AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Carreiras nas áreas de tecnologia, saúde e gestão de pessoas entre as mais promissoras no pós-pandemia

Carreiras nas áreas de tecnologia, saúde e gestão de pessoas entre as mais promissoras no pós-pandemia
Tendências do mercado apontam para o retorno de algumas profissões e a reinvenção de outras (Foto: Divulgação) Mais imagens

A pandemia de Covid-19 mudou profundamente as relações humanas, incluindo as de trabalho. Formatos diferentes para a prestação de serviços e novas necessidades surgiram, resultando em profissões em maior evidência ou mesmo retornando com novas características agregadas. Analisando os possíveis cenários do mundo pós-pandemia, especialistas em carreiras e Recursos Humanos já antecipam que tendências que dão conta que as profissões em áreas como tecnologia, saúde, finanças e gestão de pessoas estarão em alta no mercado de trabalho.

Entre as carreiras que devem ter alta demanda do mercado estão: diretor técnico da infraestrutura tecnológica da empresa; designer digital; gerente de Tecnologia da Informação (TI); gestor de mídias sociais; profissional de cibersegurança; psicólogo; médico psiquiatra; enfermeiro; médico infectologista; consultor financeiro, gestor de recursos humanos; analista de experiência do consumidor e profissional especializado em logística.
 

Segundo o coordenador adjunto do curso de Ciência da Computação da Unesc, Luciano Antunes, durante a pandemia, as empresas estão recorrendo à inovação e à transformação digital, por meio da Tecnologia de Informação, o que terá continuidade após esse período. “A tecnologia é fundamental para este novo mundo. Todas as empresas, pessoas e os diferentes setores da sociedade vão precisar do uso da tecnologia. Por isso os profissionais que atuarem na área vão ter possibilidade de emprego maior e quem se dedicar, vai poder escolher inclusive onde e como trabalhar”, afirma.

Segundo a psicóloga e professora dos cursos de Psicologia e Gestão em Recursos Humanos da Unesc, Rosimeri Vieira, muitas profissões na área de tecnologia que devem ter destaque nos próximos anos já vinham por este caminho e a pandemia acabou por acelerar o processo. Outras, como na área da saúde, tiveram na pandemia de Covid-19 um impulsionador de demanda.

Soft skills x hard skills

No Fórum Econômico Mundial 2020, realizado em janeiro, os especialistas elencaram 10 competências fundamentais para o futuro de um profissional. Rosimeri explica que as características estão muito ligadas aos aspectos socioemocionais, ou seja, mais ligadas às soft skills que as hard skill.

A professora da Unesc afirma que as soft skills competem a personalidade e ao comportamento do profissional. “Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais, sendo apontado como uma das competências essenciais dos cargos e funções no mundo cooperativo”, explica. Já as hard skills são as competências técnicas acrescentadas ao currículo, o que segundo Rosimeri, já não é mais o suficiente nem considerado vantagem competitiva para concorrer as vagas ou manter-se nas melhores posições hierárquicas.

As 10 competências apontadas pelo Fórum Econômico Mundial comentadas pela psicóloga e professora da Unesc, Rosimeri Vieira:

Resolução de problemas complexos
De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidade para solução de problemas complexos. 

Pensamento crítico
Pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas.

Criatividade
Profissionais criativos terão a oportunidade de se beneficiar de cenários de rápidas transformações em produtos, tecnologias e modos de trabalho. Lembre-se: os robôs ainda não conseguem ter ideias inusitadas e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para resolver problemas.

Gerenciamento de pessoas
A capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos é a parte da função de um gestor mais destacada pelo relatório do Fórum Econômico Mundial.

Coordenação com os outros
A capacidade de coordenar as próprias ações de acordo com as ações de outras pessoas é das habilidades mais destacadas para o mercado de trabalho.

Inteligência emocional
A gestão adequada das emoções é uma habilidade que pode fazer profissionais passarem pela crise com mais serenidade e sem perder a vontade de trabalhar para que tudo dê certo.

Discernimento e tomada de decisão
Pessoas hábeis em analisar dados e ambiente e tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas nos próximos anos.

Orientação para servir
A inclinação para ajudar os outros é vista como uma habilidade indispensável ao trabalho em equipe.

Negociação
Relacionar-se com pessoas é uma constante negocial. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais.

