AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aditt da Unesc promove Bootcamp com palestra inspiradora

Aditt da Unesc promove Bootcamp com palestra inspiradora
Marcelo Wagner criador da startup SuiteShare contou sua experiência como empreendedor (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

A noite de quarta-feira (30/03) no auditório Huy Hulse foi mágica e elucidativa para aqueles que desejam empreender na sua ideia. Com uma plateia formada por acadêmicos, ávidos por conhecimento, o empreendedor e palestrante Marcelo Wagner, criador da startup SuiteShare, transcorreu no tema: “O que nunca te contaram sobre o mundo das Startups”. O evento foi um Bootcamp de Inovação do Startup Weekend Criciúma em parceria com a Unesc, organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt).

O empreendedor Marcelo Wagner criou, em agosto de 2017, em parceria com mais dois amigos, a startup de Plataforma de Vendas e Atendimento pelo WhatsApp, a SuiteShare. Em seu bate papo com o público, relatou sua experiência como criador, desenvolvedor e agora funcionário da sua ex-empresa. A startup foi vendida em julho do ano passado para a plataforma de comércio que mais cresce no mundo, a VTEX. Uma ideia que começou do zero e rendeu aos seus criadores alguns milhões. Valores não revelados pelos empreendedores.

Segundo Wagner a ideia surgiu quando estava trabalhando em uma outra startup, mais especificamente em um momento de indignação por não estar conseguindo levantar o faturamento daquela empresa. “Queríamos fazer as coisas acontecerem melhor. Sentíamos que não estávamos no controle das ações do negócio. Foi aí que nós três pensamos em montar uma agência para entender as necessidades das empresas que o mercado, naquele momento, não oferecia. Então começamos a estudar uma ferramenta através do WhatsApp que pudesse conectar o cliente que quer comprar, diretamente com o cliente que quer vender, de uma maneira muito fácil. Então aí começou a surgir a SuiteShare”, explicou

Conforme o empreendedor, a ideia foi encurtar o caminho nas transações comerciais. “Antes quando um cliente queria falar com um vendedor no WhatsApp ele tinha que ir atrás do número do celular do profissional, adicionar na agenda, para iniciar uma conversa. A nossa ferramenta faz tudo isso. Agiliza e aproxima as partes do negócio. Fomos os pioneiros nesta solução de atendimento comercial. Hoje se vê muito nos sites, o botão de chat do WhatsApp, o link de WhatsApp no e-mail, a assinatura pelo QR Code, o cartão de visita. O que fizemos foi viabilizar tudo isso e trazer naquele momento para as empresas, quando nem existia o WhatsApp business. Criamos uma plataforma de vendas que pudesse trazer métricas e informações para dizer quem são os clientes que se conectaram com a empresa e poder fazer o WhatsApp como uma ferramenta real de vendas”, contou.

A ferramenta criada pelo Marcelo Wagner e sócios, foi idealizada para atender um público-alvo que é principalmente o varejo: imobiliárias, instituições de ensino, entre outros.  Atualmente a carteira de clientes é de 80% do comércio varejista, empresas que possuem lojas físicas e querem vender direto para o público final.

Em sua conversa com os estudantes, Marcelo comentou da importância de falar para um público tão especial. Para ele o momento foi muito importante por estar compartilhando a sua experiência. “A primeira vez que eu vi falar sobre startup também foi dentro de uma faculdade, então eu também tenho uma dívida de gratidão com as Universidades”, confidenciou.

Startup: uma bandeira do Movimento de Empresas Junior

O acadêmico de engenharia de produção e presidente do Movimento Empresa Junior da Unesc, Tiago Watanabe Furlan, prestigiou o evento e comentou sobre receber no campus da Universidade uma palestra tão interessante sobre empreendedorismo. “Ouvir o relato de empreendedor, que conseguiu começar uma startup do zero, conseguiu desenvolver um produto e vendeu a sua empresa para uma grande marca, mostra a importância destas ações de inovação e empreendedorismo aqui dentro da Universidade. Temos a nossa incubadora e, ao assistir palestras assim, a gente vê que é possível criar alguma coisa do zero e conseguir desenvolver um produto muito legal”, comentou.

