AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc seleciona empresas para o Plano de 60 dias

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc seleciona empresas para o Plano de 60 dias
Ação consiste em uma consultoria empresarial realizada por alunos e professores em empresas de Criciúma (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Uma junção de esforços que pode mudar o futuro de uma empresa em nove semanas. Assim é o Plano de 60 dias, projeto de consultoria empresarial realizado por acadêmicos e professores do curso de Graduação em Administração da Unesc junto a micro e pequenos empreendimentos de Criciúma. A ação é oferecida de forma gratuita aos interessados e pode promover uma mudança positiva na organização atendida por meio da inovação proporcionada pelo trabalho em conjunto.

O projeto já contabiliza consultorias de sucesso há seis anos e, em 2019, mais uma vez seleciona empresários dispostos a abrir suas portas para receber as visitas especiais com objetivo de alavancar sua empresa. Conforme a chefe de gabinete da Unesc e uma das idealizadoras da ação, Gisele Coelho Lopes, as inscrições vão até o dia 8 de março e os gestores das empresas da cidade não devem perder tempo. “Convidamos as lideranças a entrarem em contato para que possamos fazer essa parceria que certamente irá render bons frutos. Temos histórias de muito sucesso que perpassam pelo apoio oferecido por esses alunos e professores dispostos a, de fato, fazer a diferença nas empresas”, destaca.

Além de colaborar de forma direta na resolução de problemas e otimização de processos dentro das organizações, por exemplo, o Plano de 60 dias tem o objetivo de também impactar de forma regional. “Oferecendo essa possibilidade dentro do Município, nossa proposta é trazer a ampliação do desenvolvimento socioeconômico de toda a região com empresas mais prósperas”, completa Gisele.

Para conhecer melhor o trabalho e fazer suas inscrições, os interessados devem acessar o site www.unesc.net/planode60dias.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de fevereiro de 2019 às 14:30
Compartilhar Comente

Curso de Moda acolhe estudantes em Aula Inaugural

Curso de Moda acolhe estudantes em Aula Inaugural
Egressos, calouros e veteranos puderam trocar experiências (Foto: Jéssica Pereira) Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Design em Moda Senai/Unesc foram acolhidos, no primeiro dia de aula (25/2), em uma Aula Inaugural que trouxe egressos do curso para uma conversa com os estudantes. Assuntos como expectativas para o curso e para a carreira, experiências vividas no período de graduação e no mercado de trabalho foram abordados.

“Nossa ideia, além de falar sobre o curso e os projetos que cada acadêmico irá realizar ao longo do semestre, é mostrar para eles as possibilidades e os caminhos que são abertos por meio da graduação. Nossos egressos trouxeram várias experiências que são importantes de serem compartilhadas”, garante a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

Durante o encontro, também foi realizada a apresentação da nova coordenação do Sesi/Senai de Criciúma e ocorreu uma performance da drag queen Laertella.

Com colaboração de Jéssica Pereira, da Novo Texto Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de fevereiro de 2019 às 11:36
Compartilhar Comente

Conquista valiosa: acadêmicos de nove cursos colam grau na Unesc

Conquista valiosa: acadêmicos de nove cursos colam grau na Unesc
Cerimônia especial de colação de grau foi realizada no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta terça-feira (26/02) foi especial para quem esteve no auditório Ruy Hülse. O local foi o palco da colação de grau especial em gabinete de acadêmicos de nove cursos da Unesc. Entregaram oficialmente novos profissionais ao mercado de trabalho da região os cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia, Engenharia Mecânica, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Familiares e amigos dos agora formados lotaram o auditório para celebrar a conquista valiosa de cada um deles. A família da nova economista Priscila Marangoni de Souza marcou presença e não poupou sorrisos, olhares emocionados e aplausos especiais para a formada. Além de conseguir oficialmente encerrar sua graduação, Priscila ainda levou para casa a placa de homenagem do Corecon (Conselho Regional de Economia) pelo melhor desempenho acadêmico ao longo do curso.

O sentimento ao vivenciar esse momento, conforme Priscila, é de profunda gratidão. De acordo com ela, que hoje ocupa um cargo de gerência em uma empresa de Criciúma, os ensinamentos da Universidade foram uma alavanca para que pudesse crescer dentro da instituição. “A graduação foi algo fundamental para que eu conseguisse conquistar esse cargo que tenho hoje”, destacou.

