AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc leva informações sobre Transtorno Bipolar à Praça Nereu Ramos

Unesc leva informações sobre Transtorno Bipolar à Praça Nereu Ramos
Transtorno atinge aproximadamente 1% da população mundial (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A manhã de sábado (30/03) na Praça Nereu Ramos foi diferente. Acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado do Grupo de Pesquisa de Transtorno Bipolar, do Laboratório de Psiquiatria Translacional do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), realizaram uma ação de conscientização sobre o transtorno. A atividade faz alusão ao Dia Mundial do Transtorno Bipolar, celebrado no dia 30 de março.

A ação teve o objetivo de tirar dúvidas da população. “Poucas pessoas sabem do transtorno e então sentimos a necessidade de explicar o transtorno de humor e desmistificá-lo”, comenta a coordenadora do Grupo, Samira Valvassori.

O transtorno bipolar é uma doença mental crônica que se caracteriza por episódios alternados entre a depressão e mania. “A mania se caracteriza pela euforia, hiperatividades, grandiosidade, pelo excessivo e por comportamentos de riscos, já a depressão se caracteriza pela falta de prazer, tristeza profunda, perda de sono e outros sintomas”, explica.

O transtorno atinge aproximadamente 1% da população mundial. O diagnóstico é clínico e o tratamento é realizado com intervenções medicamentosas, por meio de estabilizadores de humor, e pscioterápicas, com acompanhamento de psiquiatra e psicológico.

A professora e escritora Bernadete Cristiano já conhecia o transtorno, mas aproveitou para realizar os testes de qualidade de vida, junto aos acadêmicos. “Foram questionamentos bem profissionais em que eu pude realizar uma autoavaliação e que me deixou bem satisfeita”, afirma. Para ela, o acesso à informação é essencial. “Muitas pessoas não tem o conhecimento sobre o assunto e ações como essa trazem benefícios para a população”, acrescenta Bernadete.

O grupo de pesquisa

Atuando há 15 anos na pesquisa pré-clínica, com animais, e há seis anos na pesquisa clínica, com pacientes, o grupo visa entender aspectos da fisiopatologia do transtorno, que tem como principal característica os transtornos de humor. “Na parte pré-clínica buscamos testar substâncias com potencial estabilizador de humor. Já com pacientes, buscamos entender alterações a nível celular e comportamental”, afirma Samira.

Além disso, as pesquisas buscam identificar mecanismos biológicos que levem à doença e marcadores que sirvam como indicadores biopatológicos deste transtorno.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de março de 2019 às 14:34
Compartilhar Comente

Ministro Marcos Pontes palestra na Unesc e leva reivindicações das universidades comunitárias

Ministro Marcos Pontes palestra na Unesc e leva reivindicações das universidades comunitárias
Visita marcou aproximação de Pontes com a realidade das instituições do Sul do Estado (Fotos: AICOM/Unesc) Mais imagens

As universidades comunitárias da região Sul do país ganharam, nesta sexta-feira (29/03), mais um simpatizante e defensor de suas causas. Isso porque o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes, visitou a região e, em encontro na Unesc, conheceu de perto a realidade, as reivindicações e o potencial das instituições. Pontes palestrou no Auditório Ruy Hülse lotado em uma estrutura ampliada especialmente para acomodar toda a comunidade interna e externa para ouvi-lo tratar sobre as “Perspectivas da Ciência e Tecnologia Brasileira no Brasil atual”. O evento marcou ainda a Aula Inaugural dos programas de Pós-graduação da Unesc.

Recepcionado na Unesc no fim da tarde, o ministro e primeiro astronauta brasileiro, participou de encontro com os reitores do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e representantes do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), sendo apresentado à realidade das instituições. Ao avaliar o encontro após ter ouvido reivindicações sobre assuntos como Marco Regulatório, investimento em pesquisa e Artigo 170, Pontes afirmou que a conversa foi extremamente produtiva para conhecer o Sistema, suas necessidades e possibilidades. “Ouvi tudo atentamente e posso afirmar que quero aprender mais sobre seus pleitos, mesmo que muitos não sejam de responsabilidade do meu ministério, para que possa ajudar a empurrar e, em contato com outros ministérios, conquistar avanços. Sou sempre defensor da educação e sei que é ela que transforma o que já existe e prepara para um futuro melhor”, destacou.

