AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudante de Psicologia ganha concurso e quer conscientizar sobre a visibilidade das pessoas com deficiência

Estudante de Psicologia ganha concurso e quer conscientizar sobre a visibilidade das pessoas com deficiência
Camila Rosalino venceu ação proposta nas redes sociais da Melissa e ganhou vale compras da marca (Foto: Reprodução/ Daniela Antunes) Mais imagens

Aos 28 anos a estudante de Psicologia da Unesc, Camila Rosalino, encara a vida de forma leve superando as dificuldades decorrentes da Síndrome de Morquio, condição de nascença. Além da baixa estatura, a Síndrome lhe impõe diversos tipos de limitações físicas, mas nenhuma capaz de frear sonhos e objetivos da jovem. Nesta semana Camila, que atua também como modelo, venceu um concurso proposto pelas redes sociais da marca Melissa e passa a ser influenciadora da marca em Criciúma ao longo de um mês.

Além do vale compras na loja e o espaço para atuar como digital influencer, para Camila, o prêmio leva um significado ainda maior, já que ela representa outras centenas de portadores dessa e de outras síndromes. “Sabemos que existe um padrão de beleza que geralmente é seguido por pessoas e marcas. Ganhar prova pra mim mesma e para os outros que somos capazes, pois não temos muito espaços como esse. Pessoas com deficiência geralmente não aparecem tanto e esse ciclo faz com que exista ainda o olhar de estranhamento quando somos vistos”, destaca.

Conforme a acadêmica, levantar a bandeira das pessoas com deficiência não é pedir que sejam vistas como guerreiras ou exemplo aos outros, mas, sim, que sejam aceitas e respeitadas. “A gente não quer ser exemplo de superação, só quer ser aceito pela sociedade e ser visto como pessoas que tem espaço, que vão atrás das coisas e conquistam também”, completa.

A defesa da marca já é uma paixão antiga, já que os modelos emborrachados estão entre as possibilidades de calçados que se adaptam bem ao formato dos pés dos portadores da síndrome ou outras deficiências. “Já fui até o Clube Melissa de Criciúma e escolhi dois modelos que ficaram ótimos nos meus pés. Eles foram enviados em uma bolsa com direito a balões direto na minha casa. Foi muito especial”, acrescenta.

A vitória de Camila foi conquistada através de votação em algumas fases chamadas de “batalhas”. A jovem contou com o apoio de familiares, colegas, amigas e entre grupos, entre eles os membros do Instituto Nacional de Nanismo (INN) e de Mucopolissacaridoses (MPS), que também se engajaram na reta final de votação.

A acadêmica cursará neste primeiro semestre de 2021 a sexta fase do curso de Psicologia na Unesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 17:38
Compartilhar Comente

Olhos para o futuro da profissão dão o propósito à formação em Farmácia na Unesc

Olhos para o futuro da profissão dão o propósito à formação em Farmácia na Unesc
Tecnologias, novos saberes e conhecimentos tradicionais se entrelaçam durante formação acadêmica (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Na medida que a tecnologia ultrapassa seus próprios limites, os profissionais e as profissões se transformam para atender as demandas e potencialidades do futuro. Na profissão de Farmácia não é diferente: velocidade, conectividade, acessibilidade à informação, automação, aplicações em tempo real, bio e nanotecnologia, e-commerce e controle digital dos estoques e processos constroem a Indústria Farmacêutica 4.0.  

Adentrar a este novo universo, desde a graduação, vai permitir acelerar o crescimento do mercado e da indústria e até abrir os horizontes do pequeno estabelecimento, criando múltiplos canais de atendimento e presença quando e onde o cliente desejar. Na Unesc, o curso de Farmácia tem acompanhado estes avanços tecnológicos e as oportunidades para a área farmacêutica no mundo atual e no futuro próximo. 

Essas mudanças têm impulsionado os professores a compartilhar e discutir com os acadêmicos sobre os próximos passos da profissão. “Aos farmacêuticos formados na Universidade é oportunizado o acesso ao conhecimento sobre as tecnologias aplicadas à prática profissional, que vem cada vez mais para agregar e facilitar o acesso à informação e que leva à sociedade um atendimento mais assertivo e facilitado”. 