Na mensagem deixada aos graduados, a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destacou a responsabilidade de cada um após essa etapa vencida. “Vocês diversos, diferentes, mas estão vivendo em comum um grande momento. Um momento de alçar voo em busca da sua própria realização pessoal. Vocês passam a ter mais autonomia e liberdade e quanto maior essa liberdade, maior ainda será a responsabilidade. Que nunca lhes falte a técnica, tampouco a ética profissional. Por onde andarem honrem o nome da nossa Instituição e sejam realizados”, declarou.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de fevereiro de 2019 às 21:58
Compartilhar Comente

Unesc dá boas-vindas a novos participantes da Residência Multiprofissional

Unesc dá boas-vindas a novos participantes da Residência Multiprofissional
Ao todo 21 profissionais participarão do programa (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A egressa Táira de Oliveira Gregório se formou em Psicologia na Unesc na última semana e já está entre os novos participantes do Programa de Residência Multiprofissional. Junto a ela, a Universidade deu as boas-vindas aos 21 novos participantes do programa na tarde desta terça-feira (26/2) em encontro que contou com a participação da reitoria, professores do programa e dos residentes. As atividades iniciam na próxima sexta-feira, 1º de março.

O programa propicia aos participantes desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde no SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta edição, ele conta com profissionais de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, sendo oferecidas nove vagas para a residência em Atenção Básica/Saúde da Família e 12 vagas para Saúde Coletiva.

De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, o programa contribui para a formação profissional e humana. “É uma experiência em que vocês poderão aprender em serviço, uma iniciativa que acrescenta ainda mais na iniciativa comunitária da Universidade”, comenta.

Segundo Táira, a sua vontade de trabalhar com a psicologia comunitária iniciou quando entrou na Universidade e foi na metade da graduação que conheceu a Residência. “É uma oportunidade de vivenciar a realidade do SUS, pois o profissional precisa trabalhar com a clínica do Sistema, olhar para a comunidade”, explica.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a residência Multiprofissional aborda temas transversais. “O programa trabalha a interdisciplinaridade, um espaço em que vocês poderão botar em prática um projeto com a participação de outros profissionais”, enfatiza. Segundo Indianara, o programa segue a missão institucional. “Ele tem o compromisso com a comunidade, o compromisso com o desenvolvimento regional”, acrescenta.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a experiência gera muitos aprendizados. “É em momentos assim que aprendemos mais, pois conhecemos novas pessoas, novas realidades”, comenta. O professor do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias, também participou do encontro.   

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de fevereiro de 2019 às 18:42
Compartilhar Comente (1)

Professores e mestrandos debatem direitos humanos e sociedade com o professor doutor Rosembert Ariza Santamaría

Professores e mestrandos debatem direitos humanos e sociedade com o professor doutor Rosembert Ariza Santamaría
Encontro foi promovido na tarde desta terça-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma tarde para debater os Direitos Humanos dentro do contexto latino-americano na Unesc. Assim foi a nona edição do encontro Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade, promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) na tarde desta terça-feira (26/2), com a temática “Processos constituintes e descolonização jurídica na América Latina”. A troca de conhecimentos foi ministrada pelo professor doutor Rosembert Ariza Santamaría, da Universidade Nacional da Colômbia.

A pesquisa apresentada no encontro, fundamentada por Santamaría, foi desenvolvida durante cinco anos de estudos sobre democracia e direitos na Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. “A Venezuela é um bom exemplo do assunto que abordaremos. O retrato da situação política e econômica no país evidencia elementos importantes ao analisar direitos, deveres, democracia e constituição”, explica o professor.

Reconhecimento

A vinda do pesquisador foi exaltada pelo vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, que destacou a iniciativa como de grande importância para a qualidade do ensino no PPGD. “É uma honra recebê-lo. Um profissional com estudos fundamentais e uma grande dedicação na área da pesquisa. Em nome da reitoria, parabenizo a iniciativa de tê-lo aqui. O Programa tem muito a contribuir com nossa cidade, estado, país e com a América Latina como um todo”, ressalta Daniel.

Durante as conversas, o palestrante também abordou a temática atual representada no Brasil, citando exemplos como a solicitação do MEC (Ministério da Educação) para que escolas compartilhem vídeos de seus estudantes cantando o Hino Nacional Brasileiro.

Santamaría também trouxe três obras de autoria própria para disponibilizar na Biblioteca da Unesc.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de fevereiro de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente