AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira
Cerimônias foram realizadas de forma virtual e transmitidas pelo YouTube para mais de 4 mil espectadores (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Celebração. Essa foi a palavra que marcou a terça-feira (22/12) na Unesc. Nesta data a Universidade protagonizou quatro cerimônias de Colação de Grau Especiais Virtuais. Transformaram-se, de estudantes para profissionais, graduandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Letras, Matemática, Medicina e Psicologia.

As cerimônias, transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, foram assistidas por mais de quatro mil pessoas e seguem disponíveis na página. De médicos, a professores, advogados e engenheiros, todos fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado de forma oficial.

Na cerimônia que conferiu grau a 18 novos médicos de forma antecipada em virtude da pandemia de Covid-19 o sentimento dos formandos foi de gratidão e incentivo uns aos outros. Além de relembrarem momentos dos anos de graduação e deixarem seus desejos de prosperidade na profissão que se inicia oficialmente após o ato, os graduandos deixaram ainda mensagens especiais aos seus pais.

A conquista do diploma neste dia, conforme uma das oradoras da turma, Paula Martins Goes, se deve ao incentivo e apoio daqueles que foram os pilares que os sustentaram. “Tudo o que aprendemos durante a jornada acadêmica foi um complemento do que aprendemos com vocês, que nos ensinaram como crescer com perseverança, foco, determinação e caráter. Hoje nos tornamos não apenas médicos, nos tornamos médicos dignos e responsáveis. Esse título é dedicado inteiramente a vocês”, salientou.

Na cerimônia que formou engenheiros civis e agrimensores e cartográficos, advogados, licenciados em Artes Visuais e bacharéis em Direito, a responsável por discursar em nome das turmas, Renata Ribeiro Costa Machado, destacou também os sentimentos vividos diante de uma formatura diferente do sonhado, mas ainda assim cheia de significado. “Essa é apenas uma das tantas vitorias que ainda estão por vir. Tínhamos tudo para enxergar o copo meio vazio, mas fizemos tudo para ver o lado meio cheio. Que agora esse copo transborde! Parabéns a todos nós! Nós vencemos”, comemorou com os colegas.

Representando a Universidade participaram das cerimônias de Colação de Grau Especial às 10h, às 15h, às 19h e às 21h30 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

Ao homenagear os formandos da noite, Feldhaus fez questão de deixar pedidos especiais aos agora egressos da Universidade. “Peço que que não esqueçam o juramento de suas profissões em nenhum dia de suas vidas e o deem efetividade. Sejam instrumento de transformação da nossa realidade e de quantas mais consigam alcançar e tenham orgulho de fazer parte da história de uma das melhores e mais lembradas instituições do Sul do Brasil, uma Universidade Comunitária de extrema grandeza que forma profissionais de excelência em todas as áreas”, dedicou aos graduandos.

Confira abaixo cada uma das cerimônias transmitidas no canal da Unesc TV no YouTube:

Psicologia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia Licenciatura e Direito:

Medicina:

Eng. Civil, Eng. De Agrimensura, Matemática, Artes Visuais, Direito:

Educação Física:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 22:20
Compartilhar Comente

Obra organizada por pesquisadores da Unesc evidencia as impressões multifacetadas do período de pandemia

Obra organizada por pesquisadores da Unesc evidencia as impressões multifacetadas do período de pandemia
Trabalho iniciou em maio, reunindo materiais para a concretização da iniciativa (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens


Os diferentes olhares e experiências no entendimento e enfrentamento do coronavírus foram documentados na obra colaborativa “Interfaces da Covid-19: impressões multifacetadas do período de pandemia”, apresentada ao público nesta terça-feira (22/12). O trabalho foi organizado pelos professores pesquisadores do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) Jacks Soratto, Cristiane Damiani e Luciane Bisognin Ceretta, a reitora da Unesc.

O objetivo da construção foi dar visibilidade aos fatos, cenas e impressões sociais da luta contra a pandemia, vividos por profissionais das diversas áreas da linha de frente. “Em 26 de maio, quando lançamos o edital, foi muito interessante receber esta proposta e entender que em plena pandemia, e naquele momento com muito mais incertezas, era importante ter um registro dos diferentes ângulos e modos de pensamento. Também entendendo a arte como mecanismo para estimular novos autores. Até aqui, foi um percurso de muitas mãos, com uma profunda análise, envolvimento da Editora e contribuição e condução dos professores. Esta obra é um importante marco para a Universidade e para a sociedade em 2020”, evidenciou o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

A obra, desenvolvida com a EdiUnesc (Editora Unesc) e já disponível gratuitamente no catálogo, reuniu produções que se caracterizam como literárias e artísticas. “É um modo de mostrar as facetas que a pandemia apresenta. Sabemos que continuaremos a enfrentá-la no próximo ano. Com o momento diferente que vivemos, a nossa obra também é diferente. Ela não é composta apenas por texto, e sim por várias categorias dos modos da linguagem”, afirmou Cristiane.

