AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Retrospectiva Unesc - Primeiro Semestre

Retrospectiva Unesc - Primeiro Semestre
Primeiro semestre já foi de atividades intensas na Universidade. Confira algumas delas. Mais imagens

2019/1: Relembre os principais momentos que marcaram o crescimento e evolução na Unesc

O ano de 2019 foi de intensas atividades na Unesc. O dia a dia no campus foi vivido de forma acelerada com ações interligadas e que beneficiaram muito além da comunidade acadêmica, refletindo no desenvolvimento de toda a região. Para a reitora da Instituição, todo o trabalho realizado serve como novas sementes de prosperidade para a Universidade do futuro. “Ao olhar para a trajetória em 2019, temos a certeza de que a Unesc foi protagonista e muito contribuiu para a nossa região e para a história das pessoas. Aqui, neste campus, o conhecimento toma forma e vai para além de nossos muros, transformando-se em cuidados, serviços, inovação, tecnologia e, acima de tudo, qualidade de vida. O sucesso em mais este ciclo foi construído com muita dedicação, por quem diariamente eleva nossa Universidade em sua missão de educar por meio do ensino, pesquisa e extensão. No próximo ano não será diferente e contamos com todos para ir além”, destaca.

Verão mais Unesc nas areias do Balneário Rincão - Janeiro

Quem passou pelas areias do Balneário Rincão em janeiro de 2019 pôde participar do Verão Mais Unesc, evento que levou, do primeiro ao último fim de semana de janeiro, atividades de lazer, esporte e saúde, além de integração e alegria aos veranistas e moradores do município. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo espaço ao longo dos finais de semana e puderam participar de aulas de zumba, treino funcional, orientação e atendimentos de saúde, mesa de pintura, cama elástica e utilizar as arenas de vôlei, frescobol, futebol e bocha e receber brindes.

Visita do Ministro Marcos Pontes - 29 de março

As universidades comunitárias da região Sul do país ganharam, a partir do dia 29 de março, mais um simpatizante e defensor de suas causas. Isso porque o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes, visitou a região e, em encontro na Unesc, conheceu de perto a realidade, as reivindicações e o potencial das instituições. Pontes palestrou no Auditório Ruy Hülse lotado em uma estrutura ampliada especialmente para acomodar toda a comunidade interna e externa para ouvi-lo tratar sobre as “Perspectivas da Ciência e Tecnologia Brasileira no Brasil atual”. Na oportunidade, o evento marcou ainda a Aula Inaugural dos programas de Pós-graduação da Unesc.

Despedida ao ex-reitor Toninho Milioli - 19 de abril

O Auditório Ruy Hülse, na Unesc, foi preparado nos detalhes com carinho e respeito para receber o evento que seria o mais triste de sua história até então: a despedida do ex-reitor Antônio Milioli Filho, uma das principais figuras da história da Universidade. Antônio morreu no dia 19 de abril, vítima de um câncer, e foi velado no local que foi palco de grande parte da sua vida, o campus. A despedida contou com uma sessão solene do Consu (Conselho Universitário), além de uma celebração religiosa, ambas, no Auditório Ruy Hülse.

                                                                  

Ampliação do Unesc Virtual – 30 de abril

Foi inaugurada de forma oficial, no dia 30 de abril, a obra que marcou a ampliação do Sead (Setor de Educação a Distância) da Instituição. O espaço inaugurado passou a servir como Unidade Pedagógica de Educação a Distância. A partir deste dia Universidade abriu as portas para um novo momento no que se refere ao ensino online, o projeto Unesc Virtual. Uma série de novos cursos com foco na formação do profissional do futuro, em graduação, pós-graduação e extensão, já estão disponíveis e alguns com turmas iniciadas ainda em 2019.

