidade marca ampliação do Setor de Educação a Distância da Unesc
Mudanças foram promovidas para a implantação do projeto Unesc Virtual (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade acadêmica da Unesc esteve reunida nesta terça-feira (30/4) para mais uma ação que entra para a história da Universidade. Isso porque foi inaugurada de forma oficial a obra que marca a ampliação do Sead (Setor de Educação a Distância) da Instituição. O espaço inaugurado servirá como Unidade Pedagógica de Educação a Distância. A partir de agora a Universidade abre as portas para um novo momento no que se refere ao ensino online, o projeto Unesc Virtual. Além da sede no campus em Criciúma, na próxima semana o Unesc Virtual passará a contar com um polo em Araranguá, o primeiro de outros a serem implantados nos próximos meses na região.

A partir da reformulação do já existente Sead, a Unesc passa a oferecer cursos de graduação, pós, cursos de curta duração e cursos corporativos no modelo EaD (Ensino a Distância). A proposta da Instituição é oferecer um serviço diferenciado no mercado com o DNA da Unesc impresso desde a elaboração do material didático, até a metodologia pedagógica desenvolvida pela própria Instituição e atuação dos professores mestres e doutores da Universidade.

Junto da inauguração do espaço também foram empossadas as coordenadoras dos cursos instalados, sendo a professora Guiomar da Rosa Bortot, à coordenadora do curso de Pedagogia, e Elenice Padoin Juliane Engel à coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, todos na modalidade a distância.

As aulas em novo formato serão iniciadas já em agosto de 2019 e a partir de maio já será possível que os interessados nos cursos EaD façam um pré-cadastro.

Desafio e superação

Quem apresentou os detalhes do novo projeto para o Sead foi a coordenadora do setor, Graziela Fátima Giacomazzo. Destacando os principais focos do trabalho e já adiantando ao público presente o layout da plataforma, Graziela fez questão de destacar o empenho e a dedicação de todos os envolvidos para que todos os detalhes tenham a excelência necessária. “Com muito cuidado nós definimos o portfólio, estamos olhando para os processos, para a plataforma virtual e demais situações. Diante desse novo universo todos vocês são muito importantes para nos ajudar a construir cada vez mais e cada vez melhor essa ideia”, destacou.

Para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que acompanha de perto todo o processo de mudança no EaD, a cerimônia realizada carrega uma grande simbologia para a Instituição. “Esse é um momento que, embora muito simples, é simbólico e de imensa importância por marcar a nossa expansão dentro da modalidade de Ensino a Distância, que tem como ponto de partida a história já construída ao longo de muitos anos dentro da Instituição”, salientou.

Conforme Indianara, desde o início da gestão comandada pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a equipe tem se empenhado em pesquisar e buscar as melhores soluções para este projeto, inclusive avaliando de que forma poderia criá-lo para que fosse diferente do que está posto. “Depois de muita discussão e pesquisa, resolvemos assumir o desafio de ter um modelo próprio, de envolver os professores e toda a equipe, pois sabemos que temos um time capaz de corresponder a expectativa que toda a região tem sobre isso. É um projeto complexo, mas, como diz a nossa reitora, é do tamanho da nossa Universidade. É um aprendizado para todos nós”, completou.

O desafio de fazer melhor e de colaborar com a sociedade e com o crescimento de mais esse projeto, para o vice-reitor Daniel Preve, é um exemplo de ações que movem a Universidade. “São esses desafios que nos movem e nos fazem ver o crescimento da Instituição. Esse é um projeto para o futuro e para o presente da Universidade. Ele não está pronto, vai exigir ainda muito trabalho e dedicação, mas com a força de todos iremos expandir e fortalecer cada vez mais a nossa modalidade presencial, nossos mestrados e doutorados, as nossas ações comunitárias e nosso ensino”, salientou.

Da mesma forma, a reitora da Unesc afirma que percebe no ato vivenciado neste dia um momento que ficará marcado como momento de mudança significativa. “Tenho certeza de que hoje marcamos um novo ciclo na modalidade Educação a Distância da nossa Universidade. Nós ficamos durante um bom tempo tentando encontrar a rota adequada, que fosse, de fato, identificado com a marca da nossa Universidade e encontramos a nossa própria forma de fazer”, coloca. De acordo com a reitora, a missão agora é de fortalecer a modalidade. “O desafio é de continuidade, módulo a módulo, atividade a atividade, levar a excelência da Unesc e cumprir com a proposta de inclusão daquelas pessoas que não poderiam estar aqui no campus, mas jamais de substituição ao que nós temos com o ensino presencial”, completou Luciane.