O assessor de Inovação da Aditt, Christian Engelmann, destacou como de suma importância ouvir um inovador relatar a sua experiência como empreendedor. “O palestrante é um clássico exemplo de alguém que começa do zero, consegue construir a sua startup com os recursos à sua volta e com em pouco tempo consegue vender para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ouvimos do Marcelo todo o percurso percorrido, do primeiro passo até o fechamento com a venda para a VTEX. Espero que os acadêmicos que aqui estiveram presentes e quem sabe, nossos futuros empreendedores, sejam incentivados a colocar em prática a sua ideia após este encontro”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2022 às 18:37
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá prestigia posse da Santur em Florianópolis

Unesc Araranguá prestigia posse da Santur em Florianópolis
Diretora da Unidade, Izabel Regina de Souza, acompanhou o evento na tarde de quarta-feira (30/3) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A posse oficial do Conselho Estadual de Turismo para o biênio 2022-2023, realizada na tarde de quarta-feira (30/3) em Florianópolis, foi acompanhada de perto pela diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza. A diretora prestigiou os empossados na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis.

O encontro, conforme Isabel, foi uma forma de estreitar ainda mais os laços da Universidade com o setor de Turismo do Estado. “É sempre um prazer acompanhar eventos nos quais percebemos a motivação dos envolvidos com os propósitos que também são os da Universidade: utilizar do potencial turístico da região para, com isso, possibilitar desenvolvimento e qualidade de vida à comunidade”, afirma.

Entre as empossadas esteve a coordenadora de Turismo e Cultura da Associação dos Municípios do Extremo do Sul (Amesc), Helen Becker. “Estamos muito bem representados por ela, uma grande parceira das ações da Universidade no Extremo Sul e grande defensora da bandeira do turismo”, completa.

A diretora da Unesc Araranguá representa também a Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos dos Cânions do Sul, grupo no qual atua como Secretária Executiva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2022 às 15:27
Compartilhar Comente

Webinar discute abordagens, pesquisas e vivências em torno do espectro autista

Webinar discute abordagens, pesquisas e vivências em torno do espectro autista
Evento virtual foi promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Unesc (Reprodução) Mais imagens

O que há de mais atual nas abordagens multidisciplinares no acompanhamento de pessoas dentro do espectro esteve em pauta na noite desta quarta-feira (30/3) no terceiro Webinar “Autismo – Fazendo sentido em meio ao caos”, promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento (Land) da Unesc.

O encontro reuniu profissionais e acadêmicos das mais diferentes áreas com foco na aprendizagem em torno do atendimento aos pacientes com transtorno do espectro autista. Entre os convidados a compartilhar conhecimentos científicos dentro da pauta estiveram a psicóloga e neurocientista Mayra Gaiato, o neuropediatra Marcelo Masruha e influenciadora Daniela Sales, uma das grandes produtoras de conteúdo sobre o autismo do ponto de vista do próprio paciente.

A Análise de Comportamento Aplicada e estratégias naturalistas utilizadas com eficiência no acompanhamento de pacientes, a teoria sobre os mecanismos causadores do autismo o olhar do paciente e seus desejos diante de um mundo caótico foram apresentados pelos painelistas, convidados ainda a responder questionamentos enviados pelos espectadores da noite.

De acordo com a coordenadora do Land, Cinara Ludvig Gonçalves, o encontro realizado na semana na qual é celebrado o Dia de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (1º/4), é preparado com muito carinho como forma de contribuição da academia. “Aqui nós reunimos todos os esforços científicos para entender um pouco mais sobre o autismo e a melhor forma de atender e diagnosticar os casos”, frisou, apresentando ainda as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório dentro da temática.

Abordagem naturalista entre os temas

Entre os destaques da noite esteve a apresentação da psicóloga e neurocientista, que levantou o debate sobre a mudança no conhecimento sobre as formas de abordagem dos pacientes ao longo dos anos. “As questões sensoriais foram deixadas de lado em busca de resultados palpáveis e visíveis em crianças com comunicação não verbal ou dificuldade de expressar essas sensações. Agora essas crianças do passado já são adultos e podem, melhor do que ninguém, nos falar sobre isso. São pessoas que desenvolveram repertórios importantíssimos de socialização, de comunicação e até acadêmicos, mas que trazem traumas e consequências emocionais pelo fato de as sensações terem sido desconsideradas na aplicação de programas”, destacou Mayra.

Conforme a pesquisadora, já é indiscutível a eficácia dos métodos baseados na ciência da Análise de Comportamento Aplicada. “São as abordagens que têm os melhores resultados na ampliação de repertórios adequados e na redução de comportamentos e situações que podem ser entendidos como aqueles que trazem sofrimento para a criança e para a família. É oferecer o vínculo humanizado proporcionando estímulos, que vão ajudar no aprendizado, mas de forma agradável para quem aplica e para quem recebe. O primeiro passo das estratégias naturalistas é olhar para essa criança de verdade, valorizando e entendendo o que ela gosta”, afirmou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2022 às 21:46
Compartilhar Comente

Acadêmicos do Curso de Gestão de Turismo da Unesc saem a campo

Acadêmicos do Curso de Gestão de Turismo da Unesc saem a campo
Diversos pontos turísticos da cidade foram explorados pelos alunos e professores (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mina de visitação Octávio Fontana, Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande e tantos outros pontos turísticos da cidade de Criciúma fizeram parte da programação dos acadêmicos do curso de Gestão de Turismo da Unesc. Além desses atrativos eles visitaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) a convite do diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, recentemente.

