AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Biomédicos, Engenheiros Agrimensores e Cartográficos, Farmacêuticos e Médicos: Novos profissionais entregues ao mercado

Biomédicos, Engenheiros Agrimensores e Cartográficos, Farmacêuticos e Médicos: Novos profissionais entregues ao mercado
Unesc formou profissionais em Cerimônia Especial virtual nesta segunda-feira (30/11) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Estudantes dos cursos de Biomedicina, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Farmácia e Medicina deixaram oficialmente para trás, nesta segunda-feira (30/11), o título de acadêmicos para tornarem-se profissionais. Eles tiveram o grau outorgado em Cerimônia Especial de Colação de Grau de forma virtual.

O encontro, transmitido via Google Meet, contou com a presença dos formandos da tarde, professores e coordenadores dos cursos, além do paraninfo do grupo e de amigos e familiares.

Escolhida para falar em nome da turma, a agora farmacêutica Amanda De Mattia emocionou os colegas e todos os participantes. No discurso proferido na cerimônia Amanda destacou os desafios e expectativas de cada um ao encarar o universo da graduação há anos atrás. “Cada um iniciou essa trajetória por um motivo diferente. De lá para cá muitos foram os desafios e as vitórias, mas uma coisa sempre esteve presente: o aprendizado”, destacou.

As lições levadas na bagagem daqui para frente, conforme Amanda, vão muito além do conhecimento técnico. “Muito mais do que sermos bons profissionais, aprendemos a sermos humanos, a termos um olhar empático e cuidadoso diante daqueles que precisarem de nós, serem humanos com suas vidas e histórias e que muitas vezes o amor é, sim, o melhor remédio”, acrescentou.

Para o paraninfo das turmas, Eduardo João Agnes, o momento de celebração causa emoção e orgulho. “Hoje me sinto muito feliz, honrado e orgulhoso pela certeza de ter participado da formação de excelentes profissionais que oficialmente entram agora no mercado de trabalho. São profissionais competentes que irão fazer a diferença onde estiverem”, declarou.

A responsável pela outorga de grau, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, foi ainda a responsável por deixar a mensagem da Instituição aos participantes da celebração. Conforme ela, a cerimônia realizada de forma virtual por conta da pandemia de Covid 19 não a torna menos repleta de importância, emoções e significado.

“Para nós é uma honra tê-los aqui neste espaço virtual. É uma imensa alegria formar novos profissionais com a certeza de que estão preparados para as suas missões. Quando vocês tiverem medo, o que irá aparecer durante a jornada, lembrem-se que o medo incapacita, mas também é o caminho para o enfrentamento de novos desafios e superações. Estaremos sempre aqui, na nossa Universidade, prontos para acolhê-los nesta, que sempre será a casa de vocês”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2020 às 20:03
Compartilhar Comente

Toninho da Imbralit: “Tudo o que acontece de bom em Criciúma tem um dedinho da Unesc”

Toninho da Imbralit: “Tudo o que acontece de bom em Criciúma tem um dedinho da Unesc”
Experiente, vereador conquistou nas urnas mais um mandato para a defesa da comunidade no Legislativo (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Antonio Manoel, o Toninho da Imbralit, como é conhecido, foi eleito para o quinto mandato no Legislativo Criciumense. O vereador, que já ocupou cadeira na Câmara nos anos de 1997 a 2000, 2009 a 2012, 2013 a 2016 e 2017 a 2020, além de ter assumido como suplente nas legislaturas de 2000 a 2004 e 2005 a 2008, acredita em toda essa experiência de anos na política como diferencial na sua atuação.

Em uma eleição considerada por ele como “diferente”, Toninho teve o trabalho reconhecido nas urnas, já que foi eleito com 1.597 votos. “Meu planejamento e trabalho tinham o objetivo de alcançar uma maior votação, mas a pandemia e até o descrédito na política por conta dos movimentos nacionais fizeram com que muita gente deixasse de votar’, comentou.

Ao garantir mais quatro anos de trabalho na Câmara Toninho afirma que acredita em uma união de esforços cada vez maior entre Unesc e Legislativo. “A Unesc é um braço direito de Criciúma como um todo. Tudo o que acontece de bom em Criciúma tem um dedinho da Universidade e isso é muito importante. Com sua tecnologia e todo o conhecimento em todas as áreas só vem a somar à comunidade”, destacou.

Confira abaixo a entrevista completa concedida por Antonio Manoel à Unesc TV:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2020 às 18:02
Compartilhar Comente

Peiex: oportunidade de abrir as portas para o mercado internacional

Peiex: oportunidade de abrir as portas para o mercado internacional
Empresas da região colhem resultados promissores com a qualificação recebida (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo do comércio exterior é desafiador para pequenas, médias e grandes empresas. Dar os primeiros passos e dominar esse cenário pode parecer distante da realidade de muitas organizações, porém está mais perto e dá resultados ainda melhores que o imaginado. Prova disso são as empresas qualificadas pelo Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Unesc, ação oportunizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O projeto vem, desde 2019, capacitando profissionais dentro de empresas de diferentes segmentos para alavancarem suas exportações. O resultado desse trabalho já pode ser visto em diversos dos nucleados que iniciaram um projeto de exportação ou ainda reinventaram ações já iniciadas anteriormente sem tanto êxito.

