AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Atendimentos médicos nas Clínicas Integradas da Unesc promovem cidadania

Atendimentos médicos nas Clínicas Integradas da Unesc promovem cidadania
Consultas foram retomadas em regime especial conforme normas de biossegurança estipuladas pela Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Há quatro anos a aposentada Ilma Rosa de Oliveira encontrou na Unesc uma grande ajuda. Moradora de Forquilhinha, a senhora foi até as Clínicas Integradas da Universidade com a filha para saber mais informações sobre os atendimentos em saúde dos quais havia ouvido falar e, desde então, vem sendo acompanhada em diferentes especialidades. Assim como ela, centenas de pessoas recebem atendimento no local e compartilham, na prática, do sentido comunitário da Universidade.

O ritmo dos atendimentos precisou ser reduzido em razão das medidas de prevenção ao Coronavírus, no entanto a comunidade segue contando com as consultas em 18 especialidades. Nesta semana novas agendas foram retomadas para alegria de dona Ilma e tantos outros pacientes que encontram no campus doses de cidadania.

A expectativa, conforme o coordenador do Serviço de Medicina, professor médico Dario Henrique Garcia, é de que em 2021, em razão da pandemia, o número de atendimentos seja de pouco mais de cinco mil consultas, montante que representa aproximadamente 50% do total de anos anteriores. A necessidade de redução, de acordo com Dario, se dá pelo cumprimento de todas as normas de biossegurança no campus com foco na proteção de todos os envolvidos. “Estamos intercalando as consultas com tempo maior entre uma e outra para que não haja aglomeração na espera e nos consultórios. Além disso, o espaço é todo sinalizado e higienizado. Os professores e acadêmicos utilizam todos os equipamentos de segurança, assim como há a exigência de que os pacientes estejam sempre de máscara e respeitem também as sinalizações”, pontua.

Mesmo em regime reduzido, o sentimento é de alegria ao retomar a agenda de consultas realizadas com acadêmicos sob supervisão de professores. “Antes da Covid vínhamos em ritmo crescente de atendimento e, para nós, isso significa que a comunidade está conhecendo e aprovando cada vez mais o serviço. Em 2019 tivemos mais de dez mil atendimentos em 23 especialidades, número que precisou ser reduzido para pouco mais de 5.400 em 2020, mesma média que deve ser atingida neste ano. Contaremos com atendimento em 18 diferentes especialidades, algumas ainda com agendas abertas aos pacientes encaminhados” explica.

Atendimento qualificado e humanizado

“É um atendimento muito especial”, assim resume Ilma em seu parecer acerca das consultas já feitas no Serviço de Medicina da Unesc. Nesta semana ela esteve em atendimento no setor de pneumologia, mas já passou também pela cardiologia e ortopedia.

Para a filha, Silvana de Oliveira, que a acompanha nas consultas, é um grande alívio saber que a Universidade acolhe a mãe e lhe oferece tamanha qualidade de vida. “Não é à toa que estamos consultando até hoje aqui. Quando temos atendimento em uma especialidade eles já nos acolhem, encaminham para o que acreditam ser necessário e assim vamos cuidando da saúde dela”, destaca Silvana.

Da mesma forma, a costureira Simone Ferreira e o filho Nathan, de seis anos, já são veteranos nos atendimentos. Desde 2019 mãe e filho tem encontro marcado nas consultas de pneumologia infantil.

Nathan foi diagnosticado com asma e, foi na Unesc que a família encontrou a receita certa para o que precisava. “Eu estava gastando muito, pesava demais nas nossas despesas e ele vivia atacado dos problemas respiratórios. Quando soube da oportunidade de consultar aqui eu apostei minhas fichas, trouxe ele e hoje posso dizer que é maravilhoso. Os meninos que nos atendem, mesmo alunos, são muito atenciosos e nos transmitem segurança. Somos muito felizes, além de bem recebidos, foi aqui que encontramos a solução para a saúde do Nathan”, acrescenta.

Ao contrário de Nathan e dona Ilma, o pequeno Miguel esteve nas Clínicas Integradas da Unesc pela primeira vez nesta semana. Não é por menos que o menino seja novato no atendimento, já que ele tem apenas 18 dias de vida. A mãe, Maria de Lurdes Silvestre Pinheiro, também novata nas clínicas e na função de “maternar”, dedicou a primeira consulta do bebê à responsabilidade da Unesc.