A passagem pela região, conforme Marcos, serviu para levar modelos de ações do Sul para todo o país e para reforçar sua missão à frente do Ministério. “Coloquei como missão a produção de conhecimento, a produção de riqueza através da ciência e, com isso, a contribuição com a qualidade de vida dos brasileiros. Procuramos encontrar formas de ajudar as pessoas, especialmente aquelas que mais precisam, por meio da ciência e da tecnologia. Isso é valioso”, completou.

Necessidades apontadas

Entre a bagagem que Marcos Pontes leva de Criciúma está três principais pedidos em nome da Unesc. As prioridades apontadas, além do apoio geral relacionado às universidades comunitárias, estão apoio com recursos para a viabilização do Laboratório de Práticas Colaborativas e Inovação, apoio para a criação do Observatório de Desenvolvimento Econômico e o apoio para a concretização do Centro de Inovação.

A impressão da visita de Pontes na Unesc, do ponto de vista da reitora Luciane Bisognin Ceretta, é de que as universidades comunitárias de fato ganham um aliado. “Acredito que ele tenha entendido a identidade do modelo aplicado por aqui e se torne um defensor das nossas causas em Brasília. Nós mostramos um pouco do potencial que temos e que, de fato, precisa ser reconhecido”, pontuou.

A palestra e as palavras deixadas pelo ministro, de acordo com Luciane, servem como mais um combustível para o trabalho rumo aos avanços. “A sua presença nos honrou muito e motivou a nossa intensa trajetória de produzir conhecimento, promover inovação e, com isso, contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, da região e de todo o país”, completou.

O palco de honra do evento foi composto pelas autoridades: deputados federais Geovânia de Sá, Daniel Freitas, Ricardo Guidi; deputados estaduais Rodrigo Minotto e Jessé Lopes; secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismoo, Lucas Esmeraldino; presidente do Conselho Curador da Unesc e vice-presidente da Acic, Moacir Dagostim; presidente da Acafe, Günther Lother Pertschy; presidente do Comung, Carmem Lucia de Lima Helfer; vice-presidente da APG (Associação dos pós-graduandos), Matheus Scarpato Rodrigues; do secretário executivo da SC Parcerias, Marco Sabino; e do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot Rocha,

Exemplo e motivação

Marcos Pontes mesclou em sua palestra informações sobre sua trajetória de vida e suas perspectivas para o Ministério e para o país. O palestrante emocionou todos os presentes ao destacar sua história ligada à educação desde a infância e a importância do apoio de sua família ao sonho de ser astronauta. “Em meio aos percalços e até ouvindo pessoas dizendo que eu não alcançaria o que sonhava, minha mãe me disse algo que nunca esqueci. Ela falou: ‘Você pode ser e fazer o que quiser na vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você!’. Isso me marcou e fez a diferença e posso dizer que se vocês seguirem também irão cumprir sua missão. Impossível é só uma palavra”, destacou.

Crente de que o país passará por uma mudança positiva se todos unirem suas forças, Pontes deixou o convite para que se juntem a ele neste objetivo. “Nós não podemos olhar para o Brasil e não acreditar em uma mudança positiva. Depende de cada um de nós. Acho que está dentro da educação a solução de tudo. Essa é hora de nos juntarmos, de criarmos laços e é pelo Brasil que aceitei e faço esse trabalho”, comentou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de março de 2019 às 22:07
Compartilhar Comente

Engenharia de Produção conhece processo produtivo de cervejaria

Engenharia de Produção conhece processo produtivo de cervejaria
Visita técnica ocorreu nesta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os calouros do curso de Engenharia de Produção já iniciaram o semestre com atividades além da sala de aula. Nesta semana, a turma realizou uma visita técnica à Cervejaria Blend Bryggeri, em Criciúma.

Acompanhados do professor da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção e coordenador do curso, Leopoldo Pedro Guimarães, e do presidente do C.A (Centro Acadêmico), Jean Magagnin Mezari, os estudantes da primeira fase conheceram o processo produtivo do local.

