AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

O que move você?

O que move você?
Vilson (à direita) e colegas do Iparque em fiscalização de obra em Treviso (Foto: Divulgação) Mais imagens

O que faz você levantar todos os dias da cama para enfrentar a vida? Talvez um ou mais sonhos? Pois é exatamente esse o motivo que faz a Tatiane do Apoio Logístico, o Vilson do Iparque e a professora Ledina respirar fundo e enfrentar o que vier. Eles são as personagens da matéria especial do Dia do Trabalhador e aqui representam os colaboradores da Unesc que, com seu trabalho, constroem mais que uma Universidade: ajudam a mudar o mundo. O meu, o seu e o de pessoas que eles nem conhecem. Duvida? Então espia só a matéria.

“É possível chegar lá”

Os estudantes, professores e funcionários que utilizam o Laboratório de Anatomia e as dependências do Bloco S têm na Tatiane Luzia Vasconcelos Carvalho uma aliada e tanto. Ela é uma das responsáveis por manter estes espaços limpos e há três anos atua no departamento de Apoio Logístico da Universidade. Na rotina de profissional, dona de casa, esposa e mãe de um menino de cinco anos, ela ainda inclui aulas diárias no curso de Ciências Contábeis. “Fiz o caminho inverso de muitas mulheres. Casei e tive filho primeiro para depois dar continuidade aos estudos. Quando entrei na Unesc vi a oportunidade de ir além e não quis desperdiçar. Dificilmente eu iria conseguir um trabalho que me permitisse fazer um curso superior”, comenta ela, que aproveita qualquer intervalo para estudar – o refeitório do Bloco S tem sido, desde que ingressou no curso superior, em 2015, um de seus locais de estudo.

E o que faz Tatiane acordar todos os dias antes de amanhecer para trabalhar das 6 às 15 horas, voltar para casa, cuidar do filho e dos afazeres domésticos, estudar e estar na Unesc para a aula à noite? Sonhos. “Eu sonho muito. Sonho alto, sonho acordada. Hoje aprendi a esperar as coisas acontecerem no seu tempo, mas não deixo de lutar por elas. Tenho direito a ter uma vida melhor e quero que meu filho tenha em mim um exemplo de que é possível chegar lá”, conta. Tatiane tem consciência que o trabalho é importante para a Instituição e afirma que em momento algum esquece que é por meio dele que está subindo degraus em sua vida.

“Nunca desista de um sonho”


Vilson Paganini Belletini chegou à Unesc na semana do Natal de 2009 – mais precisamente no dia 22 – e pode ser visto, seja na obra ou no escritório, sempre trabalhando em equipe – com profissionais ou acadêmicos. Coordenador do Cegeo (Centro de Engenharia e Geoprocessamento) do Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), ele é um dos exemplos de pessoas que correram atrás do objetivo. Aos 14 anos, o filho de agricultores saiu de Praia Grande para morar em Criciúma na casa de parentes e fazer curso técnico em Mineração na Satc. Depois disso veio o trabalho na unidade da Votorantim em Morro da Fumaça, o curso de Engenharia de Agrimensura na Unesc, o de Engenharia Civil na Unisul, os novos desafios dentro da Votorantim, o encerramento de um ciclo e o início de outro, no Ipat – onde foi empossado coordenador do Cegeo em 2011.

Ao longo de sua carreira, Vilson atuou na produção e foi na Unesc que percebeu que poderia colaborar de outra maneira: ele, que veio do interior, pode participar de projetos que visam modificar o cenário de degradação ambiental causada por setores da economia em áreas fora dos centros urbanos. “Vindo para a Unesc comecei a olhar diferente. A interação com professores e estudantes e profissionais de outras formações abre a nossa visão. Hoje eu mantenho um vínculo maior com as pessoas da comunidade, que são as mais beneficiadas com o trabalho de recuperação ambiental que ajudamos a fazer”, afirma. O lema desse profissional e pai de uma geóloga de 25 anos e de um estudante de 20? “Trabalhe no que você gosta e faça com amor. Nunca desista de um sonho no primeiro obstáculo”.