Conforme ela, foi pela dica de uma conhecida que ficou sabendo da possibilidade de consultar nas clínicas, uma grande ajuda no período de muitas novidades e custos financeiros. O choro da criança enquanto precisava ser examinada embalou e trouxe vida ao corredor dos consultórios. Quem cuidava do pequeno eram as acadêmicas da décima fase, Iara Schardosin Bayma de Menezes e Fernanda Pizzamiglio, atentas em cada detalhe do bebê.

Para Iara, é uma honra poder fazer a diferença na vida dessas famílias que chegam em busca de atendimento médico humanizado. “É isso que a gente busca fazer aqui. Temos exemplos positivos de médicos que contribuem para nossa formação aqui na Unesc. Tenho certeza que essa nova geração vai fazer a diferença na medicina, cuidando do ser humano como um todo, acolhendo e tratando da melhor maneira possível dentro das nossas possibilidades”, destaca.

Além dos exames de rotina feitos pelos próprios acadêmicos com auxílio dos professores e utilizando os equipamentos disponíveis na Clínica, os pacientes atendidos podem contar, ainda, com encaminhamentos para a realização de exames como raio-x, ultrassom e exames laboratoriais em instituições de saúde conveniadas. Dentro da própria Instituição o paciente pode fazer, quando indicado, exames de eletrocardiograma e espirometria.

Neste semestre os Serviços de Medicina englobam as especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria e Reumatologia,

Para saber detalhes sobre cada uma das especialidades, em quais delas ainda é possível fazer agendamento, e o que é necessário para receber o atendimento na Unesc os interessados podem ligar das 8h às 12h e das 13h às 20h no telefone (48) 3431-2532 ou conversar pelo Whatsapp institucional no número (48) 9644-1887.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2021 às 16:31
Compartilhar Comente

Última semana de inscrições para o Programa Empreende Turismo da Unesc Araranguá

Última semana de inscrições para o Programa Empreende Turismo da Unesc Araranguá
Mentoria gratuita oferta apoio técnico para o planejamento e desenvolvimento de negócios na área (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O Turismo ganhará novos investimentos em 2021 e será consolidado como um dos importantes setores da retomada econômica no Sul de Santa Catarina. O fomento foi anunciado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), que injetará mais de R$ 230 milhões em todo o estado. A oportunidade de inserção no setor ganha ainda mais potencial com a formação gratuita do Programa Empreende Turismo da Unesc, uma mentoria que trará apoio técnico para o planejamento e desenvolvimento de negócios na área. As inscrições estão na reta final e são válidas até domingo (4/4).

O projeto tem a assinatura do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, com o objetivo de voltar todos os olhares ao desenvolvimento do Turismo na região. Para isso, a mentoria proporcionará uma experiência formativa com base em estudos regionais e a construção de professores e especialistas da Universidade. “Olhando para a nossa região podemos ter a clareza de como somos privilegiados e precisamos aproveitar todas essas belezas”, enalteceu a diretora da Unidade, Izabel Regina de Souza.

Para participar, conforme o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais, basta ter uma ideia relacionada ao tema. “É uma chance muito especial. O investimento para participar é só um: o tempo. Só precisa dedicar esse bem tão precioso e que faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio”, destacou.

Conforme o com o coordenador, é possível participar também atuando como mentor, compartilhando conhecimentos em torno da área. “Fica também o convite para aquela pessoa que tem interesse e conhece bem as potencialidades naturais da região, se interessa por trilhas, por roteiros gastronômicos ou outros temas que possam contribuir com o projeto, que se inscreva como mentor voluntário, fazendo parte desse grande projeto”, convidou.

Inscrições 

Os interessados em realizar a inscrição gratuita no Programa podem acessar a página para preenchimento dos dados da proposta AQUI ou no QRcode.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2021 às 16:21
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica se reúne em mais uma homenagem à memória de João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Comunidade acadêmica se reúne em mais uma homenagem à memória de João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior
Mais de quatro mil pessoas prestigiaram cerimônia virtual de reconhecimento ao profissional e amigo que faleceu vítima da Covid-19 (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Esta segunda-feira (29/3) foi de um silêncio incômodo na Unesc. Este foi o primeiro dia em que a vida nos corredores da Universidade precisou ser oficialmente retomada sem a presença do já saudoso procurador jurídico, coordenador do curso de Direito, professor e grande amigo da comunidade acadêmica, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, falecido na última quinta-feira (25/3) em decorrência de complicações pela Covid-19. A pandemia, que já vinha há um ano mudando drasticamente a rotina no campus, mais uma vez roubou sorrisos e palavras com a partida de um dos membros especiais da família Unesc. O entardecer, sem muitas cores e com uma chuva fina que cismava em permanecer, foi marcado pela transmissão oficial de homenagem à memória de João Carlos, assistida por mais de quatro mil pessoas.

