AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dia de comemoração na Unesc

Dia de comemoração na Unesc
Universidade está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta quinta-feira (21/11) foi de comemoração na Unesc. Os professores e funcionários foram acolhidos no hall da Reitoria para celebrar o destaque na premiação As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019. A honraria foi entregue na última terça-feira (19/11), em São Paulo, pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Em uma acolhida especialmente preparada com palavras de afeto lanche, e surpresas, os colaboradores ocuparam todo o espaço do encontro e não esconderam a alegria de fazer parte deste momento. “Acredito no que fazemos e no propósito do lugar onde trabalhamos. Isso orgulha e motiva a fazer cada dia mais. Me sinto parte desta conquista e sei que meus colegas também dividem esta alegria. Não resta mais nada a não ser agradecer”, frisou o funcionário do Apoio Logístico, Jairton Antunes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, são sentimentos como o do colaborador que fazem da Universidade um lugar para se orgulhar. “Todos nós merecemos estes aplausos. Não são dias fáceis. Mas com nossa força e união superamos os desafios. Aqui formamos uma família que merecer estar entre as 150 melhores empresas para trabalhar”, afirma.

O destaque da instituição se deu pela boa avaliação da valorização profissional; autonomia; construção de vínculos e respeito da gestão; força da marca Unesc; orgulho de ser Unesc e contribuição social da Universidade. “É o momento de agradecer, pelo empenho e pela coragem. Este reconhecimento é de todos, parceiros, colegas e amigos. A Universidade é feita pela determinação de cada um aqui presente. Parabéns pelo reconhecimento”, destacou o vice-reitor, Daniel Preve.

A confraternização contou também com a entrega de uma placa para a assistente de desenvolvimento humano da Unesc, Mariléia Maciel, que representou a Instituição em São Paulo.

As Melhores Empresas para Trabalhar

O ranking, organizado pela FIA, premia empresas grandes, médias nacionais e médias multinacionais. O ranking construído após uma seleção e ouvir 83% dos colaboradores da Unesc, entre professores e funcionários. Em junho, a Universidade recebeu a visita de um consultor externo que avaliou os programas da instituição e selecionou aleatoriamente um grupo de colaboradores para entrevista pessoal. 

Também estiveram presentes na acolhida a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo; o ex-reitor e assessor Institucional da Unesc, Edson Rodrigues; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, e o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de novembro de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Mostra de trabalhos científicos movimenta curso de Ciências Contábeis

Mostra de trabalhos científicos movimenta curso de Ciências Contábeis
Mais imagens

Finanças pessoais, formação de preço na indústria e no varejo, turnover, economia no setor público e muitos outros temas compuseram os trabalhos apresentados na manhã deste sábado na VIII Mostra Científica de Projetos Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unesc. O evento reuniu mais de 60 alunos, além de professores do curso, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sócio Econômico, da Unesc, o PPGDS.

Os temas de estudos foram apresentados em poster, que passaram pela análise de dois avaliadores externos do PPGDS e também pelos professores do curso.

Os participantes são acadêmicos da oitava fase, que estão na fase de preparação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. O coordenador da disciplina de projeto, professor Leonel Luiz Pereira, explica que o evento, que já está na oitava edição, traz vários resultados práticos para o acadêmico. “O projeto aproxima o aluno da pesquisa e também da apresentação e defesa do seu artigo no final do curso, proporcionando uma vivência prática da postura, organização do trabalho, bem como orientação para esta atividade no semestre de conclusão do curso”, analisa.

Ao todo 60 trabalhos foram apresentados, onde os acadêmicos têm a oportunidade de receber o feedback  dos examinadores externos, colhendo instruções e dicas de como melhorar ainda mais a proposta. No caso do acadêmico Mateus Marangoni Kestering, o projeto são as finanças pessoais. Presente na vida de todos, a temática também é uma das bases no curso. “Independente de ser rico ou pobre, as finanças pessoais estão presentes na vida de todas as pessoas. Ao longo do curso aprendemos muito sobre esse tema, principalmente no que tange às empresas. E eu sempre procurei levar para a minha vida, fazendo planejamento do que eu tenho para gastar e como posso gastar”, destaca Mateus, que pretende dar seguimento à ideia fazendo uma pesquisa entre os colegas de curso.

