AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

SCT: Unesc realiza mais uma edição do Lançamento Coletivo de Livros

SCT: Unesc realiza mais uma edição do Lançamento Coletivo de Livros
Foram apresentadas ao público três obras, oportunizando o trabalho de pesquisadores autores da Universidade (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A promoção do conhecimento é uma das premissas de atuação da Unesc, uma Universidade avaliada com nota Máxima pelo MEC (Ministério da Educação). Dentro da Instituição, iniciativas e setores contribuem para que se cumpra com excelência este objetivo. Entre estes atores deste empenho coletivo está a EdiUnesc (Editora da Unesc), que na tarde desta sexta-feira (30/10) realizou mais um Lançamento Coletivo de Livros.

Proposto dentro da 11ª Semana de Ciência e Tecnologia, que em 2020 está sendo virtual, três obras foram apresentadas ao público, com o objetivo de dar a visibilidade ao trabalho realizado por pesquisadores, organizadores e autores. “A EdiUnesc se aproxima dos 20 anos e tem passado por transformações, que possibilitaram atingir públicos que antes não eram vislumbrados. Este movimento é fruto de parcerias e colaborações, diante de um compromisso com a Universidade e com autores e pesquisadores empenhados na disseminação e construção de conhecimento”, evidenciou o editor chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam.

Ganharam visibilidade os trabalhos:

  • Mundos do Trabalho em Santa Catarina – obra organizada por João Henrique Zanelatto e Giovana Ilka Jacinto Salvaro e escrita por Ana Claudia Figueiredo, Antônio Luiz Miranda, Paulo Mandelli, Carlos Renato Carola, Gabriela Salibi, Gilvan Felipe Teixeira de França, Geovani Felipe, Giovan Mazuco, Isadora Farias Espindola, Luiz Figueiredo, Patrícia Mariano, Rafael Muller, Raquel de Souza Felício, Ricardo Lara, Tiago da Silva Soares e Thiago Coelho.
     
  • Migrar é um Direito Humano: dia de acolhimento para migrantes – obra organizada por João Henrique Zanelatto e Michele Cardoso. São professores supervisores Simone Silva, Tatiane Virtuoso e Varli Chagas. Também contribuíram os estudantes bolsistas Evelin Ramos, Maria Eduarda Pereira, Tatiana Teixeira, Elizandro Cardoso, Beatriz Casagrande, Bruna da Silva Limas, Humberto Lopes Neto, Isadora Rodrigues, Jessica Mendes, John Maciel, Laís Santana, Natanael Castanha, Nicolas Lima, Samira Rampinelli, Christina Trombim, Vilma Oliveira e Douglas Vaz.
  • Serviço de Atendimento em Família Acolhedora: a tempestade passa e a vida continua – obra dos autores Luis Claiton Medeiros Ehlers e Jacks Soratto.

​Além das obras lançadas nesta sexta-feira, o Lançamento Coletivo de Livros se repetiu outras vezes na programação da Semana de Ciência e Tecnologia, um evento realizado pela Unesc e tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi. 


Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 16:09
Compartilhar Comente

Unesc apresenta dados de pesquisa relacionada à Covid-19 em Siderópolis

Unesc apresenta dados de pesquisa relacionada à Covid-19 em Siderópolis
Estudo avaliou a prevalência de Covid-19 na população adulta da cidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os resultados da pesquisa aplicada pela Unesc em Siderópolis com foco na avaliação da prevalência de Covid-19 na população adulta da cidade foram apresentados, na tarde desta quinta-feira (29/10), para as lideranças municipais. Os números, resultado das 587 coletas de sangue analisadas, apontaram que 9,4% das pessoas testadas já tiveram a infecção por coronavírus, divididas entre as que já estavam curadas e as que ainda enfrentavam a doença na data da testagem.

A pesquisa, liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e realizado em parceria com os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis, foi realizada por uma equipe multiprofissional em visitas domiciliares realizadas de 14 de setembro a 22 de outubro.

A equipe de pesquisadores é formada pelas professoras do PPGSCol e do curso de Enfermagem, Cristiane Damiani Tomasi e a reitora Luciane Bisognin Ceretta; pelo coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; pela coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostim e pela professora do PPGSCol, epidemiologista, Vanessa Iribarrem Avena Miranda. O grupo é integrado ainda por acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc.

