AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Condomínio Vila Suíça firmam parceria em prol da preservação ambiental

Unesc e Condomínio Vila Suíça firmam parceria em prol da preservação ambiental
Iniciativa irá colaborar com a tese de pesquisadora do PPGCA (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca da qualidade da água e da preservação do meio ambiente, a Unesc e o condomínio Vila Suíça firmaram um convênio para o desenvolvimento do projeto “Avaliação da Qualidade Ambiental da Lagoa dos Esteves, Balneário Rincão, SC”, elaborado por profissionais da Unesc. A parceria foi firmada na tarde desta quinta-feira (28/2) e reuniu membros da reitoria, professores e pesquisadores. O convênio também colaborará com a pesquisa para a tese de Karina de Oliveira Teixeira, para o doutorado no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc.

Serão realizadas pesquisas e análises que observarão a qualidade da água e seus poluentes. De acordo com a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o projeto compactua com a missão da Universidade. “O nosso compromisso é com a comunidade regional e observar que temos pesquisadores atuando nesta mesma linha e junto ao meio ambiente, é de extrema importância”.

Conforme o síndico do condomínio, José Gilberto Vieira, a maior preocupação dos moradores é com o meio ambiente. “Estamos preocupados em preservar o local e buscamos recuperar e preservar a lagoa”, explicou.

Auxílio da pesquisa

Por meio das pesquisas realizadas durante o convênio, os resultados também beneficiarão a tese de Karina. Segundo a pesquisadora, o seu objetivo principal é realizar um diagnóstico ambiental da água encontrada na Lagoa dos Esteves. “O convênio será fundamental para a realização do meu projeto. Se não houvesse, observando os custos, não conseguiria realizar”, explicou.

A parceria iniciou a partir do orientador da tese e coordenador do projeto, Jairo José Zocche, quando um morador do condomínio entrou em contato e relatou a preocupação. “É uma demanda muito importante, pois pode atender essa necessidade da comunidade e ainda colaborar com o projeto da Karina”, afirmou.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, a coordenadora e coordenadora adjunta do PPGCA, Patrícia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini Zanette, e o vice síndico do condomínio, Rafael Capelão Koch, participaram do evento.

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 28 de fevereiro de 2019 às 18:55
Compartilhar Comente

Estudantes de Enfermagem e Nutrição colam grau na AM Master Hall

Estudantes de Enfermagem e Nutrição colam grau na AM Master Hall
Foram mais de 50 formandos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma noite para guardar na memória. Assim foi o sábado (23/2) dos mais de 50 formandos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Eles entraram na Unesc como calouros e em um momento especial receberam seu diploma acadêmico. A cerimônia de colação de grau ocorreu no AM Master Hall.

Os trabalhos foram presididos pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e reuniu familiares, amigos, professores e gestores da Universidade. Veja as fotos da noite.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de fevereiro de 2019 às 22:30
Compartilhar Comente

Formatura: Novos profissionais prontos para encarar os desafios

Formatura: Novos profissionais prontos para encarar os desafios
Cerimônia de Colação de Grau especial foi realizada na noite desta quarta-feira (27/02) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

As áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia ganharam oficialmente, na noite desta quarta-feira (27/02), novos profissionais prontos para encararem os desafios que as profissões irão lhes impor. Isso porque 65 acadêmicos da Unesc divididos nessas áreas participaram da Cerimônia de Colação de Grau especial no auditório Ruy Hülse.

Sob os olhares atentos e emocionados de professores, colegas, amigos e familiares, os graduados da noite fizeram seus juramentos perante o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, e receberam seus certificados com todas as lembranças que uma formatura de graduação tem direito.

Entre os momentos mais emocionantes da noite, esteve o discurso do diretor. Conforme ele, o sentimento de toda a equipe da Universidade neste dia é de dever cumprido. “Oferecemos a vocês mais do que uma graduação, uma formação sólida, de excelência, pautada no compromisso com a transformação da sociedade, com o exercício da crítica livre, com a construção de novos saberes, com as artes, com a cultura. Valores estes que reiteram a grandeza de nossa Unesc”, salientou.

Ainda em seu discurso, Marcelo escolheu a poesia “Recomece” do poeta cearense, Bráulio Bessa, para deixar uma mensagem especial. “Recomecem sempre, porque o investimento feito em vocês ninguém pode tirar, o conhecimento adquirido ninguém poderá apagar, a experiência atravessada, embriagada em cada um de vocês é a senha para a vida toda”, acrescentou.

Recomece - Bráulio Bessa

“Quando a vida bater forte e a sua alma sangrar.

Quando esse mundo pesado lhe ferir, lhe esmagar.

É hora do recomeço. Recomece a lutar.

Quando tudo for escuro e nada iluminar.

Quando tudo for incerto e você só duvidar.

É hora do recomeço. Recomece a acreditar.

Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar.

