AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mais cursos da Unesc recebem conceito máximo do MEC

Mais cursos da Unesc recebem conceito máximo do MEC
Avaliadores visitaram Universidade durante este semestre (Foto: Arquivo) Mais imagens

Prestes a encerrar as atividades de 2016, a Unesc recebeu mais uma boa notícia relacionada a avaliações externas. Representantes do MEC (Ministério da Educação) realizaram visitas na Instituição e nas avaliações realizadas, mais quatro cursos foram considerados de referência, com notas 4 e 5 – de um máximo possível de 5 – no CC (Conceito de Curso). Este conceito é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no país. Ele é feito a partir de uma avaliação presencial e leva em consideração diversos pontos, como processo de aprendizagem, infraestrutura e qualificação dos professores.

O resultado foi divulgado nesta semana e conforme as avaliações, o curso de Artes Visuais (Licenciatura) teve conceito 5, assim como Processos Gerenciais a distância, que recebeu autorização para ser implantado na Unesc e recebeu CC 5. Geografia e Letras também foram avaliados e receberam nota 4.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, a avaliação do MEC contribui para fortalecer a cultura de avaliação na Universidade e é reconhecida como um instrumento indutor da qualidade nos cursos de graduação. “Os resultados que se apresentam, que retratam 97,3% dos cursos avaliados com conceitos 4 e 5, demonstram o compromisso da Universidade com os princípios da avaliação formativa e também nos alimenta de informações que permitem a construção de estratégias para atuar com excelência em uma conjuntura altamente competitiva e regulamentada”, afirma.

Esta foi a segunda vez no ano que a Universidade recebeu avaliações positivas do MEC. No primeiro semestre, outros cursos também tiveram conceito 4 e 5 e foram indicados como de excelência. Também neste caso, avaliadores do Ministério da Educação estiveram na Unesc para averiguar in loco os quesitos que compõem a análise.

Além dos novos avaliados, a Universidade recebeu em 2016 nota 5 nos cursos: Artes Visuais (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Contábeis, Design de Moda (Unesc/Senai), Engenharia de Materiais, Gestão Comercial e Gestão em Segurança no Trânsito.

Com CC 4 estão os cursos de Administração – linha de formação Geral, Administração – linha de formação em Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Econômicas, Design – ênfase em Projeto de Produtos, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Comercial a distância, Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, História, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Processos Gerenciais, Psicologia, Secretariado Executivo e Física.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de dezembro de 2016 às 10:00
Compartilhar Comente

Unesc em recesso, com retorno em 3/1

Unesc em recesso, com retorno em 3/1
Atividades retornam ao normal em 3 de janeiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso a partir desta sexta-feira (23/12), retomando as atividades no dia 3 de janeiro de 2017. Durante o primeiro mês do ano, a maioria dos setores funcionará das 13h30 às 19h30. As aulas dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2017 iniciam no dia 20 de fevereiro.

A exceção durante o recesso será o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), que não realizará atendimentos nesta sexta-feira (23/12) e no dia 30 de dezembro de 2016 e no dia 1º de janeiro de 2017, mas funcionará normalmente de 26 a 29 de dezembro de 2016 e a partir de 2 de janeiro de 2017, das 8 às 17 horas.

A Biblioteca Professor Eurico Back segue o mesmo calendário da Universidade e ficará fechada desta sexta-feira até o dia 2 de janeiro de 2017, voltando a atender em 3 de janeiro, das 13h30 às 19h30.

As Clínicas Integradas também estarão de recesso até dia 2 de janeiro. De 3 a 27 de janeiro de 2017, a central de agendamentos, o SOS e o Serviço de Enfermagem funcionarão das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A Farmácia Escola, das 8 às 13 horas e das 13h30 às 17 horas. A Farmácia Solidária encerrará as atividades de 2016 nesta quarta-feira (21/12) e retoma o atendimento em 30 de janeiro de 2017. Os Serviços de Fisioterapia, Psicologia, Medicina  não funcionam até 30 de janeiro de 2017.

O CPJ
(Centro de Prática Jurídica), do curso de Direito, que engloba as Casas da Cidadania, CJC (Casa de Justiça e Cidadania - Justiça Federal) e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação) retoma as atividades em 9 de janeiro de 2017,  das 13h30 às 19h30. Já a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação) segue o recesso e, a partir do dia 16 de janeiro de 2017 retorna suas atividades, das 13h30 às 17h30.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2016 às 18:49
Compartilhar Comente

Professores já podem se inscrever na Formação Continuada 2017

Professores já podem se inscrever na Formação Continuada 2017
Programa realiza Jornada de Saberes Docentes e Acessibilidade em fevereiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um espaço para refletir concepções teóricas e práticas de ensino. Assim é a Formação Continuada de Docentes da Unesc. E as atividades do programa em 2017 já tem data para ocorrer: de 13 a 16 de fevereiro, com a 1ª Jornada de Saberes Docentes e Acessibilidade. Os professores e coordenadores de curso já podem fazer sua inscrição no evento, que vai discutir os saberes relacionados à educação inclusiva nos processos pedagógicos do Ensino Superior.