Entre os profissionais que integraram a equipe que realizou a pesquisa de campo esteve o acadêmico da 9ª fase do curso de Enfermagem, Alessander Possoli, morador de Siderópolis. Para ele, a oportunidade foi recompensadora. “Considero uma oportunidade de grande valia, pois nos proporcionou novas experiências e vivências nesta área e agregou em nossa formação. Pude colaborar na construção de novas estratégias de combate à Covid-19 e posteriormente a diminuição da transmissão da minha própria cidade”, pontuou.

Em prol da comunidade

A utilização da expertise da Universidade em prol de pesquisas como esta, para a reitora da Unesc, é colocar a Instituição à serviço daquela que é o seu foco: a comunidade. “Nossa equipe de pesquisadores é altamente competente e conta com estratégias metodológicas bem elaboradas e de reconhecimento nacional. O resultado apresentado mostra dados claros e confiáveis que serão fundamentais para análises de ações imediatas e futuras”, acrescentou Luciane.

Na avaliação do prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, Alemão, os dados apontados pela Universidade são de grande valia para o município. “Temos que continuar vigilantes e preparados para uma segunda onda que, como está acontecendo na Europa, pode nos atingir. Vamos extrair dados e sugestões da pesquisa que irão nos ajudar a proteger a população de Siderópolis”, destacou.

Realidade do município

Ao receber esses, que foram os primeiros resultados da pesquisa, conforme Cristiane Tomasi, a prefeitura passa a contar com dados essenciais na formulação de estratégias de enfrentamento e organização dos serviços.

O panorama apresentado na pesquisa, conforme Cristiane, retrata exclusivamente o cenário da cidade. “Apesar de estarmos numa mesma região, cada localidade tem sua peculiaridade. Nós poderíamos replicar o estudo em outros municípios e aí poderíamos ver se na região o resultado se comporta do mesmo modo”, esclareceu.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 16:09
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia discute a relação entre a Inteligência Artificial e o Geoprocessamento com as decisões frente à pandemia de Covid-19

Semana de Ciência e Tecnologia discute a relação entre a Inteligência Artificial e o Geoprocessamento com as decisões frente à pandemia de Covid-19
Atividade da noite foi prestigiada por acadêmicos e profissionais de diferentes universidades do país (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O case utilizado para contabilização e tomada de decisão frente à pandemia de Covid-19 no Pará foi apresentado, na noite desta quinta-feira (29/10), em mais uma atividade da 11ª Semana de Ciência de Tecnologia. O relato foi apresentado pelo engenheiro florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Jonas Elias Castro da Rocha, com a participação da engenheira agrônoma, especialista em Geotecnologia, professora efetiva do Instituto Federal do Pará (IFPA/Castanhal), Tatiana Pará Monteiro de Freitas.

Na abordagem das informações Jonas tratou sobre a importância da utilização da Inteligência Artificial de forma estratégica e os desafios na sua aplicação. Atuando como coordenador geral do Boletim Covid Pará, o professor explicou os métodos utilizados na formulação dos métodos de controle dos dados e previsões acerca da pandemia.

Já na participação de Tatiana os espectadores puderam entender melhor a ligação entre o geoprocessamento e a análise de dados do coronavírus. “Eu tenho certeza de que vocês olharam o mapa da Covid. O mapa é uma representação cartográfica, uma comunicação efetiva, que através do geoprocessamento consegue dar a informação”, reforçou.

A professora faz parte do projeto Meninas da Geo, grupo formado por mulheres dos cursos de Agronomia que visa fortalecer os conhecimentos em Geotecnologias e, dentre as temáticas pesquisadas, trabalha o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) entre outras tecnologias.

O conteúdo compartilhado pelos ministrantes e as dicas deixadas para aplicação em diferentes projetos podem ser acessados no canal Unesc Oficial no YouTube.

A atividade foi organizada pela Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc.

Edição 2020

A edição de 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia termina nesta sexta-feira (30/11). Ao longo de todo o dia as comunidades acadêmica e externa poderão ainda acompanhar extensa programação online e gratuita.

A 11ª SCT Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi.

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2020 às 22:26
Compartilhar Comente

Unesc amplia atuação na comunidade com lançamento do Programa Território Paulo Freire 2

Unesc amplia atuação na comunidade com lançamento do Programa Território Paulo Freire 2
Projetos serão desenvolvidos entre março de 2021 e fevereiro de 2023 em oito bairros (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem uma ótima notícia para seus alunos, professores e a comunidade em seu entorno. Foi lançado nesta quinta (29/10), o edital para a inscrição de projetos para o Programa Território Paulo Freire 2 – Pinheirinho Universitário, que tenham inserção na realidade social e estimulem o envolvimento acadêmico na discussão e encaminhamentos das demandas da comunidade.

