AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Resultado de roda de conversa sobre acessibilidade é apresentado à COMAVH

Resultado de roda de conversa sobre acessibilidade é apresentado à COMAVH
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A necessidade de maior difusão das políticas institucionais sobre inclusão de pessoas com deficiência no campus é um dos pontos resultantes da roda de conversa realizada no mês de setembro, promovida pelo SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), durante a Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc. Este e outros aspectos foram compartilhados na tarde desta quarta-feira (29/11), durante reunião da COMAVH (Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos).

Realizado na sala 1 do bloco O, o encontro contou com estudantes que possuem algum tipo de deficiência e que já haviam participado do evento anterior.  Na oportunidade, eles, juntamente com os membros da COMAVH, tiveram acesso ao resultado da roda de conversa. A falta de informação sobre alunos com deficiência que entram na Universidade também foi apontada. “Para resolver este problema, já mantivemos contato com o Departamento de Tecnologia de Informação, que deverá ajustar o formulário de matrícula, garantindo que o acadêmico com deficiência possa se identificar”, informou a coordenadora do SAMA, professora Zélia Medeiros Silveira.

Dificuldades por parte dos professores no atendimento a esses alunos também outro aspecto debatido na roda de conversa. Conforme Zélia, para o enfrentamento dessa dificuldade, já está sendo elaborada uma cartilha de orientação sobre questões pedagógicas e atitudinais em sala de aula. Da mesma forma, a temática deverá ser levada para a formação continuada dos docentes, bem como a funcionários de setores de atendimento ao acadêmico, como secretaria, Centac, Biblioteca e Cepae.  A coordenadora do SAMA disse ainda que a capacitação também deverá abranger aspectos básicos da Libras, para melhorar o atendimento do aluno.

São parceiros da iniciativa o CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, a equipe do projeto “Percepção dos acadêmicos com deficiência sobre a inclusão e acessibilidade na Unesc” e o programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de novembro de 2017 às 21:12
Compartilhar Comente

Processos Seletivos Especiais já estão abertos

Processos Seletivos Especiais já estão abertos
Formulário deve ser preenchido na Centac (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aqueles que tem o intuito de voltar ou iniciar os estudos nos cursos de graduação da Unesc em 2018 já podem participar dos Processos Seletivos Especiais. As inscrições para transferência externa, reingresso e ingresso com curso superior já estão abertas.

Os candidatos devem preencher formulário próprio do processo seletivo na Centac (Central de Atendimento ao Estudante) e apresentar os documentos solicitados no edital. O primeiro período de matrículas ocorre entre o dia 12 e 21 de dezembro. As vagas serão preenchidas conforme o limite disponível em cada curso, e de acordo com a ordem de pedido, conforme análise do histórico escolar, seguindo resolução específica da Universidade e do curso.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de novembro de 2017 às 21:03
Compartilhar Comente

Unesc prepara Auto de Natal com a participação de estudantes e colaboradores

Unesc prepara Auto de Natal com a participação de estudantes e colaboradores
Montagem do espetáculo iniciou nesta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O encanto do Natal faz morada novamente na Unesc. Nesta quinta-feira (30/11), acadêmicos, professores e funcionários da Instituição e pessoas da comunidade poderão prestigiar o Auto de Natal, preparado por colaboradores e alunos da Universidade. O espetáculo congrega música, teatro e dança e ocorrerá às 20h30 na Praça do Estudante.

A reitora Luciane Ceretta, convida a comunidade interna e externa a participar deste momento especial. “Esta época do ano nos convoca a refletir sobre as nossas ações. Somos convidados a compartilhar, respeitar, perdoar. O Natal faz com que nos aproximemos ainda mais das pessoas. E é esse momento que queremos compartilhar com nossos professores, acadêmicos, funcionários e com toda a comunidade. É a união de todos que faz Unesc ser o que é”, afirma.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc Amalhene Baesso Reddig comenta que o Auto de Natal será o resultado do trabalho de muitos voluntários. “Estamos unidos para apresentar um espetáculo que pode nos levar a refletir sobre valores humanos e institucionais. Produzir o Auto de Natal com a participação de universitários, professores, funcionários e comunidade nos faz pensar cada vez mais no sentimento de união e reavivamento do sagrada que mora em nós.