Fóruns regionais – 14 e 29 de junho e 11 de outubro

Utilizando a expertise da Universidade em prol do desenvolvimento regional, a Unesc realizou em 2019 três fóruns nos quais foram apresentados dados e debatidas ações importantes em prol da evolução dos municípios. No dia 14 de junho foi realizado o Fórum Amesc do Amanhã, seguido por, no dia 29 de junho, o Fórum Rincão do Amanhã e, em 11 de outubro, o Fórum Içara do Amanhã, todos com encaminhamentos positivos em prol das comunidades. Os eventos foram promovidos pela Universidade, em parceria com a Rádio Som Maior e o Jornal Tribuna de Notícias.

Aicom - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2019 às 12:00
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso de fim de ano e retoma atividades em janeiro de 2020

Unesc entra em recesso de fim de ano e retoma atividades em janeiro de 2020
No primeiro mês do ano novo, Universidade funcionará em horário especial (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entrará em recesso de fim de ano a partir deste sábado (21/12). O atendimento ao público será retomado no dia 7 de janeiro de 2020 e a partir do retorno, as atividades irão ocorrer em horário especial, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. O atendimento voltará a ocorrer nos três períodos a partir do dia 6 de fevereiro de 2020. 

O Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico) funcionará em horário normal (das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30) no período de recesso da Universidade, não atendendo apenas nos dias 24, 25, 26, 27, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2019. A partir do dia 2 de janeiro de 2020, o Parque Científico e Tecnológico volta a funcionar em horário normal.

A Biblioteca Professor Eurico Back, entrará em recesso também neste sábado, retornando ao trabalho no dia 7 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h30. 

Nas Clínicas Integradas, a Central de Agendamentos, os serviços de saúde e o CER (Centro Especializado em Reabilitação) retomam os trabalhos juntamente com a Universidade. A partir de 7 de janeiro, os horários serão os seguintes, de segunda a sexta-feira: recepção central/central de agendamentos e Clínica de Enfermagem: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; CER (Centro Especializado em Reabilitação): das 8 às 19 horas; SOS: 13 às 17 horas e Farmácia Escola: das 8 às 17 horas (a partir do dia 2 de janeiro).

Já o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde), retoma os atendimentos em 7 de janeiro de 2020 já em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) entra em recesso nesta sexta-feira (20/12), retomando as atividades em 7 de janeiro, às terças, quartas e quintas-feiras, com atendimentos às 13h45, 14h45 e 15h45. O Nupac não realizará atendimento na última semana de janeiro. A partir de fevereiro, o Núcleo funcionará em horário normal.

A UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), seguirão o mesmo calendário da Universidade e ficarão fechados a partir deste sábado, retomando os atendimentos em 7 de janeiro.

O Colégio Unesc também seguirá o recesso institucional, voltando a atender no dia 7 de janeiro de 2020 das 13 às 19 horas.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2019 às 13:00
Compartilhar Comente

Medicina Unesc recebe nota máxima do MEC

Medicina Unesc recebe nota máxima do MEC
Mais imagens

O Ministério da Educação – MEC, conferiu nota máxima ao curso de Medicina da Unesc.  A nota foi divulgada nesta quinta-feira, 19/01, uma semana após a visita dos avaliadores, que estiveram na universidade nos dias 12 e 13/12. O resultado desta avaliação classificou o curso com a nota 5, a mais alta na escala de avaliação dos cursos superiores do país.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela equipe de gestão da universidade, bem como pela coordenação e professores do curso, que possui 600 alunos matriculados, com duração de seis anos e corpo docente de 180 professores. O curso tem buscado a formação de um médico generalista, com forte atuação na saúde coletiva, forte formação na área clínica e preparado para ingressar nos programas de residência após a graduação. O curso também registra um alto índice de aprovação de seus egressos na residência. “O conceito cinco do curso de Medicina reflete exatamente todas essas qualidades do nosso curso, que é de excelência. Também mostra que a universidade que é uma instituição de ensino superior de excelência em todas as dimensões”, analisa a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

A reitora explica que o conceito divulgado comprova todo o trabalho que a universidade está desenvolvendo, como a implantação da inovação curricular e pedagógica dos cursos e que reflete na melhoria dos indicadores em todas as áreas. No ensino, na pesquisa, na extensão, na formação de professores. Outro aspecto destacado pela reitoria diz respeito ao índice de rotatividade de professores no curso, onde a Medicina da Unesc está entre os menores índices das universidades do país. “Isso ajuda muito pois são professores com muito tempo de universidade e que estão em constante aperfeiçoamento para trabalhar a formação médica de acordo com o que as diretrizes curriculares nacionais exigem”, analisa a Reitora.