“A aula prática oportunizou conhecimento na área da produção de cervejas artesanais e também foi um aporte para adquirir conhecimento de tudo que envolve o processo de produção, um dos campos de atuação do engenheiro de produção”, afirma o coordenador do curso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de março de 2019 às 18:08
Compartilhar Comente

O bem-estar como aliado do saber

O bem-estar como aliado do saber
Atividades de relaxamento e concentração auxiliam na apropriação do conhecimento pelos alunos do Colégio Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

A busca pelo alinhamento do conhecimento com o bem-estar físico e mental. Este foi o objetivo do acadêmico de Psicologia da Unesc, Cleyton Laudelino Demétrio, ao ensinar técnicas de relaxamento para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. O acadêmico é orientado pelo professor do curso de Psicologia da Unesc Zolnei Vargas

Com foco em desenvolver integralmente os alunos, o Colégio Unesc já realiza atividades semelhantes desde o ano passado. “Auxilia na formação integral, além de acrescentar na apropriação do conhecimento”, coloca a diretora da instituição de ensino, Marlene Pires.

Com foco na formação integral

A importância de atividades semelhantes se encontra na contribuição às crianças e aos adolescentes em fase de desenvolvimento cognitivo, de caráter e construção de personalidade. “O psicólogo é um profissional muito importante. A psicologia pode aquecer as relações e pode auxiliar na resolução de conflitos. Também pode fortalecer emocionalmente as crianças e todos que fazem parte dessa construção”, coloca Demétrio, responsável pelo desenvolvimento do relaxamento com os estudantes.

Ainda para 2019, o Colégio Unesc objetiva continuar desenvolvendo um projeto que envolva a utilização de ioga e outros métodos de relaxamento dos estudantes, tais como músicas próprias para meditação. “É uma inovação que complementa o conhecimento com o sentir-se bem”, coloca Marlene.

A coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, ressalta a boa aceitação do projeto. “As crianças e os pais nos dão um retorno muito positivo dessa atividade, pois percebem o avanço no desempenho escolar de seus filhos”, finalizou.

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Três chapas inscritas para eleições do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc

Três chapas inscritas para eleições do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc
Alunos do colégio Unesc encaminharam pedido de homologação nesta sexta-feira e o resultado será divulgado na segunda-feira (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Representantes de três chapas, que devem concorrer à direção do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc, encaminharam pedido de homologação à Coordenadora Geral, Marlene Pires, ao longo desta sexta-feira (29/3), data final para o ato.

As chapas são “Voz Estudantil”, “Nova Geração” e “Chapa da Renovação”. O resultado da homologação será divulgado na próxima segunda-feira (1º/4). As eleições, que ocorrerão no dia 16 de abril, selecionarão os novos gestores do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc.

No aguardo para conhecer as propostas das novas chapas, a atual presidente do Grêmio, Hellen Aparecida Manenti, do 3º ano do Ensino Médio, deseja uma boa gestão para os vencedores. “Acredito que o caminho está pavimentado para que as necessidades dos alunos sejam debatidas com a direção do Colégio”, comentou a estudante.

Atual presidência buscou conciliar interesses

Eleita para comandar o Grêmio Estudantil no ano de 2018, a chapa Professor João Monteiro estreitou os laços entre alunos e direção do Colégio. “Foi uma gestão marcada pela forma com que conseguimos apresentar os requerimentos dos alunos, agradando a todos e expondo os pontos para a direção”, disse a vice-presidente da atual chapa, Celeste Rodrigues Ribeiro, também do 3º ano do Ensino Médio.

Conquistas como uma sala própria para o Grêmio, celebração de final de ano, participação dos alunos na escolha do tema do projeto Interdisciplinar “Festa de Inverno”, entre outras, marcaram a atuação da equipe gestora. “Foram muitas outras conquistas, além de arrecadações do Grêmio”, contou Celeste. “Obtivemos a verba através de diversas rifas e apoio da APP do Colégio”, explicou Hellen.

Pioneiros na atuação política do Colégio Unesc

Contando com mais de 30 integrantes, a atual chapa no comando do Grêmio foi quem pavimentou o caminho para que a diversidade de chapas aparecesse para as próximas eleições. “Era tudo muito novo, nós não sabíamos como proceder e fomos aprendendo à medida que a atuação política exigia”, revelou Hellen.

O alto número de participantes trouxe também a diversidade de ideias para o debate. “Tivemos que aprender como conciliar todas as ideias de todos os participantes”, lembrou a presidente. “Seguimos uma linha de respeitar a todos e colocar em prática o que se discutia, sendo viável para todos os envolvidos”, completou a vice.

A chapa foi a única registrada para as eleições do último ano. O nome foi escolhido como homenagem ao professor João Monteiro. 

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:38
Compartilhar Comente