AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe prefeito eleito de Forquilhinha no projeto Cidades do Sul

Unesc recebe prefeito eleito de Forquilhinha no projeto Cidades do Sul
José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, participou de bate-papo promovido pela Unesc em parceria com o Unibave (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Na noite desta quinta-feira (26/11), momento no qual as atenções da região Sul de Santa Catarina se voltaram a mais um encontro do projeto “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição”, quem compartilhou seus planos para o mandato que se inicia em 1º de janeiro foi o prefeito eleito na cidade de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves.

Neguinho, como é conhecido, foi o convidado da terceira noite de entrevistas promovidas pela Unesc em parceria com o Unibave. Questionado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta e pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente, o prefeito eleito respondeu sobre seus projetos em áreas desde a educação e valorização dos professores, até atração de novos investimentos, foco na saúde pública, mobilidade urbana, entre outras temáticas levantadas.

Conforme Luciane, mais uma vez o resultado do encontro foi um rico debate. “Foi muito importante conhecer ainda mais de perto os planos do prefeito eleito e firmar novamente nossa parceria, como Unesc e Unibave, unidas em prol do desenvolvimento dos municípios e, logo, da nossa região”, pontuou.

O prefeito eleito tem 54 anos, é casado com Cléo Cavassini e pai de Cláudio Emanuel Gonçalves e Rafaela Pereira Gonçalves. Neguinho tem formação técnica em mineração e graduação em Administração em gestão pública. O gestor foi eleito ainda aos 21 anos para o primeiro mandato na cidade como vereador, assumindo tempo depois a presidência da Câmara de Vereadores. No âmbito municipal José Cláudio já ocupou as funções de vice-prefeito e secretário de obras.

Ao apresentar suas prioridades para o mandato que se aproxima, Neguinho apontou a necessidade de uma gestão colaborativa. “Acredito que Forquilhinha precisa de um novo modelo administrativo. Modelo este que traga mais investimento, que tenha diálogo com as comunidades, com investidores, que tenha coragem e disposição para unir os talentos, pois acredito que esse seja o caminho. Temos que planejar o futuro da nossa cidade em conjunto com a região e entidades representativas”, declarou.

Os desafios, conforme ele, precisarão, da mesma forma, ser superados em conjunto. “O próximo ano será muito difícil e o gestor público precisará ter muita criatividade, muito bom senso e responsabilidade para desenvolver projetos a partir deste cenário”, acrescentou.

Ao lado dos reitores, participaram ainda da entrevista como convidados a contribuir nos questionamentos a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Willians Longen e o representante a Escola de Comunicação Criativa da Unesc e responsável pelo apanhado geral das informações de destaque no debate, Jonathan Corrêa Becker.

O evento virtual foi transmitido pela Unesc TV no YouTube e no Canal 20 da Net Claro e pode ser assistido no link:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 22:24
Compartilhar Comente

Curso de Letras promove estágio supervisionado on-line

Curso de Letras promove estágio supervisionado on-line
Novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem Mais imagens

Desde o dia 12 de novembro, os estudantes da 6ª fase do curso de Letras – Língua Portuguesa, vem se dedicando às suas oficinas, gênero escolhido para o estágio supervisionado que, desta vez, acontece de forma on-line.

As professoras-orientadoras organizaram com os estudantes um cronograma de oficinas de conteúdos variados que contemplam Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, por se tratar de estágio desse nível de ensino.

A ideia era a de que os estudantes realizassem as oficinas com a participação de suas professoras e um professor convidado que, necessariamente, deveria ter experiência de sala de aula em educação básica.

Para participar das oficinas, foram convidados professores da rede básica de ensino e também a colegas de curso que já tiveram essa experiência que é diferente de lecionar no ensino superior. No dia 12 de dezembro, os estudantes vão compartilhar a sua experiência de oficinas com os estudantes da 2ª fase noturna do curso de Letras, no Seminário Externo de Estágio. Ainda deverão produzir um relato pessoal de experiência vivida, bem como construir uma videoaula, com proposição de conteúdo da área.

Diante de no atual momento que vivemos, a experiência de estágios on-line amplia as possibilidades de pensar novos formatos para o processo de ensino e de aprendizagem.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 22:30
Compartilhar Comente

Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional ministra palestra para alunos da Unesc

Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional ministra palestra para alunos da Unesc
Evento é exclusivo para membros da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (LAFINEURO) da Unesc inicia suas atividades com um grande evento exclusivo. No dia 1º de dezembro, os membros têm um encontro marcado com a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), doutora Geciely Munaretto. O encontro será via Google Meet a partir das 18h30.

A Liga nasceu do protagonismo acadêmico, dentro da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional 1. Em conjunto com a professora Évelin Vicente, os estudantes concretizaram a ideia e prosseguiram com os processos formais para dar vida à iniciativa.

O propósito é fortalecer o aprendizado na área de Fisioterapia Neurofuncional e, por consequência, tornar a experiência de aprendizados desenvolvida ao longo da graduação mais completa. “Isso fortalece o Projeto Pedagógico do curso (PPC) e incentiva a pesquisa acadêmica, importantes para mantermos o curso forte e conquistar destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade)”, destaca Évelin.

A proposta é realizar encontros quinzenais para a realização de eventos e discussões relacionadas à área de estudos. O grupo já é composto por 23 integrantes, que também dialogam em um grupo no WhatsApp. A estrutura da Liga é composta pela professora supervisora, colaboradores e acadêmicos, os membros efetivos.