O trabalho será desenvolvido nos eixos: Processo ensino-aprendizagem, Formação humana e diversidade, Educação e tecnologias no Ensino Superior, Gestão no Ensino Superior e currículo e Formação humana.

A Jornada contará com o Seminário de Metodologias Ativas, ministrado pelos professores doutores da Univali Sidnei Vieira Marinho e Anete Alberton. A programação prevê ainda palestra com temas como “Desenvolvimento humano e a construção da cidadania”, “TBL – Aprendizagem baseada em times”, “Formação humana na constituição do sujeito”, “Docência e tutoria na EAD”, “A liderança e a gestão de conflitos no ambiente acadêmico” e “A extensão e o currículo: o que temos e o que queremos?”.

Programação e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de dezembro de 2016 às 14:02
Compartilhar Comente

Maria Lucia escolheu a Universidade para combater a desigualdade

Maria Lucia escolheu a Universidade para combater a desigualdade
Ela tem o sonho de se tornar uma defensora pública (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Para mudar o mundo, Maria Lucia precisou entender que, antes de tudo, precisava começar por ela. A desigualdade, o preconceito e a discriminação são fatores que incomodam o dia a dia da estudante. E foi nessa sede pela transformação que ela escolheu trilhar pelo caminho das Ciências Sociais Aplicadas, no curso de Direito da Unesc. “Eu precisava fazer alguma coisa. E pra isso era necessário entender o sistema”, ressalta a aluna.

O interesse do ser humano, as consequências e necessidades da vida em sociedade fomentam a missão dos profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas. Maria Lucia Severo Lang está no oitavo semestre do curso e, para ela, a visão de como funciona o Brasil é a base para promover novos caminhos igualitários.

Maria Lucia se inseriu facilmente no universo do Direito, desde o primeiro semestre, aliando teoria e prática. Tudo por conta das oportunidades e caminhos que a Unesc proporciona. “Com a experiência adquirida nesses quatro anos foi possível vivenciar diversas práticas por meio dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, projetos de extensão e estágios na área”, comenta.

O sonho

Dentre os caminhos que conheceu, a estudante se encantou pela Defensoria Pública, onde faz estágio. “Lá é possível enxergar a realidade das pessoas que, por conta da baixa renda, não tem condições de contratar um advogado. Muitas histórias já me comoveram, me marcaram. No Brasil poucas pessoas têm acesso ao judiciário e conhecem seus direitos”, explicou a aluna, que tem o sonho de se tornar uma defensora pública.

Por ser mulher, Maria Lucia também se sente vítima da desigualdade por natureza. Essa é uma das lutas que a aluna busca atuar. “Nós, mulheres, precisamos conhecer as leis para buscar nossos direitos. É algo que nos auxilia a vencer a luta por um espaço na sociedade, que ainda é extremamente machista. Mas estamos lá, mudando a cabeça de várias pessoas e plantando a sementinha da igualdade”, contou.

Possibilidades

Na Unesc são inúmeras as oportunidades para quem tem o intuito de entrar no mundo das Ciências Sociais Aplicadas. Além de Direito, a UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas, conta com os cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Segurança no Trânsito.

#escolhaunesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.
 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 20 de dezembro de 2016 às 09:31
Compartilhar Comente

Colaboradores celebram o fim do ano em confraternização

Colaboradores celebram o fim do ano em confraternização
Evento ocorreu nesta quinta-feira, último dia de trabalho em 2016 (Fotos: Davi Carrer) Mais imagens

Com o que você gostaria de gastar mais tempo? Desde novembro, na abertura de Natal da Unesc, funcionários e professores foram convidados a refletirem sobre o assunto e a escreverem em papeis e depositarem em um relógio localizado no hall do Bloco Administrativo. Algumas das respostas foram lidas nesta quinta-feira (22/12), durante a Confraternização de Natal. O evento, que teve a apresentação feita por professores e funcionários, misturou música, alegria, teatro e muita emoção para marcar o encerramento das atividades em 2016.

Ao Coral Unesc, juntaram-se colaboradores, alguns que nunca haviam cantado, inclusive, para soltarem a voz e encantar com canções que falavam sobre amor, amizade e paz. Uma homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, o primeiro Doutor Honoris Causa da Unesc, e que faleceu em dezembro também marcou o evento, que teve ainda bolo e a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela, encenada pelos atores e egressos da Unesc, Bruno Andrade e Priscila Schaucoski, com a participação da plateia. Nela, os atores abordam o tempo e o quanto somos escravos do relógio, o seguir regras e o viver conforme os padrões.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, comentou que a Universidade garantiu muitas conquistas neste ano, e que elas só foram possíveis pela união e pelo trabalho de cada colaborador da Insituição. “Temos muito a comemorar e isso, graças ao comprometimento de vocês. Não se consegue alcançar bons resultados sozinho. Isso só é possível no coletivo. A Unesc é grata a cada um de vocês”, comentou. O reitor ainda desejou um Feliz Natal e um 2017 com realizações e que todos aproveitem mais e melhor o seu tempo para fazer o que gosta e estar ao lado de quem ama.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de dezembro de 2016 às 19:01
Compartilhar Comente