O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, salientou que a atividade promove uma relação extremamente importante entre pesquisa, prática e teoria, por meio da consolidação de projetos que se transformarão em TTCs. “Gostaria de salientar a importância de todo o movimento que o curso de Ciências Contábeis vem fazendo ao longo do tempo, como revisão da matriz curricular, inserção de elementos ligados à inovação curricular e pedagógica, que é um grande movimento institucional e o curso tem se engajado nesta ideia de modernizar a sua matriz de formação acadêmica e isso nos deixa muito estimulados ao ver isso acontecer”, destacou. Montedo ressaltou também a união entre o curso e a área de pesquisa, consolidada através da parceria com o PPGDS. “Percebemos elementos importantes da estruturação do trabalho, que fica melhor construído e apresentado”, observa.

O coordenador da atividade, professor do curso de Ciências Contábeis e integrante do PPGDS, Sílvio Parodi Oliveira Camilo, destaca a qualidade dos trabalhos de conclusão, que têm impressionado outros professores da universidade que compõem as bancas de TCC. “Tudo isso representa a evolução e um sinal de que há uma maturidade científica nos estudantes de Ciências Contábeis e isso nós precisamos valorizar”, salientou.

A coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, destaca a importância do projeto sob diversas áreas, mas sobretudo na aplicação prática do estudo no último semestre do curso e aplicando toda a metodologia científica nestes trabalhos de conclusão de curso. “Todo esse trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão que temos no curso é para construir um egresso melhor. Porque a nossa região merece e demanda por contadores qualificados, competentes, não só para o exercício profissional, mas também para o exercício da cidadania”, salientou.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de novembro de 2019 às 19:20
Compartilhar Comente

Projeto “Janelas Abertas” leva estudantes do Colégio Unesc ao Uruguai

Projeto “Janelas Abertas” leva estudantes do Colégio Unesc ao Uruguai
Viagem passou por pontos históricos e turísticos do país vizinho (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Colégio Unesc segue ofertando oportunidades diferenciadas de aprendizado fora da sala de aula. Desta vez, 23 estudantes do Ensino Médio puderam conhecer a história, cultura, idioma e economia uruguaia de perto. Acompanhados por quatro professores do Colégio, eles passaram uma semana viajando pelas cidades do país vizinho, através do projeto “Janelas Abertas, desenvolvido pela professora de Língua Espanhola, Marianela Marana Vieyto. Também participaram da viagem 23 alunos do Cedup Abílio Paulo.

Para a estudante do 3º ano do Colégio Unesc, Hellen Aparecida Manenti, a viagem marcou uma oportunidade única de vida. “Aprendi muito mais do que imaginava, pensei que seria algo mais próximo de férias, mas vi que estava errada, pois aprendemos muito sobre o Mercosul, as relações diplomáticas entre os países, a cultura local, linguagem e câmbio, a história do país, entre outras coisas,” relatou.

A arquitetura foi um dos pontos que mais chamou a atenção da aluna. “Visitamos o teatro da capital, Montevidéu, um símbolo de status no século passado, uma construção muito bonita, assim como o Palácio do Estado, sede do governo e que já havíamos visto nas aulas de atualidades, com a professora Wania Ramos”, relembrou Hellen.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio, Marco Antônio Dagostim, também acredita que a troca de experiência com o povo uruguaio foi essencial para executar os ensinamentos das aulas de Língua Espanhola, ministradas pela idealizadora do projeto, Marianela Marana Vieyto. “Vimos exatamente o que aprendemos aqui no Colégio Unesc, além de podermos nos comunicar de maneira eficiente com os moradores do país”, afirmou Dagostim, que também pontuou a importância de realizar o câmbio entre o Real e o Peso. “Foi algo que me chamou atenção, pois aí consegui notar a diferença de valores entre os países”, completou o estudante.

Ambos os alunos do Colégio Unesc acreditam que a viagem é essencial para um olhar mais crítico sobre as relações internacionais entre Brasil e Uruguai, além do próprio Mercosul. “Sem essa oportunidade, nunca teríamos a chance de conhecer outra visão de mundo, outro país e outra cultura”, observou Hellen. “Acredito que a viagem foi muito bem planejada, pois sabemos que nem todos os estudantes possuem acesso a oportunidades como esta, que é uma forma totalmente diferente de se aprender, por isso sabemos que o Colégio está sempre buscando o melhor para nos ensinar de maneiras diferentes e fora da sala de aula”, completou Marco Antônio.