A nota de avaliação máxima ao curso de Medicina chega dois dias após a divulgação, também pelo MEC do conceito 5 para a Unesc. As duas avaliações aconteceram na mesma semana, iniciando com o recredenciamento institucional, nos dias 9, 10 e 11/12, seguido pela avaliação do curso. Para a reitora os dois conceitos são resultado do trabalho de uma equipe competente, dedicada e comprometida. “Foi o desfecho de um ano de muito trabalho, com foco nas políticas institucionais, melhoria das políticas acadêmicas, relacionamento dos colaboradores, o que se reflete nestes resultados. Concluir o ano deste modo é um sentimento de gratidão muito grande, com sentimento de trabalho bem feito, de que valeu cada dia deste ano, nos conduzindo para um 2020 de mais trabalho, mas de excelentes resultados com certeza”, comemora a reitora.

A renovação de reconhecimento do curso de Medicina da Unesc incluiu a vistoria a todas as instalações físicas e também análise minuciosa da documentação do curso. O instrumento de renovação possui cinco dimensões, divididas em mais de dez indicadores cada, incluindo gestão do curso, qualidade acadêmica, processo de ensino aprendizagem, corpo docente, titulação, infraestrutura, entre outros. “Fizemos toda uma organização documental para que os avaliadores tivessem a compreensão da totalidade do curso, que tem alta complexidade na sua organização curricular. Então, esse cinco representa de fato o olhar dos avaliadores perante o que eles vivenciaram tanto em loco, quanto em análise da documentação”, explica o Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. Ele saliente ainda que o curso possui uma organização curricular totalmente diferenciada, com hibridização do processo de ensino, com a aplicação da metodologia inovadora da ABP - Método Aprendizagem Baseada em Problemas, introduzida pela Universidade de McMaster, no Canadá, e incorporada por um grande número de escolas médicas em todo o mundo. O curso de medicina da Unesc também está extremamente ligado à prática, através de parcerias com hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas integradas de saúde da Unesc. “Isso cria todo um vínculo de formação para a demanda da região nos aspectos da saúde. É positivo para ambas as partes, sendo que para o processo de formação permite a vivência dos problemas reais do dia a dia da população”, finaliza Feldhaus.

Para a coordenadora do curso, Médica Maria Inês da Rosa, a nota aferida pelo MEC mostra que o curso está no caminho certo, sempre focado na excelência e cumprindo com todas as metas, traçadas e com grandes projetos para os próximos anos, como projeto do novo prédio para funcionamento do curso, que contará com 25 novos consultórios médicos. O presidente do Centro Acadêmico da Medicina, Luiz Fernando de Oliveira Cordioli, também reconhece a importância do conceito. "É muito importante para nós, alunos, observarmos  tamanho reconhecimento do nosso curso. Nos mostra que desde a última avaliação do MEC, o curso esteve em constante melhoria e que conquistamos muito desde então. É um prazer para mim e para meus colegas, estudarmos em uma universidade de excelência, com um curso conceito máximo", destaca Cordioli. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de dezembro de 2019 às 21:22
Compartilhar Comente

Culto ecumênico e auto de natal marcam confraternizações de fim de ano na Unesc

Culto ecumênico e auto de natal marcam confraternizações de fim de ano na Unesc
Evento promoveu momentos de fé, companheirismo e emoção (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O ano de 2019 foi marcado por grandes conquistas na Unesc. A Instituição foi lembrada em importantes momentos, como o Certificado de Responsabilidade Social e a obtenção do conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação). Para se despedir deste ano com uma grande festa, à tarde desta quinta-feira (19/12) foi marcada pela fé, emoção e amor ao próximo.