Contribuindo para formar pessoas

Bem antes de iniciar a carreira na Unesc, Ledina Lentz Pereira já sabia que queria ser docente por toda a sua vida. Com 17 anos já trabalhava como professora substituta no Colégio Marista para turmas de primeira a quarta série do Ensino Fundamental e colocava todo mundo para aprender a somar, subtrair, dividir e multiplicar. Também pudera, ela vem de uma família em que todas as mulheres são professoras de Matemática. Cursou Ciências – habilitação em Matemática na Unesc e trabalhou na Satc e no Cedup antes de iniciar a vida de docente universitária.

Chegou à Unesc em 1987 e nunca mais saiu: fez especialização, coordenou pós-graduações e o Mestrado Interinstitucional, foi assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, atua com ensino a distância, participa do Pibic, é orientadora, coordenadora do curso de Matemática e principalmente, ajuda a formar pessoas. “No ano 2000 comecei a trabalhar também na parte administrativa, mas só me afastei da sala de aula durante a licença maternidade e para fazer Mestrado e Doutorado fora. Não consigo ficar longe. É uma energia que muda a minha vida”, afirma. Ledina, que é mãe de uma médica de 29 anos e um arquiteto de 26, comenta que com seu trabalho, quer contribuir com a vida dos estudantes. “Eu tenho muito carinho pelos alunos e trato eles como gostaria que tratassem meus filhos. Por isso cobro deles, porque quero que saiam preparados”.

E diz agora. Dá pra duvidar do poder transformador desse pessoal que faz a Unesc?

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de abril de 2017 às 08:30
Compartilhar Comente

Colaboradores participam de capacitação sobre animais peçonhentos

Colaboradores participam de capacitação sobre animais peçonhentos
Iniciativa foi uma parceria do DDH, Sesmt e Cipa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc puderam agregar novos conhecimentos esta semana. Na tarde desta quinta-feira (27/4), um grupo de funcionários participou da capacitação “Animais Peçonhentos”, com o biólogo do Museu de Zoologia da Universidade, Rodrigo Ribeiro de Freitas.

A iniciativa foi uma parceira entre o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Além desta, o DDH oferece diversas capacitações aos colaboradores da Universidade. Os interessados podem se inscrever no link (clique aqui).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de abril de 2017 às 19:26
Compartilhar Comente

Unesc comemora o Dia da Extensão com exposição de projetos

Unesc comemora o Dia da Extensão com exposição de projetos
Projetos para a comunidade fortalecem o desenvolvimento regional (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com mais de 100 projetos de extensão em andamento, a Unesc trabalha diariamente para o desenvolvimento da região, fortalecendo a qualidade de vida da comunidade. Para comemorar as ações e mostrar a importância da prática, a Unesc promove nesta terça-feira (2/5), o Dia da Extensão. Em todo o campus serão expostos os trabalhos, realizados por professores e estudantes da Universidade.

A criação da data é alusiva à morte do educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire. Durante o encontro, 64 projetos, distribuídos pelo “Caminho de Paulo Freire”, serão indicados com frases do educador pelo campus. A trajetória inicia partir do Bloco Administrativo, seguindo aos blocos XXI, partindo também do Bloco B seguindo à Praça do Estudante, aos blocos Z, T, S e R. Estes espaços serão nominados com palavras significativas para a extensão universitária, que podem ser encontrados no Mapa do Dia da Extensão Unesc.

Alguns projetos como o “Boi de Mamão na Comunidade”, o “Coleta Seletiva Solidária”, o “Ações de Empreendedorismo Rural dos Vales da Uva Goethe”, o “Troca de Saberes sobre Plantas Medicinais” e o “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense” atenderão o público em período integral.

A programação inicia pela manhã, a partir 9 horas, seguindo à tarde e à noite, das 13h30 às 21 horas. O encerramento será às 20h30 na Praça do Estudante, com a participação de todos os envolvidos no evento e a comunidade acadêmica. Para finalizar os trabalhos será exibida um vídeo projeção em homenagem a Paulo Freire.

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em parceria com as coordenações de extensão das Unidades Acadêmicas da Unesc.

Confira o Mapa do Dia da Extensão

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de abril de 2017 às 16:03
Compartilhar Comente

Unesc oferece novas graduações em Gastronomia e Teatro

Unesc oferece novas graduações em Gastronomia e Teatro
Interessados devem se inscrever no vestibular ACAFE (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com duas grandes novidades para esse próximo semestre. São novos cursos para você que quer entrar no mercado de trabalho. Agora, a Universidade oferece Teatro e Gastronomia. As aulas contam com um time forte de professores especialistas, mestres e doutores, com experiência prática na área, além de laboratórios de ponta e oportunidades de atuar rapidamente, por meio de projetos de pesquisa e extensão.