Flexibilidade cognitiva
É a capacidade do cérebro para adaptar sua conduta e opiniões a acontecimentos novos, variáveis e inesperado.

Invista em sua formação
Aos interessados em se preparar para as oportunidades que o mercado oferece, a Unesc está com matrículas abertas para ingresso no primeiro semestre de 2021 em cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância.

Para conhecer mais sobre as formas de ingresso ou outros detalhes da graduação, basta entrar em contato com a Universidade por meio do telefone (48) 3431-4500, pelo Whatsapp (48) 99915-0433 ou pelos sites citados anteriormente.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de dezembro de 2020 às 10:00
Compartilhar Comente

Grupo que comandará trabalhos de execução do Centro de Inovação de Criciúma realiza primeiro encontro

Grupo que comandará trabalhos de execução do Centro de Inovação de Criciúma realiza primeiro encontro
Discussão virtual tratou sobre os próximos passos com foco no início das obras (Fotos: Reprodução/Projeto) Mais imagens

O grupo de profissionais que trabalha em prol da execução do Centro de Inovação de Criciúma alinha, nestes últimos dias de 2020, alguns detalhes para o início das obras. Nesta segunda-feira (28/12) os profissionais estiveram reunidos em reunião virtual focada na análise dos termas da parceria instituída entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Unesc, além da minuta do Edital de Chamamento de empresas para execução da obra, documento a ser lançado nos próximos dias.

O Centro de Inovação será instalado no antigo prédio do Complexo Educacional Nereu Guidi. A obra que irá preparar o espaço de mais de seis mil metros quadrados tem prazo de execução de 18 meses.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que tem participado desde o início da viabilização deste projeto, foi uma reunião produtiva, na qual foi possível esclarecer detalhes da parceria estabelecida para a execução da obra, assim como as funções de cada um e os próximos passos para o Edital de Chamamento da empresa que será responsável pela execução da obra no prédio. “Temos nos envolvido intensamente nesse processo desde o começo e agora chegou a  vez de organizar o processo de execução de modo a assegurar que os temos da parceria sejam rigorosamente cumpridos, lembrando sempre que a obra é da cidade e de todas as instituições, mas a responsabilidade pela execução é da Universidade”, esclarece.

De acordo com a reitora a comissão com integrantes externos conferirá ainda mais transparência ao processo “Uma vez que estarão presentes desde o primeiro dia e monitorando cada passo. Contamos com grandes profissionais engajados neste trabalho para que ele seja executado de forma impecável em cada ação. Estamos confiantes”, completou.

A reunião virtual desta semana contou com a presença de lideranças do presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto, e do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, além da equipe da Universidade envolvida no projeto.

Dentre os profissionais da Unesc que assumem funções no projeto do Centro de Inovação está Procurador Jurídico da Universidade, João Carlos Rodrigues, que representa a comissão jurídica para o CI; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Instituição, Oscar Montedo, responsável pela coordenação do processo de execução da obra, assim como Evânio Nicoleit e Paulo Priante. Já na equipe financeira a Universidade é representada pelo gerente de finanças, Janir Paim, e pelo consultor financeiro, Zanoni Elias. No que diz respeito à construção civil a Unesc é representada pelo gerente de projetos e obras, Marcio Vitto.

A partir das discussões com o grupo, de acordo com Luciane, ficou definida ainda a constituição de uma portaria emitida pela reitoria da Unesc, a qual nomeará o Comitê de Acompanhamento da Execução da Obra. “Estarão presentes representantes indicados pelo comitê pela implantação do CI, Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e Prefeitura Municipal de Criciúma”, finaliza.

Foto do complexo: Daniel Búrigo/ A Tribuna

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de dezembro de 2020 às 15:45
Compartilhar Comente

Novo Espaço Cultural destinado a estudos fortalece parcerias entre Hospital São Donato e Unesc

Novo Espaço Cultural destinado a estudos fortalece parcerias entre Hospital São Donato e Unesc
Local foi inaugurado nesta terça-feira (29/12) e servirá para profissionais e acadêmicos aprimorarem seus estudos dentro da Instituição de saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em meio a um período de tamanhos desafios, em especial no que diz respeito à área da saúde, o Hospital São Donato, de Içara, promoveu nesta terça-feira (29/12) a inauguração de uma nova ferramenta de aprimoramento dos trabalhos realizados na instituição de saúde. Trata-se do Espaço Cultural Professor Doutor Geraldo Doneda da Silva, sala onde profissionais do hospital e acadêmicos dos cursos de Medicina ou demais da área da saúde, que lá realizam o período de internato, possam estudar, realizar seminários e discussões de casos.

