AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Criciúma visitam Horto e trilhas da Unesc

Estudantes de Criciúma visitam Horto e trilhas da Unesc
Ação encerrou as atividades desenvolvidas durante este ano (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da Escola Caetano Ronchi, de Criciúma, estiveram na Unesc para conhecer o Horto e as trilhas da Universidade. A ação encerrou o trabalho densevolvido junto com os pequenos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental.

Desde o começo do ano, a escola participou dos projetos “A Problematização como ferramenta no processo Ensino Aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental” e “Identificação de Metodologias usadas por professores de escolas localizadas próximas a nascente do Bairro Santo André para trabalhar com a Educação Ambiental”. Os projetos estão vinculados ao GPECEA (Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental).

Além de conhecer a estrutura da Universidade, os alunos participaram de atividades no LEC (Laboratório de Ensino) e no Museu de Zoologia. “Foi uma manhã de complemento às atividades desenvolvidas na escola, com muito conhecimento e alegria”, comentou a professora Maristela Giassi, coordenadora do projeto, que também conta com a participação das bolsistas Gisele Delfino Padilha e Tatielle Aprato Tristao.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2016 às 19:01
Compartilhar Comente

Combate à Dengue não pode parar

Combate à Dengue não pode parar
Escolas recebem a Unesc para tratar sobre o assunto (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores da Unesc estiveram nas Escolas de Criciúma para tratar sobre o combate ao Aedes Aegypti, mosquito que capaz de transmitir a Dengue, o Zika e a Chikungunya. Do encontro, participaram integrantes do PSE (Programa Saúde e Educação), que conta com representantes da Secretaria de Educação do Município e do Estado, e também da Secretaria de Saúde.

A ação ocorreu por meio do projeto de extensão “Educação em Saúde: Contribuições do Ensino Formal no Combate à Dengue, Zyka e Chikungunya em Escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma – SC”. O objetivo do encontro foi de avaliar as ações de saúde nas escolas e outras instituições do município.

“Durante o encontro também discutimos sobre as atividades que serão desenvolvidas em 2017, já que uma das prioridades do projeto é a ação conjunta e multidisciplinar entre instituições. Este é um trabalho grandioso, de parcerias para o desenvolvimento da educação e da saúde no município”, comentou uma das coordenadoras do projeto Maristela Giassi.

O projeto também é coordenado pelos professores Dourival Giassi e Suzane Périco, com auxílio das bolsistas Letícia Oliveira da Silva e Vanessa Cardoso Dussioni.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2016 às 16:33
Compartilhar Comente

Novidade ajuda alunos na negociação de mensalidades atrasadas

Novidade ajuda alunos na negociação de mensalidades atrasadas
Negociação pode ser feita também com cartão de crédito (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os alunos da Unesc que estiverem com mensalidades atrasadas já podem negociar os débitos com a Instituição, e este ano com uma novidade. O parcelamento das mensalidades vencidas pode ser feito pelo Cartão de Crédito, em até 6 parcelas. Para esta modalidade o aluno deverá possuir no mínimo duas mensalidades vencidas, sendo que a parcela não poderia ficar inferior a R$ 200,00.

Os estudantes devem procurar a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), das 9h30 às 21 horas, ou acessar o sistema Negociação On-line (clique aqui).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2016 às 15:15
Compartilhar Comente

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador
Nupac-ST vai trabalhar em parceria com o SUS das cidades da região Mais imagens

Um lugar para cuidar da saúde do trabalhador. A Unesc promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/11) o lançamento do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), no Auditório Ruy Hülse. A oficialização do projeto foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnico Científica entre o Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Marcio Goss Neves, e a Unesc, representada pelo reitor Gildo Volpato.

“O Nucleo vai fazer um grande bem a comunidade. A Unesc está sempre buscando fazer parte de histórias como esta, que buscam cumprir nossa missão como Universidade Comunitária. E, com muito comprometimento, acreditamos que podemos fazer o melhor”, afirmou o reitor da Unesc.