Na Procer, de Criciúma, os procedimentos que eram feitos ainda de forma lenta foram acelerados e ajustados graças ao acompanhamento dos técnicos do Peiex. A responsável por apresentar o programa à empresa foi a colaboradora Gabrielle Cardoso Machado. Acadêmica do curso de Administração, Gabrielli já tinha conhecimento sobre o projeto e, ao se deparar com a possibilidade de ampliar a atuação da empresa na qual trabalha, não teve dúvidas.

“Trouxe essa ideia para a empresa e foi muita bem aceita. Nós já tínhamos confiança no potencial do produto para a venda no exterior, mas ainda não dominávamos todos os trâmites para colocar em prática da melhor forma. Com a orientação do Peiex conseguimos entender e dominar, de fato, o processo do início ao fim”, esclarece

Os números do crescimento nos negócios, de acordo com Gabrielli, falam por si só. “Tivemos um crescimento de 30% em exportação de 2019 para 2020. Vejo a participação no Programa como imprescindível para esse resultado”, expõe.

A Procer, conforme o gestor do setor de Sucesso do Cliente, Guilherme Almeida Alamini, é pioneira na América Latina na utilização da tecnologia na armazenagem de grãos. “Temos um produto inovador para a área de colheita de grãos. O sistema oferecido conta com solução moderna de temperatura e umidade por meio de sensores com foco em assegurar a secagem e a armazenagem no pós-colheita. É um trabalho que vem sendo aprimorado ano após ano e agora, com o Peiex, dá mais um passo para o objetivo de ser referência na América Latina”, destaca.

Processos aprimorados

Na Natreb, Indústria e Comércio de Máquinas para Cerâmicas, a exportação começou a dar seus primeiros passos há aproximadamente dez anos. Atualmente a empresa vende máquinas para todos os países da América do Sul, além da América Central e negócios na África, trabalho feito sob a condução dos três filhos do fundador da empresa, Nório Valentin Bertan.

Entre os responsáveis por comandar a Natreb está o empresário Maurício Naspolini Bertan. Por meio dele a empresa de Morro da Fumaça recebeu, em 2020, a qualificação gratuita do Peiex. Apesar da inserção no mercado internacional já estar em andamento, conforme Maurício, o apoio do Programa foi de total importância para a segurança e melhor preparação da equipe interna para os desafios inerentes à exportação.

“Nós já tínhamos algum conhecimento até pela experiência de alguns anos nesse ramo, mas sempre contando com assessorias externas. Atualmente temos um setor responsável por esse serviço dentro da empresa e posso dizer que todas as etapas do Peiex foram aproveitadas por cada um com muito aprendizado”, destaca Maurício, que acrescenta que o aprimoramento e a mudança de processos foram grandes diferenciais para o setor que deve colher frutos do aprendizado já nos próximos anos.

Satisfação pelo compartilhamento de conhecimento

Conversar com as empresas conveniadas ao Peiex e perceber que estão aptas a trilharem seus caminhos no mercado internacional de forma segura e promissora, para o coordenador do Programa na Unesc, Julio Cesar Zilli, dá sentido ao trabalho realizado diariamente pela equipe.

“Por meio da Apex Brasil nós temos a oportunidade de oferecer essa qualificação de forma gratuita para as empresas da região. Já são mais de 90 conveniados, sendo que muitos destes já colhem os frutos positivos da participação Programa”, destaca.

Entre as histórias conhecidas e transformadas ao longo do projeto, que iniciou de forma oficial em novembro de 2019, conforme Julio Cesar, estão cases inspiradores. “Temos inúmeros casos de aprimoramento no processo de exportação ou de início do zero nos quais já há muito a comemorar. São empresas que estão exportando para os mais variados países e até com representantes e centros de distribuição fora do país. Histórias promissoras que ganharam um empurrãozinho com a qualificação do Peiex”, completou.

Desta forma, de acordo com o monitor do Peiex Criciúma, Valdir Scarduelli Neto, o Programa e a Universidade cumprem o papel de oferecer conhecimento em prol do desenvolvimento de toda a região. “Montamos uma metodologia para transmitir esse conhecimento por meio de seis módulos. Ao final do processo entregamos um Plano de Exportação para um mercado específico da empresa e a partir daí acompanhamos o sucesso que se desdobra”, pontuou.

O Peiex é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições de ensino ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas, assim como a Unesc, são responsáveis pela aplicação da metodologia do Programa na qualificação de empresas por todo o Brasil ao utilizar a expertise de profissionais especialistas em comércio exterior na orientação junto aos empresários sobre caminhos mais adequados para o mercado externo.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2020 às 17:15
Compartilhar Comente

Professores da Unesc compartilham aprendizados em seminários na Europa

Professores da Unesc compartilham aprendizados em seminários na Europa
Unesc e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa concretizaram parcerias em outubro (Imagens: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

As primeiras conexões entre Unesc e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) já estão sendo positivas. Na última sexta-feira (27/11), quatro docentes da Universidade contribuíram em dois Seminários de internacionalização sediados pelo Instituto. As participações foram pela internet.