Os trabalhos para o e-book foram selecionados por meio de uma chamada temática. Segundo Soratto, a construção da obra, diante de todo o cenário, foi um desafio. “No ano passado, neste mesmo período, o mundo se deu conta de um surto inespecífico. A partir de 11 de março de 2020, com a declaração da pandemia, a sociedade mudou. Não diferente, nós também passamos por processos de ressignificação. Então, surgiram inquietações e discussões”, explicou Soratto.

Foi a partir destes momentos, percebidos na rotina pelos autores, que surgiu a ideia de documentar reflexões, ensaios, produções artísticas e outros materiais. “Optamos por registrar tudo isso em uma grande obra. Foram mais de 90 inscritos no edital, resultando na escolha às cegas de 65 contribuições”, explicou o professor autor.

O e-book conta com quatro capítulos, dividindo os 49 textos e 17 fotografias que expressam concepções, experiências e arte, apresentadas com criticidade e sensibilidade às situações do cotidiano, deixando mais nítido as movimentações que aconteceram no campo teórico, acadêmico, social e político desse “novo normal”.

 Para o editor chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, a obra é uma leitura necessária, diante da diversidade de informações e vivências apresentadas. “Ela traz abordagens e enfoques deste momento pandêmico. Talvez se tivéssemos escolhido uma obra para fechar as atividades da Editora, não teria sido melhor do que este trabalho, que contempla um momento significativo da humanidade e que espelha a atuação da nossa Universidade neste período”, destacou.

O evento de lançamento foi concluído com a apresentação cultural de voz e violão do professor Gladir da Silva Cabral. Conheça os autores. Acesse a obra por tempo limitado. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 18:41
Compartilhar Comente

Empreendedores do Extremo Sul compartilham suas experiências no encerramento do Plano de 60 Dias

Empreendedores do Extremo Sul compartilham suas experiências no encerramento do Plano de 60 Dias
Inscrições já estão abertas para as consultorias em 2021 (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Um percurso de dedicação, resiliência e busca pelo conhecimento inovador marcou o 2020 dos participantes do Plano de 60 Dias na Unesc, encerrado nesta terça-feira (21/12). No último encontro, após trabalhos para potencializar seus empreendimentos de pequeno porte e individuais, os alunos da orientação tiveram uma noite para compartilhar seus olhares construídos até aqui.

Apesar de um momento mais leve e dinâmico, com dois minutos para cada apresentação, os resultados do desenvolvimento ao longo do ano Plano de 60 Dias logo apareceram: desenvoltura e habilidade para socializar e vender as conquistas de cada iniciativa.  “Foi um ano extenuante, desafiador e com muitas perdas. Ele nos ensinou muitas coisas: a valorizar as pessoas, o tempo, saber tomar decisões mais assertivas, a refletir sobre a vida e as nossas prioridades. Fazer gestão requer coragem, disciplina, engajamento, visão ampliada e cada dia que passa aprendemos mais” frisou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e professora doutora da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Fabio Feltrin da Silveira, um dos orientados do Plano neste ano, trabalha com tecnologia, com foco no desenvolvimento de sistemas para a indústria. Inserido numa área em constante evolução, sentiu a necessidade de ingressar na consultoria para desenvolver novas aptidões, como de planejamento e administração. “Eu tive a oportunidade de me aprofundar bastante nestas questões, utilizando meios e métodos dos quais percebemos resultados gratificantes. Clareou bastante o que eu precisava para o ano que vem, já que minha empresa está passando por um processo de crescimento. Essa consultoria foi essencial”, evidenciou 

Ao todo, representantes de 14 empresas concluíram os 60 dias de consultorias. Para 2021, aqueles que não concluíram podem optar por seguir no Plano, desenvolvendo suas iniciativas. “A consultoria é feita de provocações, trocas e desafios até a concretização do projeto. Este é o fim de uma consultoria, mas é o início de uma longa trajetória”, destacou o coordenador do NE no município de Araranguá, Diogo Morais.

Inscrições abertas para 2021

Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região é um dos pilares da Universidade. Um dos agentes na busca por este objetivo é o Plano de 60 Dias, iniciativa vinculada ao NE (Núcleo de Empreendedorismo) e com inscrições já abertas para 2021.

A dinâmica, estruturada para usufruir de toda a expertise da Universidade, promove encontros semanais. São profissionais de diversas áreas do conhecimento trabalhando juntos, engajados para ofertar o mais completo suporte a quem deseja fazer sua ideia de negócio dar certo. Para participar, o interessado pode acessar a página do Núcleo de Empreendedorismo, clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 14:23
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais comprometidos com a comunidade

Unesc entrega novos profissionais comprometidos com a comunidade
Colação de Grau Especial teve a reitora da Unesc como paraninfa das seis turmas (Fotos: Milena Nandi/Reprodução) Mais imagens

A manhã desta terça-feira (22/12) foi de realização de um sonho para diversos estudantes da Unesc. Durante cerimônia virtual de Colação de Grau Especial, graduandos dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Direito, Geografia (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Psicologia e Tecnologia de Processos Gerenciais formalizaram seus juramentos e tiveram seus graus outorgados. A cerimônia foi presidida pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, paraninfa das turmas.

