AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Queimas de turfas são comentadas por professora da Unesc

Queimas de turfas são comentadas por professora da Unesc
Foto: Unesc TV / Reprodução Mais imagens

O mês de setembro foi marcado por incêndios de turfas em Araranguá. Com isso, nuvens de fumaça branca e de cheiro forte espalharam-se pela região. As queimadas foram controladas há cerca de uma semana pelo Corpo de Bombeiros, quando vários municípios já percebiam os resultados dos focos, identificados em duas regiões da cidade. Até em Criciúma a nuvem de fumaça foi notada.

A professora Yasmine da Cunha, do curso de Geografia da Unesc, tratou do tema no programa Nossa Unesc desta terça-feira (30/11). "A turfa é um produto natural, a partir de matéria orgânica, restos vegetais depositados em fundos de lagoas, pântanos, rios, e essa transformação da matéria orgânica inicial em turfa leva algum tempo. As nossas turfas têm 11,7 mil anos e elas precisam estarem cobertas por areia, argila, sedimentos e por uma lâmina d´água. Esses vegetais depositados ali não tem uma decomposição completa quando estão expostos ao oxigênio", relatou Yasmine, que coordena o Laboratório de Geoinformação Aplicada (LabGeo) da Universidade.

A professora explica que, em condições adequadas, a turfa passa a linhito e daí desenvolve-se o carvão metalúrgico. Mas isso exige um longo processo, que não chega a ser cumprido por conta da extração predatória da turfa para fins comerciais. "A nossa turfa aqui já está sendo explorada e tem havido produção de metano, como um gás combustível, então eles tem aqueles bolsões de metano dentro da turfa. As nossas turfas são de zona costeira, mas podemos ter turfas de altitude. No topo da Serra Geral, em locais mais encharcados, temos formação de turfa", detalhou.

Falta de chuva atrapalha

A estiagem é uma das razões para ocasionar as queimas de turfas, que tantos problemas voltaram a trazer para Araranguá e região. "Essa queima que tem trazido problemas até respiratórios para algumas pessoas, para quem já tem problemas crônicos, ela pode ser originada de diversas maneiras. Uma maneira de combustão natural seria a queima dos bolsões de metano pela própria seca, períodos de estiagem, mas também pode ter uma ação antrópica, de alguém que deu início a algum fogo, incinerou algum lixo, cigarro, questão de agricultura, fez alguma queima, também pode gerar essa combustão", analisou.

Yasmine colocou que o grau de dificuldade para controlar incêndios em turfas é dos maiores. "A área de turfa é muito extensa, os bombeiros se queixam com razão, o foco não está na superfície, está a 1 ou 2 metros de profundidade e pode estar a até 8 metros de profundidade. Nos manuais de combate ao fogo é considerado um dos piores de incêndios florestais, mais complexo, pois justamente os bombeiros não podem atuar na superfície, eles tem que encharcar o solo para poder atingir a profundidade onde está o foco do fogo. Não é fácil esse combate", comentou.

Também nesta edição do Nossa Unesc, a professora Yasmine falou também sobre o projeto de extensão Ambiente e Cidadania, que levanta um estudo de integração entre os planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas do extremo Sul catarinense aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acompanhe a íntegra do programa clicando aqui. O Nossa Unesc é uma produção da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria) da Unesc, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 20h15min, na RTV Criciúma, canal 19.1 em TV aberta para todo o Sul catarinense.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 21:43
Compartilhar Comente

Napoleão Bernardes palestra nos 25 anos do Direito da Unesc

Napoleão Bernardes palestra nos 25 anos do Direito da Unesc
Arquivo / AgeCom Mais imagens

Como parte da programação dos 25 anos do curso de Direito da Unesc, o professor Napoleão Bernardes será o palestrante da próxima semana. Ele estará em evento no Auditório Ruy Hülse na terça-feira (7/12), a partir das 19h, para proferir a palestra "Teoria e Prática do Princípio da Insignificância".

"Nesse semestre, para comemorar essa data tão especial, os 25 anos de nosso curso, estamos realizado um evento com diversas palestras e, dessa vez, teremos a satisfação de receber o professor Napoleão", confirmou a coordenadora do curso de Direito da Unesc, professora Márcia Schutz Lírio Piazza.

O evento será híbrido. Interessados em acompanhar presencialmente a palestra devem se inscrever pelo e-mail direito@unesc.net. A Unesc TV fará transmissão ao vivo por seu canal no Youtube.