Sem abraços presenciais calorosos que ajudariam a completar as lacunas que nem todas as palavras podem mensurar no momento de despedida, a transmissão realizada pela Unesc TV no Youtube em nome da reitoria da Universidade foi regada a música, reflexões, agradecimentos e muito reconhecimento por parte de alunos, colegas, gestores e familiares.

Em pouco menos de duas horas de homenagens puderam compartilhar suas mensagens de gratidão ao mestre os acadêmicos Jefferson Gonçalves Martins e Natana Daminelli, em nome do Centro Acadêmico de Direito Benedito Narciso da Rocha; o acadêmico representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa; a coordenadora-adjunta do curso de Direito, Márcia Piazza; a professora Morgana Caldas, representando a equipe da Procuradoria Jurídica da Unesc; o representante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neab), Denis Vieira Moraes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma, Rafael Búrigo Serafim; o ex-reitor da Universidade, Gildo Volpato; além dos familiares Clésio de Oliveira, cunhado, e da irmã Roberta Medeiros Rodrigues, antecedidos pelas palavras da reitora da Unesc e amiga pessoal de João Carlos, Luciane Bisognin Ceretta.

“Amigo, guardião e protetor”

Tantas palavras lindas proferidas sob diferentes óticas, para Luciane, demonstram um pouco do que foi seu amigo João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. “Ainda assim, todas as homenagens que pudéssemos fazer não seriam suficientes para descrever esta alma tão nobre. Amigo, guardião e protetor daqueles que trabalhavam diariamente.  Sua ausência nos toca profundamente. A Unesc de ontem não é mais a Universidade de hoje. Perdeu o brilho do andar do homem sorridente de terno e gravata que cumprimentava todos igualmente”, descreveu.

Muito além das competências no mundo acadêmico e jurídico, para Luciane, o valor do colega estava ainda em sua humanidade, humildade e generosidade. “Sua competência profissional já está posta, mas eu diria mais do que isso. Esse mundo era pequeno demais para ele. Nada do que dissermos se aproximará do seu tamanho. As melhores palavras não conseguiriam imprimir o sentimento de profunda gratidão e saudade, precedida por esta perda e sua ausência”, pontuou emocionada.

Da mesma forma, para a colega Morgana, com quem João dividia a rotina junto da equipe da Procuradoria, as lições deixadas são preciosas e superam qualquer aprendizado acadêmico. “O professor João nos deixa um legado que vai muito além da técnica jurídica. Embora ele tenha lecionado para todos os advogados da Procuradoria, algumas das maiores lições não são sobre direito, são sobre humildade, generosidade e comprometimento. O mundo precisa de mais ‘Joãos’, pessoas íntegras, honestas e leais. Mestre em lealdade, o professor João era uma pessoa pautada em bons princípios. Amava a Unesc. O trabalho não era condição para a sua vida, mas a sua vida era colocar-se a serviço”, destacou na transmissão.

Ainda com o sentimento de incredulidade que se mistura ao sofrimento da perda, conforme Morgana, cabe à equipe recordar ensinamentos deixados até nas entrelinhas. “Nossa despedida é cheia de dor e ainda não conseguimos acreditar, mas fica a memória das suas gargalhadas, reflexões e frases mais clássicas carregadas de tanta experiência e significado, como quando dizia ‘precisamos entender melhor isso’. E é isso mesmo, hoje trago essa sua reflexão e vejo que realmente precisamos ‘entender melhor’ a vida e seus ciclos”, acrescentou.

Em nome da família de João Carlos, o cunhado Clésio de Oliveira reforçou o papel desempenhado por João Carlos não só enquanto profissional, mas também como pai, esposo, padrinho, filho e tantas funções entre a família, que tinha como preciosidade. “Sempre muito envolvido com a Unesc, ele não tinha muito tempo livre, mas o que tinha era muito bem aproveitado. Sentava no chão da sala de paletó, terno e gravata, passava horas brincando do quer que fosse com a filha ou os sobrinhos que tanto amava”, recorda, acrescentando ainda as características de cuidado e carinho com a mãe e as irmãs, já que o pai já é falecido e ele ocupava a função de único filho homem.

As mensagens afetuosas de reconhecimento à vida de João Carlos, conforme o cunhado, chegam de todos os cantos e surpreendem até mesmo quem conhecia suas características mais íntimas. “Nós sabíamos que ele era amado, mas a comoção tem sido muito maior do que imaginávamos. Na verdade, entendo o motivo disso. É porque ele só plantou e fez o bem e assim ele recebe”, acrescentou.

