AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada
No total quase 500 jovens e adolescentes já passaram pelas experiências da ação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em sua nona edição levando conhecimento e oportunidades a jovens e adolescentes do Bairro da Juventude, o projeto Empreendedorismo e Planos de Negócios, da Unesc, foi encerrado nesta quinta-feira (28/11). Por meio da ação, que promoveu encontros semanais ao longo de todo o ano, foram repassados ensinamentos com foco na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora.

Essa foi a nona turma participante do projeto que envolve professores e acadêmicos do curso de Administração da Universidade no compartilhamento, por meio de oficinas, de conhecimentos, habilidades e atitudes aos alunos do Centro de Ensino Profissionalizante do Bairro da Juventude.

Conforme o coordenador da ação desde o seu lançamento, em 2011, professor Abel Corrêa de Souza, no decorrer dos anos de projeto foram atendidos quase 500 jovens e adolescentes distribuídos pelos diversos cursos oferecidos pelo Bairro, como Padaria, Programador de Computador, Mecânica de Automóveis, Eletricista de Manutenção, Mecânica Geral e Cozinha Industrial.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: 20ª edição inicia com Circuito de Formação em Dança

Unesc em Dança: 20ª edição inicia com Circuito de Formação em Dança
Atividade é realizada durante esta sexta-feira em seis cidades (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A edição de aniversário de 20 anos do Festival Unesc em Dança começou na manhã desta sexta-feira (29/11) levando oportunidade de capacitação na área para seis cidades das regiões de Tubarão, Criciúma e Laguna. O evento trouxe em 2019, o Circuito de Formação em Dança, que oferece rodas de conversa e oficinas gratuitas em Danças Urbanas, Jazz Lírico e Dança Situada.

A programação do Circuito de Formação iniciou às 8 horas em Balneário Rincão, com oficina e roda de conversa sobre Dança Situada, com a professora de dança Paula Gregório Gonçalves, de Criciúma. Às 10 horas, a Amesc recebeu o Circuito, com roda de conversa e oficina de Danças Urbanas, ministrada também pela professora Paula, em Araranguá. Já em Sombrio, o assunto foi o Jazz Lírico, com o professor Roberto Schiante, de Florianópolis.  

No período da tarde, é São Ludgero e Criciúma que recebem o evento itinerante do Unesc em Dança. No primeiro município, a professora Paula Gregório Gonçalves, de Criciúma, está abordando as Danças Urbanas em uma oficina e uma roda de conversa. Já em Criciúma, o assunto da oficina e dos diálogos está sendo Jazz Lírico, com o professor Roberto Schiante, de Florianópolis.  

Para fechar a programação do primeiro dia do festival, Nova Veneza irá receber, às 19 horas, no Palazzo Delle Acque, a oficina e a roda de conversa sobre Dança Situada, com a professora doutora Bianca Scliar, de Florianópolis.

O 20º Festival Unesc em Dança continua neste sábado, com oficina e palestra no Teatro Elias Angeloni e apresentações da Mostra Sênior. A abertura do evento oficial do ocorrerá às 19h30. No domingo, o festival levará ao público a Mostra Infanto-juvenil, com a primeira sessão às 13h30 e a segunda, às 16h30. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Confira a programação

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Empresários concluem mais uma Edição do Plano de 60 dias Unesc

Empresários concluem mais uma Edição do Plano de 60 dias Unesc
Mais imagens

O Núcleo de Empreendedorismo foi palco de mais uma conquista por parte de 15 empresários que participaram da consultoria em gestão Plano de 60 dias. O projeto é uma atividade que envolve acadêmicos do Curso de Administração da Unesc, onde, de forma inovadora, oportuniza às micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores a organização do negócio, desde a modelagem até as práticas de gestão, que orientam estrategicamente o empreendimento para atuar no mercado. 

Nesta edição a atividade contou com a participação do Curso de Nutrição, que somou conhecimento à consultoria em uma das empresas. A professora Alessandra Zanette Ghisi e acadêmicas do Curso assessoraram na elaboração de fichas técnicas de produtos para alimentação saudável, promovendo uma interação bastante inovadora e que deverá ser mantida nas próximas edições.

"Foi uma noite emocionante. Estou certa que em cada edição aprimoramos o projeto.  Nestes seis anos de projeto  já contabilizamos mais de 200 empresas atendidas e mais de 500 alunos tiveram a oportunidade de experimentar a profissão mesmo antes de concluir a graduação.  Esse é o diferencial de uma Universidade Comunitária, oportunizamos a experiência profissional aos nossos estudantes a partir das ações comunitárias que realizamos ", analisa a coordenadora do Plano 60 dias, Gisele Coelho Lopes.   Ela destaca entre os ganhos que as empresas obtém ao longo do projeto, o aumento de faturamento,  reposicionamento da identidade de marca,  compreensão do mercado e foco do negócio. Durante o evento de encerramento os participantes também salientaram a importância da consultoria para implementação do redesenho de processos, definições de ferramentas de gestão para a tomada de decisão,  definição de custos, planejamento financeiro,  geomarketing. A coordenadora do projeto destaca ainda que o Curso de Administração, juntamente com os empresários que participaram desta edição, estarão em 2020, lançando outra  novidade que fortalecerá ainda o Projeto. "Aguardem, tem novidades por aí", antecipa. 

As atividades de 2019 foram encerradas, mas as inscrições para a próxima edição já estão abertas. Para se inscrever basta acessar www.unesc.net/planode60dias. Maiores informações 48 9 9948-1607.