O procurador do trabalho comentou sobre a situação da saúde dos trabalhadores na região. “No nosso dia a dia nos deparamos com realidades de grande sofrimento. A preocupação com a saúde do trabalhador é muito importante, já que muitas vezes essas pessoas batalham tanto para sustentar uma família”, ressaltou.

Conhecimento

O lançamento também contou com duas palestras. Edna Maria Niero socializou suas experiências como coordenadora do Ambulatório de Saúde do Trabalhador do Hospital Universitário da UFSC. Já o procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá, e o coordenador de Ensino da UNA SAU e do projeto do Nupac-ST, Willians Longen, apresentaram o projeto do Nupac-ST e seus benefícios.

“É um momento especial, só temos a agradecer as possibilidades que temos aqui na Universidade. Vamos buscar agregar cada vez mais a esta área que é tão necessitada”, comentou Longen.

O Núcleo

O Nupac-ST vai trazer benefícios para agregar a saúde dos trabalhadores da região. A Universidade, por meio das Clínicas Integradas, em parceria com a rede do SUS, vai realizar a reabilitação física de trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A previsão de início das atividades é fevereiro de 2017.

“Esse momento vem a ajudar muito o sistema de saúde voltado aos trabalhadores da região. Quando conheci o projeto vi uma grande possibilidade de alimentar mudanças nos mais diversos cenários e contribuir cada vez mais com a sociedade. São projetos como esse que me orgulho de fazer parte", destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Também fazem parte do projeto o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação e Saúde Coletiva) e o MPT (Ministério Público dos Trabalhadores) Estadual e Regional.

Além de Neves, Volpato, Edna, Sardá, Longen e Luciane, a mesa de abertura do lançamento do Nupac-ST contou com a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mira Dagostim; da coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc, Francielle Gava; da coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação Unesc), Lisiane Tuon; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Célio Elias; da coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Criciúma), Carla Zabotti; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Júlio Zavadil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de novembro de 2016 às 14:20
Compartilhar Comente

Pós em Terapia Cognitivo Comportamental inicia sexta

Pós em Terapia Cognitivo Comportamental inicia sexta
Primeira aula ocorre nesta sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais da área da saúde, que atuam na saúde mental, pedagogos e psicopedagogos interessados em aprofundar o conhecimento sobre Terapia Cognitivo Comportamental podem se capacitar na Unesc. A especialização em Terapia Cognitivo Comportamental​ e Aplicabilidade nas Psicopatologias inicia as aulas nesta sexta-feira (2/11), às 19 horas, no Bloco P. Restam poucas vagas para a turma e os interessados em participar das aulas, podem fazer a inscrição no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, no campus da Universidade, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

A primeira aula será sobre “Introdução à Teoria Cognitivo Comportamental”, com o professor da Unesc ​Fernando Elias Machado José. Psicólogo clínico e mestre em Psicologia Clinica – área de concentração Cognição Humana pela PUC/RS, Machado é consultor organizacional na área de treinamento e professor convidado do Centro de Estudos da Família e do Indivóduo, além de ser autor dos livros “Superando Desafios - como se preparar para provas, vestibulares e concursos”, “Concursos: Faça Sem Medo - entenda, domine e supere os desafios” e “Estresse e Desempenho em Concursos Públicos”.

A pós-graduação


As aulas ocorrem quinzenalmente, nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, durante 20 meses. Entre as disciplinas da pós estão: Introdução a Teoria Cognitivo Comportamental; Atualização das Psicopatologias e Terapia Cognitivo Comportamental; Técnicas da Teoria Cognitivo-Comportamentais; Transtornos de Ansiedade; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Neurociência e Terapia Cognitiva; Fobia Social; Dependência Química; Transtornos Alimentares e Psicoterapias com Crianças e Adolescentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2016 às 13:46
Compartilhar Comente