A afirmação da coordenadora do curso, Silvia Dal Bó, conecta a formação universitária da profissão às tendências mundiais, entre elas a tão esperada Indústria Farmacêutica 4.0. Por mais que seja assunto abordado ao se olhar para o futuro, na Universidade já se faz presente na construção de competências. “Atualmente, existem aplicativos que fornecem inúmeros dados instantâneos a respeito dos medicamentos, exames laboratoriais, monitoramento de parâmetros bioquímicos e checagem de interações medicamentosas. Também são apresentadas novas tecnologias na área das análises clínicas e toxicológicas, com aparelhos de alta performance que permitem a realização instantânea de exames laboratoriais com baixo custo e pouquíssima amostra”, evidencia Silvia.

Além disso, outras tecnologias, como o uso de relógios que permitem monitoramento cardiovascular, calçados adaptados com dispositivo de rastreamento para pacientes com déficit de memória, entre tantas outras inovações são apresentadas e discutidas quanto às suas aplicabilidades no cuidado com o paciente. Sabendo dessa importância, os acadêmicos estão buscando por conta própria se apropriar das novidades, por meio de eventos e palestras promovidas por entidades da área e fomentadas pelo curso. 

Hoje, os acadêmicos de Farmácia são capacitados a avaliar a farmacoterapia dos pacientes com auxílio de aplicativos apresentados pelos professores. Aliado a isso, outras habilidades desejadas para o futuro são despertadas nos acadêmicos, como o relacionamento interpessoal e capacidade de comunicação, seja essa presencial ou virtual. “Outras competências subjetivas, como a empatia, a colaboração, trabalho em equipe, agregadas às novas tecnologia vem para reforçar a segurança do paciente, que é o grande beneficiário das ações do farmacêutico. Embora ainda haja resistência por parte de alguns profissionais da área quanto ao avanço tecnológico dos serviços, o curso instiga os acadêmicos a investir tempo e conhecimento nas novas tecnologias da área. Entendemos que os avanços tecnológicos irão contribuir e somar com o aprimoramento dos serviços clínicos farmacêuticos, inclusive de forma remota, como aponta o futuro da profissão”, completa a coordenadora. 

Estude no curso de Farmácia da Unesc

O curso de Farmácia da Universidade tem uma trajetória de duas décadas, marcada pela entrega social e a transformação de vidas. O profissional formado na graduação sai pronto para atuar dentro de uma das 135 especialidades farmacêuticas, tudo isso após vivenciar sua caminhada universitária em uma Instituição de excelência.

No campus da Unesc, os alunos estão em laboratórios gerais e específicos com o que há de mais moderno, vivem experiências conectadas à extensão e que proporcionam uma formação mais humana e também são instigados ao protagonismo na ciência, por meio da pesquisa.


Todos os diferenciais são reafirmados pelo conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação) que a Unesc ostenta desde o fim de 2019. Para saber mais sobre o universo de oportunidades que toma forma na Universidade, o futuro farmacêutico ou farmacêutico pode entrar em contato nos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 15:54
Compartilhar Comente

Setor de Arte e Cultura alinha parceria que une grafite ao Boi de Mamão

Setor de Arte e Cultura alinha parceria que une grafite ao Boi de Mamão
Artista urbano Ricardo Bernardo esteve na Universidade apresentando sua proposta de pesquisa “Boi de Pano” (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Setor Arte e Cultura da Unesc recebeu, nesta quarta-feira (24/2), o artista urbano Ricardo Bernardo (Herok), que apresentou sua proposta de pesquisa “Boi de Pano”. O Projeto propõe realizar grafite com base das imagens do acervo institucional Boi de Mamão Fucri/Unesc, em uma das paredes da Universidade.

“Já venho pintando desenhos com forma de retalhos de pano, como chitão por exemplo, e pensei grafitar o Boi de Mamão da Unesc que hoje é referência na região se referindo à difusão cultural e formação, além de ser Ponto de Cultura, ligado à Rede Cultura Viva”, destacou Herok.

Para Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, essa será mais uma obra especial para o acervo. “Ano passado a Unesc assinou a Carta de Anuência para o artista uma Carta de Anuência, liberando espaço para fazer uma obra de grafite com Herok. Este movimento ampliará o acervo artístico-cultural da Universidade, que atualmente conta com mais de 200 obras”, finaliza.