Mestre e doutorando tem livro lançado

O tema da palestra é o título do livro lançado por Napoleão em 2019, publicação que surgiu a partir da dissertação para o mestrado em Ciência Jurídica. Em recente visita à Unesc, em setembro, Napoleão presentou o curso com um exemplar do livro, entregue à coordenadora.

"O livro aborda a fundamentação teórica e doutrinária, os efeitos penais e processuais decorrentes e a jurisprudência do STF, que é recente, sobre os critérios para incidência do Princípio da Insignificância em crimes patrimoniais, tributários, militares, ambientais, de perigo, contra a administração pública e relativos a drogas", explica Napoleão doutorando em Direito.

Formado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde é professor, Napoleão sempre sublinha a importância das Universidades comunitárias em Ssanta Catarina. "Meu pai, eu e meus irmãos nos formamos na Furb. Meu pai foi professor lá e eu também sou", refere. "As comunitárias são estratégicas ao olhar para as suas regiões como um todo", aponta.

Pré-candidatura

Na mais recente visita à Unesc, Napoleão Bernardes confirmou a condição de pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2022. Ex-prefeito de Blumenau, o professor foi candidato a vice-governador na disputa de 2018, terminando o pleito em terceiro lugar.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 21:07
Compartilhar Comente

Natal Unesc 2021: "Todos num só coração"

Natal Unesc 2021:
Fotos: Denis Luciano / AgeCom Mais imagens

Dezembro chegando, é tempo de se preparar para o Natal. E a força da união da família Unesc fará mais uma vez a diferença, como sempre fez nesses 53 anos de história da nossa Universidade comunitária. Estamos convidando os nossos colaboradores para integrar a nossa campanha "Todos num só coração".

É fácil, e vai fazer muito bem para quem precisa. Vamos encher nossa árvore de Natal de alimentos não perecíveis? Esse é o desafio! Traga alimentos e deposite em nossa árvore solidária, que está montada no hall do Bloco Administrativo.

No clima da campanha, a nossa árvore é sustentável e prática: já conta com as caixas nas quais nossos colaboradores vão depositar suas doações, para fazer o bem. Vamos lá, garantir um Natal de mesa farta para quem mais precisa! O montante arrecadado será destinado a instituições beneficentes.

E anote na sua agenda: no dia 8, teremos o lançamento oficial da campanha de Natal da Unesc. Vai ser uma linda festa, preparada especialmente para você, colaborador.

Em breve, a comissão organizadora lançará a programação surpresa do evento de lançamento do nosso Natal. Vamos fazer a diferença? Doe, participe. Todos juntos, num só coração!

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 20:57
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Nutrição da Unesc Araranguá conhecem fábrica de cerveja

Acadêmicos de Nutrição da Unesc Araranguá conhecem fábrica de cerveja
Visita em empresa de Forquilhinha teve o objetivo de aperfeiçoar conteúdos trabalhados em sala de aula (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com o objetivo de complementar a disciplina de Microbiologia, Micologia e Parasitologia, ministrada pela professora Lisienny Rempel, acadêmicos da 2ª fase do curso de Nutrição da Unesc Araranguá estiveram na cervejaria Saint Bier, em Forquilhinha. A visita técnica ocorreu na última semana e foi acompanhada pelo sommelier de cerveja da empresa, Gabriel Apolinário Billieri.

A coordenadora do curso de Nutrição, professora Alessandra Frassetto, que organizou a visitação, destacou que o objetivo foi aperfeiçoar o conteúdo abordado em sala de aula, como a prevenção de contaminações no ramo alimentício e também o processo de fermentação promovido por fungos.

Esse é mais um de tantos exemplos que relacionam teoria e prática nos cursos da Unesc, na perspectiva da Graduação Multi, que alinha as experiências cada vez mais presentes na rotina de estudos dos acadêmicos. “Viver na prática a teoria, aquilo que trabalhamos em sala de aula em relação ao controle de qualidade, a prevenção de contaminação em alimentos processados, o próprio processo de fermentação que é realizado por fungos que é o que estudamos nesta disciplina, foi um dos intuitos da atividade. Ela se torna muito importante no processo ensino-aprendizagem”, comentou a professora Lisienny.