Confirma maiores informações na Página do Núcleo de Empreendedorismo Unesc: https://www.unesc.net/portal/capa/index/473

Ana Sofia Schuster - Assessoria de imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de novembro de 2019 às 10:24
Compartilhar Comente

Alegria e solidariedade marcam o Contabilizando Natal 2019

Alegria e solidariedade marcam o Contabilizando Natal 2019
Ação do curso de Ciências Contábeis oportuniza a doação de quase 400 presentes de Natal para crianças (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem passou pela Praça do Estudante da Unesc na noite desta quinta-feira (28/11) certamente percebeu uma movimentação mais que especial. Estiveram no local acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis para a realização de mais uma edição da ação Contabilizando Natal. Nesta edição o projeto arrecadou 370 presentes que atenderam aos pedidos de cartinhas destinadas ao Papai Noel escritas por crianças do Bairro da Juventude e do CEI Afasc Mundo Encantado.

Para marcar a entrega das doações o Contabilizando Saúde contou o encontro regado a música por meio do coral Vozes da Esperança, do Bairro da Juventude, e do Grupo Instrumental Unesc. A noite teve ainda a presença do Papai e da Mamãe Noel que distribuíram doces entre os presentes. Para as crianças do coral do Bairro da Juventude, alunos da 9ª fase do curso de Ciências Contábeis fizeram a entrega de uma caixa de bombons.

A união dos acadêmicos, colaboradores e professores em torno da ação solidária, conforme o responsável pela organização do projeto, professor Manoel Menegali, é reflexo do clima promovido dentro do curso ao longo de todo o ano. “Nossos alunos têm essa questão cultural e solidária muito afloradas. Nós buscamos transmitir isso a eles, como futuros contadores, para que tenham em sua formação a atenção à responsabilidade social também muito acesa”, afirmou.

Para a coordenadora do curso, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, o engajamento do grupo é uma forma de gratidão. “Nossos alunos e professores abraçam essa ideia. É sempre um momento lindo do curso, de união e agradecimento”, destacou.

Os presentes destinados as crianças do Bairro da Juventude já foram encaminhados à instituição nesta noite. Já os do CEI Mundo Encantado serão entregues oficialmente no dia 5 de dezembro.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de novembro de 2019 às 21:42
Compartilhar Comente

Museu da Infância abre exposição em parceria com o Colégio Unesc

Museu da Infância abre exposição em parceria com o Colégio Unesc
Obras foram criadas por alunos do Colégio Unesc sob proposta de Amalhene Baesso Reddig (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Cheio de cores, movimento e alegria, assim como é próprio das crianças, foi o evento de lançamento da exposição “Tem Boi... No Museu da Infância” na tarde desta quinta-feira (28/11). Recebendo estagiárias, professores e alunos, o lançamento marcou a celebração do sucesso da parceria entre o Museu da Infância e o Colégio Unesc.

Por meio da proposta da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, que atuou neste caso como estagiária, já que finaliza mais uma graduação, 23 estudantes do segundo ano do Colégio Unesc produziram peças artísticas em cerâmica, reproduzindo personagens do Boi de Mamão. As atividades foram realizadas nas aulas de artes da professora Juliana Pereira Guimarães, com o apoio da professora da turma, Ana Karen Rosado. A queima da cerâmica, realizada em forno de alta temperatura, ficou sob responsabilidade da professora e artista, Odete Calderan.

Representando a turma no lançamento da exposição, a aluna Nicole Aguiar Cavaler fez questão de destacar a felicidade de ter feito parte do projeto. “É uma imensa alegria participar de um projeto tão legal. Me sinto muito honrada por isso”, disse a pequena.

Da mesma forma, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, destacou a gratidão por vivenciar tal momento. “Sou muito orgulhosa de ser professora de uma instituição que proporciona momentos como esse, integrando a Universidade com o Colégio Unesc É muito bom estar aqui e poder compartilhar essas experiências com vocês, crianças, que nos transmitem uma energia incrível”, salientou.

A propositora do evento, Amalhene, agradeceu, na oportunidade, o apoio da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, para que atividades culturais possam ser realizadas. “Diretora Marlene Pires, muito obrigada pelo acolhimento na escola, assim como agradeço a professora Juliana, que me aceitou como sua estagiária. Por ter sido minha aluna também, esse momento me deixou muito emocionada. Ainda no Colégio, obrigada professora Ana Karen por me emprestar essa turma tão especial”, acrescentou.

Aos alunos que assistiu ao longo do projeto, Amalhene também deixou seu carinho. “Cada um de vocês reforçou em mim o desejo de ficar mais valente como mãe, professora e mulher. Vocês foram ótimos”, pontuou.

Todas as peças produzidas pelas crianças, assim como fotos dos dias de atividades, estão expostas no Núcleo 2 do Museu, intitulado de “Infância e Paz”, localizado no Bloco XXI - C – Térreo.

Alunos participantes:

Alexandre Mendoza Corrêa Junior, Alícia Alves Martins, Clara Fernandes De Carvalho, Cristopher Monteiro Cavalcante Da Silva, Erick Emerson Machado Vargas, Filipe Semprebon Tarrago, Fred Filho Da Silva Godinho, Gabriel Sipinski, Helena Minotto Rodrigues, Isabela Ronconi Soares da Silva, Isadora Ronconi Soares da Silva, Laura Dassoler Valério, Letícia Rodrigues Rufino, Maria Djulia Nascimento Zilli, Marina Macarini Rodrigues da Costa, Nicole Aguiar Cavaler, Patrick Nikson Rubbo Júnior, Pedro Esteves Boeing, Pietra Machado, Sofia Philippi Vassiliou, Thalia Francisco Vitorino, Theo Dal-Bó Fernandes e Vinícius Faustino Martins.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de novembro de 2019 às 17:55
Compartilhar Comente