O Projeto Boi de Pano foi contemplado pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2021 às 15:02
Compartilhar Comente

Emocionante Colação de Grau do curso de Direito marca encerramento das cerimônias do primeiro semestre

Emocionante Colação de Grau do curso de Direito marca encerramento das cerimônias do primeiro semestre
Novos 39 bacharéis colaram grau em cerimônia virtual presidida pela reitora da Universidade (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A Colação de Grau de novos 39 bacharéis em Direito pela Unesc marcou, nesta quarta-feira (24/2), o encerramento das cerimônias de formatura do primeiro semestre na Universidade. No total foram entregues ao mercado não só regional ou nacional, mas internacional, 395 novos profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Assim como as demais cerimônias, a formatura desta noite foi realizada de forma virtual em decorrência das medidas de enfrentamento à Covid, e transmitida ao vivo para centenas de espectadores pelo canal da Unesc TV no YouTube.

O emocionante encontro que significou o início oficial da jornada profissional dos novos bacharéis foi coroado por discurso de representante dos acadêmicos, da reitoria da Universidade, de coordenadores e professores homenageados pelas turmas.

Escolhida como paraninfa, a professora Débora Ferrazo fez questão de deixar lições aos afilhados, carinhosamente chamados de “formosuras”. “Como última lição, como se espera de uma paraninfa, meu singelo desejo para vocês é que quando estiverem deixando suas marcas na história, quando estiverem ajudando a construir o novo, lembrem das declarações de amor lindas de viver que estão lá na constituição, conquistas que tanto custaram aos nossos antepassados”, pontuou.

Ainda entre os desejos da professora, esteve o da luta pelo respeito e dignidade da vida. “Que vocês se imponham contra toda a forma de discriminação e defendam sempre a democracia e a liberdade de expressão exercida com respeito pelo outro para que nós e nossos conhecimentos sejamos instrumentos de conquistas e nunca de renúncias de direitos”, acrescentou.

Para a graduanda escolhida para falar em nome da turma, Laura Dal Bó Cassetari, o sentimento da noite é de certeza de que cada dia e noite de estudo valeram a pena e de que este é só mais um passo nas carreiras de uma turma que trará ainda muito orgulho a familiares, professores e à Universidade.

Conforme Laura, o que as turmas vivem neste dia começou como um sonho no qual vislumbravam o dia que andariam por aí com seu Vade Mecum e conheceriam as leis de perto. “Com o passar do tempo começam as dificuldades e a exaustão. As legislações parecem infinitas e aquele sonhado Vade Mecum começa a ficar cada vez mais pesado. Porém, são esses obstáculos que são responsáveis pelo nosso crescimento, amadurecimento e preparação ao mercado. Ademais, com a presença de professores dedicados, toda a base oferecida pela Unesc e apoio de familiares e amigos, o sonho parece ficar mais plausível”, destacou aos espectadores.

Momento especial para a reitora

A Cerimônia desta quarta-feira teve peso especial para a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Ela, que faz questão de realizar a outorga dos graus aos acadêmicos em todas as formaturas nas quais se faz presente com ânimo e desejo do que há de melhor ao futuro de cada um, teve a oportunidade de outorgar o grau de bacharela em Direito à própria filha, Vitória Bisognin Ceretta.

Em seu discurso, no qual destacou a entrega não só de novos bacharéis ao mercado, mas também de melhores cidadãos à sociedade, Luciane teve espaço especial para registrar a emoção de somar as funções de reitora e mãe em tão solene momento. “Peço-lhes permissão para dizer-lhes da emoção que sinto hoje ao conduzir a formatura da minha filha. Permitam-me ser também ser um pouco mãe e neste momento compartilhar com os pais e demais familiares a emoção e a alegria de celebrar essa especial emoção, que, com gratidão à vida, me autorizo a sentir”, destacou.

À filha Vitória, com o orgulho de mãe, Luciane desejou que o caminho seja brilhante. “Que sejas, especialmente feliz, minha filha. Em teu nome desejo a mesma felicidade a todos que colam grau nesta noite”, acrescentou.

Vitória conclui oficialmente nesta noite o curso de Direito, mas não deixará a Universidade. Isso porque já iniciou paralelamente a graduação em Psicologia, também na Unesc.