Quando não houver caminho nem um lugar pra chegar.

É hora do recomeço. Recomece a caminhar.

Quando o mal for evidente e o amor se ocultar.

Quando o peito for vazio e o abraço faltar.

É hora do recomeço. Recomece a amar.

Quando você cair e ninguém lhe amparar.

Quando a força do que é ruim conseguir lhe derrubar.

É hora do recomeço. Recomece a levantar.

E quando a falta de esperança decidir lhe açoitar.

Se tudo que for real for difícil suportar.

É hora do recomeço. Recomece a sonhar.

É preciso de um final pra poder recomeçar.

Como é preciso cair pra poder se levantar.

Nem sempre engatar a ré significa voltar.

Remarque aquele encontro. Reconquiste um amor.

Reúna quem lhe quer bem. Reconforte um sofredor.

Reanime quem tá triste e reaprenda na dor.

Recomece! Se refaça! Relembre o que foi bom.

Reconstrua cada sonho. Redescubra algum dom.

Reaprenda quando errar. Rebole quando dançar.

E se um dia lá na frente, a vida der uma ré,

Recupere a sua fé, e recomece novamente.”

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de fevereiro de 2019 às 21:23
Compartilhar Comente

Coral Unesc e Cia de Dança Unesc buscam novos talentos

Coral Unesc e Cia de Dança Unesc buscam novos talentos
Audições ocorrem no mês de março e são organizadas pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade (Foto: Arquivo Unesc/Mayara Cardoso) Mais imagens

Um dos princípios prezados pela Unesc é o espaço para a exposição e promoção da cultura dentro e fora do campus. Por isso, o Setor de Arte e Cultura da Universidade promoverá no próximo mês, audições para selecionar novos talentos para compor o Coral Unesc e a Cia de Dança Unesc. Alunos e colaboradores podem participar dos grupos culturais da Universidade e também obter a Bolsa Cultural.

O Coral Unesc realiza apresentações internas e externas e busca trabalhar para o desenvolvimento musical dos participantes, por meio da educação musical, envolvida no trabalho do canto coral. Além disso, o grupo busca trazer benefícios também para a saúde, já que o canto diminui o estresse, reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão.

A Cia de Dança busca proporcionar diferentes técnicas aos integrantes, dar qualidade de vida, conhecimentos artísticos e promover a cultura dentro da Universidade.  A Dança ainda desenvolve a coordenação motora, estimula a concentração e aumenta a autoestima.

Cronograma de audições

As audições do Coral ocorrerão nos dias 18, 20 e 22 de março, às 18h na Sala de Música 3 do bloco Z. Já as audições da Cia de Dança, ocorrerão no dia 23 de março, às 09h na Sala de Dança 1 do Complexo Esportivo.

O setor de Arte e Cultura é o responsável pelos trabalhos culturais da Universidade e é vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@unesc.net ou no telefone 3431-2622.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de fevereiro de 2019 às 16:19
Compartilhar Comente

Unesc recebe programa da rádio Difusora

Unesc recebe programa da rádio Difusora
Professores e gestores universitários participaram das entrevistas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Na manhã desta quarta-feira (27/2), a Unesc foi palco do programa Difusora Notícias, da rádio Difusora, de Içara, e levou aos ouvintes informações sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade, com entrevistas de professores e coordenadores de cursos e de representantes da gestão universitária.

Pelo programa, apresentado pelo jornalista Anderson de Jesus, passaram a coordenadora e o coordenador adjunto do curso de Ciência da Computação e também professores do curso de Jogos Digitais, Ana Claudia Garcia Barbosa e Luciano Antunes, que falaram sobre as duas graduações, tecnologia e o mercado de trabalho na região.

Já o coordenador dos cursos de Gestão em Recursos Humanos e em Processos Gerenciais, Volmar Madeira, abordou as necessidades do mercado de trabalho, as microempresas, a necessidade de capacitação profissional e os cursos de Gestão oferecidos pela Universidade.

No terceiro bloco, dedicado à Unesc, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, contou como foi a volta às aulas na Instituição, falou sobre a campanha da Cultura de Paz e o respeito à diversidade. A coordenadora do curso de Fisioterapia, Ariete Minetto, e o professor Fernando Figueiredo, abordaram o trabalho do fisioterapeuta, o curso e as ações e serviços oferecidos para a comunidade por meio do atendimento nas Clínicas Integradas.

No bloco final do programa, a coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Cristiane Tomazi, e a professora do Mestrado em Saúde Coletiva, Lisiane Tuon, falaram sobre o mestrado, o trabalho junto a comunidade e as pesquisas desenvolvidas no curso. Já o coordenador adjunto do curso de Educação Física, Bruno Colombo, concedeu entrevista sobre o curso, as tendências na carreira e o trabalho de formação profissional realizado pela Universidade.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de fevereiro de 2019 às 14:42
Compartilhar Comente