Projeto busca oferecer oportunidade única

O roteiro levou os estudantes para diversos pontos turísticos, históricos e culturais do Uruguai. “Passamos pela Praça de Touros, Teatro Solís, Feiras de Antiguidades e Museus, dentre outras coisas”, elencou a professora Marianela Marana Vieyto.

Ela também ressaltou a importância do compartilhamento de experiências com os alunos do Cedup. “Um grupo de 46 alunos composto por dois colégios geograficamente tão próximos e que só faltava um empurrãozinho para estreitar laços de uma amizade duradoura. Colégio Unesc e Cedup em sintonia. É isso que devemos ensinar aos nossos adolescentes: compartilhar”, exclamou.

O projeto “Janelas Abertas” buscou ofertar uma viagem de puro conhecimento, mas com base no respeito e união. “Sem dúvida nada se compara com o registro que ficará nas lembranças do coração e da alma. Gratidão é a palavra que deixo para cada pai e mãe, que permitem que este projeto continue dando seus frutos”, disse a docente.

O projeto janelas Abertas necessitou de autorizações do setor jurídico da Unesc, autorização dos pais e seguro de vida de todos os estudantes. “Tudo para que pudéssemos garantir a segurança dos alunos, além dos quatro professores que acompanharam a viagem”, explicou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Ela acredita que a viagem proporcionou vivências diferenciadas para os estudantes. “É uma viagem que proporciona muita experiência, como na questão linguística, de câmbio, mas eles se viraram muito bem, pois vimos eles interagindo com os uruguaios muito bem, utilizando os conhecimentos adquiridos na sala de aula”, relatou Marlene.

A coordenadora geral também aproveitou para agradecer a confiança que os pais dos alunos demonstraram para com o Colégio Unesc. “Houve uma confiança por parte dos pais, em o Colégio estar com os filhos deles fora do país. A viagem foi muito tranquila e os alunos aprenderam muito, pois o roteiro abordou diversos aspectos histórico-culturais. É uma experiência que diz muito para um colégio, pois quando nos organizamos, podemos ir além, uma viagem internacional não é algo comum, que encontramos em qualquer escola, e no Colégio Unesc pudemos proporcionar esta viagem com muita organização e o companheirismo dos alunos e das famílias”, reiterou.

Segundo Marlene, o projeto “Janelas Abertas” será continuado. “Pretendemos continuar, pois deu certo e, mesmo não sendo uma experiência simples de ocorrer, trouxe muito para os nossos estudantes, vale a pena continuar”, pontuou.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de novembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Unesc marca presença na Rua da Gente e proporciona cuidados à comunidade

Unesc marca presença na Rua da Gente e proporciona cuidados à comunidade
Evento teve o objetivo de abordar temas alusivos ao Novembro Azul (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc é uma Instituição comunitária, compromissada com a qualidade no ambiente de vida de sua região. Neste sábado (30/11) não foi diferente e uma equipe da Universidade, formada por mais de 30 estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, se colocou à disposição da comunidade na Rua da Gente. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, teve o objetivo de conscientizar a população sobre temas alusivos ao Novembro Azul.

O morador de Criciúma Salezio da Silva, de 60 anos, foi o primeiro a chegar no espaço da Unesc. Sempre atento à saúde, ele conta que não perderia a oportunidade. “Sou cardíaco e sempre estou cauteloso. Estava concluindo a corrida, aqui no parque ao lado, e ouvi algumas pessoas falando sobre a tenda da Universidade. Foi então que me planejei para concluir o exercício e ao fim aproveitar os cuidados oferecidos”, afirma.

Durante toda a manhã, quem passou pelo local pode aproveitar atrações para crianças e o conhecimento compartilhado por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia.

Foram disponibilizadas ações voltadas à aferição de pressão; orientações sobre uso racional de medicamentos; auriculoterapia; terapia Manual; teste de IMC (Índice de Massa Corporal); orientações sobre Nutrição; conscientização e prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral); qualidade de vida, e depressão.