A emoção correu solta no evento, que marcou o final de um importante período na vida dos jovens, que contaram com o apoio de pais, amigos e familiares para transpor os obstáculos e desafios de um ano como 2020 e celebrar a conquista do diploma de graduação.

A reitora da Unesc parabenizou os graduados, professores e pais por esta conquista, possível, segundo ela, porque em um ano desafiador, houve uma ressignificação de cada um. “Compartilhar com vocês deste momento é muito importante. Somos uma grande equipe e cada um teve o seu papel fundamental para a conclusão da trajetória acadêmica de vocês. O nosso agradecimento aos nossos graduados, aos pais e familiares e aos professores. Fui tomada de imensurável alegria ao receber o convite. Obrigada pela honra que me concedem. Este é o momento mais significativo de uma universidade, um momento de especial e de profunda emoção. Esta Colação de Grau é prova do êxito de cada um de vocês, que viveu com a Unesc este 2020 e deixou seu nome marcado na história da nossa universidade”, salientou Luciane.

Aos afilhados, a paraninfa falou sobre a importância do propósito profissional e da responsabilidade de cada um em contribuir com a emancipação de seres humanos por meio do seu trabalho. “Exerçam a profissão que vocês escolheram, que é dotada de muitas responsabilidades, as quais, se bem cumpridas, lhes trarão o melhor dos sabores, que é o da realização, do afeto e portanto, do sucesso. Sejam únicos e se deixem guiar pelos valores. Exercitem a cultura da não violência e da paz, respeitem as diferenças e tenham coragem de nutrir o amor. Não esqueçam da vida pessoal e continuem a estudar, sejam eternos aprendizes”.

A solenidade de Colação de Grau teve a participação das patronesses do curso de Direito, professora Débora Ferrazzo; de Ciências Biológicas, Birgit Harter-Marques; de Geografia, Yasmine Cunha e do patrono do curso de Psicologia, João Luiz Brunel.

Os professores homenageados também deixaram sua mensagem aos alunos. Foram eles: de Ciências Biológicas, Mainara Figueiredo Cascaes, Maria Julia Fridberg Corrêa Angeloni e Vanilde Citadin; de Direito: Diogo Meller, Rosângela Del Moro e Mônica Ovinski de Camargo Cortina; de Geografia, Andréia Marcelino Rabelo; de Psicologia, Amanda Castro, Elenice de Freitas Sais e Dipaula Minotto.

Nesta terça-feira, a Unesc finaliza a maratona de formaturas com cerimônias que marcarão a conquista dos graduandos também dos cursos de Medicina, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Artes Visuais, Matemática e Educação Física.

Todas as transmissões podem ser assistidas no canal da Unesc TV no YouTube.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 14:07
Compartilhar Comente

Conselho Superior de Administração realiza último encontro de 2020

Conselho Superior de Administração realiza último encontro de 2020
Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (Foto: Reprodução) Mais imagens

Os membros do Conselho Superior de Administração (CSA) da Unesc estiveram reunidos de maneira virtual, na manhã desta segunda-feira (21/12), para discussão e aprovação da peça orçamentária 2021 aprovada na última reunião do Conselho Universitário (Consu) no dia 17 de dezembro.

Assuntos como o novo projeto para a área de pós-graduação lato sensu EAD da Unesc, o edital para a seleção da empresa que vai executar as obras de reforma e ampliação do Centro de Inovação de Criciúma e a importância desta iniciativa para a Universidade e toda a região, além das dificuldades e vitórias da Unesc em um ano tão desafiador como 2020 também foram abordados.

Houve ainda a votação de conselheiros do CSA para assumirem cadeiras de titular e suplente no Conselho Curador da Universidade. Foram eleitos para ocuparem as cadeiras de titular e suplente, respectivamente, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes e o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), Edson Luiz da Silva.

Segundo a reitora da Unesc e presidente do Conselho Superior de Administração, Luciane Bisognin Ceretta, a participação do CSA é de grande importância, especialmente no momento presente. Conforme a reitora, foram necessários vários ajustes nas mensalidades e flexibilizações para que a Unesc tivesse neste ano de pandemia uma evasão e inadimplência menor que o esperado, analisando o cenário desafiador do ano. “Em 17 de março, quando a Instituição parou as suas atividades acadêmicas de forma presencial, rapidamente implantamos um Comitê de Gestão de Crise, que elaborou um Plano de Contigência baseado em cinco pilares: excelência acadêmica, proteção à vida, protocolos de biossegurança, ações de sustentabilidade financeira e infraestrutura tecnológica. Os resultados comprovam que as decisões que foram encaminhadas tiveram êxitos”, salienta Luciane.

A reunião teve a participação dos conselheiros e membros da gestão universitária: vice-reitor, Daniel Preve; pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior. Ainda participaram membros da equipe da Controladoria Financeira da Universidade: Zanoni Elias, Janir de Quadra Paim e Adriana Farias. O assessor jurídico externo da Universidade, Albert Zilli e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa também estiveram presentes. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 09:09
Compartilhar Comente