Em um período de duas horas, os acadêmicos puderam conhecer todas as etapas do processo de produção da cerveja, além de aprenderem detalhes importantes relacionados ao estoque de insumos, fermentação e maturação, controle de qualidade, envase e distribuição do produto produzido no país. Foi reforçado aos acadêmicos que o Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas do mundo.

O sommelier ainda destacou a qualidade do produto durante as etapas do processo de fabricação. “Dependendo da cerveja que vamos fazer, por via de regra, precisamos importar alguns grãos”, enfatizou Gabriel.

Os alunos souberam, também, que a Saint Bier iniciou suas atividades fabricando chope e depois apresentou vários produtos que são lançados periodicamente. O nome escolhido é uma forma de homenagear o Estado de Santa Catarina e significa Santa Cerveja.

Matrículas

O curso de Nutrição da Unesc Araranguá, na modalidade semipresencial, conta com encontros presenciais semanais e está com matrículas abertas. Os interessados em conhecer detalhes, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3444-3900 e (48) 99110-2179. Para mais informações acesse aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 16:01
Compartilhar Comente

CER II da Unesc fará parte da Rede Cegonha de Criciúma

CER II da Unesc fará parte da Rede Cegonha de Criciúma
O anúncio oficial acontece no início do mês de dezembro(Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc passa, a partir de agora, a compor o Protocolo de Assistência à Gestação, Parto, Puerpério e Crianças de 0 a 24 meses (Puericultura),  do programa Mãe Coruja da Secretaria Municipal de Saúde, voltado para o acompanhamento das gestantes e puérperas de Criciúma. O anúncio oficial acontece nesta quarta-feira (1/12), pelos representantes do Grupo Condutor da Rede Cegonha do município.

A novidade veio à tona dentro do encontro para a atualização do Protocolo do Programa Mãe Coruja, realizado na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), na quinta (25) e sexta-feira (26/11) da última semana. A reunião foi promovida pelas Redes Cegonha e de atenção à Saúde da Mulher e organizada pela enfermeira Lucimara Nunes Ferreira

No encontro, a fonoaudióloga Leyce dos Reis e a assistente social Priscila Cardozo apresentaram o Serviço de Estimulação Precoce que o CER II oferece para as crianças de 0 a 3 anos que possuam alguma lesão neurológica ou que seja observado algum atraso no desenvolvimento global. 

Outra conquista proposta pelas profissionais da Unesc foi a estruturação, através do Grupo Condutor da Rede Cegonha, de um grupo de trabalho (GT) para estudos sobre as deficiências adquiridas. Com isso, o CER poderá realizar, com as crianças atendidas de 0 a 3 anos, um estudo aprofundado das deficiências adquiridas nesse período. Isto ajudará os profissionais a identificar as fragilidades do pré-natal, dos cuidados da gestante e evitar assim que as crianças adquiram essa deficiência e que, dessa forma, tenham uma melhor qualidade de vida.

Segundo a fonoaudióloga da Unesc, o CER II disponibiliza para essas crianças, um  atendimento multiprofissional, com equipe de vários especialistas e após um determinado período, ela é encaminhada para a rede de atendimento. “Para nós do CER II esses momentos são importantes, porque a gente fortalece uma rede de serviços e garante realmente o direito à saúde das pessoas com deficiência. O avanço que obtivemos com a nossa participação, nessa atividade, foi de que, a partir de então, o Cer passa a compor esse protocolo”, relatou Leyce.

Para a coordenadora do CER II, Mágada Tessmann, o Centro precisa estar inserido nesses espaços uma vez que ele trabalha com pessoas com deficiência física e intelectual, neste caso no intelectual de crianças de 0 a 3 anos.

“É muito importante a nossa presença nesses encontros, apresentando nosso trabalho. Na semana passada também estivemos presentes em um evento promovido pela Universidade do Planalto Catarinense, a Uniplac, onde todos os Centros falaram um pouco sobre como é a dinâmica do atendimento. A partir disso, também aprimoramos nossos conhecimentos para que as crianças  com deficiência intelectual de 0 a três anos, que precisam ser estimuladas, tenham melhor qualidade de vida”, explicou.

O que é a Rede Cegonha

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

São quatro os componentes da Rede Cegonha:

I - Pré-natal;
II - Parto e nascimento;
III - Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e
IV - Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

(Com informações da Secretaria de Atenção Primária à Saúde - SAPS, do Ministério da Saúde)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 09:40
Compartilhar Comente