AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Direito da Unesc promove preparação dos alunos para exame da OAB

Curso de Direito da Unesc promove preparação dos alunos para exame da OAB
Curso já foi reconhecido com o selo OAB Recomenda (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Direito da Unesc está promovendo ações para auxiliar seus acadêmicos no exame da OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil). No último final de semana os estudantes receberam a oportunidade de agregar conhecimento e potencializar sua preparação em quatro aulões.

O coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, conta que a iniciativa, além dos aulões, promove palestras, conversas e acompanhamentos nas provas.  “Nosso objetivo é qualificar o ensino dos estudantes, melhorando, por consequência, os índices de aprovação da Universidade no Exame de Ordem”, afirma.

Durante as trocas de conhecimentos, os acadêmicos puderam participar de conversas sobre Direito Constitucional, com o professor Luiz Eduardo Lapolli Conti; Processo Penal, com os professores João de Mello e Anamara de Souza, Direito Penal, com o professor Leandro Alfredo da Rosa e Processo Civil com a Professora Adriane Bandeira Rodrigues.

Novas oportunidades

A primeira etapa do próximo Exame de Ordem ocorre no dia 8 de abril, e para o dia anterior o curso planeja mais dois encontros. “Realizamos estas ações para criar mais uma tradição no curso, de voltarmos nossa atenção para a OAB também. Em 2007, por exemplo, fomos reconhecidos com o selo OAB Recomenda, e vamos buscar esta referência mais uma vez”, destaca o Coordenador.

No início de março os estudantes participaram do evento “Como passar no exame da OAB”, ministrado pelo professor Frederico Ribeiro de Freitas Mendes. As atividades começaram a ser implementadas ainda em 2017, com um acompanhamento realizado pela coordenação e professores no dia da prova da ordem. “Nós os acompanhamos nas três provas do ano e buscamos dar apoio a cada um, seja entregando água e canetas ou até tirando pequenas dúvidas”, conta João.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de março de 2018 às 13:20
Compartilhar Comente

Enfermeiras de Itapema conhecem Ambulatório de Feridas

Enfermeiras de Itapema conhecem Ambulatório de Feridas
Encontro ocorreu nesta terça-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma equipe do Secretaria Municipal de Saúde de Itapema, formada por cinco enfermeiras, foi recebida na Unesc nesta terça-feira (27/3). O objetivo do encontro foi de conhecer a Clínica de Enfermagem da Unesc e o Ambulatório de Feridas, projeto em parceria entre Unesc e Prefeitura de Criciúma.  Elas debateram sobre o processo de implantação, além de conhecer casos de sucessos dentro das possibilidades que o serviço oportuniza para o cuidado terapêutico de lesões de pele.

Participaram do encontro, as professoras: Paula Zugno e  Karina Zimmermann, que apresentaram os projetos, os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, Ronaldo Perfoll e Aneas Belmiro. Além da coordenação do curso de Enfermagem, com as Ioná Vieira e Neiva Junkes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 20:26
Compartilhar Comente (1)

Mulheres da Vila Manaus visitam a Unesc

Mulheres da Vila Manaus visitam a Unesc
Encontro ocorreu na reitoria nesta terça-feira (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, recebeu a visita de um grupo de mulheres da Vila Manaus. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (27/3), na reitoria. O bairro, foi o primeiro lugar onde a reitora trabalhou quando chegou em Criciúma, atuando na área da saúde, e estas mulheres fazem parte desta história. A conversa contou com assuntos casuais, lembranças do bairro e como ele está atualmente.

Para a reitora, o diálogo é a principal ferramenta para a construção da sociedade. “Estamos sempre abertos a conversar com a sociedade. Receber essas mulheres aqui representam a força que a Universidade tem no desenvolvimento de todos os bairros da cidade”, afirma a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 20:14
Compartilhar Comente

Futuros especialistas em Gestão de Pessoas participam de Escape Room

Futuros especialistas em Gestão de Pessoas participam de Escape Room
Atividade ocorreu em Gramado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os jogos de escape, ou jogos de fuga, consistem em prender um grupo de pessoas em um local e dar uma série de pistas para que a saída seja encontrada em até 60 minutos. Esse tipo de jogo começou no Japão em 2007, batizado de real escape game. E o que antes era uma atração apenas para grupos de amigos virou uma estratégia adotada por empresas para despertar e potencializar certas habilidades nos profissionais.