As atividades ocorrerão nos bairros Boa Vista, Jardim Angélica, Milanese, Paraíso, Santa Augusta, Tereza Cristina, Pinheirinho e Universitário. Os acadêmicos participantes dos projetos poderão receber bolsas de auxílio.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, lembra que há seis anos a Universidade desenvolve o programa de extensão Território Paulo Freire, na chamada Grande Santa Luzia e para 2021, irá ampliar ainda mais a capilaridade das ações comunitárias no entorno da Instituição. “Vamos abraçar o grande território dos bairros Pinheirinho e Universitário. A extensão é um mecanismo que qualifica o processo de formação em uma universidade comunitária como a nossa”, afirma.

O edital irá contemplar oito projetos envolvendo diversos cursos da Unesc, nos quais atuarão professores, estudantes bolsistas e voluntários de maneira interdisciplinar. As iniciativas atuarão nas áreas de “Ambiente e Cidadania”; “Cultura, Esporte e Lazer’; “Habitação Social’; “Economia Solidária”; “Saúde Coletiva”; “Empreendedorismo e Finanças”; “Direitos Humanos e Cidadania”; “Envelhecimento”; “Inclusão Digital e Acesso à Informação”; “Políticas Públicas e Desenvolvimento de Lideranças” e “Formação Docente e Discente”.

Entre os objetivos do Território Paulo Freire 2, segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, estão: promover atividades de extensão com compromisso socioambiental, cultural, ético, afetivo, econômico, técnico e científico; estimular atividades relacionadas à socialização do conhecimento; promover a interdisciplinaridade por meio de propostas que articulem as áreas do conhecimento e possibilitar a elaboração e o desenvolvimento de projetos na perspectiva Freireana que oportunizem o empoderamento da comunidade.

“Por meio da missão institucional da Unesc em realizar ações que vão ao encontro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e sua implicação no desenvolvimento social e econômico da região, abraçamos mais bairros. É uma forma de contribuirmos e fortalecermos ainda mais o entorno da Instituição, oportunizando momentos de aprendizado significativos aos acadêmicos e a transformação de cenários”.  

Além do Programa Território Paulo Freire 2, a Universidade está com editais abertos para a inscrição de projetos de alunos e professores para o Programa Território Paulo Freire 1 (Grande Santa Luzia) e por área do conhecimento. Ao todo, os três editais irão contemplar 68 projetos, com possibilidade de 136 bolsas para os acadêmicos.

Mais informações sobre o edital do Programa Território Paulo Freire 2

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 08:30
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc lança programa para auxiliar escolas no processo de ensino da fauna brasileira

Museu de Zoologia da Unesc lança programa para auxiliar escolas no processo de ensino da fauna brasileira
ABC Animal trará informações inicialmente, sobre 300 espécies do museu (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, lançou mais uma iniciativa que vai colaborar com a educação do Sul e Extremo Sul catarinense. Trata-se do programa ABC Animal, que permite o acesso online a informações das espécies da fauna brasileira presentes no museu. O ABC Animal pode ser acessado pelo site do Museu de Zoologia.

A coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, conta que a ideia do programa surgiu a partir da nova situação enfrentada com a pandemia, que impediu a vinda de estudantes para realizar visitas ao local. Outro ponto levado em consideração foi a grande quantidade de animais no acervo do museu, mais de 1.500 espécimes, o que impossibilitaria que os visitantes conseguissem conhecer todos de única vez. “O ABC Animal visa contribuir com a popularização e difusão do conhecimento sobre a fauna. Ele também é um instrumento didático para fortalecer o processo de educação que está sendo mediado por tecnologias”, afirma.

Morgana explica que no site do Museu, os estudantes encontrarão informações referentes à taxonomia, à descrição da espécie, ao habitat, aos hábitos alimentares e à reprodução, além de outras informações sobre as diferentes espécies animais que habitam os principais biomas brasileiros, como a Floresta Atlântica, Floresta Amazônica, o Serrado, a Caatinga, o Pantanal, os Pampas, bem como espécies representativas de outros países e do ambiente marinho.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc comenta ainda que o programa contribuirá para aprofundar o conhecimento dos estudantes e demais visitantes do local. Além disso, o ABC Animal vai colaborar para que os alunos em fase escolar desenvolvam a proatividade nos estudos, ao realizar busca, seleção, registro e organização de informações.

Inicialmente, o ABC Animal trará informações de 300 espécies. Posteriormente, esse número passará para 600 espécies de animais.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2020 às 17:28
Compartilhar Comente