AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala dos Conselhos homenageia professora Enedir Luiza Meller

Sala dos Conselhos homenageia professora Enedir Luiza Meller
Nomeação do espaço ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Conselhos da Unesc recebeu, na tarde desta sexta-feira (31/3), o nome da professora Enedir Luiza Meller. A homenageada colaborou com a Universidade por 41 anos, desenvolvendo atividades em várias áreas, inclusive na Comissão de Implantação da Unesc, na Avaliação Institucional, coordenação de Extensão, Pós-Graduação e Apoio Técnico e na Secretaria Acadêmica.

A Sala dos Conselhos fica localizada na Reitoria da Universidade e, segundo o reitor Gildo Volpato, dar o nome do espaço de Enedir Luiza Meller é uma maneira de reconhecer toda a dedicação que a professora teve com a Instituição. “Essa nomeação tem um sentido emocional muito grande. A professora Enedir é uma pessoa intensa, verdadeira e que quando acredita em uma causa, não mede esforços para defendê-la. E foi assim com a Unesc. Ela se dedicou à Instituição e deixou muito dela aqui. Plantou muitas sementes”, afirmou.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, a nomeação da sala é uma maneira de agradecer por tudo que Enedir fez e representa para a Universidade. “Ela dedicou a sua vida à Educação e deixou sua marca por todos os lugares por onde passou. É um orgulho e uma honra poder participar desse momento, de homenagem a uma mulher de garra e dedicada em tudo o que faz”, comentou.

Com a presença dos familiares e amigos, Enedir agradeceu pela homenagem e comentou que ao longo dos 41 anos de atividades na Instituição, teve o apoio de inúmeras pessoas. “O homem é um ser de uma asa só. E no tempo que eu estive aqui, cada um de vocês foi a minha outra asa, que me ajudou em todos os momentos. Eu agradeço por todo o apoio. Nós somos só passageiros na Unesc. A Universidade é que fica”, afirmou Enedir.

A nomeação da sala teve ainda a presença das pró-reitoras de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; do diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, e da secretária acadêmica Lorete Tasca Marcos. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 22:03
Compartilhar Comente

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc
Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural


O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 21:36
Compartilhar Comente

Unesc oferece especialização para profissionais de Odontologia

Unesc oferece especialização para profissionais de Odontologia
Pós em Implantodontia está com as últimas vagas em aberto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de Odontologia podem contar com a Unesc para agregar conhecimento na sua carreira. A Universidade oferece o curso de pós-graduação em Implantodontia, que tem o objetivo de capacitar o dentista a realizar os procedimentos cirúrgicos e protéticos com implantes, além de diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios causados pelas ausências dentárias.

Restam poucas vagas para a especialização, que tem 28 meses de duração, com aulas mensais de quinta-feira a sábado nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os interessados no curso podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

A especialização terá sua Aula Inaugural no dia 6 de abril, às 8 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Unesc, com o professor doutor César Augusto Magalhães Benfatti, que abordará o tema “Implantodontia Baseada em Evidências Científicas: Simplicidade e Previsibilidade”. O evento é aberto para todos os profissionais da área.

Benfantti possui graduação, mestrado e doutorado em Odontologia e aperfeiçoamentos: em Atualização em Implantodontia pelo Instituto de Ensino Odontológico; em Training for processing and analysis of histologic pela Universidad Degli Study "G'Anuzzio" Chieti-Pescara; em Atualização em Cirurgia Avançada para Implantodontia pelo Instituto de Ensino Odontológico e em Cirurgia pela Sociedade Paulista de Ortodontia. Atualmente é professor adjunto da UFSC e membro de comitê assessor da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Implantodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de superfícies de implantes e das periimplantites.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 18:21
Compartilhar Comente (2)

Gestão de resíduos em Criciúma é tema de encontro na Unesc

Gestão de resíduos em Criciúma é tema de encontro na Unesc
Vereadores e professores e alunos estiveram reunidos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu na tarde desta quinta-feira (30/3) vereadores de Criciúma para uma reunião com professores e acadêmicos do projeto Coleta Seletiva Solidária. Em pauta, as legislações ambientais vigentes no município e as demandas por novas leis e pela atualização das já existentes e a aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Criciúma – a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem cinco anos de vigência, estabelece a responsabilidade do município nesse âmbito da gestão.

O encontro ocorreu a partir de um convite feito pelo projeto Coleta Seletiva Solidária aos vereadores e teve a participação dos vereadores Julio Cezar Colombo, José Paulo Ferrarezi e Geovana Benedet Zanette e dos professores da Unesc Mário Guadagnin e Leandro Nunes e de estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e de Psicologia da Universidade que atuam no projeto Coleta Seletiva Solidária.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 17:21
Compartilhar Comente

Colaboradores participam de capacitação sobre gerenciamento de áreas contaminadas

Colaboradores participam de capacitação sobre gerenciamento de áreas contaminadas
Atividade ocorreu esta semana no Iparque Mais imagens

Os colaboradores da Unesc participaram de uma capacitação técnica e de melhoramento profissional na temática de gerenciamento de áreas contaminadas, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), ao longo desta semana (28 a 30/3). A atividade foi realizada de forma integrada pelos setores de Projetos Ambientais, Laboratório de Água e Solo e Centro de Engenharia e Geoprocessamento, promovida pela DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

A ministrante foi Erika Von Zuben, com mais de 19 anos de experiência no mercado ambiental. Ela é instrutora técnica da ABNT da série de normas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e diretora técnica da AESAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental).

“O curso se faz pertinente, pois com o advento da Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, o gerenciamento de áreas contaminadas tornou-se factível, com adoção de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por ela causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas”, explicou o engenheiro de segurança no trabalho e ambiental da Unesc, Éder Costa Cechella.

Cehella explica que o gerenciamento visa a minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, por meio de estratégia constituída por etapas sequenciais, em que a informação obtida em cada etapa é a base para a execução da etapa posterior. "A Resolução também trata, com enfoque especial, sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto a presença de substâncias químicas no solo. Os mesmos indicam as concentrações naturais de substâncias químicas presentes no compartimento ambiental, devendo os órgãos ambientais competentes dos Estados e Distrito Federal, obtê-los em até 4 anos da publicação da respectiva Resolução", informou o engenheiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 31 de março de 2017 às 15:53
Compartilhar Comente