Com uma sequência lógica de desafios que estimulam a integração, a comunicação, o trabalho em equipe, a liderança e as competências para soluções de problemas, o espaço criou estratégias que podem ser usadas profissionalmente para estimular atitudes e habilidades dos participantes.

​Neste contexto, os escapes games (jogos de fuga), que surgiram há dois anos no Brasil, têm demonstrado ser uma ferramenta eficaz para as empresas, podendo contribuir para uma avaliação mais assertiva no momento da contratação, ou promovendo situações onde os conflitos possam ser identificados e resolvidos.

Quem participou da atividade em Gramado, foram os estudantes da ​Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Coaching. Para o aluno Fabio Vanzeloti, a experiência foi fantástica. “Embarcamos naquele cenário lúdico e vivemos intensamente cada um dos sessenta minutos, esquecendo-nos de que estávamos sendo monitorados e avaliados. Os momentos de extrema pressão fizeram aflorar nossas competências e fraquezas de forma natural”, comenta o aluno.

Segundo ele é fundamental que seja feita a retro avaliação, relacionando as deficiências percebidas, e relacioná-las ao mundo coorporativo, percebendo o quanto elas interferem em nossa conduta quando estamos trabalhando sob pressão. “Só assim seremos capazes de nos conscientizar sobre a importância de desenvolvermos nossos pontos fracos. O jogo é uma excelente ferramenta para auxiliar o gestor a mapear sua equipe permitindo-lhe não só colocar cada peça no local certo, mas também verificar quais competências necessitam ser desenvolvidas a fim de obter o melhor resultado”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 19:34
Compartilhar Comente

Mesa redonda debate feminismo na Unesc

Mesa redonda debate feminismo na Unesc
Programa Ponto ao Ponto da Rádio Som Maior foi ao vivo do campus (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A rádio Som Maior saiu do estúdio nesta segunda-feira (26/3) e veio até a Unesc para transmitir ao vivo uma mesa redonda com mulheres, direto do campus. Apresentado por Pity Búrigo, o programa Ponto ao Ponto falou de feminismo e do papel da mulher na sociedade. Além de convidadas da Unesc, lideradas pela reitora Luciane Ceretta, o programa contou com a participação da fundadora da Casa da Mãe Joana, Joanna Búrigo.

Para a reitora Luciane Ceretta, a Unesc sempre está disposta a receber pautas como esta. “Como Universidade, temos que promover debates e ações como esta mesa redonda”, pontua. A Unesc também promoveu um grande debate sobre o papel da mulher, durante a Semana da Mulher, no início de março.

De acordo com Joanna, o paradigma machista ainda está entre nós de muitas formas. “Eu tomo cerveja, e quando abro uma cerveja já me imagino de biquíni, porque nós temos esta imagem na cabeça e isso não está certo", referindo-se ao estereótipo propagado pelas campanhas publicitárias, que exploram o corpo feminino como mote de venda. "Eu reconheci no feminismo coisas que eu já lia, que eu já me adaptava e eu fui cada vez mais me descobrindo”, pondera Joana Búrigo.

Também participaram do encontro a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Janaína Damásio, a professora Mônica Ovinski, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde professora Maria Inês da Rosa e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Palestra

Além do bate-papo no programa, a publicitária e mestra em Mídias Sociais pela London School of Economics, Joanna Burigo, ministrou uma palestra sobre o feminismo no Brasil, e o papel da mulher na sociedade atual. Joanna trouxe citações de grandes feministas como Judith Butler e Simone de Beauvoir e dados importantíssimos para a palestra.  “Se alguém me disser que feminismo é mimimi eu digo: meu querido, mimizento é tu”. E ainda completou: “Além do machismo devemos combater o achismo! Quero fontes, porque tudo que eu falo é pautado em fontes”, ressaltou.

Recentemente Joanna, ao lado de Winnie Bueno, Rosana Pinheiro-Machado e Esther Solano, organizou o lançamento do livro “Tem saída”. O livro, como ela mesmo narrou durante sua palestra, não deveria ser motivo de orgulho, mas mesmo assim é algo que devemos nos orgulhar pois é o primeiro livro sobre politica brasileira escrita inteiramente por mulheres. Nele foi reunido textos de 25 mulheres do Brasil, tentando abranger o maior número de nichos possíveis. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 16:13
Compartilhar Comente