O homenageado que empresta o nome ao novo espaço, Geraldo Doneda da Silva, atua no Hospital, por meio da Unesc, como supervisor dos estágios de ginecologia e obstetrícia e têm sua história pessoal e profissional intimamente ligada ao São Donato, onde atende há mais de 40 anos.

O espaço disponibilizado pela administração do Hospital oferece uma qualidade ainda maior ao processo de ensino aprendizagem e, conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, fortalece as parcerias já estabelecidas entre as instituições. “A Unesc e o Hospital São Donato são parceiros de longa data e mais uma vez estão juntos em prol do ensino acadêmico e do aprimoramento dos atendimentos em saúde. São ações importantes para o Hospital, para a Universidade e para toda a comunidade regional”, destaca Indianara.

Disponibilizar um local para que professores e acadêmicos da área médica estejam juntos em um espaço apropriado a pesquisas e discussões acadêmicas, para Indianara, é uma ação visionária por parte da administração da instituição. “Digo isto porque desta forma teremos alunos e professores pensando em estratégias que qualifiquem o próprio atendimento do hospital. Isso significa benefícios para todos”, acrescenta.

A sala inaugurada, de acordo com a coordenadora-adjunta do curso de Medicina da Unesc, Leda Soares Brandão, não se mostra apenas visivelmente bonita, mas, também, acolhedora e funcional. “É coisa de primeiro mundo. Tudo muito bem projetado e executado para que seja um excelente espaço a ser bem utilizado por professores e alunos nos momentos em que não estejam em atendimento”, comenta.

O período de aprendizado vivenciado pelo acadêmico dentro do hospital, conforme Leda, é primordial à sua formação médica. “Sabendo disso e tendo no São Donato, na pessoa do administrador Julio De Luca, um parceiro tão aberto a ideias, discussões e sugestões, só temos a agradecer. Tivemos nesta terça-feira mais uma grata surpresa por meio dessa parceria”, destaca Leda.

De acordo com a coordenadora-adjunta, recentemente, também em parceria entre as instituições, foi disponibilizado um dormitório para os acadêmicos que realizam plantões no hospital. O local foi montado em dois contêineres e conta com camas, copa e banheiros.  

Tantas ações em conjunto, de acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, significam muito à formação dos alunos. “Só temos a agradecer por essa troca tão importante entre a Unesc e o Hospital. Temos no São Donato um parceiro irretocável”, acrescenta.

O investimento na montagem da sala de forma a atender as necessidades de profissionais e estudantes, de acordo com o diretor administrativo do Hospital São Donato, Julio De Luca, fortalece os laços com a Unesc. “Temos a certeza de que esse novo espaço qualificará ainda mais os estudos e, logo, os atendimentos, sempre em busca do melhor ao paciente”, acrescenta.

Prestigiaram ainda o evento de inauguração na sede do Hospital, os professores da Unesc Joelson Lemos, Nilvana da Silva Costa da Silva, Sandro Ressler, além da gerente do campus, Mira Dagostin.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de dezembro de 2020 às 14:34
Compartilhar Comente

Unesc tem projeto de pesquisa sobre saúde de pessoas com diabetes aprovado em edital do CNPq

Unesc tem projeto de pesquisa sobre saúde de pessoas com diabetes aprovado em edital do CNPq
Professora doutora Luciane Bisognin Ceretta será a líder do estudo (Foto: Arquivo) Mais imagens

A qualidade da pesquisa realizada pela Unesc tem sido cada vez mais reconhecida em âmbito nacional, dada a quantidade de projetos aprovados em editais de órgãos de apoio e fomento à ciência. Recentemente, a Universidade recebeu a notícia da aprovação do projeto de pesquisa “Avaliação da Efetividade da Atenção Primária em Saúde” (Avaliação DM) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo, que tem como líder a professora doutora e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi contemplado com o segundo maior recurso financeiro entre os selecionados.

