AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil
Atividade ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O natal será mais recheado para os assistidos do Asilo Feinstauer, localizado no Bairro Jardim Angélica. Alimentos e produtos de higiene foram em um Ciclo de Palestras, promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civl da Unesc. Os itens foram doados pela turma de concluintes de 2017/2, junto a professores do curso.

A entrega foi feita pelos engenheiros recém-formados Guilherme Fabris de Souza e Monique de Oliveira dos Santos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de dezembro de 2017 às 19:32
Compartilhar Comente

Geólogo da Unesc participa da tradução de um clássico sobre hidrogeologia mundial

Geólogo da Unesc participa da tradução de um clássico sobre hidrogeologia mundial
Águas subterrâneas são o assunto principal do livro (Foto: Divulgação) Mais imagens

O geólogo Gustavo Simão, colaborador do Setor de Projetos Ambientais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc, participou de um projeto de tradução do livro “Groundwater”, de R. Allan Freeze e John A. Cherry, o maior clássico de hidrogeologia mundial. A tradução ocorreu em ‘crowd sourcing’, em mutirão, com a participação de mais de 200 voluntários. O livro “Água Subterrânea” foi finalizado em pouco mais de dois meses.

O livro foi publicado originalmente em 1979 e vendeu mais de 500 mil cópias em todo o mundo e é usado até hoje. A tradução para o português foi a primeira a ser finalizada. “Essa publicação é a origem de um grande projeto mundial de ensino de hidrogeologia de forma gratuita pela internet. Mais de 80 novos capítulos estão sendo produzidos por um grupo dos maiores nomes mundiais da área, liderados por John Cherry. Além de vídeo-aulas e outros produtos”, comentou Simão.

Segundo o geólogo, com o avanço cada dia maior do comprometimento da qualidade das águas superficiais, em concomitância a uma demanda crescente por água de qualidade para consumo humano, as águas subterrâneas têm cada dia mais se tornado as garantidoras do abastecimento. “Este trabalho é um marco deste grandioso projeto e contribuirá muito para estudos, pesquisas e serviços na área ambiental nacional e internacional”, ressaltou.

O livro na versão em português está acessível para download gratuito no site do Instituto Água Sustentável (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de dezembro de 2017 às 19:26
Compartilhar Comente

Nossa Casa agradece pela parceria com a Unesc

Nossa Casa agradece pela parceria com a Unesc
Um café para os parceiros da entidade foi realizado nesta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Reafirmando os projetos realizados em parceria com a Unesc e a Nossa Casa, a Universidade participou na noite desta terça-feira (19/12), de um café de agradecimento aos parceiros da entidade filantrópica. A coordenadora adjunta do curso de Odontologia, Fernanda Sônego, participou do evento.

A Nossa Casa é uma entidade beneficente que acolhe crianças e adolescentes em risco social, não somente de Criciúma, mas de toda região. A entidade recebe crianças que seus direitos reconhecidos por lei forem ameaçados ou violados. Ela se mantém por meio de convênio governamental e, principalmente, com a ajuda de doações provenientes da comunidade de Criciúma e região.

“A Nossa Casa é uma entidade beneficente e a Unesc é uma parceira da mesma, e entende que questões sociais são de extrema relevância e merecem atenção por parte de toda comunidade. O trabalho desenvolvido na Nossa casa é muito lindo e a Universidade por meio da extensão, já contribuiu qualificando ainda mais os profissionais que atuam lá”, comenta Fernanda.

O trabalho de extensão mencionado pela coordenadora, foi desenvolvido pelos acadêmicos e professores dos cursos de Nutrição e Farmácia, que participaram de um curso de Introdução à Panificação com profissionais da entidade beneficente. Mais informações no link.

A Unesc recebeu em forma de agradecimento, um quadro com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, pintado por uma das crianças da Nossa Casa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2017 às 09:55
Compartilhar Comente

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos
Premiação foi disponibilizada pela Unesc por meio da pós-graduação (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Com o intuito de estimular a preparação para a prova do Enade 2017, a Unesc promoveu um sorteio de seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes participantes. Após a divulgação do gabarito, foram classificados os estudantes com desempenho igual ou superior a 60% da prova.

Para o primeiro prêmio foram disponibilizadas duas bolsas de estudos na pós-graduação Unesc, uma para cada área de conhecimento (licenciaturas e engenharias). O acadêmico sorteado também poderá optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um dos cursos de especialização ou 50% de desconto em um dos mestrados ofertados pela Unesc.

O segundo prêmio traz duas bolsas de estudos de 75% de desconto, seguido pelo terceiro prêmio que conta com duas bolsas de estudos de 50% de desconto, os dois prêmios estão disponíveis entre os cursos de especialização ofertados pela Unesc.

Confira o resultado:

1º Prêmio:

Evelin Beltrame – Curso de Educação Física
Wesley Dionil Brune – Curso de Engenharia de Agrimensura

2º Prêmio:

Mauricio Pereira da Silva Vitoriano – Curso de Educação Física
Karolina Girardi Rossi  - Curso de Engenharia Civil

3º Prêmio:

Jarilton Gonçalves Rosa  - Curso de Letras
José Umberto T. Locks -  Engenharia Civil

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de dezembro de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente (1)

NEAB entrega primeiro regimento interno à Reitoria

NEAB entrega primeiro regimento interno à Reitoria
Núcleo estuda questões étnico-raciais, culturais e de diversidades (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Integrantes do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc entregaram na tarde desta segunda-feira (18/12), para a reitora Luciane Ceretta, o primeiro Regimento Interno do Núcleo. O objetivo deste regimento é estabelecer as normas de organização e funcionamento do núcleo dentro do campus da Universidade.

Criado em 2006, o NEAB tem como objetivo estabelecer um centro de referência que articule e promova atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo dos estudos afro-brasileiros, indígenas e minorias. Desta forma, o núcleo busca incentivar políticas e práticas contra os preconceitos de diversas ordens, na busca da promoção da igualdade racial, de gênero e social.

“O intuito do regimento é institucionalizar as ações do núcleo. Atualmente elas já acontecem, porém, a partir deste regimento, iremos organizar o grupo e os trabalhos, buscando fomento para ele, até mesmo fora da Universidade”, explica a coordenadora do NEAB Janaína Damásio Vitório.

Para a reitora Luciane Ceretta, o NEAB é essencial para Universidade. “A diversidade é uma das frentes importantes da nossa gestão. Queremos que na nossa Unesc, as pessoas de diferentes religiões, raça, opção sexual e ideologias tenham espaços para dialogar e construírem projetos que fortaleçam suas identidades.”, afirma.

A reitora também recebeu de presente uma guirlanda feita a mão e um imã de geladeira com a imagem de Angela Davis.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de dezembro de 2017 às 19:19
Compartilhar Comente