Primeiro grande evento

Oficializando a criação da Liga, Geciely Munaretto foi convidada para compartilhar suas reflexões com os membros da LAFINEURO. Após o aceite do convite, a presidente recebeu uma caneca e uma máscara personalizada. “Fiquei super emocionada com a lembrança. Tanto a máscara quanto a caneca ficaram muito bonitas. Vou preparar a palestra com muito carinho”, agradeceu Geciely.

Além do cargo de liderança na Associação, a convidada é fisioterapeuta. O evento contará com o sorteio de uma caneca e de uma máscara personalizada da LAFINEURO. Para participar, os estudantes podem procurar o Instagram da Liga no @ lafineurounesc ou mandar e-mail para eve@unesc.net, em contato direto com a professora supervisora da Liga. Os membros receberão o link de acesso nos dias anteriores ao evento.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 17:46
Compartilhar Comente

Novidade na Câmara, Márcio Darós aposta no trabalho junto à comunidade

Novidade na Câmara, Márcio Darós aposta no trabalho junto à comunidade
Servidor Municipal, vereador eleito ficou conhecido por trabalho realizado no Pátio de Máquinas (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Entre as novidades na composição das cadeiras da Câmara de Vereadores de Criciúma para o mandato de 2021 a 2024 estará o vereador Marcio Darós. Servidor Municipal atuante e conhecido pelo trabalho realizado no Pátio de Máquinas, Darós enfrentou em 2020 sua primeira Eleição e saiu vitorioso no pleito.

Os 1.971 votos registrados nas urnas, conforme Márcio, são resultado do trabalho realizado ao longo de anos no Pátio e uma intensa campanha em busca de voto a voto. “É claro que encontramos dificuldade, mas já vínhamos fazendo um trabalho a bastante tempo e conseguimos alcançar o objetivo que era a eleição”, comentou.

Para a legislatura o vereador eleito aposta no trabalho junto à comunidade “nos quatro cantos da cidade”. “Nessa campanha estivemos cara a cara com o povo. Isso nos deu uma segurança de estar na rua confiantes no serviço que fizemos em busca dos votos das pessoas de família, de bem”, completou.

A educação, na visão de Márcio, é o princípio de tudo e deve ser prioridade também entre a sua atuação. “Sabemos da importância que tem a nossa Universidade não só para Criciúma, mas para toda a região. Vamos procurar firmar cada vez mais a parceria com o Legislativo”, acrescentou Darós.

Confira a entrevista completa concedida à Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 18:05
Compartilhar Comente

Projeto de estudantes de Artes Visuais da Unesc traz reflexões sobre cultura e protagonismo negro

Projeto de estudantes de Artes Visuais da Unesc traz reflexões sobre cultura e protagonismo negro
Uma das acadêmicas responsáveis pela exposição, Renata Machado, e o artista responsável pelas aquarelas, Lip Wadocha (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Falar sobre a cultura africana, negritude, chamar a atenção para o protagonismo negro e homenagear pessoas que estiveram e estão à frente de discussões étnico-raciais é a proposta da exposição “Diálogos Permanentes: Uma reflexão afrodescendente”. A mostra, é o resultado do projeto das alunas do curso de Artes Visuais Andreza Machado, Maria Julia de Jesus e Renata Ribeiro Costa Machado para a disciplina de Estágio IV, ministrada pela professora Silemar Maria Medeiros.

A série de retratos em aquarela “Voz Presente”, criada pelo egresso do curso de Artes Visuais da Unesc e aluno do Mestrado em Educação da Universidade, Lip Wadocha, poderão ser conferidas no estúdio do artista e ateliê de Renata, localizado na avenida dos Italianos, bairro Santa Augusta, em Criciúma, ou de maneira virtual, no Instagram @dialogospermanentes.

A ideia do grupo é trazer reflexões sobre a cultura africana além dos meses de maio e novembro, quando tradicionalmente os debates são realizados em virtude do Maio Negro e do Dia da Consciência Negra (20/11). Sobre a técnica escolhida para retratar as personalidades, o artista conta que escolheu a aquarela, que exige leveza, para falar de um assunto tão pesado quanto o racismo.

A receptividade foi tão boa, que de permanente, a exposição vai virar itinerante no pós-pandemia. “Era para ser apenas o nosso estágio obrigatório com uma exposição física e virtual, mas mesmo antes de começar, quando as pessoas retratadas foram vendo as aquarelas e conhecendo melhor ainda o projeto, começaram a fazer convites para que a exposição fosse para outros espaços, inclusive escolas e universidade, após a pandemia. Ela vai virar itinerante e a cada mês vamos aquarelando mais retratos de outras pessoas que representam o movimento negro”, afirma Renata. Segundo ela, a partir de agora, o projeto irá focar apenas em representantes da região.

Personalidades


A exposição traz retratos de 12 personalidades:

Nelson Mandela (líder negro e “Prêmio Nobel da Paz” pela sua luta contra o regime de segregação racial);
Martin Luther King (ativista negro que lutava por igualdade e não discriminação);
Malcolm X (líder negro que incentivava a resistência dos negros por “qualquer meio necessário”);
Zozibini Tunzi (primeira negra Miss Universo);
 Machado de Assis (considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura do Brasil);
Marielle Franco (defensora do feminismo, dos direitos humanos, tendo denunciado casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes);
Dona Maria (atriz principal do filme “Escolhedeiras”, em 2019);
Maria Estela (ativista negra criciumense);
Normélia Lalau (professora da Unesc e líder do Neab – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade);
Cintia dos Santos (professora e voz presente na luta contra o racismo);
Alex Voz do Gueto (atuante nas periferias de Santa Catarina, tem projetos sociais e luta contra o preconceito e racismo);
Alex Sander da Silva (professor e pesquisador da Unesc, atuante nos debates e luta antirracista).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 16:50
Compartilhar Comente