No evento “Apoios e oportunidades para internacionalização”, os professores Izabel Regina de Souza e Júlio César Zilli falaram sobre a ponte comercial Luso-Brasileira, abordando as oportunidades, obstáculos e desafios do comércio exterior entre os dois países.

Já os docentes Miguelangelo Gianezini e Mário Guadagnin representaram a Unesc no seminário “Redução e Valorização de Resíduos: a inovação ao serviço do ambiente”, realizado no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”, a European Week for Waste Reduction (EWWR). Na oportunidade, os docentes apresentaram uma síntese do Sistema de Gestão Ambiental da Universidade, com o título "Experiências e ações do Sistema de Gestão Ambiental & Prevenção de Resíduos no extremo sul de Santa Catarina, Brasil".

A participação dos professores nos eventos é mais um avanço propiciado pelo recente protocolo de cooperação celebrado entre a Unesc e o ISCAL, conexão liderada pelo professor e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Dimas de Oliveira Estevam (PPGDS).

Leia mais 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2020 às 13:30
Compartilhar Comente

Colégio Unesc faz avaliação das ações de 2020 e vislumbra 2021 de avanços

Colégio Unesc faz avaliação das ações de 2020 e vislumbra 2021 de avanços
Ano foi de desafios superados e expectativas se voltam à busca de evolução para 2021 (Fotos: Paula Darós Darolt/Reprodução) Mais imagens

Junto de uma nova equipe de gestão o ano de 2020 chegou com grandes desafios para o Colégio Unesc. Repleto de projetos, o Colégio precisou adequar suas ações e, assim como toda a rede de ensino, repensar o formato de ensino-aprendizagem, adaptando-se quase que de imediato ao ensino mediado por tecnologia em face da pandemia. O balanço de todos os obstáculos e, principalmente, superações do ano letivo foram pauta, na tarde desta sexta-feira (27/11), do encontro que também teve como foco o planejamento das ações estratégicas para 2021.

Estiveram reunidos de forma virtual as equipes de gestão do Colégio Unesc e da Universidade, dispostas a projetar o ano letivo de 2021 como um ano de grandes transformações. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a principal mensagem do encontro foi a de gratidão pela seriedade, comprometimento e competência da equipe do Colégio no trabalho dedicado à Instituição.

Conforme Luciane, o empenho da diretora Giselle dos Passos Vieira ao lado das coordenadoras pedagógicas Mainara Figueiredo Cascaes e Wânia Inácio da Silva Ramos, professores e equipe técnico-administrativa traz segurança à gestão já que colabora no encontro de respostas técnicas e resultados necessários. “Temos fortalecido, por meio do trabalho liderado por vocês, uma história pela qual temos muito respeito e carinho. O Colégio Unesc nos é muito caro e vê-lo sendo conduzido de forma tão profissional e serena nos causa muito orgulho e, confesso a vocês, uma tranquilidade de saber que está no caminho certo e em mãos capacitadas para tal”, pontuou.

Para a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, ex-aluna do Colégio, o sentimento de tranquilidade e felicidade pelos encaminhamentos assertivos é ainda mais vivo. “Essa segurança nos dá muita tranquilidade para que sigamos lado a lado, com a resolução de situações e prospecção da Unesc do futuro. Estou ansiosa para vê-los voar ainda mais alto”, acrescentou.

Os bons resultados apresentados, conforme o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, são fruto de um trabalho com afinco da equipe da escola somado à confiança e ao respaldo da gestão. “A reitora Luciane e a própria Indianara são grandes incentivadoras do Colégio Unesc e, posso dizer, vem lutando pelo seu fortalecimento, defendendo essa causa há algum tempo. O Colégio representa muito para a nossa Instituição e nos enche de orgulho pois fortalece nossa missão institucional e oferece educação básica de qualidade para a nossa cidade e região”, acrescentou Feldhaus.

Além das ações realizadas ao longo dos últimos meses, Giselle, Wânia e Mainara apresentaram detalhes do planejamento das atividades para o próximo ano letivo. O calendário de aulas e as ações adotadas no que diz respeito à pandemia conforme Giselle, vem sendo discutido dia a dia com as famílias afim de encontrar as melhores e mais seguras opções do ponto de vista do ensino e, principalmente, da saúde.

“A expectativa para esse próximo ciclo é a melhor possível. Estamos vivendo, em 2020, um ano no qual as ações e o calendário precisaram ser alteradas, reinventadas e discutidos a cada dia, mas que serviu como base para que nos fortalecêssemos também enquanto equipe. Estamos alinhados, em sintonia com os alunos e famílias e preparados para fazer de 2021 um ano de avanços positivos para o Colégio Unesc e seus alunos”, garantiu.

O Colégio Unesc está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021. A Escola possui turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da Universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal e o Museu de Zoologia.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2020 às 21:55
Compartilhar Comente