Também emocionada, a irmã Roberta fez questão de deixar sua mensagem na transmissão da Universidade. “João Carlos, nosso mano. Foi um pai, um marido, um filho, um irmão, um tio e até um cunhado muito presente, carinhoso e extremamente amigo. Sempre com palhaçadas, sempre debochando, com uma gargalhada inconfundível. Fica o exemplo de competência, de caráter, de honestidade, de integridade e, acima de tudo, de hombridade. Fica todo um legado de amizade, companheirismo e de amor e fica a certeza de que um dia vamos nos reencontrar”, declarou.

Toda a cerimônia, assim como o vídeo produzido pela Unesc em homenagem à João e o vídeo compartilhado pelo professor João Batanolli, coordenador do projeto Âmago, em seu momento de reflexão, pode ser assistida no YouTube no canal da Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2021 às 21:09
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc se destaca em competição estadual de xadrez

Aluna do Colégio Unesc se destaca em competição estadual de xadrez
Maria Clara deu o primeiro passo em busca da conquista dentro de Santa Catarina e da classificação para as próximas fases (Foto: Divulgação) Mais imagens

A jovem enxadrista e estudante do Colégio Unesc, Maria Clara da Silveira Senger, está na segunda fase estadual do Gymanasiade 2021, competição que reúne atletas de todo o mundo em sua etapa final. Ela deu o primeiro passo na busca pelo título conquistando o quarto lugar no último final de semana. Até aqui, as partidas da competição foram virtuais.

A estudante do 1º ano do Ensino Médio disputou na categoria dos 15 aos 17 anos, que contou com 52 participantes de todo estado. Foram cinco vitórias, um empate e uma derrota.  

Maria Clara faz parte da equipe FME/ACX-Criciúma, que conta com o apoio das empresas Canguru e Imbralit e está se preparando para a próxima fase, ainda sem data definida.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2021 às 14:33
Compartilhar Comente

Cedoc receberá recursos a partir de Emenda Parlamentar da deputada Luciane Carminatti

Cedoc receberá recursos a partir de Emenda Parlamentar da deputada Luciane Carminatti
Parlamentar esteve na Unesc para oficializar parceria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Centro de Memória e Documentação (Cedoc) da Unesc está prestes a potencializar seus serviços. Isso será possível graças a Emenda Parlamentar da Deputada Luciane Carminatti, que destinará R$ 100 mil ao projeto. A oficialização da Emenda foi feita na última semana com a entrega da proposta da deputada à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e ao coordenador do Centro, Paulo Sérgio Osório.

A sinalização do encaminhamento dos recursos ao Cedoc, para a reitora, é motivo de alegria para a Unesc, que tem no setor um trabalho de extrema importância. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento por parte da deputada Luciane, parceira de longa data da nossa Universidade. Podemos assegurar que a equipe do Centro fará com que os recursos sejam aplicados com sabedoria de modo a lapidar ainda mais os serviços já oferecidos no espaço”, afirmou.

Para Luciane Carminatti, o sentimento é de orgulho ao acompanhar de perto o trabalho desenvolvido na Unesc e, em consequência disso, encaminhar os recursos com a certeza de que serão bem empregados. “Preciso destacar o orgulho que temos do trabalho desenvolvido pela Unesc, uma Universidade comunitária, que tem belíssimos projetos de ensino, pesquisa e extensão. É com a intenção de fortalecer essa Instituição tão importante para a comunidade que destinamos uma emenda para o Centro de Memória, responsável por todo o arquivamento e estudos, aquilo que possibilita que não se perca a memória. Queremos valorizar e incentivar que a comunidade cuide bem dessa Universidade”, destacou.

Vislumbrando grandes possibilidades a partir da modernização do setor, Paulo recebeu com entusiasmo a notícia da Emenda encaminhada pela deputada. “Esse recurso chega em um momento muito oportuno, no qual o Cedoc poderá equipar laboratórios de Documentação e Restauro e História Oral, Imagem e Som. Contaremos, a partir deste investimento, com equipamentos modernos que servirão para pesquisas internas e para a prestação de serviços à comunidade no campo do patrimônio, história, memória e identidades”, acrescenta.

O Centro de Memória e Documentação da Unesc já participou, junto à deputada de um Projeto de Lei apresentado à Secretaria de Estado da Educação para documentação escolar. Foi a partir desta oportunidade que o setor pôde mostrar suas competências e iniciar a parceria com a parlamentar.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2021 às 13:54
Compartilhar Comente