A participação da Instituição em eventos deste gênero é organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A importância do Novembro Azul

Segundo dados registrados pelo Vigilantos-Módulo Câncer, da Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o município de Criciúma registrou em 2019 1.096 novos casos de câncer no sexo masculino, destes, 120 são de câncer de próstata.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, esteve presente no espaço da Unesc e frisou que é preciso conscientizar a população masculina de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz. “A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os riscos à saúde. Também é preciso fazer exames com frequência para ter controle sobre a saúde”, enfatiza.

A maior incidência está na faixa etária de 40 a 50 anos, caso possua sintomas frequentes como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, é necessário procurar o médico imediatamente.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de novembro de 2019 às 11:39
Compartilhar Comente

Ideias vencedoras do Inova Criciúma recebem primeira parcela dos recursos do projeto

Ideias vencedoras do Inova Criciúma recebem primeira parcela dos recursos do projeto
Cinco das empresas selecionadas no programa municipal serão assistidas pela Unesc ao longo dos trabalhos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Inova Criciúma, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso, chegou nesta sexta-feira (29/11) a sua quarta etapa. Após seu lançamento, a seleção das ideias e divulgação dos vencedores, nesta data foi realizada a assinatura do Termo de Outorga e a liberação da primeira, das três parcelas de recursos. A Unesc, como grande apoiadora do projeto, esteve na solenidade que marcou esta etapa no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal.

Com a entrega dos recursos foi dada a largada para a execução e aperfeiçoamento das dez ideias vencedores do processo seletivo. O propósito do projeto é que, utilizando do recurso financeiro disponibilizado e com apoio de instituições de ensino, sejam realizadas a implantação, expansão e a reativação de empreendimentos ou projetos empresariais, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do município.

Dentre a dezena de propostas aprovadas, cinco serão incubadas na Unesc, ou seja, assistidas pela instituição ao longo de um ano, tempo de duração do Inova Criciúma. Entre os grupos felizardos por contarem com a estrutura da Universidade em prol dos seus negócios está a Regenere Feridas, empresa criada pelos sócios Paulo Silveira, Tiago Silveira e Felipe Bagio. Formados nas áreas de Fisioterapia e Educação Física, os profissionais vislumbraram, no problema da dificuldade no tratamento de feridas, a possibilidade de um novo negócio.

Conforme Paulo, que é pesquisador da área de feridas, este é um dos problemas que mais atinge a população, em especial a mais carente. “Desta forma criamos um protocolo de atendimento que tem como diferencial a participação do fisioterapeuta no tratamento. Nosso objetivo é fazer com que esse serviço possa ser oferecido pelas prefeituras, por meio do Sistema Único de Saúde para levar a nossa solução para cada vez mais pacientes”, explica.

Para tornar a ideia cada vez mais acessível para a comunidade o grupo trabalhará ao longo do próximo ano com a mentoria da Unesc. “Para nós esse apoio vai ser tudo. Temos a experiência na área da saúde, mas a administração ou a publicidade do negócio, por exemplo, nós não dominamos. Podemos dizer que estar encubado na Unesc não será um ‘empurrãozinho’, mas, sim, o ‘empurrãozão’ de que precisávamos”, garante.

Grandes expectativas

Um dos profissionais que acompanhará de perto as empresas encubadas na Universidade é o assessor de inovação da Instituição, Paulo Priante. Para Paulo, a noite desta sexta-feira marca um momento e tanto para os empreendedores envolvidos, para a cidade e para a região de forma geral. “Com essa rede de apoio a cidade vem se construindo para o futuro. Essas ideias apoiadas hoje servirão para avançar e conectar todo esse ecossistema de inovação, que vai transformar o que virá pela frente”, comentou.

O gerente do Escritório de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit, também marcou presença no evento que, conforme ele, reforça o compromisso da Universidade no cenário de inovação. “Nós temos uma presença forte nesse cenário e mais uma vez fazemos parte de um grande projeto. A Universidade utilizará sua expertise em prol dessas ideias. Temos a convicção de que a mentoria oferecida oferecerá a qualificação necessária para transformar as ideias em soluções e negócios”, acrescentou.

Conheça as empresas que serão assistidas pela Unesc:

KLS
Idebando
Dotfile
Marcos&Willian
Regenere

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2019 às 22:28
Compartilhar Comente