Entre as mensagens de carinho e o encanto do clima natalino, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a dedicação de cada funcionário, professor e gestor presente. Para ela, o próximo ano será de ainda mais conquistas. “Vivemos em uma Universidade única. Tivemos um ano intenso, quando choramos, nos deprimimos e tivemos enfrentamentos. Mas também sorrimos, nos reconstruímos, crescemos, nos transformamos e vencemos. Nossa Instituição é grandiosa, e temos exemplos do quão grande é nossa força coletiva. Para 2020, nossos proposito é cuidar ainda melhor, de nossos estudantes, de nossos colaboradores e de toda a nossa Unesc. Obrigado, pela dedicação de cada um”, afirmou.

Para confraternizar, os lugares do Auditório Ruy Hulse foram todos ocupados. A tarde especial iniciou com um culto ecumênico, promovido pelo Ânima, e contou com a presença de representantes da Igreja Adventista, da Mesquita Palestina de Criciúma, do Centro Espírita Seara de Jesus, da Catedral São José de Criciúma, do Centro Espírita de Umbanda Pai Tomé e da Cabocla Indaiá da Cachoeira.


Cada um dos convidados teve a oportunidade de dialogar com os colaboradores, e uma mensagem se repetiu a cada conversa: Deus é bondade e está presente na vida de todos. “Todas as suas manifestações e naturezas,  ainda que transcendentes, tem uma morada em nossos corações. Ele reside no simples, na união e na compaixão ao próximo”, afirmou o coordenador do Anima, João Batanolli, que foi responsável por conduzir as ações da tarde. 

Após o momento de fé, chegou a hora de se emocionar com a apresentação do auto de Natal, organizado pelo Setor de Arte e Cultura. O espetáculo, que envolveu mais de 80 artistas, manifestou-se através da música, teatro e dança. Em um palco montado especialmente para o ato, a apresentação chamou atenção para o amor ao próximo, enquanto contou a história do nascimento de Jesus.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de dezembro de 2019 às 20:38
Compartilhar Comente

Alunos de Design desenvolvem embalagens para a maior importadora de sal do Deserto do Atacama

Alunos de Design desenvolvem embalagens para a maior importadora de sal do Deserto do Atacama
Apresentações das propostas ocorreram nesta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, foram desafiados mais uma vez pela coordenação e professores do curso a aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com uma generosa dose de criatividade. Desta vez, os estudantes criaram uma embalagem de sal de 1kg que pudesse ser utilizada na cozinha e na mesa. As propostas, desenvolvidas durante o segundo semestre de 2019, foram apresentadas nesta terça-feira (17/12) para dois representantes da Empória Branding.

O foco do desafio é design de embalagens para a Refisa, maior importadora de sal do Deserto do Atacama e empresa com maior capacidade de refino de sal do Brasil. A empresa é representada na região pela Empória Branding, responsável pelo posicionamento de marca e branding da Refisa e de seus produtos. O professor da Unesc responsável por orientar os estudantes foi Fabio Brodbeck.

 O coordenador do curso, João Rieth, explica que os alunos receberam a visita de um dos profissionais responsáveis pela manutenção da marca e que, além do briefing do projeto, receberam uma aula sobre expressão de marca, linguagem, comunicação com o mercado e como as embalagens influenciam na criação da imagem de uma marca. “O desenvolvimento do projeto se deu focado em pesquisas de mercado, inovação e tecnologias de embalagem, e inspirações de assuntos relevantes à realidade e posicionamento da Refisa”, afirma.

Segundo Rieth, o retorno obtido dos representantes da Empória Branding foi extremamente positivo e, em depoimento, um dos profissionais afirmou ver potencial mercadológico em todos os projetos apresentados e possíveis aplicações de elementos de todos eles nas linhas atuais da Refisa. “Após considerações com outros membros da equipe e representantes da própria Refisa, a Empória nos dará feedbacks pontuais e pessoais no início de 2020, com o retorno das atividades letivas”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2019 às 20:28
Compartilhar Comente