Foram submetidos ao processo seletivo do edital do CNPq, 117 projetos de todo o país, sendo apenas 21 aprovados. Os recursos previstos para o projeto da Unesc são da ordem de R$ 296 mil reais, que serão distribuídos também em uma bolsa de pós-doutorado e outras de iniciação científica para estudantes de cursos de graduação da Universidade.

Luciane, que é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc e atua na linha de Modelos de Atenção em Saúde, explica que o projeto tem o objetivo de avaliar a efetividade de um conjunto de intervenções associadas sobre a saúde dos pacientes com diabetes, levando em consideração que as doenças crônicas estão sendo fortemente atingidas pela pandemia de Covid-19.

A “Avaliação DM” será desenvolvida no município de Criciúma com pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e que utilizem a atenção primária para tratamento de saúde. O projeto iniciará ainda em 2020 e a conclusão é estimada para o fim de 2021.

“Os resultados deste estudo vão contribuir muito com a organização dos serviços de saúde, que precisarão se reinventar para atender às demandas reprimidas do sistema de saúde, sobretudo no que se refere a pessoas com doenças crônicas e diabetes”, afirma.

Comprometimento e dedicação

Luciane ressalta que o projeto é resultado do trabalho de uma equipe de pesquisadores muito comprometida e dedicada a fazer ciência de excelência, de modo a contribuir com a vida das pessoas. “As nossas pesquisas com organização de serviços de saúde e com diabetes são amplamente conhecidas e a aprovação deste projeto confirma este reconhecimento da qualidade do que produzimos em nossa Unesc. Em um ano difícil como o de 2020, com a pandemia em curso, dispor deste recurso para a continuidade das nossas pesquisas é fantástico. Para nós pesquisadores, é motivador e nos convoca a fazermos sempre melhor”, salienta.

Além de Luciane, o projeto será desenvolvido pelos professores doutores e pesquisadores da Unesc, Lucas Helal, Vanessa Iribarrem Avena Miranda, Vanessa Pereira Corrêa, Joni Márcio de Farias, Lisiane Tuon Generoso Bitencourt e Cristiane Damiani Tomasi e o professor mestre e pesquisador da Universidade, Emanuel de Souza.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de dezembro de 2020 às 09:00
Compartilhar Comente

Nota de falecimento: Professor Fabiano Goulart Azambuja

Nota de falecimento: Professor Fabiano Goulart Azambuja
Mais imagens

Com extremo pesar a Unesc comunica o falecimento do professor do curso de Odontologia, Fabiano Goulart Azambuja. Professor dedicado e querido por colegas e alunos, Fabiano faleceu neste sábado (26/12), aos 42 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Há dias alunos, ex-alunos, professores, colegas da odontologia, amigos, familiares e comunidade em geral mostravam nas redes sociais a comoção com a gravidade do caso de Fabiano e uniam-se em orações e energias positivas ao professor, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Criciúma.

Fabiano, que é natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, iniciou sua trajetória como professor da Unesc em 2013. Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, desde então ele ministrava as disciplinas de Cirurgia Oral I e II e Farmacologia Aplicada e Anestesiologia.

Na página do Centro Acadêmico Renan Antônio Ceretta, do curso de Odontologia, alunos publicaram a notícia com pesar nesta tarde:

@caounesc

“Gênio. Existem pessoas que vem para a terra para deixar grandes legados, e assim, É NOSSO PROFESSOR. Se a incisão for contínua e firme tudo dará certo. Aprendemos, nos envolvemos, fomos muito mais que alunos e professor. Irmão, amigo. As aulas eram sempre regadas com histórias, risadas e muito ensinamento. Hoje, nos despedimos de um dos maiores dentistas que todos nós conhecemos, mas, além disso, nos despedimos de um grande e amado amigo. Nossos corações hoje, se calam! Bibi, estarás sempre, em nossos corações. A odonto UNESC te ama! Vá com Deus, @bucomax ! 🙏🏼😔”

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, amiga pessoal do professor, lamenta a partida precoce do amigo querido, um professor dedicado, um ser humano do bem. "Contribuiu muito com o crescimento e o desenvolvimento do Curso de Odontologia e com a Universidade, sempre participativo e acolhedor. Uma perda irreparável".

Mais uma vez a Universidade manifesta seu pesar por tamanha perda e enaltece a importância dos cuidados para enfrentamento à pandemia de Covid 19.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de dezembro de 2020 às 17:55
Compartilhar Comente