Gastronomia

Ciência dos alimentos, gastronomia e sustentabilidade, gestão, entre outros temas compõem a organização curricular do curso. Os profissionais desta área podem atuar em diversos locais, sejam restaurantes ou bares, food trucks, como personal cref ou até mesmo como consultor e assessor técnico.

As aulas ocorrem no período da tarde e contam com laboratórios como o de técnica dietética e de tecnologia de alimentos plenamente equipados. O curso tem duração de dois anos e meio e é integrado aos cursos da saúde da Universidade, com possibilidade de participação nos editais de pesquisa e extensão.

Informações sobre o curso (clique aqui)

Teatro

Com o intuito de formar atores capazes de realizar um trabalho de composição cênica, em diversos espaços, atuando com autonomia como artistas-intérpretes do seu tempo e da sua cultura, a Unesc traz para Criciúma o curso de Teatro.

Formativo do ator, fundamentos da linguagem cênica, práticas de produção teatral, entre outros assuntos, compõem a grade curricular do curso, que tem duração de três anos, com aulas no período noturno.

Informações sobre o curso (clique aqui)

Bolsas e financiamentos

O aluno poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170. Além disso, a Universidade disponibiliza programas de financiamento de estudos e diversas modalidades de bolsas de estudo, que poderão ser informadas através da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), no telefone 3431-2686.

Vestibular Unesc

As inscrições para o Vestibular de Inverno da Acafe estão abertas até 15 de maio e a Unesc oferece 1.135 vagas em 29 cursos das áreas da saúde, engenharia, tecnologia, sociais aplicadas e educação. Os calouros Unesc podem ainda participar de processos seletivos para a obtenção de bolsas de estudo. A prova ocorre em 11 de junho, das 13h15 às 18h15. O resultado do Vestibular será divulgado no dia 4 de julho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de abril de 2017 às 15:20
Compartilhar Comente (2)

Projeto da Unesc traz a realidade dos catadores de Criciúma em exposição fotográfica

Projeto da Unesc traz a realidade dos catadores de Criciúma em exposição fotográfica
Abertura ocorre nesta terça-feira na Universidade (Foto: Luis Afonso dos Santos) Mais imagens

Superar a invisibilidade de um espaço socialmente excluído, onde homens e mulheres constroem suas vidas na sombra da sociedade. É com o intuito de valorizar o trabalho das catadoras e catadores de Criciúma que o projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária” da Unesc traz uma exposição fotográfica da vida dessas pessoas. A abertura ocorre no dia 2 de maio, às 18 horas, no hall da Reitoria da Unesc.

No município, há dois empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, com os quais o Projeto de Extensão Coleta Seletiva Solidária atua diretamente:  a ACRICA (Associação Criciumense de Catadores) e a CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis).

Segundo o professor Victor Cavallini, voluntário do projeto, a exposição chama a atenção para a importância social, econômica e ambiental dos catadores e catadoras, que trabalham diariamente em condições precárias. “A forma como funciona o ambiente de trabalho afeta diretamente a vida desses trabalhadores e trabalhadoras que, tendo no lixo sua única forma de sustento, vivem na invisibilidade, com poucas perspectivas de melhorias”, comentou.

Além das fotografias, a exposição também vai trazer produções manuais elaboradas a partir de atividades de arte-terapia desenvolvidas pelo projeto, com o uso de materiais recicláveis. A história dos catadores será contada com uma linha do tempo, que vai trazer notícias dos debates e movimentações populares envolvendo a gestão de materiais recicláveis em Criciúma.

Para a estudante do curso de Psicologia da Unesc e voluntária do projeto Vitória Sousa, esta é uma forma de trazer alternativas que mostrem para os estudantes, professores e comunidade em geral, como é o dia a dia dessas pessoas. “Busca-se alçar novos dispositivos para superar a invisibilidade incrustada nesse espaço socialmente excluído, chamando a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a situação destes homens e mulheres que, a partir do lixo, constroem suas vidas”, ressaltou.

A exposição permanecerá até o dia 20 de maio na Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de abril de 2017 às 19:51
Compartilhar Comente