A Cerimônia de Colação de Grau Especial pode ser conferida na íntegra abaixo:

Confira aqui mais registros da noite desta quarta-feira.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 20:59
Compartilhar Comente

Recepção ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina na Unesc ganha tom de emoção

Recepção ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina na Unesc ganha tom de emoção
Reunião teve o objetivo de aproximação entre instituições (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (24/2) foi marcada pela visita do presidente do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), engenheiro civil e segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, à Universidade e a apresentação da egressa e professora da Unesc, engenheira civil Kamila Rodrigues da Silva, como diretora da Inspetoria Regional de Criciúma do Conselho.

Em uma reunião marcada com o objetivo de aproximar as duas instituições, a surpresa trazida pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, deu o tom de emoção da tarde. Kamila, egressa do curso de Engenharia Civil, pós-graduada e mestre formada na Instituição, foi homenageada com uma placa de mérito. “Nós nos orgulhamos muito de tê-la na história da nossa Universidade. Desejamos sucesso no exercício deste cargo e função. A Unesc estará presente para prestar todo o apoio para que esta gestão seja exitosa e nos dê ainda mais motivos de alegria”, enfatizou Luciane.

O primeiro contato da homenageada com a Universidade foi em 2003, quando ingressou no ensino superior. Após quatro semestres de estudos, Kamila foi para a Itália, onde morou cinco anos. No retorno ao Brasil, em 2010, voltou à Unesc, onde formou-se em Engenharia Civil, fez pós-graduação e mestrado. Com sua trajetória de quase duas décadas na Instituição, sua segunda casa, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo não escondeu a emoção. “A Unesc foi minha base, ela me mostrou o caminho da profissão. O recebimento desta placa hoje me emocionou muito. Sou filha da casa. Onde cheguei hoje eu devo a esta Instituição e as pessoas que aqui estão e estiveram. Receber este reconhecimento, vindo das mãos da reitora, é ver que todo caminho valeu a pena”, afirmou Kamila.

Para o presidente do CREA, Carlos Alberto Kita Xavier, a honra é mais do que merecida, e  reforça a assertividade na escolha da profissional para representar o Conselho. “Tenho a certeza de que estarei sendo bem representado. Kamila já mostrou ser uma profissional de grande qualificação e que trará o que é necessário para fazer um grande trabalho”, frisou. 



Aproximação entre o Conselho Regional e a Unesc

Os diálogos da tarde tiveram o objetivo de estreitar os laços entre a Universidade e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina. A iniciativa Universidade Corporativa, ensino, promoção de eventos e outros trabalhos em conjunto estiveram em pauta. “Ter esta instituição ao lado da Universidade é muito importante e estaremos felizes em contribuir para iniciativas como a Universidade Corporativa. Quando a pandemia se instaurou, a Unesc retomou suas aulas de modo virtual em duas semanas, com estrutura completa, professores e profissionais capacitados e um modelo de ensino definido. Esta é a força da Unesc, que se mostra capaz de estar pronta para grandes projetos como este”, destacou. 

A iniciativa Corporativa é uma das metas de gestão do presidente do CREA-SC, com foco no aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais registrados e capacitação do público interno, como conselheiros, inspetores e colaboradores, por meio de cursos de especialização. O projeto tem como base cooperação e a parceria com instituições de ensino e entidades de classe do setor tecnológico, além de empresas e órgãos do sistema. “Temos um grande carinho por esta instituição. A Unesc se coloca como parceira para projetos e eventos que nos ajudam a elevar nosso profissional e valorizam nossa profissão. Saber que estaremos juntos no futuro é de grande valor”, afirmou Xavier.

A Unesc e o Conselho são parceiros em grandes eventos como a Semana de Ciência e Tecnologia. Professores da Universidade também são conselheiros. É o caso do coordenador do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), professor Evânio Ramos Nicoleit, que relatou em suas palavras o peso desta parceria. “São as minhas duas paixões. A Universidade, há mais de 50 anos, foi pioneira com graduação na área tecnológica na região. O significado disso é este forte laço que une a Unesc e o CREA-SC. A cada ano buscamos uma aproximação ainda mais consolidada”, pontuou. 

Também estiveram na visita os o professor mestres e conselheiros Hugo Schwalm, coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, e Vanildo Rodrigues, coordenador adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O engenheiro agrônomo Felipe Penter, o gerente do Departamento de  Fiscalização do CREA-SC, engenheiro ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, e a assessora da presidência, a jornalista Claudia Renata de Oliveira, estiveram em nome do Conselho.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 18:52
Compartilhar Comente