Na ocasião, o diretor explanou sobre os novos projetos da Diretoria de Turismo e da Prefeitura Municipal de Criciúma com a criação de equipamentos e atrativos turísticos que buscam transformar a cidade em polo turístico no Sul do Brasil. No encontro foi apresentado o projeto da construção do Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no Morro Cechinel, com mais de 30 metros e que vai permitir uma visão 360° da cidade e um túnel que irá conectar a atração turística com a Mina de Visitação Octávio Fontana. Na visita ao CAT os acadêmicos também puderam conhecer o espaço que conta ainda com informações para os turistas, como os parques da cidade e os museus da região.

Para a coordenadora do curso, Caroline Jacques, a saída de campo teve como objetivo aproximar os acadêmicos do campo de atuação do gestor de turismo e proporcionou um importante espaço de diálogo entre os estudantes e os diferentes agentes que atuam no setor tais como diretor de turismo, guia de turismo e historiadores.

Na mina, os acadêmicos conheceram detalhes do processo de extração do carvão mineral bem como as condições de trabalho dos mineiros no passado e atualmente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2022 às 13:22
Compartilhar Comente

Operacionalização da UBS Centro é discutida em reunião

Operacionalização da UBS Centro é discutida em reunião
Termo de Parceria da Unesc e Prefeitura será assinado nesta quarta-feira (30/03) Fotos (Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

A operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro foi pauta de encontro entra a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, membros do Conselho municipal e local de Saúde e Poder Legislativo na tarde desta terça-feira (29/03). A oficialização da parceria entre Universidade e Município será realizada nesta quarta-feira (30/3) no Paço Municipal. E a partir disso, caberá à Universidade gerir e operacionalizar a UBS, na atual estrutura física.

Diante do projeto, conforme a reitora, a Graduação Multi, novo modelo de ensino e aprendizagem, a Universidade terá a oportunidade de tornar as experiências práticas ainda mais presentes na rotina dos acadêmicos. "Essa parceria com o Município será de suma importância, tanto para a Universidade quanto para a comunidade, já que será possível levar para aquele local toda a expertise dos programas que nós temos, além dos atendimentos que são ofertados e que serão ampliados”, enfatizou a reitora.

Conforme o secretário, em torno de 40 mil pessoas serão diretamente impactadas com a parceria. O imóvel da UBS ficará sob responsabilidade da Unesc, que fará todo o gerenciamento técnico, administrativo e financeiro. A explanação dos modelos de operacionalização adotados foi feita pela professora Mágada Tessmann. “Ter a satisfação da comunidade a partir dos conselhos sem dúvida será um direcionamento para as nossas ações”, complementou a coordenadora dos cursos da área da saúde, Graziela Amboni, que participou do encontro.

Já coordenadora pedagógica da Universidade, Lisiane Tuon reforçou que a promoção e prevenção serão um dos eixos atuantes na Unidade de Saúde. Além do atendimento, o local será espaço de grande resolutividade.

Representando o Legislativo, o vereador Daniel Antunes saiu satisfeito com o que ouviu. “As informações foram esclarecedoras. É uma primeira parceria em uma unidade de saúde e tenho certeza que a qualificação dos profissionais e a organização serão fundamentais para o êxito dos trabalhos”, salientou o vereador.

Atividades a serem desenvolvidas por categoria

Médicos: Consultas clinicas (Diabéticos com hemoglobina glicada), consultas ginecológicas, consultas de pré-natal de risco convencional.

Enfermeiros: Consultas de Enfermagem para gestantes de risco convencional, para pacientes diabéticos (com hemoglobina glicada), para hipertensos; Testes rápidos para gestantes Sifilis + HIV; atendimentos individualizados, coleta de preventivo do câncer ginecológico e de mamas; atendimentos domiciliares em equipe.

Psicólogos: atendimentos individualizados, atendimentos domiciliares.

Farmacêuticos: dispensação de medicamentos e farmácia clínica, grupos, atendimentos domiciliares.

Fisioterapeutas: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Educador físico: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Médico pediatra: Consultas pediátricas.

Cirurgião dentista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares em equipe. Equipe saúde bucal.

Nutricionista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2022 às 13:19
Compartilhar Comente