Confira os cursos oferecidos

Graduação

Administração

Ciências Contábeis

Tecnologia em Recursos Humanos

Tecnologia em Processos Gerenciais

Pedagogia

Pós-graduação

Especialização em Gestão em Saúde;

Especialização em Gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social);

Especialização em Gestão Empresarial;

Especialização em Gestão de Marketing;

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas;

Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica;

Especialização em Docência Universitária;

Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;

Especialização em Direito Processual Civil na Atualidade.

Cursos de extensão

Gestão Financeira Pessoal e Familiar

Segurança do Trabalho

Cooperativismo

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de abril de 2019 às 22:22
Compartilhar Comente

Reitoria faz balanço dos primeiros 700 dias de gestão

Reitoria faz balanço dos primeiros 700 dias de gestão
Equipe gestora recebeu a imprensa nesta terça-feira (30/4) para apresentar dados dos demonstrativos contábeis de 2018, além de explanar os próximos passos a serem trilhados pela Unesc (Fotos: Mayara C Mais imagens

Após chegar aos 700 dias de intenso trabalho à frente da Unesc, a gestão da Instituição volta seus olhares a tudo o que já foi realizado ao longo dos meses, em especial ao avanço conquistado no que diz respeito à sustentabilidade econômica da Universidade. Para mais uma vez informar com clareza sobre os números atuais e ações já efetivadas, além do que já está projetado para os próximos dias, a equipe gestora recebeu a imprensa nesta terça-feira (30/4) no gabinete da reitoria.

Entre os destaques da reitora Luciane Bisognin Ceretta, responsável por apresentar os dados financeiros e a mudança no cenário com relação ao assunto, esteve o gráfico que mostra o avanço dos balanços de 2017, quando as contas foram fechadas com o déficit orçamentário para 2018, ano em que já foi possível chegar a um superávit. Se somarmos a esse número a nossa redução do endividamento bancário, que foi de R$ 5 milhões nesse período, temos um resultado muito expressivo. São números extremamente positivos e que foram aprovados por unanimidade em todos os conselhos”, destaca Luciane.

O Relatório Anual de Atividades de 2018 e a Apreciação das Demonstrações Contábeis de 2018 da Universidade foram apresentados na última semana aos três conselhos que acompanham de perto a gestão da Instituição, o Consu (Conselho Universitário), o Conselho Curador e o CSA (Conselho Superior de Administração). Liderados pela reitora nas reuniões ordinárias, os dados foram apresentados pelo diretor financeiro, Zanoni Elias, e aprovados por unanimidade.

Ainda entre os pontos de destaques apresentados nos balanços, esteve a melhora do EBITDA, indicador utilizado para avaliar empresas de capital aberto e que apresenta a realidade financeira da Insitituição, que subiu de 6,5% para 13,5%.

Para a reitora, os números demonstram a melhora na eficiência contábil da Universidade. “Esses dados apresentam as importantes ações que a gestão da Universidade tem realizado para a sustentabilidade econômica. Todas essas ações permitiram que a Universidade se reposicionasse e que se confirme como uma referência para a região”, coloca a Luciane.

O encontro com a imprensa possibilitou ainda a explanação das metas de ações a serem realizadas ainda em 2019 na Instituição, como a implantação de um modelo próprio de EaD (Ensino a Distância), a criação de um polo da Unesc Virtual em Araranguá, a implantação de espaços de inovação no campus, entre tantos trabalhos já iniciados.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de abril de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

Unesc na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma

Unesc na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma
O momento foi de destacar a atuação da extensão nas comunidades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc teve sua voz ouvida mais uma vez na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma. A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e a assessora acadêmica da Diretoria, Sheila Martignago Saleh, foram ao espaço do legislativo nesta terça-feira (30/4) para destacar a atuação da extensão nas comunidades do Sul de Santa Catarina e convidar os presentes para o Dia da Extensão. “É importante estar aqui, mostrando aos representantes do povo que contribuímos e podemos fazer ainda mais”, ressaltou Fernanda.

Durante os 30 minutos de fala, as representantes da Unesc abordaram as definições da extensão, a Unesc como uma Universidade comunitária e os números da atuação na comunidade. “Receber a Unesc e poder conhecer mais esta atuação é uma honra. O trabalho e a dedicação para a comunidade é algo que orgulha toda a cidade de Criciúma”, afirmou o vereador Edson Paiol.