Nada um, a seu modo, celebra o Natal. Mundialmente essa data é celebrada e acredito que sempre nos ajuda a sermos mais solidários e afetivos”, comenta. Segundo Amalhene, o público pode esperar muitas surpresas nesta quinta-feira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2017 às 17:55
Compartilhar Comente

As drogas e a saúde do trabalhador são tema de encerramento do Café com Ciência

As drogas e a saúde do trabalhador são tema de encerramento do Café com Ciência
Encontro ocorre na ACIC nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

No quando as drogas podem influenciar no dia a dia de trabalho? O assunto será o ponto chave do próximo Café com Ciência. O professor da Unesc Eduardo Pacheco Rico será o ministrante do encontro, que traz como tema “O Uso de Drogas e a Saúde do Trabalhador”. O encontro é gratuito, aberto ao público, e ocorre nesta quinta-feira (30/11), às 19 horas no Auditório da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

Segundo Rico, a ideia é que as pesquisas da Unesc possam ir até a comunidade. “O Café com Ciência tem esse propósito, e no próximo encontro vamos nos aprofundar sobre a influência das drogas no ambiente de trabalho, como a falta de concentração, problemas de habilidades motoras, sobre o posicionamento de uma empresa em relação a um tratamento adequado para funcionários que passarem por esse problema. Esses e outros fatores serão trabalhados com o intuito de aprofundar a temática”, ressaltou.

Café com Ciência

O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade. Esse será o encerramento do ciclo de debates de 2017.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de novembro de 2017 às 17:43
Compartilhar Comente

Egresso de Letras tem obra selecionada no concurso literário “A poesia vai de ônibus”

Egresso de Letras tem obra selecionada no concurso literário “A poesia vai de ônibus”
Texto vai ser impresso e distribuído pelos ônibus da linha municipal (Foro: Daniel Búrigo/A Tribuna) Mais imagens

A poesia é uma velha paixão do professor Anderson Jeremias. Ele que é egresso do curso de Letras da Unesc, teve a obra “A Parada” selecionada entre as 50 melhores no concurso literário “A poesia vai de ônibus”, organizado pela ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano), em parceria com a escritora Cristiane Dias. Os textos vão ser impressos e anexados nos ônibus da linha municipal.

Jeremias conta que sempre gostou de escrever e quando soube do concurso, não perdeu a oportunidade. “Em vários momentos tive vontade de começar, mas esse projeto pessoal nunca ia para o papel. No entanto a antiga paixão reacendeu dentro de mim e resolvi me inscrever”, explica o autor.

Segundo ele o concurso pode ser o passo inicial para continuar escrevendo. “Ao saber que meu poema havia sido um dos selecionados fiquei muito contente. Me motivou a dar continuidade ao projeto. É um estimulo para quem está iniciando e pode contribuir como dispositivo didático para professores aplicarem em escolas”, afirma Jeremias.

O coordenador de Letras da Unesc, Carlos Arcângelo Schlickmann, explica que no curso os estudantes são incentivados a todo o momento a ampliarem a leitura e a escrita. “​O acadêmico de Letras é alguém que gosta de ler e escrever. Por isso muitos desenvolvem o gosto pela escrita poética, como nosso egresso Anderson. É uma grande satisfação saber que ele seguiu por esse caminho e alcançou este objetivo”, destaca.

Conheça a obra:

A Parada

Certo dia, estava sentado em uma parada de ônibus,
Fervilhada de pessoas que ora chegavam e ora partiam.
Enquanto observava silente o frenesi da rua,
Uma senhora de idade avançada se sentou ao meu lado.
Resolvi que iria dar “Bom dia” para aquela total desconhecida,
O que acabou se estendendo para um breve diálogo.
Inicialmente comentamos sobre o calor que fazia,
Depois sobre a violência, a educação, a política, a cultura.
A conversa fluía naturalmente e espontânea,
Ambos contribuindo com um verso e depois outro.
Um ônibus se aproximou e encostou, abrindo as portas.
A senhora, despedindo-se, pegou suas coisas e se dirigiu ao ônibus,
Deixando-as cair no meio do caminho, ainda absorta na conversa. 
Sua rotina havia sido deslocada por um total desconhecido.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de novembro de 2017 às 16:00
Compartilhar Comente