Atuação positiva

Em mais de 40 município do Sul catarinense e do norte do Rio Grande do Sul, os projetos de extensão da Unesc impactam a vida de 30 mil pessoas por ano, envolvendo mais de mil professores e disponibilizando 298 bolsas de estudos para alunos da graduação.

Para os próximos semestres, com a curricularização da extensão, a prática comunitária estará ainda mais presente na Instituição, com 10% da carga horária na Universidade destinada a ações em contato com a comunidade. “Quando a Unesc chega em um local, ela deixa sua herança. O trabalho realizado, pensado de acordo com a necessidade da região, modifica a realidade e ali perpetua positivamente em educação, saúde, auxílios e desenvolvimento”, destacou a diretora.

A expectativa é que o número de pessoas influenciadas cresça. Entre os dois primeiros meses do semestre, março e abril, já foram desenvolvidas nove ações e duas mil pessoas foram beneficiadas.

O vereador e acadêmico de Direito da Universidade, Marcos Meller, participou da sessão e destacou a importância da Unesc para a região. “O Sul não se imagina sem a Unesc. Quando falamos de extensão, lembramos de um importante assunto e muito fomentado na Instituição: O Artigo 170. Ele é uma luta presente que leva oportunidade de que pessoas da comunidade possam cursar uma graduação”, lembrou.

O Território Paulo Freire

Outro assunto abordado na Tribuna foi o Programa de Extensão Território Paulo Freire, um projeto que possui caráter multidisciplinar e atua dentro do território da Grande Santa Luzia. Segundo Sheila, a iniciativa abre as portas da Universidade para a comunidade e fomenta a criação de projetos pensados para a realidade da região. “Freire é o terceiro estudioso mais citado em todo o mundo e influência na educação de países fortemente desenvolvidos da Europa”, explica.

O assessor da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, também esteve presente.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de abril de 2019 às 20:14
Compartilhar Comente

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque
Mais imagens

Conhecer as aplicações práticas das novas tecnologias do ozônio na industria foi o objetivo de mais de 15 empresários e pesquisadores da Região Carbonífera e Florianópolis. Isso porque eles participaram, na última segunda-feira (29), do evento "Ozônio: tendências para o futuro", organizado pela TEC Soluções em Engenharia, com apoio da Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc. A TEC nasceu como empresa incubada na ITEC.in.

"Foi um evento muito produtivo, principalmente na área de tratamento de solos, uma das que mais levantou questionamentos", comentou o engenheiro químico, diretor da TEC e organizador do evento, Hyan Dias Tavares. 

Além de uma palestra ministrada pelo professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, os participantes conheceram as ferramentas para aplicação prática do ozônio da industria. "Com os bons resultados, pretendemos continuar trazendo estes eventos, em parceria com a ITEC.in, levando o nome da incubadora para fora e também crescendo e fortalecendo a comunidade aqui da nossa região", finalizou Tavares. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de abril de 2019 às 18:13
Compartilhar Comente

Unesc recebe programação especial no Dia Internacional da Dança

Unesc recebe programação especial no Dia Internacional da Dança
Evento reuniu acadêmicos, professores e visitantes na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Dança (29/4), a Unesc recebeu uma programação especial com apresentações, mesas-redondas, diálogos sobre o fortalecimento de políticas culturais e a eleição da diretoria da Aprodança (Associação de Profissionais de Dança de Santa Catarina) para a gestão 2019/2021, tendo entre seus membros representantes da Universidade.

A chapa eleita por aclamação tem como presidente o produtor cultural da Unesc e Conselheiro Estadual de Cultura de Criciúma, Maxwell Sandeer Flor; como vice-presidente o coordenador do curso de graduação em Dança da FURB (Universidade Regional de Blumenau), Marco Aurélio; como tesoureira a diretoria da Culture Soul Cia de Dança, de Criciúma Hellen Manenti e como secretário, o presidente da Anacã, de Joinville, Aliseo Lemos.

Programação

O evento contou com uma mesa-redonda com o tema “Formação em Dança em Santa Catarina”, com os convidados Viviane Candiotto, da Unesc; Hellen Manenti, da Comccri (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma); e Francine Costa de Bom, também da Unesc, com a mediação de Maxwell.

A programação ainda contou com apresentações culturais da Cia de Dança Unesc, Mult Style e Culture Soul Cia de Dança.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de abril de 2019 às 17:13
Compartilhar Comente